Fórum Aquariofilia Marinha Fabricantes & Novidades HannaChecker

HannaChecker

Área para discussão de produtos e apresentação de novidades das principais marcas de aquariofilia.
Mensagem 04/mar/2013, 18:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois não sei...
mas o importante é fazer testes seguidos com amostras diferentes, para ver se a medição se mantém! com a mesma amostra se os valores alterarem então aí eu colocaria muitas dúvidas nesse checker... :-o

Eu, no de fosfatos já testei fazer 3 testes seguidos e também não notava diferença na côr do líquido! Depois não consigo é perceber qual a correspondência, mas isso são outrs 500! =))

Mensagem 15/mar/2013, 19:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Bom, finalmente tenho o teste.

Testei aqui no bules e a diferênça é abismal.

O checker dá 109, o que corresponde a :

109*0.056=6.104dKH :((

Usei um teste da redsea que temos aqui e este dá algo entre 6.7 e 7.0dKH!!!!

Bom, tenho em casa uma referência a 8dKH do teste da salifert, vou ver o que ele dá com ela, julgo que tenho 10ml para poder fazer o teste...

Mas se isto é verdade.... acho que vou cair para o lado qd testar em casa...
Imagem

Mensagem 15/mar/2013, 23:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá João,

Há novidades sobre o Kh?
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 15/mar/2013, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas César.

Acabei agora de testar em casa, e a desgraça confirma-se.... infelizmente o buffer de kh8 que tinha não chegava e não deu para ver o offset do aparelho, mas aqui tb deu quase 1 grau de diferênça.

Salifert dá 7.4KH
Hanna 6.6!!!!!!!!!!!!! :(( :(( :((

Agora puxando a história toda a trás, faz sentido.

Qd o César levou agua, tinha o reactor a bumbar normalmente. O César mediu 8.6dKH o que tava excelente.

2 dias depois, fui eu medir com os meus testes, e deu quase 11 !!!!

Logo, vai de ajustar reactor para baixar KH... asneira....

E de facto, foi depois disto que começou tudo a descambar....

ARGHHHHHHHHHHHHH

Bom, eu neste momento, só queria comparar valores com alguem com o Hanna, e como o César usa o mesmo tipo de testes, e os seus valores dão-lhe normal no seu aqua, propunha-lhe fazer um teste à sua agua com o meu hanna para ter uma referência.

Pode ser?
Imagem

Mensagem 16/mar/2013, 00:25

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
João, eu tenho o bufett da salifert se quiseres passa lá amanha e vemos isso e assim também aproveito e vejo como esta o meu kh ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 16/mar/2013, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
João,

Pode passar quando quiser; para tirar duvidas tenho cá o 7,4 da Salifert e o padrão da Fauna Marin.

Tinha de haver aí qualquer coisa de estranho para os corais estarem como estão; por outro lado os fosfatos a zero e os nitratos tão baixos (0,1), também não sei se não serão valores demasiado baixos para manter corais.
Se fosse a si aumentava um pouco a alimentação do aquário.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/mar/2013, 01:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Ok, obrigado a ambos.

Amanha tanto tenho que ir a lx como tenho que ir para os lados de sarilhos, logo vejo se dá.

Se não se importarem, ligo-vos amanhã e logo vejo como dá para fazer. ;)

Qt à alimentação, ou aos nutrientes tão baixos, há 2 hipoteses, ou desactivo as pellets por agora, eu carrego na congelada! :D
Imagem

Mensagem 16/mar/2013, 01:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Joao Alves Escreveu:
Boas César.

Acabei agora de testar em casa, e a desgraça confirma-se.... infelizmente o buffer de kh8 que tinha não chegava e não deu para ver o offset do aparelho, mas aqui tb deu quase 1 grau de diferênça.

Salifert dá 7.4KH
Hanna 6.6!!!!!!!!!!!!! :(( :(( :((

Agora puxando a história toda a trás, faz sentido.

Qd o César levou agua, tinha o reactor a bumbar normalmente. O César mediu 8.6dKH o que tava excelente.

2 dias depois, fui eu medir com os meus testes, e deu quase 11 !!!!

Logo, vai de ajustar reactor para baixar KH... asneira....

E de facto, foi depois disto que começou tudo a descambar....

ARGHHHHHHHHHHHHH

Bom, eu neste momento, só queria comparar valores com alguem com o Hanna, e como o César usa o mesmo tipo de testes, e os seus valores dão-lhe normal no seu aqua, propunha-lhe fazer um teste à sua agua com o meu hanna para ter uma referência.

Pode ser?

Boas,

Muita atenção a uma coisa, teste/testar o kh é bem diferente de teste/testar o PO4!
Quanto ao kh, os corais aceitam valores de kh variados, que podem ir p.e. desde os 6dkh a 12dkh, mas este valor tem que ser estável para se ter sucesso.
Para mim no kh não me interessa muito se o meu teste me dá 7dkh e o do "vizinho" me dá 8.5dkh, se o manter estável segundo as minhas medições os meus corais só falta sorrirem...

Quanto aos fosfatos estamos a falar de outra coisa...já ouviram falar de fosfato orgânico e inorgânico? A grande maioria dos testes colorímetros apenas medem o fosfato inorgânico, por isso que um teste photometro por vezes mostra mais. ;)
Fica uma boa leitura: http://www.reefkeeping.com/issues/2006-09/rhf/index.php
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 16/mar/2013, 11:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
100% de acordo com o Ricardo. No kh o que interessa é estabilidade independentemente do valor.
Quanto aos diferentes tipos de fosfato, existe também um artigo do Machado de Sousa a explicar isso num dos artigos da bio aquário.

Mensagem 16/mar/2013, 13:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Bom neste caso a instabilidade acabou por ser provocada por mim.

Mas embora concorde convosco relativamente a instabilidade, acho que é norma valores de kh acima dos 7. Com valores mais baixos até o ph começa a oscilar mais.

Neste momento preciso comparar com uma referência, para saber com o que conto, pq relativamente a medidas, ontem fiz a medida 2 vezes espaçada de 20 minutos e o valor foi exactamente o mesmo!

Depois de aferir isto, vou entao tentar estabilizar o kh. A celendrium ainda tem um pouco vivo, quem sabe tvz ainda volte à vida.

Abraco

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 2
Imagem

Mensagem 16/mar/2013, 18:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Bom, após medir o multireference que tem como valor para KH de 6.7, o hanna deu 6.44.

Isto dá um desvio de aproximadamente -4% do valor esperado.

A medida à agua hoje deu 136ppm, o que corrigindo 4% dá 141.44ppm.

Aplcando a conversão:

141.44 * 0.056 = 7.92dKH

Ontem tinha posto meia colher de sopa de bicarbonato para corrigir, e o valor é este agora.

Ainda medimos com o hanna do César o qual ele já tinha o desvio apurado, e o resultado após correções de ambos os aparelhos é consistente, a diferênça era mesmo desprezavel, na ordem das décimas.

Agora a batalha é estabilizar este valor.

Tenho que acabar rapidamente o arduino para meter os doseadores, acho que sem baling vai ser dificil ter parametros estáveis.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda César! :-bd
Imagem

Mensagem 16/mar/2013, 19:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá a todos,

Eu também concordo que a estabilidade é o mais importante no que se refere ao Kh, mas há valores a que os corais estão melhor e valores a que estão pior; pelo que tenho lido e pela minha experiência, manter valores entre 6,5 e 7,5 (valores perto dos normalmente registados na água do mar), é o ideal para a maioria dos corais.

Também concordo, que pequenas diferenças de teste para teste não têm grande significado, se dentro dos intervalos aceitáveis.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/mar/2013, 19:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Poderemos assumir que o multireference tem precisão 100%?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 16/mar/2013, 19:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Poderemos assumir que o multireference tem precisão 100%?



Boas,

Penso que sim; é um liquido padrão e portanto deverá ser estável.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/mar/2013, 21:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
E agora pergunto eu: Porque é que o teste de KH da salifert tem liquido de referência?
Porque não nos outros testes também?

Será que KH (da Salifert pelo menos) "torna-se" impreciso?

César, fazes sempre essas correções de forma linear certo?
Ou seja, se por exemplo o teste mede 10 e a referência é 8.5, o que fazes é subtrair sempre ao valor medido, 2.5. é isto?

Mensagem 16/mar/2013, 22:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Não, o que se fez foi calcular percentagem de diferênça.

O que vai fazer que para valores mais altos a diferênça seja maior e mais baixos menor.

O que é correcto tb não sei, fiquei depois a pensar nisso.
Imagem

Mensagem 16/mar/2013, 22:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
E agora pergunto eu: Porque é que o teste de KH da salifert tem liquido de referência?
Porque não nos outros testes também?

Será que KH (da Salifert pelo menos) "torna-se" impreciso?

César, fazes sempre essas correções de forma linear certo?
Ou seja, se por exemplo o teste mede 10 e a referência é 8.5, o que fazes é subtrair sempre ao valor medido, 2.5. é isto?


Boas ... Assumo que o multireference seja sempre correcto se conservado como deve de ser.

Agora a nossa matemática é que algumas vezes é imprecisa ... :D

10 - 8.5 = 1.5 e não 2.5 :D :D :D :D :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/mar/2013, 22:57

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Joao Alves Escreveu:
Não, o que se fez foi calcular percentagem de diferênça.

O que vai fazer que para valores mais altos a diferênça seja maior e mais baixos menor.

O que é correcto tb não sei, fiquei depois a pensar nisso.

Não percebi João! :-\

Podes explicar melhor?

Mensagem 16/mar/2013, 23:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Simples, por exemplo, foi aferido por nós 4% de erro qd medimos a referência de 6.7dKH e o hanna reportou 6.44.

se fizeres a diferença tens 0.26dKH.
se fizeres percentagem tens 6.44/6.7=0.9611 ou seja, 1 - 0.9611= 0.0389 ( os 4% arredondados que disse atrás )

agora vamos imaginar que um teste dá 10dKH medido pelo hanna.

se fizeres as contas com a diferença apurada, vais somar 0.26 pq vimos que ele indicou 0.26 a menos antes.

dando 10.26dKH.

se fizeres por percentagem,

10 * 1.0389 = 10.389dKH !!!

Portanto... qual é o correcto???? =))
Imagem

Mensagem 16/mar/2013, 23:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
No kh?
Os 2! É indiferente!

Mas parece-me que realmente faz mais sentido fazer por percentagem! ;)

AnteriorPróximo

Voltar para Fabricantes & Novidades



cron