Fórum Aquariofilia Marinha Fabricantes & Novidades Novidade...NP BioPellets XL

Novidade...NP BioPellets XL

Área para discussão de produtos e apresentação de novidades das principais marcas de aquariofilia.
Mensagem 16/dez/2012, 01:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:

NOVIDADE nas BioPellets

Imagem

A grande vantagem comparativamente às biopellets já conhecidas é o facto de não ser necessário usar um reactor fluidizado...podendo-se colocar estes pellets, de maiores dimensões, no filter bag por exemplo!! Com isto poupa-se no reactor e na energia da bomba! O ajuste tera de ser feito na quantidade que se usa de biopellets para se ter maior ou menor efeito...digo eu que não uso, mas gostava de experimentar!!! :-$

Mais promenores aqui:
http://www.aquariumspecialty.com/additi ... pellets-xl
http://reefbuilders.com/2012/08/03/xl-b ... fluidized/

Já alguém experimentou ou esta a usar? :-

Cumps
João
Imagem

Mensagem 16/dez/2012, 13:06

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
De facto com os cortes e as subidas de preços da EDP tem que se ver as coisas pensando nos custos e se estas são tao boas como as outras e não se ter que usar um reactor é otimo.

No entanto como dizes no filterbag acho não ser a melhor ideia, acho que deveria meter numa meia num sitio limpo e com corrente.
Cump.
Anthony

Mensagem 16/dez/2012, 18:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Boa tarde!

Essas biopellets já estão há algum tempo no nosso mercado.

Em comparação com as "normais", não obtivemos os mesmo resultados... funcionam um bocado como as cerâmicas para alojamento de bactérias e acumulam detritos ao longo do tempo.

Penso que talvez por essa razão não se tenha dado grande relevância ao seu lançamento.

Penso que seria importante contudo, que tal como se faz nos fóruns americanos, as pessoas aproveitarem este espaço para dar o seu feedback em relação aos produtos, à medida que vão chegando novos produtos às prateleiras nacionais.

Atenciosamente,

Pedro Vigário

Mensagem 17/dez/2012, 12:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:

Boas,

Anthony, pois eu sugeri o filterbag, pois é a indicação da marca..."Product Guidelines NP-reducing Biopellets XL can be placed in canister filter, silter sock or filter bag."
No meu caso que debito a aqua do retorno do aquario e do retorno do escumador para o filterbag, é o sitio onde tenho mais fluxo, agitação e daí me fazer sentido coloca-las lá! Dentro de uma "filter sock" de poros bem largos... É onde coloco o carvão...

Relativamente ao acumularem sujidade...nao sei mas isto não são cerâmicas...onde as colonias de bacterias se vão estabelecer e desenvolver mas sim um polímero que se vai desfazendo e assim vai alimentando aos poucos as baterias que existem no aquario (localizadas sim em syporax e rocha viva)! E assim o que interessa é o fluxo, para ir desfazendo os pellets, e não se se sujam ou não...Penso eu de que... :))

Pedro,
Usas-te estas biopellets e não baixaram os nitratos e fosfatos foi? Em 1 aquario, varios?
O que li na net em 1 ou 2 relatos em foruns estrangeiros foi que teriam funcionado como as outras...mas ainda há pouca informação! :ymtongue:
Seria optimo, sem dúvida, que as pessoas fossem deixando o feedback relativamente aos produtos nestes tópicos... :ympray:

Cumps
Joao
Imagem

Mensagem 17/dez/2012, 18:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Olá João!

Experimentei num aquário meu e em 2 de clientes...

O que achei do produto é que as pellets XL são muito pesadas para fluidizarem... sinceramente, até acho que as normais num "filter sock" até fariam melhor o trabalho... sendo mais leves a água "perfura-as" melhor fazendo o efeito de fluidização.

Um dos meus clientes, retirou passado um mês e optou pelas normais... enquanto esperava pelo reactor, decidiu meter no mesmo local das anteriores e conseguiu verificar a acumulação de bactérias (biofilme branco no vidro) no 3.º dia, uma das coisas que não tinha verificado com as XL.

Em relação à diminuição dos nitratos e fosfatos, ainda não obtive o feedback, andou cerca de 1 semana a fluidizar na meia e há 2 semanas meteu no reactor, devendo estar agora a entrar na fase de redução de nutrientes que segundo a marca ocorre dentro das 3 semanas a 1 mês.

Mensagem 18/dez/2012, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:

Boas Pedro,

Pois...sendo assim...não parecem, no mínimo, muito eficazes!!

Vamos esperar que apreçam mais feedbacks... :-

Já agora, relativamente ao uso da biopellets normais, alguem me sabe dizer o que se deve considerar na compra de uma reactor para biopellets?

Existem tantos....TMC, Boyu (parecem iguais aos da Phosban), Deltec, ...? Alguem tem experiência? positiva negativa com eles? B-)

Cumps
João
Imagem

Mensagem 19/dez/2012, 01:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Olá João!

Um reactor desde que dê para fluidizar é o que basta... e atender à capacidade do aquário para a quantidade de biopellets.

Desde que vi reactores feitos com garrafas de água de 1,5l, tudo é possível...

Um dos factores que acho importante é terem uma rede própria para biopellets nas extremidades... infelizmente as esponjas retêm muita sujidade e acabam por entupir, fazendo com que percam a fluidização.

Sem as esponjas as biopellets tendem a sair para fora do reactor...

Uma coisa que gosto nos reactores é que sejam de rosca... tipo os da TMC ou kit FMR75, este último já traz bomba no próprio kit e tem a rede para biopellets. Para mim a rosca é um excelente selante, ao contrário dos que fecham por porcas e parafusos em caso de entupimento tendem a largar a água pela junção das duas peças.

Mas esta é somente a minha opinião...


Voltar para Fabricantes & Novidades



cron