Fórum Aquariofilia Marinha Fabricantes & Novidades Seneye Reef

Seneye Reef

Área para discussão de produtos e apresentação de novidades das principais marcas de aquariofilia.
Mensagem 04/set/2012, 14:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Digistrip readings

Q. When is the digistrip/extra parameter readings going to be launched?
A. Currently we do not have a fixed date for the lauch of the extra readings. We are working towards it being launched this year.
Q. Will it work with the current seneye device?
A. The digistrip readings will be completely compatible with the current seneye product.


No site da seneye. http://www.seneye.com/help/faq


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 04/set/2012, 15:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Então vou aguardar até quarta-feira para colocar o slide? Claro que não... :ymblushing: nem passou meia hora e a curiosidade foi maior. Lembro-me do António Vitor também ter colocado logo o dele em funcionamento, de resto nas primeiras 24 a 48 horas as medições não eram fiáveis, mas ao menos dá para vermos o "brinquedo" a funcionar.

Vou tentar resumir as funcionalidades:

O Seneye:
- mede a temperatura. portanto faz um serviço de monitorização da temperatura como aqueles controladores ATC/???, apesar de não controlar termostatos nem ventiladores/chillers
- mede o pH. esta foi a funcionalidade que mais me interessou. equivale a um daqueles monitores de pH, só o preço deles dá para comprar o Seneye
- mede a Amónia. suponho que no meu sistema e em sistemas maturados seja pouco importante, mas é sempre interessante ir vendo os valores, por exemplo naqueles dias que fazemos manutenção e remexemos forte e feio o areão, a ver se há algum pico mais problemático
- medição de PAR, LUX, Temperatura de Cor. apesar de uma funcionalidade interessante nem foi das que mais interessou, mas agora pensando melhor, vai ser muito útil, e quando tiver mais tempo hei-de fazer um mapa de medições PAR em vários níveis de profundidade por todo o aquário
- alarme de nível de água. se o nível de água baixar (por exemplo fuga de água, ou falha da electricidade), o aparelho avisa.
- alertas por email e por sms. por email já sabia que funcionava. por telemóvel é que havia um rumor que em Portugal não funcionaria mas tive a felicidade de confirmar ontem mesmo, com o Slide ainda por "demolhar", ele enviou-me um alerta por SMS a avisar que o pH estava muito baixo B-) :-bd no email o aviso foi este:
Hello Artur Fonseca,

Your Seneye Artur Fonseca has reported: seneye alert: Your pH is too low. Your current pH level is 6.4. Your pH is too low. For the long term health of your fish it needs to be slowly increased. The pH of the water is a measure of the balance between the Hydrogen (H+) and Hydroxide (OH) ions in the water. 7 on the scale is considered neutral and below this it is called acid; above 7 and we call it base (or alkaline).

Possible Causes: Insufficient water changes or the water being used is very low pH. Feeding levels are too high and waste levels have built up including decaying plant matter. There may be a lack of buffering capacity (KH) in the water. Have chemical products or phosphate removers been used recently. If you have a heavily planted tank you maybe be adding too much carbon dioxide (CO2). Oxygen is used by bacteria fish and plants at night, as it is used CO2 is created and can lower pH if it can not be exchanged quick enough at the waters surface.

Suggested Actions: You may want to consider taking small steps to increase the pH level. Increasing pH should be done slowly to ensure the health of the fish. Try performing a 20% water change using dechlorinated water of a higher pH. Repeat this every 24 hours until the desired pH level is reached. We also recommend adding some buffers to raise the carbonate hardness (KH). pH can be raised by adding small amounts of dolomite chips or crushed coral directly to the aquarium or filter, this will also raise the general hardness (GH). Ensure you have sufficient circulation and oxygenation exchange. Add aeration if needed.

obviamente não tinha o pH a 6.4... mas nestas primeiras 48 horas, como não aguardei que o Slide "demolhasse" os valores medidos do pH e da Amónia são de desconsiderar... :D

vou sugerir à empresa acrescentar ali em "Possible Causes":
"You naughty naughty boy... you have inserted the slide and switched the Seneye without waiting 24 to 48 horas for the Slide to soak, didn't you? naughty naughty boy..." :D

Sobre os novos parâmetros...
http://www.seneye.com/coming-soon

No software Seneye tem lá reservado:
Nitrate range: 0 - 20
Nitrite range: 0 - 0.2
General Hardness range: 0 - 0
Carbonate Hardness range: 8 - 12
Chlorine range: 0.003


E falam possivelmente a ser lançado por altura do Natal. Desses novos parâmetros o de Nitratos e o de Kh são particularmente excelentes e úteis. Espero é que a gama do Kh também inclua medições entre os 5 e os 8ºd...

e basicamente é isto...

PS: Um pormenor que já desconfiava... se o Seneye for preciso (que acredito), aqueles termometros amarelos da Sera têm um erro/desvio de +1ºC, ou seja, no termómetro lê-se 26.8ºC e o Seneye mede 25.8ºC. Já desconfiava disto há tempos, pois com outro termómetro que não da Sera o valor era aproximadamente menor em 1ºC. ;)
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 04/set/2012, 16:07, num total de 2 vezes.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 04/set/2012, 15:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 104
Idade:
Localização: Rua Dr. Afonso Cordeiro 434 4450-003 Matosinhos

Aqui ficam mais algumas informações:


e aqui o link da dashboard para verem como funciona

https://www.seneye.me/demo#p=8183

A informação que temos da Seneye é que o equipamento será o mesmo e só os slides e o software é que serão alvo de "upgrades".

Mensagem 04/set/2012, 22:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Deixo aqui mais uma dica...

Eu conseguia ver os parâmetros medidos na aplicação Seneye que fica no system tray do Windows, mas na página web dos gráficos não apareciam nenhuns dados... estava a demorar muito, já quase 24 horas... entretanto lembrei-me de ler melhor o guia do Seneye e lá refere que devemos ter em atenção aos anti-virus para que a aplicação tenha permissões de ligação ao servidor. Pois não foi no anti-virus, mas no firewall do Windows (na ligação de rede) tive de adicionar uma excepção com a aplicação do Seneye (seneye.exe). Fiz isto e passados minutos já apareceram todos os dados registados pelo Seneye, desde a primeira hora (de ontem). ;)

Moral da história: Mesmo com a instalação bem sucedida, convém verificar no anti-virus e firewall se a aplicação está com permissões de ligação de rede.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 05/set/2012, 08:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

E mede actualmente o Oxigénio dissolvido ou isso é uma das novas funcionalidades?

Quando tiver todos os outros parâmetros de certeza que me vai interessar mas até lá ... a monitorização de pH irá ficar a cargo do Arduino. :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/set/2012, 14:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pergunta adicional. Como é que a malta está a ligar o Seneye à internet? ligam-no ao PC? ou compraram também o dispositivo da Belkin?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/set/2012, 15:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Pergunta adicional. Como é que a malta está a ligar o Seneye à internet? ligam-no ao PC? ou compraram também o dispositivo da Belkin?

Abraços,
Rui


Como tenho o aquário no escritório, ligo o seneye directamente ao PC.
Outra opção é só ligar a um carregador/adaptador USB (o carregador do iPhone serve muito bem, por exemplo). O seneye armazena as leituras e depois uma vez por dia, ou uma vez por semana, ligas ao PC e o aparelho faz o upload dos dados. Com esta solução, tens a desvantagem de perder a capacidade de alarme no telemóvel ou email. Eu optei por comprar um cabo prolongador de 15m. Dá quase para ligar ao router directamente, se eu quisesse. =))
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 05/set/2012, 20:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

O Oxigénio dissolvido é realmente uma das funcionalidades disponíveis actualmente. O meu ronda sempre os 8... não percebo bem que parâmetro é (nem sei as unidades)...

Aquilo da ligação Wifi com o Belkin, é apenas a ligação entre o Seneye e o Computador. Pode ser por cabo USB ou transmitido por esse aparelho Belkin, mas em todos os casos, para o Seneye enviar alertas e actualizar o site pessoal tem de estar ligado a um PC com internet.
O ideal seria o Seneye ter um servidor web e ligar-se directamente a um router, sem necessidade de um PC sempre ligado. De resto, isto provavelmente aumentaria o preço do Seneye para o dobro.. suponho...

Ricardo: O meu Seneye tem estado com o sinal de alerta pH acendido (led vermelho), mas o pH já está a ser medido e dentro dos limites ideais. Sabes como desligar aquilo? No Seneye aquilo são botões pressionáveis? Ou se haverá maneira de fazer um Reset ao aparelho?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 06/set/2012, 01:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Artur,

Também não sei para que serve esse parâmetro do oxigénio.

Em relação ao LED piscar vermelho, isso é estranho, mas se os valores estão dentro dos ideias... não estará a piscar porque no "dashboard" diz que o pH "is going down"? Digo isto porque o Seneye normalmente faz uma estimativa do que vai acontecer nas próximas horas, baseado nas leituras anteriores. Como referiste que o pH estava a 6,4 quando ligaste o seneye (porque não deixaste o slide de molho o tempo todo :D), ele deve estar a acender a luz vermelha por causa disso. Mas não tenho a certeza.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 06/set/2012, 12:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Pois ou entao ve quais sao os valores maximo e minimo que tens no seneye para o ph, que normalmente a luz acende quando estas acima ou abaixo do valor que disses-te ao seneye que querias que o ph ronda-se.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 06/set/2012, 13:32

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
E já agora alguém vez comparação com testes "convencionais" para comprar os valores?
Cump.
Anthony

Mensagem 06/set/2012, 15:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Entretanto recebi uma resposta por email, do suporte técnico Seneye, com umas dicas, e já resolvi o problema. Bastou ir à aplicação Windows, clicar num aluquete no lado direito em baixo, depois aparece uns botões + e -, e umas lâmpadas, nos três parâmetros, clickei na lâmpada do pH (para desligar), e passados 15 minutos ou meia hora o led lá se apagou no Seneye. B-)

PS: Aqui está a imagem que eles me enviaram...
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 06/set/2012, 16:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas de novo,

Gráficos do Seneye do meu sistema nos últimos 3 dias...

Imagem

Começou com medições não fiáveis (por ter colocado logo o Slide sem aguardar as 24/48 horas de molho), e agora parece estar "afinado". :)

O gráfico da Amónia para o período de segunda-feira a esta quarta-feira, acima, não é muito perceptível. Então aqui fica o gráfico diário (NH4) de hoje:
Imagem
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 06/set/2012, 16:30, num total de 1 vez.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 06/set/2012, 16:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Entretanto reparei em algo estranho, e má notícia, se for verdade...

Nos gráficos dá para pairar o cursor do rato sobre a curva do gráfico e ver o par (hora: valor medido). Acontece que durante o período que o Computador fica desligado, aparentemente o Seneye não está a armazenar qualquer dado... às tantas para fazer medições o Seneye terá de estar ligado a um alimentador USB?! Mas não era isto que tinha sido anunciado... estranho... :-s
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 06/set/2012, 16:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Parece-me que é mesmo assim. Tens que o alimentar se queres medir valores.
Já não me lembro onde li, mas qualquer carregador usb serve. (tipo carregador iphone)


Sent from my GalaxyS2 using Tapatalk2. Forgive typos.
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/set/2012, 16:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Parece-me que é mesmo assim. Tens que o alimentar se queres medir valores.
Já não me lembro onde li, mas qualquer carregador usb serve. (tipo carregador iphone)


Boas Rui,

Eu ia jurar que tinha lido que o Seneye tinha uma bateria e memória interna, que registava os valores de hora em hora quando não estivesse o PC ligado... mas agora fui ver no guia e realmente tem lá isto...

Power Adaptor (off line)
This seneye USB Power Adapter is a compact power adapter that offers flexibility if you don’t wish to have your seneye device constantly connected to a PC. When powered by the USB Power Adaptor readings are stored on the internal memory ever hour and warning lights are displayed on the on the seneye device if the water parameters are toxic.


De qualquer forma sinto-me enganado... não era isto que estava anunciado nos flyers... :-\
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 06/set/2012, 17:06

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Tem memória interna, não tem é bateria. Se ligares à corrente ele armazena os dados.
Tens de ligar ao computador ou então a um USB power charger.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 06/set/2012, 17:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Pinto Escreveu:
Tem memória interna, não tem é bateria. Se ligares à corrente ele armazena os dados.
Tens de ligar ao computador ou então a um USB power charger.


Boas Ricardo,

Será possível com o USB power charger fazer "bypass" para o PC? Ou será necessário mudar as fichas diariamente... hehe
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 06/set/2012, 17:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Oi Artur,

Tive a ler bem isto "When powered by the USB Power Adaptor readings are stored on the internal memory ever hour and warning lights are displayed on the on the seneye device if the water parameters are toxic."

Ou seja, ele desligado não lê nem armazena.

1 Abraço ;)

Mensagem 06/set/2012, 18:46

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Armando Fernandes Escreveu:
Oi Artur,

Tive a ler bem isto "When powered by the USB Power Adaptor readings are stored on the internal memory ever hour and warning lights are displayed on the on the seneye device if the water parameters are toxic."

Ou seja, ele desligado não lê nem armazena.

1 Abraço ;)



Boas,

Sim, e quando quiseres fazer o upload para o PC lá tens que desligar o power e ligar no PC.
Por isso achei agradável o Belkin, mas por outro lado são mais 80€ ...

Além disso não manda directo para o site. só para o portátil.

Não me parece lá grande solução.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Fabricantes & Novidades



cron