Fórum Aquariofilia Marinha Fabricantes & Novidades HannaChecker

HannaChecker

Área para discussão de produtos e apresentação de novidades das principais marcas de aquariofilia.
Mensagem 01/mar/2013, 17:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

A validade do teste é de Fevereiro de 2013. E no segundo semestre de 2012 os testes davam sempre um valor <= 0.03ppm...

Hugo Figueiredo Escreveu:
Se o teste da Salifert dá água totalmente translúcida - equivalente a 0 ppm - não acredito sinceramente que na realidade possam ser 2.5 PPM!


Não foi isso que disse... não era totalmente translúcida, situava-se entre os 0 e os 0.03ppm ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 01/mar/2013, 17:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Segui estas instruções que vinham com o teste...
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 01/mar/2013, 23:49

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ainda assim...
Um lote de testes marado?...
Não estares a ver bem a cor?...

Não sei, parece-me uma diferença muito grande! Continuo a dizer que falta aí qualquer coisa... :-\

Mensagem 02/mar/2013, 00:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Pesquisei por "salifert po4-1 batch 0111-e", sobre o reagente 1 e encontrei isto...

Personally, I think the Salifert Po4 test kit are no good for salt water aquariums. I had it in my old RSM130 and it always indicated 0 (no colour) but once I cross checked it with my Hanna, the Po4 was 0.18. It simply does not have a low enough range.

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=2116704
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 02/mar/2013, 04:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Boas... a mim acontece-me o mesmo! Os valores não eram tão dispares.

No salifert acusava-me entre 0-0,03 e no Hanna deu 0,34.

Há pouco tempo falei com o responsável de uma marca alemã e que tem uma loja de corais online de referência e não falou bem do teste da Hanna.

Dizia que os testes em água doce e água salgada a mesma cor poderá corresponder a valores diferentes já que a diferente química da água influencia os reagentes dos testes. Logo que é normal os Hanna apresentarem valores mais altos que os restantes testes.

É sempre bom ouvir isto, passado uma semana de ter comprado o checker de fosfatos.

Mensagem 02/mar/2013, 11:21

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Essas diferenças ja me parecem mais aceitáveis. Agora passar de 0.03 para 2.5 é que me parece muito estranho...

Ainda assim diferenças grandes para um composto que temos de medir na escala dos 0.01!

Isto so lá vai mesmo com aquele produto que o César falou que tem valores de referencia!

Tenho (temos?) mesmo de tratar disso e até o ideal era depois comparar com vários testes de varias marcas!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 02/mar/2013, 12:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
PedroVigario Escreveu:
Boas... a mim acontece-me o mesmo! Os valores não eram tão dispares.

No salifert acusava-me entre 0-0,03 e no Hanna deu 0,34.

Há pouco tempo falei com o responsável de uma marca alemã e que tem uma loja de corais online de referência e não falou bem do teste da Hanna.

Dizia que os testes em água doce e água salgada a mesma cor poderá corresponder a valores diferentes já que a diferente química da água influencia os reagentes dos testes. Logo que é normal os Hanna apresentarem valores mais altos que os restantes testes.

É sempre bom ouvir isto, passado uma semana de ter comprado o checker de fosfatos.



Pedro,

Se medires com a Hanna a água de osmose e a água estiver boa (TDS perto de 0), vais ver que que os resultados do PO4 são 0,00.


Hugo,

Temos mesmo que tratar disso.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/mar/2013, 16:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Sim, César...

Nem vou tão longe... a minha água da torneira marca 0.

Na água salgada é que não se tornam tão precisos...

Mensagem 02/mar/2013, 18:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

A minha diferença foi de 0,03 (salifert) para 0,32 com o Hanna!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/mar/2013, 20:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

A minha diferença foi de 0,03 (salifert) para 0,32 com o Hanna!

Abraços,
Rui

Mesmo assim parece-me uma diferença grande e que muda tudo!!!

Mas não será que estamos é todos a ler mal o teste da Salifert?
É que sinceramente eu pessoalmente tenho uita dificuldade em ler o teste da Salifert e a diferença entre as 4 primeiras cores é muito ténue para mim...

Mensagem 02/mar/2013, 23:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Hugo,

A não ser que esteja a ficar vesga, no teste da Salifert parece-me que 0.5, 1 e 3 ppm de fosfatos não seriam...

E a dúvida normalmente rondava entre 0, 0.03, 0.1 e 0.25, sendo que nos testes que referi aproximava-se do 0.03ppm ou menos.

Mas fica sempre uma grande margem de dúvida... é difícil comparar as cores...

Não sei se o teste estará marado... sei é que agora a validade já terminou em Fevereiro... hehe... mas ainda sobraram reagentes

Boas Pedro,

Quer dizer então que o Hanna Checker de Fosfatos também não é fiável em água salgada? É que nos vários fóruns e lojas que vi falam muito bem...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 02/mar/2013, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Hugo Figueiredo Escreveu:
Mesmo assim parece-me uma diferença grande e que muda tudo!!!


Lembrei-me agora que no primeiro teste que fiz com o Checker e que deu 2.50ppm, talvez tenha havido problema a deitar todo o pó do reagente, tal como me aconteceu ontem num primeiro teste... De qualquer forma acho que no mínimo estaria a 1.0 ou 1.5ppm... (como obtido nos testes posteriores) ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 03/mar/2013, 12:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
PedroVigario Escreveu:
Sim, César...

Nem vou tão longe... a minha água da torneira marca 0.

Na água salgada é que não se tornam tão precisos...



Pedro,

Se tens dúvidas àcerca do Cheker da Hanna e usas um bom sal, adiciona o sal à água de osmose e mede; eu tenho por hábito sempre que posso, testar tudo o que deito no aquário, pois o que temos lá dentro é consequência do que lá deitamos e quase sempre que meço a água de osmose com sal, obtenho com o resultado para os fosfatos de 0,00.

Há gente que gosta muito de dizer coisas, mas pôr em causa um teste electrónico, por dar resultados diferentes de um teste feito a olhómetro, não me parece muito sensato.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 03/mar/2013, 15:25

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Eu não compro nada sem ler primeiro o que as pessoas tem a dizer dos aparelhos ....

E tirando o teste de cálcio que toda a gente diz mal (só do método não da precisão) o resto é praticamente só criticas positivas.

Sinceramente com o teste de Alkalinidade a diferença para mim foi de 6KH (JBL) para 8.5KH (Hanna Checker) com o de Fosfatos foi de 0.03 ou 0 para 0.32. Agora com 3 TPA de 40l de água natural depois os fosfatos estão a 0.24.

Eu sinceramente confio nos resultados dos testes Hanna. Bem mais que nos meus olhos que para além de ser pitosga a minha esposa queixa-se que sou daltónico.

Para água salgada se houvesse um de Magnésio e Cálcio como deve de ser da Hanna, nem hesitaria ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/mar/2013, 16:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu nao tenho duvidas que os testes da hanna são mai precisos! Isso nem se coloca!

Agora acho é que a diferença nao pode ser tão grande, só isso!
Eu acho é que quem diz que tem 0.03 na realidade está a ler mal o teste da salifert! Eu acho que é mais por aqui! Eu confesso que tenho muitas duvidas nao é entre 2 cores! É entre 4 cores... :|

Eu nao vejo que o teste da hanna seja feito por um método diferente de comparação de cores a diferença é que faz essa leitura por nós e aí nao há duvidas!

Acho que a questão nao é que o hanna seja mais preciso (embora com escala menor) a questão é que faz muito melhor a comparação de cores que nós!

Eu também vou adquirir uns hanna brevemente!!! ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 03/mar/2013, 23:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Eu não compro nada sem ler primeiro o que as pessoas tem a dizer dos aparelhos ....

E tirando o teste de cálcio que toda a gente diz mal (só do método não da precisão) o resto é praticamente só criticas positivas.

Sinceramente com o teste de Alkalinidade a diferença para mim foi de 6KH (JBL) para 8.5KH (Hanna Checker) com o de Fosfatos foi de 0.03 ou 0 para 0.32. Agora com 3 TPA de 40l de água natural depois os fosfatos estão a 0.24.

Eu sinceramente confio nos resultados dos testes Hanna. Bem mais que nos meus olhos que para além de ser pitosga a minha esposa queixa-se que sou daltónico.


Para água salgada se houvesse um de Magnésio e Cálcio como deve de ser da Hanna, nem hesitaria ...

Abraços,
Rui


Olá Rui,

Eu tenho um checker de alcalinidade e sinto a necessidade de o aferir com regularidade, isto é sempre que mudo de lote de reagente.
Penso que os desvios não têm a ver com o aparelho em si, mas os reagentes líquidos, que ao contrário dos sólidos (fosfatos), têm maior tendência a sofrerem pequenas alterações, daí que eu quando inicio um novo reagente, faço um teste comparando com o liquido padrão da Fauna Marin e depois dou o desconto.
Sei que isto não é completamente rigoroso, mas penso que para as nossas necessidades serve perfeitamente; penso que para os corais, o Kh estar a 7,5, ou a 8,0, não é muito importante.

Com o reagente que agora estou a usar, tenho que descontar 7%, ao valor apresentado.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 04/mar/2013, 14:51

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Bem como estou (estava?) a pensar comprar um checker de fosfatos da Hanna, fui ler um pouco do que dizem pela net sobre ele e as reviews não são assim tão boas como pintam...

Parece que há vários relatos de:
- Medições sequenciais apresentarem valores muito dispares para a mesma amostra! Para mim este é logo um sinal de alerta! :-\
- Vários (não é 1 nem 2) lotes de reagentes com problemas e que a própria Hanna mandou recolher! Grande parte deles são os que veêm com os próprios checkers!
- Péssimo suporte da Hanna que mesmo no reefcentral onde tem um forum próprio, fica meses e meses sem responder a dúvidas e problemas!
- Parece que a proveta que deveria marcar 10ml, na realidade a marca está nos 9ml!


Ora bom, posto isto eu fico com dúvidas mesmo em relação ao Salifert... [-(

Vamos lá a ver, eu acho que isto se coloca mais mesmo nos fosfatos porque estamos a falar de um composto que é medido em escalas muito curtas. O calcio ou o magnésio por exeplo estar a 500 ou 550 é pouco relevante, agora os fosfatos estarem a 0 ou a 1 faz toda a diferença!

Depois também acho estranho o facto da própria Hanna, ter no seu canal do Youtube um video que compara um liquido de referência (o tal da Fauna Marin) com um aparelho para ler salinidade e não ter nenhum video ou informação (se estiver errado corrijam-me) em comparar o mesmo líquido de referência com algum dos checkers! Porquê?


Para finalizar deixo aqui alguns readings de comparação que encontrei (não de fosfatos é certo, mas...)

Fauna Marin multi reference alkalinity - target 6.7dKH

Hanna checker - 123ppm or 6.9dKH
Redsea pro - 7.0dKH
Salifert - 6.7dKH

Coral-shop standard alkalinity - target 7.0dKH
Hanna checker - 149ppm or 8.3dKH
Redsea pro - 8.55dKH
Salifert - 8.9dKH

Fauna Marin multi reference calcium - target 412ppm
Hanna checker - 405ppm
Redsea pro - 400ppm
Salifert - 420ppm

Coral-shop standard calcium - target 420ppm
Hanna checker - 427ppm
Redsea pro - 395ppm
Salifert - 420ppm

Fauna Marin multi reference magnesium - target 1284ppm
Redsea pro - 1260ppm

Coral-shop standard magnesium - target 1250ppm
Redsea pro - 1220ppm



Posto isto só posso dizer: cada vez percebo menos disto... :-s

Mensagem 04/mar/2013, 15:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo,

À uns meses atras tive a oportunidade de testar o meu Kh com 3 testes diferentes e os resultados foram:

Salifert 9 dKh
Fauna Marin 12 dKh
Tropic Marin 7 dKh

e melhor aindam testei com outro salifert e deu me 10 dKh

E agora? quanto tinha de Kh? Pois també não soube mas limitei-me a ir pelo valor medio, ou seja o da salifert e com este tenho andado...

PS: não coloquei as decimas no teste da salifert pois não me lembro...

Mensagem 04/mar/2013, 16:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sim, mas lá está 9 ou 10 de KH não me parece que faça grande diferença!
Já 0, 0.1 ou 1 de fosfato faz toda a diferença...

Eu acho que "a questão" de comprar (pelo menos para mim) um checker é nos fosfatos, já que no resto acho que salifert, red sea (muito bom ao que sei o de fosfatos com um aparelho para se ver melhor a côr) e outros servem perfeitamente e as diferenças não serão problemáticas!

O que os checker fazem é unicamente ler a cor eletronicamente. Todo o processo de apuramento do valor é idêntico a qualquer outro teste mais "convencional". E num teste deste género, não temos só falhas possíveis na leitura da cor, há desde logo a proveta que tem de ter MESMO a quantidade de líquido necessária, o pó com aquela colher minúscula tem de ter o composto correto, a própria agitação pode fazer diferença, etc, etc, etc...

Quero com isto dizer que não acho que seja por se ter um checker que temos medições mais fiáveis! Como aliás prova os testes que aí coloquei!

Se queremos fiabilidade, então temos de ir para aparelhos mais profissionais como o que tem o César!


Outra pergunta: Alguém conhece algum laboratório que faça análise à água, a pedido e quanto custa? :-B

Mensagem 04/mar/2013, 17:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Sim, mas lá está 9 ou 10 de KH não me parece que faça grande diferença!
Já 0, 0.1 ou 1 de fosfato faz toda a diferença...

Eu acho que "a questão" de comprar (pelo menos para mim) um checker é nos fosfatos, já que no resto acho que salifert, red sea (muito bom ao que sei o de fosfatos com um aparelho para se ver melhor a côr) e outros servem perfeitamente e as diferenças não serão problemáticas!

O que os checker fazem é unicamente ler a cor eletronicamente. Todo o processo de apuramento do valor é idêntico a qualquer outro teste mais "convencional". E num teste deste género, não temos só falhas possíveis na leitura da cor, há desde logo a proveta que tem de ter MESMO a quantidade de líquido necessária, o pó com aquela colher minúscula tem de ter o composto correto, a própria agitação pode fazer diferença, etc, etc, etc...

Quero com isto dizer que não acho que seja por se ter um checker que temos medições mais fiáveis! Como aliás prova os testes que aí coloquei!

Se queremos fiabilidade, então temos de ir para aparelhos mais profissionais como o que tem o César!


Outra pergunta: Alguém conhece algum laboratório que faça análise à água, a pedido e quanto custa? :-B


Boas ...

Epá eu com o teste de fosfatos da hanna medi 10ml com uma seringa e bateu certo na linha da escala.

Medi 3 vezes sempre com a mesma amostra, já não esperando os 3 minutos na segunda e terceira medição e deu-me sempre o mesmo valor.

Como tenho que medir os fosfatos está semana posso fazer o teste com mais medições e sempre com a mesma amostra.

Abraços,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Fabricantes & Novidades