Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Led Step By Step

Led Step By Step

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 07/mar/2013, 01:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Caros

Como prometido cá vai o DYI das minhas calhas led Step By Step.

Led Step by Step

Como o tempo tentarei melhora-lo.

Aproveito para dizer que não sou nenhum perito. Muito pelo contrário. É natural que diga alguns disparates pelo meio.

Escolhi fazer e partilhar um documento no Google Docs porque assim posso fazer alterações sem se perder o fio à meada.

Se alguém quiser editar o documento e contribuir para completar com informação de fácil entendimento fico muito contente. Enviem-me os vossos email que eu dou autorização de edição

Quero também dizer que não ganho nada em sugerir as marcas apresentadas. Surgem apenas porque foram os produtos que utilizei na construção e na maior parte dos componentes

Aproveito novamente para agradecer ao Rui Manuel Gaspar pela ajuda, paciência e disponibilidade que teve em me ensinar a montar este projecto. Sem ele teria certamente feito muitos mais disparates, gasto mais que o necessário e demorado muito mais tempo. ^:)^

Tento assim partilhar algum conhecimento e contribuir um pouco para o desenvolvimento do hobby.

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 07/mar/2013, 01:43

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
:ymapplause:

Muito fixe Sérgio!

Obrigado
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 07/mar/2013, 08:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia Sérgio

Muito bom! Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Certamente muito útil para muitos de nós.

Obrigado pela partilha.
Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 07/mar/2013, 09:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas Sérgio,

Muitos parabéns =) Agora falta o efeito final =) Em cima do aquário :D

1 Abraço,
Armando

Mensagem 07/mar/2013, 09:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Muito bem explicado ...

Assim até eu penso que vou experentar fazer uma calha dessas para mim para ver o efeito no meu aqua ...

Abração e obrigado ...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/mar/2013, 11:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Granda trabalho Sérgio ... Perfeito ...

Só alguns pequeníssimos promenores:

A soldadura deve ser feita fora da calha senão estão a dissipar o calor e não conseguem soldar (a não ser que tenham uma estacão de soldar como deve de ser.

Antes de montarem os LEDS na calha comvém testar a série. Se houver problema é mais fácil corrigir do que depois ter que desmontar tudo.

Se as calhas de acrílico fôr transparente não furem. Protege melhor da humidade.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/mar/2013, 12:16

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Está top!!!

Se bem que esse sistema com resistências, sempre me fez alguma confusão e um membro aqui do forum que esteve no início dos leds, testou cortar a corrente de um led e a resistencia não funcionou e mandou com 3 (a serie de paralelos que tinha) para o galheiro!

Testás-te simular o que acontece à série se um led pifar?

Mensagem 07/mar/2013, 13:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Está top!!!

Se bem que esse sistema com resistências, sempre me fez alguma confusão e um membro aqui do forum que esteve no início dos leds, testou cortar a corrente de um led e a resistencia não funcionou e mandou com 3 (a serie de paralelos que tinha) para o galheiro

Testás-te simular o que acontece à série se um led pifar?


Sim Hugo ... mas a história não está completa. Se bem me lembro ele usou uma fonte de 1.4 e com paralelos passou .7 para cada série. Quando uma pifou a outra que devia levar com 0.7 levou com 1.4A. Acho que foi esse o problema.

Quando ao resto eu testei .... solda mal feita por exemplo ou resistência defeituosa (aconteceu-me os dois)
Os dois leds da série apagam o resto funciona nas calmas.

Neste caso dos LEDS prolight o que se está a fazer neste esquema é limitar a tensão e não a intensidade. Limitas a tensão a 12V e o led puxa o que quiser que segundo os gráficos será um pouco menos de 700mA. Tanto que as nossas fontes são de 12V e no meu caso de 14A

No caso dos Cree como a malta os monta é tudo em séria e limitam a corrente e depois a fonte debita a tensão que fôr necessária.

A vantagem deste método de limitar a tensão em vez da corrente é exactamente quando tens um problema num LED não paras a série toda e apenas 2.

Claro que para leds tipo os Cree XM-L que trabalham a 2 e 3A não daria pois precisarias de uma fonte de 12V e 30 ou 40A o que não é viável (acho eu) e depois depende também da quantidade de leds que tens na série.

Vê a diferença dos esquemas em função dos parâmetros de entrada!

Série (limitando a corrente)
Imagem

Série (limitando a tensão)
Imagem

Mas mais uma vez eu não percebo nada disto e deixa o Baltasar ou o João Alves que são quem realmente percebe dizer o que acha da coisa!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/mar/2013, 18:29

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu tb nao percebo muito mas tenho ideia de ler na altura que se começou a falar de leds, que controlar a série/paralelo por resistências, não seria a melhor abordagem e daí o useo de buckets/drivers, mas como disse não percebo nada disto!

Quem percebe que se pronuncie... ;)

Mensagem 07/mar/2013, 19:45

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu tb nao percebo muito mas tenho ideia de ler na altura que se começou a falar de leds, que controlar a série/paralelo por resistências, não seria a melhor abordagem e daí o useo de buckets/drivers, mas como disse não percebo nada disto!

Quem percebe que se pronuncie... ;)


Hugo,

Aqui ninguem esta a controlar a série por resistências. Tu usas Bucks para limitar a corrente. A nossa fonte limita a tendo a 12v por isso não precisamos de Bucks. Só drivers (neste caso a fonte)

As resistências existem só protecção em caso de algum pico. Tanto que a resistência e de 1 ohm

Mas mais uma vez eu não percebo nada disto.
Abraços,
Rui

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/mar/2013, 15:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Ola malta.

Obrigado pelos comentários. :ymhug:

Fiz algumas alterações com mais uma dicas.

Cump
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 10/mar/2013, 02:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Sergio, tenho andado com muito trabalho e pouco tempo logo tenho visto todos os posts muito em diagonal, mas agora que abri e estive a ler o teu documento vejo que tens bastantes dados errados referentes a voltagens e amperagens, eis aqui a sua correcção.

- Os Leds funcionam a 7V cada um (voltagem recomendada pelo fabricante)
- Cada led para esta voltagem consome 700mA
- Como no esquema usado são 10 Leds por calha ligado em 5 pares (2 leds em serie) em paralelo, cada destes pares vai consumir os mesmos 700mA visto ser 2 leds em serie, logo vezes os 5 pares teríamos 5x0.7= 3.5A total por calha

Isto no caso de o esquema apresentado ser realmente alimentado por 14V (somatório dos 7V requeridos de cada led), mas como na realidade em cada calha destas estamos a alimentar com 12V vamos ter em cada led de cada par 6V ou seja 12V / 2 leds = 6V, portanto a amperagem consumida em cada led baixa também para um valor muito menor do que os normais 700mA, algo na casa dos +/- 400mA ou que nos vai dar então um total de +/- 2A por calha (5 pares x 0.4A cada = 2A).

Espero que com está informação correcta se perceba assim qual a fonte a comprar de forma a estar correctamente dimensionada para o consumo de uma calha ou conjunto de varias calhas ligadas caso se queira uma fonte a alimentar mais que um calha simultaneamente.

Mensagem 10/mar/2013, 02:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Baltasar Parreira Escreveu:
Sergio, tenho andado com muito trabalho e pouco tempo logo tenho visto todos os posts muito em diagonal, mas agora que abri e estive a ler o teu documento vejo que tens bastantes dados errados referentes a voltagens e amperagens, eis aqui a sua correcção.

- Os Leds funcionam a 7V cada um (voltagem recomendada pelo fabricante)
- Cada led para esta voltagem consome 700mA
- Como no esquema usado são 10 Leds por calha ligado em 5 pares (2 leds em serie) em paralelo, cada destes pares vai consumir os mesmos 700mA visto ser 2 leds em serie, logo vezes os 5 pares teríamos 5x0.7= 3.5A total por calha

Isto no caso de o esquema apresentado ser realmente alimentado por 14V (somatório dos 7V requeridos de cada led), mas como na realidade em cada calha destas estamos a alimentar com 12V vamos ter em cada led de cada par 6V ou seja 12V / 2 leds = 6V, portanto a amperagem consumida em cada led baixa também para um valor muito menor do que os normais 700mA, algo na casa dos +/- 400mA ou que nos vai dar então um total de +/- 2A por calha (5 pares x 0.4A cada = 2A).

Espero que com está informação correcta se perceba assim qual a fonte a comprar de forma a estar correctamente dimensionada para o consumo de uma calha ou conjunto de varias calhas ligadas caso se queira uma fonte a alimentar mais que um calha simultaneamente.



Boas,

Como podes ver nos diagramas acima!

Sérgio, se vires no esquema do link de cálculo está lá a amperagem total por calha!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/mar/2013, 22:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Ora Viva!

Obrigado Baltazar pelo esclarecimento. :-bd

Corrigi o documento citando o teu post.

Abraço

ps: aproveito para dizer que só depois de se fazer uma calha desta é que se compreende todo o trabalho que está por traz. É preciso mesmo querer

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron