Fórum Aquariofilia Marinha Fabricantes & Novidades HannaChecker

HannaChecker

Área para discussão de produtos e apresentação de novidades das principais marcas de aquariofilia.
Mensagem 27/fev/2013, 00:20

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
JoaoCalves Escreveu:
Boas.

Bom o meu teste de KH tá no fim, devo conseguir fazer mais um teste.

Como tal, vem o de alkalinidade a caminho.

Vamos ver como corre.

Abraço



Vais gostar. Muito simples. E se for como eu vais ver que tens o KH mais alto do que aquilo que pensas!

Pensava que tinha o KH a 6/7 com um teste da JBL e outro da Fauna Marin e na realidade o meu Hanna diz 8.5!!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/fev/2013, 00:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois há que contabilizar também as "recargas"...

Uma coisa que já me lembrei de fazer é se não haverá forma de lermos os valores eletronicamente. Ou seja, se eu conseguir ter a cor exata do tubinho e a a cor exata da tabela de cores, consigo pelo computador analisar a cor e ver onde se enquadra!


Para o Hanna Checker de Fosfatos as recargas (25 testes) rondam os 10 a 11 EUR, bastante razoável. B-)

Essa ideia de comparar electronicamente é interessante e acho que viável. Só que precisaria de desenvolvimento, muitos testes e validação.

Por exemplo, arranjar mais frasquinhos iguais e num meter 0.03ppm de fosfato e o reagente de teste. No outro meter 0.1ppm tb com reagente azul. Noutro 0.25ppm. E assim tinhamos um frasquinho do teste + frasquinhos para cada um dos valores possíveis. Depois tirando uma fotografia com uma máquina digital, passava para o computador e ele comparava as cores para encontrar o match mais próximo. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 27/fev/2013, 00:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Um pequeno pormenor que não gostei muito no Hanna Checker de KH é apresentar o valor em ppm... eu sei que basta dividir por uma constante para obter os ºd correspondente, mas podia vir já de origem com a opção de mostrar nos vários formatos...

De resto estou a pensar aguardar até final de Março a ver se a Seneye lança o add-on que medirá KH, NO3 e outros 3 parâmetros. Se voltarem a adiar o lançamento, provavelmente vou investir neste Hanna Checker de KH.

E se entretanto a Hanna lançar um checker de Nitratos NO3 igualmente bom investimento. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 27/fev/2013, 00:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Hanna Checkers for Ammonia and Nitrate ready in 2 months

By Ryan Gripp on Aug 10, 2010

http://reefbuilders.com/2010/08/10/hanna-checkers-ammonia-nitrate-ready-2-months/#ixzz2M3Fzi9F5

Passaram cerca de 2 anos e meio e o de Nitratos népias... x_x enfim...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 27/fev/2013, 00:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
e o Hanna Checker de Iodo, que já existe, seria bom para ter uma ideia dos consumos dos elementos-traço, certo? uma vez que os consumos estarão relacionados... B-)
http://www.hannacom.pt/produtos.ver.php?idProd=507
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 27/fev/2013, 00:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
JoaoCalves Escreveu:
Boas.

Bom o meu teste de KH tá no fim, devo conseguir fazer mais um teste.

Como tal, vem o de alkalinidade a caminho.

Vamos ver como corre.

Abraço



Vais gostar. Muito simples. E se for como eu vais ver que tens o KH mais alto do que aquilo que pensas!

Pensava que tinha o KH a 6/7 com um teste da JBL e outro da Fauna Marin e na realidade o meu Hanna diz 8.5!!!

Abraços,
Rui



Pois, na sei, agora meço com salifert, a ver...

Mas a ideia do César é porreira, ele tem um frasquinho que serve para calibrar varios parametros, diga-se quase todos, mas não me lembro o nome.

Fazendo o teste à solução, já sabes qual o erro do bicho e do lote de testes. Depois aplcias sempre aquele offset enquanto durar aquele reagente.

Frasco novo de reagente, novo teste a uma solução conehcida! ;)

Não me lembro do nome do produto.. multi qq coisa...
Imagem

Mensagem 27/fev/2013, 01:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
JoaoCalves Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
JoaoCalves Escreveu:
Boas.

Bom o meu teste de KH tá no fim, devo conseguir fazer mais um teste.

Como tal, vem o de alkalinidade a caminho.

Vamos ver como corre.

Abraço



Vais gostar. Muito simples. E se for como eu vais ver que tens o KH mais alto do que aquilo que pensas!

Pensava que tinha o KH a 6/7 com um teste da JBL e outro da Fauna Marin e na realidade o meu Hanna diz 8.5!!!

Abraços,
Rui



Pois, na sei, agora meço com salifert, a ver...

Mas a ideia do César é porreira, ele tem um frasquinho que serve para calibrar varios parametros, diga-se quase todos, mas não me lembro o nome.

Fazendo o teste à solução, já sabes qual o erro do bicho e do lote de testes. Depois aplcias sempre aquele offset enquanto durar aquele reagente.

Frasco novo de reagente, novo teste a uma solução conehcida! ;)

Não me lembro do nome do produto.. multi qq coisa...



:D

É da Fauna Marin. É o Multireference.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/fev/2013, 01:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Isso!! :D
Imagem

Mensagem 27/fev/2013, 01:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Só mais uma coisa ...
isso de calibrares não será bem assim pois não sabes se o erro se mantêm proporcionalmente.

Por exemplo em KH baixo podes ter um valor de diferença de 1 e num KH alto ter um valor de diferença de 3 para a mesma amostra!

Fiz-me explicar?
É que o erro não tem que ser constante .... pode ser exponencial !!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/fev/2013, 01:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Hummm pois, pode, mas mesmo assim, acho que ficas mais certeiro não?
Imagem

Mensagem 27/fev/2013, 01:20

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
De resto estou a pensar aguardar até final de Março a ver se a Seneye lança o add-on que medirá KH, NO3 e outros 3 parâmetros.

Não sei porquê mas sempre desconfiei muito disso... :-s

Mensagem 27/fev/2013, 02:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Pois, da mesma forma que é estranho a Hanna ter um checker de nitratos a 200$, e ir agora lançar 1 a 50$, mas a ver vamos, pode ser que sim...
Imagem

Mensagem 27/fev/2013, 19:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Silvério Escreveu:


Boas César,

Esse fotómetro dá para medir nitratos em água doce e água salgada? Andei a pesquisar no Google e nuns sites dizia que era apenas para água doce e que a versão para água salgada ainda ia ser lançada pela Hanna... :-??
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 27/fev/2013, 19:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 27/fev/2013, 20:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Artur Fonseca Escreveu:
César Silvério Escreveu:


Boas César,

Esse fotómetro dá para medir nitratos em água doce e água salgada? Andei a pesquisar no Google e nuns sites dizia que era apenas para água doce e que a versão para água salgada ainda ia ser lançada pela Hanna... :-??



Olá Artur,

Fico satisfeito que após muitos comentários feitos ao teu aquário sem qualquer feed-back da tua parte, não decidas agora ignorar a informação por mim prestada; se o tivesses feito mais cedo provavelmente terias poupado seis ou mais meses e terias neste momento o problema dos fosfatos e nitratos do teu aquário resolvido.

Quanto à tua actual questão; o fotómetro da Hanna medidor de nitratos, foi lançado para água doce, mas depois foi testado e a sua utilização foi alargada a água salgada.
Pelo menos este foi a informação que recolhi há uns três anos e penso que estará correcto pois já o tenho há alguns anos e os resultados medidos parecem bater certo com outros testes; de qualquer modo estou em vias de comprar um liquido de referência da Fauna Marin, para poder confirmar em absoluto a fialdade dos resultados.

Como informação adicional refiro que na minha opinião, o Cheker da Hanna para medir iodo, tem pouco ou nenhum interesse para a aquariofilia marinha, já que a sua resolução máxima é de 0,1ppm e o nível normal de iodo na água do mar é cerca de 0,06ppm.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/fev/2013, 01:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Bom, e a Hanna não me diz nada sobre a encomenda... argh....

Fiz mais um teste agora de kh, ainda deu...mas tá mesmo a acabar....

Tou a ver que ainda tenho que anular a encomenda...
Imagem

Mensagem 28/fev/2013, 04:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
JoaoCalves Escreveu:
Bom, e a Hanna não me diz nada sobre a encomenda... argh....

Fiz mais um teste agora de kh, ainda deu...mas tá mesmo a acabar....

Tou a ver que ainda tenho que anular a encomenda...


Posso dar-te o contacto de onde mandei vir. Demorou uma semana.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/mar/2013, 00:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Silvério Escreveu:
Fico satisfeito que após muitos comentários feitos ao teu aquário sem qualquer feed-back da tua parte, não decidas agora ignorar a informação por mim prestada; se o tivesses feito mais cedo provavelmente terias poupado seis ou mais meses e terias neste momento o problema dos fosfatos e nitratos do teu aquário resolvido.


Boas César,

Uma das tuas sugestões aqui há tempos foi para passar numa loja e medir os fosfatos e nitratos com um colorímetro, certo? Não ignorei essa dica, apenas passei nas lojas habituais e nenhuma tinha esse aparelhómetro para medições.

A aquisição do Hanna Checker de Fosfatos não ter sido mais cedo, foi porque pensava que a mais valia era ter mais precisão no resultado. O que eu não estava a contar é que durante meses e meses a fio eu tenha obtido com o teste químico da Salifert entre 0 a 0.03ppm de Fosfatos. E afinal o teste da Salifert falhou redondamente, com o Hanna Checker a dar 2.50ppm...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 01/mar/2013, 11:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Boas Artur,

Pois... foi essa e foram outras, mas o que interessa é que o problema está identificado.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 01/mar/2013, 12:06

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eh páh, eu sinceramente não acredito (não quero nem posso acreditar mais dizendo) que essa diferença possa acontecer entre seja o que for e o teste da Salifert!

O teste não estaria estragado?
Estarías a fazer e ler bem o teste?
Se o teste da Salifert dá água totalmente translúcida - equivalente a 0 ppm - não acredito sinceramente que na realidade possam ser 2.5 PPM!

Alguma diferença tudo bem, mas tanta?!

Acho que aí há qualquer coisa mais que falta saber... :-\

AnteriorPróximo

Voltar para Fabricantes & Novidades



cron