Fórum Aquariofilia Marinha Fabricantes & Novidades TMC AquaRay AquaBeam 600 Ultima NUV (Near UltraViolet)

TMC AquaRay AquaBeam 600 Ultima NUV (Near UltraViolet)

Área para discussão de produtos e apresentação de novidades das principais marcas de aquariofilia.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

A TMC lançou (ou está para lançar em breve) um novo modelo na série 600 das Aquabeam: NUV (luz violeta).

Inicialmente pensei que finalmente introduzia a opção para subtituição de uma ATI T5 Purple por uma calha LED violeta.
Imagem

No entanto ao ler mais informações, a TMC refere que este novo modelo é bom para ver fluorescências dos corais *de noite*!!! What The Hell?? A pensar que seria uma calha para complementar com os outros espectros mas afinal poderá ser apenas uma luz de Moonlight? :-?

Fiquei na dúvida... mas se realmente fosse equivalente às Purple da ATI, finalmente a série 600 teria modelos para substituir praticamente todas populares T5 ATI. B-)

The AquaRay NUV strip is a nightlight that gives the most amazing fluorescent pigmentation in the colours of your corals when viewed at night.

It uses 600 Ultima NUV 410nm which is near ultraviolet giving absolutely incredible fluorescence. Is even brings out fluorescence in some fish.

Wide beam angle (120°)
Uses Cree®LED technology*


http://www.swelluk.com/aquarium/fish-tank-lighting-28/aquabeam-lights-1109/tmc-aquabeam-600-ultima-nuv-561991.html

Imagem



https://www.facebook.com/media/set/?set=a.616797171710684.1073741836.107350482655358&type=3

http://www.tropicalmarinecentre.co.uk/flipping/AquaRay/files/assets/downloads/AquaRay.pdf

http://www.tropicalmarinecentre.co.uk/flipping/ac2011/files/assets/basic-html/page45.html
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Sobre a equivalência em LED Aquabeam às lâmpadas T5 ATI, parece-me que se consegue o seguinte:

http://www.atiaquaristik.com/en/t5-leuchtstoffroehren

ATI - Aquablue Special.
Imagem
Equivalente LED: Aquabeam 600 Ultra Marine White
Imagem


ATI Blue Plus.
Imagem
Equivalente LED: Aquabeam 600 Ultra Blue
Imagem

ATI Actinic.
Imagem
Equivalente LED: Aquabeam 600 Ultra Fiji Blue
Imagem

ATI Purple Plus.
Imagem
Equivalente LED: Aquabeam 600 Ultima NUV
Imagem

O que me parece excelente pois parece-me uma das melhores formas de implementar uma iluminação LED com a abrangência de luz e espectros semelhante às ATI Sunpower com configurações de T5 recomendadas. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 38
Localização: Queluz
Eu uso dois cubos da TMC 1500 Ultima NP e para corais moles nao ha melhor, agora adicionei duas T5 ATI coral plus. e fica excelente ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Helder Silva Escreveu:
Eu uso dois cubos da TMC 1500 Ultima NP e para corais moles nao ha melhor, agora adicionei duas T5 ATI coral plus. e fica excelente ;)



Boas
Para mim as coral plus são as melhores t5 do mercado

Combines the properties of a Blue Plus (~50%) + Aquablue Special (~40%) + Purple Plus (~10%) producing a bulb with an approximate color temperature of 15000K+. Appears cool, crisp white to the eye. Recommended Use: as a stand-alone bulb or in combination with Blue Plus, Purple Plus, True Actinic or other supplemental T5 bulbs.

Haverá leds equivalentes?
Abraço
Pedro Tavares


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Eu sou grande fã das Aquabeam 500/600 e fui introduzindo pares de blades ao longo de vários anos, inicialmente complementando T8's, T5's, até finalmente ter tudo leds com 7 filas de blades duplas (Twin).

A configuração é a seguinte:

Iluminação (168W LED <=> 336W fluorescentes com consumo de 168W)
esquema (de trás para a frente):
========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========
======== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ==========
======== Aquabeam500 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ==========
======== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========

Artur Fonseca Escreveu:
Iluminação LED... 25 Setembro 2013
Imagem
Imagem


A iluminar o meu reef de 110x60x60 cm3, cerca de 320 litros úteis.

E os crescimentos então dos frags SPS acho que falam por si...

Artur Fonseca Escreveu:
Comparação de crescimentos de corais SPS... 13 Novembro 2013

Estou muito feliz com os crescimentos da Echinata e da Red Dragon em particular. :)

Acropora Echinata azul
Imagem

Acropora Millepora amarela
Imagem

Acropora Red Dragon
Imagem


Considerando que em termos de largura ainda há espaço mais mais duas filas de leds, este novo modelo NUV violeta torna-se uma tentação. :) Quiçá seja perfeito para realçar os tons vermelhos, rosas e roxos... :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 38
Localização: Queluz
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Eu sou grande fã das Aquabeam 500/600 e fui introduzindo pares de blades ao longo de vários anos, inicialmente complementando T8's, T5's, até finalmente ter tudo leds com 7 filas de blades duplas (Twin).

A configuração é a seguinte:

Iluminação (168W LED <=> 336W fluorescentes com consumo de 168W)
esquema (de trás para a frente):
========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========
======== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ==========
======== Aquabeam500 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ==========
======== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========

Artur Fonseca Escreveu:
Iluminação LED... 25 Setembro 2013
Imagem
Imagem


A iluminar o meu reef de 110x60x60 cm3, cerca de 320 litros úteis.

E os crescimentos então dos frags SPS acho que falam por si...

Artur Fonseca Escreveu:
Comparação de crescimentos de corais SPS... 13 Novembro 2013

Estou muito feliz com os crescimentos da Echinata e da Red Dragon em particular. :)

Acropora Echinata azul
Imagem

Acropora Millepora amarela
Imagem

Acropora Red Dragon
Imagem


Considerando que em termos de largura ainda há espaço mais mais duas filas de leds, este novo modelo NUV violeta torna-se uma tentação. :) Quiçá seja perfeito para realçar os tons vermelhos, rosas e roxos... :)



Ja tens ai um belo investimento em leds ;) isto so vem provar que afinal os leds tb se obtem bons resultados. Eu acrescentei duas T5 porque os dois conjuntos das 1500 NP Ultima nao eram sufecientes. Vamos ver a evoluçao agora ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas,

Artur, essa comparação com as T5 só é mesmo comparável a olhometro, por em espectro não são mesmo comparáveis.
Já agora, quanto custa uma AquaBeam 600 Twin?
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Helder Silva Escreveu:
Ja tens ai um belo investimento em leds ;) isto so vem provar que afinal os leds tb se obtem bons resultados. Eu acrescentei duas T5 porque os dois conjuntos das 1500 NP Ultima nao eram sufecientes. Vamos ver a evoluçao agora ;)


Sim, e estes LEDs da TMC não são dos mais baratos do mercado... mas foi um investimento ao longo de cerca de 2 anos, entre Maio de 2010 e Junho de 2012, uma espécie de aquisição às prestações. :) Em geral na maioria das soluções LEDs de outras marcas o perfil das calhas é demasiado estreito com elevada concentração dos leds. Estes modelos 500/600 permitem ser instalados em filas de calhas duplas em paralelo, de forma a distribuir melhor os leds por uma área maior, tal como funcionam as ATI Sunpower.


Ricardo Santos Escreveu:
Artur, essa comparação com as T5 só é mesmo comparável a olhometro, por em espectro não são mesmo comparáveis.
Já agora, quanto custa uma AquaBeam 600 Twin?


Pois, não são comparáveis, os espectros dos LEDs são muito superiores às T5... :p

Cada conjunto de duas blades (Twin) custou em média 220 euros. Ou seja, 220 euros por 24W LED. Não é dos mais baratos do mercado. Mas optei pela versatilidade, garantia e possibilidade de aquisição "a prestações".
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Voltar para Fabricantes & Novidades



cron