Fórum Aquariofilia Marinha Fabricantes & Novidades HannaChecker

HannaChecker

Área para discussão de produtos e apresentação de novidades das principais marcas de aquariofilia.
Mensagem 04/fev/2013, 02:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Depois de ficar a saber que existem estes aparelhos electrónicos para medir parametros do aqua, deparei com uma lista enorme de testes.

Os preços não me parecem mt exagerados tendo em conta a resolução que se obtém.

O site é:

HannaChecker

Existe também no ebay, mas não compensa.

A quem já tem, querem fazer uma review do vosso teste aqui para todos irmos tendo referências?

Eu tenho os nitratos e fosfatos da salifert fora de validade, e estou já a pensar em comprar destes.

O unico que não encontrei com bastante importancia foi o de magnésio.

Vou ver se encontro de outras marcas.
Imagem

Mensagem 04/fev/2013, 02:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Eu uso o de fosfatos há cerca de 1 semana e não quero outra coisa... pena não haver um checker de nitratos senão era garantido...

Penso que são muito úteis para medições que necessitam ser muito precisas... tipo o de fosfatos, cujas tabelas fico vesgo se a cor fica entre 4 tons de azul que mal se vêm as diferenças a olho nu e que a nível de valores são muito dispares.

Sinceramente, acho que o de fosfato é um "must have" (obrigatório)...

Mensagem 04/fev/2013, 09:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Os meus de fosfatos e alkalinidade vem a caminho ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/fev/2013, 10:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
O teste de fosfatos foi das melhores compras que fiz! É mesmmo um MUST!!! Pena não haver para nitratos, que como já disseram um gajo até fica vesgo de tanto comprar as cores quando os valores são minimos...

Estou seriamente a pensar também no de Kh, só que como o teste da salifert é simples e barato ainda não comprei o hanna.
Editado pela última vez por Joao Tomas em 27/fev/2013, 00:15, num total de 1 vez.

Mensagem 04/fev/2013, 11:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Idade: 59
Localização: Massamá
Também tenho o de fosfatos e realmente é outra coisa, não temos de tentar adivinhar a cor...

Os resultados que obtive são coerentes com os obtidos com o teste da Salifert.

Grande teste.

Adérito
Editado pela última vez por Adérito Pereira em 04/fev/2013, 12:03, num total de 1 vez.
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 04/fev/2013, 11:13

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Bom tópico João! :-bd
Embora tenha comprado testes recentemente, também estou seriamente a pensar nisto!

Contudo julgo que o César Silvério tem um outro modelo/marca, estou certo?
César, conta aí qual os que têns, qual a tua impressão e onde se compram! ;)

Mensagem 04/fev/2013, 15:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
Vou ser um pouco contra a corrente.

Na minha opinião este método não é mais preciso do que os testes de titulação.
Se repararem nas informações do fabricante a resolução é de 1ppm mas a precisão é 6% da leitura. Isto quer se lerem 450ppm de cálcio por exemplo o erro da medida é de 27ppm, ou seja o valor correto está no intervalo entre os 423ppm e os 473pmm.

Não sei se a componente principal do erro será aleatória ou se é sistemática, não tenho esta informação. Só fazendo testes a vários aparelhos.
Quando repetem o teste dá sempre o mesmo valor? Se sim é principalmente um erro sistemático, sempre para o mesmo lado, como ter uma régua que é mais curta ou mais longa….
Imagem

Mensagem 04/fev/2013, 15:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Pelo que vi esse erro é constante, deve ser uma salvaguarda de fabrica. Eles têm umas tabelas em que fazem 8 testes de seguida, e as variações são tipo 1 ppm para cima ou para baixo.
Imagem

Mensagem 04/fev/2013, 16:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Filipe Pires Escreveu:
Vou ser um pouco contra a corrente.

Na minha opinião este método não é mais preciso do que os testes de titulação.
Se repararem nas informações do fabricante a resolução é de 1ppm mas a precisão é 6% da leitura. Isto quer se lerem 450ppm de cálcio por exemplo o erro da medida é de 27ppm, ou seja o valor correto está no intervalo entre os 423ppm e os 473pmm.

Não sei se a componente principal do erro será aleatória ou se é sistemática, não tenho esta informação. Só fazendo testes a vários aparelhos.
Quando repetem o teste dá sempre o mesmo valor? Se sim é principalmente um erro sistemático, sempre para o mesmo lado, como ter uma régua que é mais curta ou mais longa….



Penso que o Filipe tem razão, mas apenas no que se refere ao teste de cálcio; o intervalo é demasiado grande.

Rui, o teste de fosfatos que uso é um Milwaukee Martini Mi 412 e penso que não é fácil arranjá-lo fora dos EUA, mas básicamente é o mesmo do checker da Hanna.

Quanto a nitratos uso este : http://fish.aquaristic.net/HI-Photometer-Nitrate.html


Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 04/fev/2013, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Pois esse é carote da hanna, mas eles têm prometido um da linha dos checkers para nitratos. É uma questão de aguardar.

Alias, uma loja já vende!

http://www.thatpetplace.com/hanna-checker-hc-handheld-colorimeter-nitrate-ulr
Imagem

Mensagem 04/fev/2013, 16:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Pois tirando para gravidade especifica e salinidade, PH, ORP, TDS, EC não tenho mais qualquer outro teste electrónico, resumindo para parâmetros químicos mesmo não tenho nada logo não estou muito dentro de preços.
Pelo que sei os da Hanna têm uns consumíveis que se gastam, logo um custo de X em X tempo que contrabalançado com os aparelhos mais caros estes podem fazer sentido pois a longo ou mesmo médio prazo o ficam pagos.
Outra questão é até que ponto os mais caros (que muitos tem já uma característica de laboratório mesmo) não serão mais precisos na maioria versus os valores que os Hanna nos dão e se para os nossos casos os valores com menor precisão dos Hanna são suficientes.

Mensagem 04/fev/2013, 16:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
JoaoCalves Escreveu:
Pois esse é carote da hanna, mas eles têm prometido um da linha dos checkers para nitratos. É uma questão de aguardar.

Alias, uma loja já vende!

http://www.thatpetplace.com/hanna-checker-hc-handheld-colorimeter-nitrate-ulr


Hummm.

Out of stock. Devem estar à espera do lançamento da Hanna!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/fev/2013, 16:51

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Baltasar Parreira Escreveu:
Pois tirando para gravidade especifica e salinidade, PH, ORP, TDS, EC não tenho mais qualquer outro teste electrónico, resumindo para parâmetros químicos mesmo não tenho nada logo não estou muito dentro de preços.
Pelo que sei os da Hanna têm uns consumíveis que se gastam, logo um custo de X em X tempo que contrabalançado com os aparelhos mais caros estes podem fazer sentido pois a longo ou mesmo médio prazo o ficam pagos.
Outra questão é até que ponto os mais caros (que muitos tem já uma característica de laboratório mesmo) não serão mais precisos na maioria versus os valores que os Hanna nos dão e se para os nossos casos os valores com menor precisão dos Hanna são suficientes.

Pois há que contabilizar também as "recargas"...

Uma coisa que já me lembrei de fazer é se não haverá forma de lermos os valores eletronicamente. Ou seja, se eu conseguir ter a cor exata do tubinho e a a cor exata da tabela de cores, consigo pelo computador analisar a cor e ver onde se enquadra!

É parvo? :-\

Mensagem 04/fev/2013, 16:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Baltasar Parreira Escreveu:
Pois tirando para gravidade especifica e salinidade, PH, ORP, TDS, EC não tenho mais qualquer outro teste electrónico, resumindo para parâmetros químicos mesmo não tenho nada logo não estou muito dentro de preços.
Pelo que sei os da Hanna têm uns consumíveis que se gastam, logo um custo de X em X tempo que contrabalançado com os aparelhos mais caros estes podem fazer sentido pois a longo ou mesmo médio prazo o ficam pagos.
Outra questão é até que ponto os mais caros (que muitos tem já uma característica de laboratório mesmo) não serão mais precisos na maioria versus os valores que os Hanna nos dão e se para os nossos casos os valores com menor precisão dos Hanna são suficientes.

Pois há que contabilizar também as "recargas"...

Uma coisa que já me lembrei de fazer é se não haverá forma de lermos os valores eletronicamente. Ou seja, se eu conseguir ter a cor exata do tubinho e a a cor exata da tabela de cores, consigo pelo computador analisar a cor e ver onde se enquadra!

É parvo? :-\


Boas. Não ... nada parvo
tens inclusivamente sensores para o arduino com isso.

O problema é os reagentes.

Mesmo aqueles grande de laboratório precisam de recargas de reagentes.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/fev/2013, 16:56

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Certo, mas o que eu estava a pensar era usar um teste normalíssimo (tipo salifert) só que depois comparar as cores com a tabela pelo computador!

Mensagem 04/fev/2013, 17:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Não consegues com os salifert, o 0 quase sempre é já uma cor. e o fim é outra cor. É mt dificil calibrar isso.
Imagem

Mensagem 04/fev/2013, 17:16

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Se calha não me fiz entender!

A ideia é basicamente comparar 2 cores! Há softwares que fazem isso facilmente!
A problemática aqui é conseguir ter a duas cores para comparar!

a mlhor aproximação que conheço seria tirar fotos com as mesmas definições ao cartão de cores e ao resultado do teste! Num quarto escuro por exemplo... :-\

Mensagem 04/fev/2013, 19:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

O Hanna Checker de Fosfatos (baixa resolução) é realmente uma boa aquisição, tenho visto ser altamente recomendado na net.

Para Nitratos e Kh, a Seneye tinha prometido lançar o extra até ao Natal passado mas não cumpriram... agora falam durante o primeiro trimestre de 2013... não acredito muito mas pode ser que cumpram mesmo...

Então recomendo vivamente o Seneye para medição digital contínua do pH, NH4, Amónia livre, Temperatura, Oxigénio (e mais tarde possivelmente os tais Kh e NO3).

Parece que ainda não existe o Hanna Checker de Nitratos... mas vi uns colorímetros também da Hanna que medem nitratos mas com um custo upa upa, carote...

Quem estiver a pensar comprar o Hanna Checker de Cálcio, recomendo antes ver o vídeo ilustrativo no Youtube. Aquilo pareceu-me uma complicação em termos de quantidade de reagentes, que provavelmente um teste químico é mais simples... hehehe... a sério, aquilo é complicado como o caraças...

De resto um Refractómetro para medir salinidade/densidade.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 04/fev/2013, 21:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Boas,

Contem com mais um utilizador do checker de fosfatos da Hanna. Também uso frequentemente a caneta de pH da mesma marca, que permite também leituras da Temperatura, Conductividade (útil para avaliar o estado de saúde das membranas de osmose) e TDS.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 27/fev/2013, 00:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Bom o meu teste de KH tá no fim, devo conseguir fazer mais um teste.

Como tal, vem o de alkalinidade a caminho.

Vamos ver como corre.

Abraço
Imagem

Próximo

Voltar para Fabricantes & Novidades



cron