Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) minha calha leds com 3 anos... a fazer agora anos...

minha calha leds com 3 anos... a fazer agora anos...

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Repararam no perfil estilo nave galáctica?
Para poder enfiar o acrílico neste caso PVC... Não sei porque é que eu só agora pensei nisso simples... e eficiente...
depois coloco mais fotos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Imagem
Imagem

alguns parafusos tive de os cortar ligeiramente para poder enfiar o pvc, deixei estar os do meio, servem de apoio ao PVC que é meio maleável...
Reparem na quantidade de leds juntos... o efeito que obtenho é melhor, no sentido de obter ainda mais o efeito ao estilo HQI... tenho é de arranjar uma forma inteligente de posicionar a calha, possivelmente meto sem cobertura, e com o arduino fora longe da calha... uma das razões deste remake era poder ter open top...

Perco alguma eficiência a nivel térmico com esta densidade de leds, mas coloco os leds apenas na parte mais espessa do Bis, deverá dar... :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
já está a funcionar, no entanto ainda não está terminado, vou reutilizar alguns dos meus leds azuis...
:D
E claro falta a estrutura para suportar, há procura de ideias, ao estilo da calha para o acrílico/pvc.
Outra coisa não façam isto na sala... :D muito lixo fiz eu...
Editado pela última vez por António Vitor em 23/jul/2013, 09:42, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Imagem

Com o PVC metido, podemos ver os bucks... (tive de retirar da antiga calha)
Ficou bem arrumado, dentro do possível...

ainda estou à espera dos 20 bucks que comprei da china... aldrabice... 2 meses ...lol...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Coloquei a mão novamente no lado oposto e aparentemente não aquece, mas agora que passou mais 30 minutos aquece bem...
diria que vai aos 50ºC +/- deve estabilizar nos 50ºC....
revela também que há uma boa condução térmica, que antes eu não tinha.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
António Vitor Escreveu:
Coloquei a mão novamente no lado oposto e aparentemente não aquece, mas agora que passou mais 30 minutos aquece bem...
diria que vai aos 50ºC +/- deve estabilizar nos 50ºC....
revela também que há uma boa condução térmica, que antes eu não tinha.


Dirias?

Devias medir António ...

E só vais ver estabilização de temperatura depois de 5 ou 6 horas com ela ligada.

E atenção ao comentário no outro post. Leds em calha de janela sim, mas só se os meteres a 20% da sua potência. Se aumentas um pouco mais que isso o alumínio não aguenta o calor. E olha que falo por experiência própria. Tenho LEDS a 30% da amperagem máxima e o dissipador está nos 50º

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Usei dissipadores bis, aliás fui eu o primeiro a usar dissipadores bis...
Se calhar expliquei-me mal, interpretaste-me mal....
se os leds em calhas (não a minha) made with perfis, aguentam, o meu com certeza que aguentaria...
claro algum tempo... duvido que funcionem mais do que 1-2 meses e da forma que eu fiz a minha calha... nem 1 dia duravam...

fizestes bem comentares isso....o teu reparo é importante para algumas pessoas .
O dissipador Bis (agora não me lembro do numero) poderia ser melhor... com mais espessura e mais laminas e mais altas... mas é o que se arranjou no mercado nacional...e barato...

temperatura estabilizou nos 50ºC (a 0.5 cms de distância), não me queima agora que são já 11H30 min horas (umas 3-4 horas de funcionamento.
só tenho 2 strings a 1000 mA (na realidade a 700 mA), o resto a 700 mA (na realidade cerca de 500 mA, medidos com multimetro)... Vamos ver o comportamento a longo prazo das strings a 1000 mA...

Na minha anterior calha, tinha problemas derivado possivelmente a muita espessura da pasta térmica de baixa qualidade, porque usei a que também cola, com propriedades térmicas horríveis... alguns leds, ficavam bem, outros... queimavam... no entanto em 3 anos nem a 3% de falhas em leds, tive...
:D

Agora concentrei a luz, e usei melhor pasta térmica, com valores talvez 10x-20x melhores... Se existir bom propagação térmica, numa calha grande, o calor dissipa-se facilmente... Isto é a minha intuição... obviamente... tenho também ventilação forçada, na zona da ventoinha onde tenho leds em baixo nem atinge 30ºC... no meio está mais quentinho uns 50ºC com temperatura ambiente a 20ºC... O que se passa é que o calor sai do meio e vai em direcção à zona das extremidades e ventoinha.... funciona bem... Se não funcionasse bem, doía-me ao toque e o calor é facilmente suportável...

dor é a partir dos 55ºC ...
Editado pela última vez por António Vitor em 23/jul/2013, 11:32, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Isto é outra das minhas experiências...
A parte da inclusão do azul será feito depois, porque a nível cromático acho mais giro e interessante ter mais azul...

Agora vou provar a minha tese e percepção ou intuição que mais vale NÂO COLOCAR ROYAL BLUE, ou azul para fazer crescer corais.

A clorofila-a tem um pico nos 430 nm, a fotossintese cai perto de 0 a valores de 440 nm.

430 nm o royal blue não tem...mas o LED branco tem!

outro pico nos 665 nm também tem... não vale a pena também meter leds a 640 nms...(não há muita fotossintesse a 640 nm) o branco TEM ambos !
pelo menos este nichia tem... :D

por uma questão de estética vale a pena... agora não se encontram leds de "marca" com valores a 660 nm (nunca vi) nem a 430nm.
a 400 ainda se vêm e seriam úteis, se não fossem 5x mais caros.

Portanto leds brancos destes combinados com actínicas.... ;) só depois de ver SPS a crescer bem é que coloco os azuis.

Existem pigmentos que servem para as plantas superiores converterem comprimentos de onda em outros comprimentos de onda, carotenos, e etc... não sei a importância destes em corais, duvido que alguma, sendo mais importante os pigmentos dos corais... portanto não sei... Estes leds brancos seriam muito bons em aquários plantados disso nãoo tenho duvidas...

Os leds que usei foram estes:
NVSW219A da nichia, parecem que têm melhores características que os da Cree não em lumens mas em espectro, e foi baratinho...
1.75 euros cada...já em pcb.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
http://www.nichia.co.jp/specification/e ... 219A-E.pdf

Algumas coisas interessantes a 100ºC em 1000 horas, nenhum led morreu em 22...bom...
com isto a 50ºC ou ligeiramente menos, acho que posso meter mais alguns, neste caso azuis só para a questão estética...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Irei colocar mais 20-30 leds azuis 475 nm e mais 20 leds verdes a 500 nm pico... em termos cromáticos é aqui que os leds brancos pecam ... mas duvido que tenha grande efeito nos corais.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
António Vitor Escreveu:
Irei colocar mais 20-30 leds azuis 475 nm e mais 20 leds verdes a 500 nm pico... em termos cromáticos é aqui que os leds brancos pecam ... mas duvido que tenha grande efeito nos corais.


Epá ... não gastes dinheiro a não ser que queiras fotografar o aquário.

Esquece isso. Brancos, azuis 440 a 470nm e violetas 400 / 420, 430.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Vou a uma entrevista em franca .... Se ficar por lá... É que vai ser... Quem vai cuidar do aquário? AiAi....lol

Ricardo OK... Era só para o efeito cromático os LEDs brancos tem uma grande depressao na zona....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Os LEDs a 0.5 cm continuam a não provocar dor... A tolerância da dor de forma continuada e não apenas ao toque anda em redor dos 50 e picos graus... Continua abaixo disto... Com metade dos LEDs que tinha antes, e com metade da potência aparentemente tenho a a mesma luz... Isto porque como esta calha é mais fina é mais fácil orientar esta para a parte de trás.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Estou a ter bom sucesso com metade dos watts... Tinha de experimentar... Parecem ser melhores estes leds que têm menos lúmens.... Acho que sou capaz de meter hyper red Mas assim dá.... Alguns corais que estavam a definhar voltaram...

Abaixo dos 440 nm estes são melhores que qualquer royal blues.... E parece ser mesmo o caso... Continuando o caso em estudo....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
O problema é que eu não tenho forma de provar seja o que for....teria luz a mais? É uma hipótese...fui aumentando os LEDs sem grandes ganhos...(pelo contrario.....) Mas para mim é mesmo a qualidade da luz... Mais eficiência em LEDs pode não ser boa ideia...


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
António Vitor Escreveu:
O problema é que eu não tenho forma de provar seja o que for....teria luz a mais? É uma hipótese...fui aumentando os LEDs sem grandes ganhos...(pelo contrario.....) Mas para mim é mesmo a qualidade da luz... Mais eficiência em LEDs pode não ser boa ideia...


Pois ... essa foi tb a minha conclusão.

Já leste o artigo que o Pedro Gomes postou?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
António Vitor Escreveu:
O problema é que eu não tenho forma de provar seja o que for....teria luz a mais? É uma hipótese...fui aumentando os LEDs sem grandes ganhos...(pelo contrario.....) Mas para mim é mesmo a qualidade da luz... Mais eficiência em LEDs pode não ser boa ideia...


Pois ... essa foi tb a minha conclusão.

Já leste o artigo que o Pedro Gomes postou?

Abraços,
Rui


já claro...muito bom... e acho que o problema era mesmo luz a mais, e qualidade a menos... estas como têm mais abaixo dos 440 nm... mas claro não tenho forma de provar seja o que for... mas se os corais a perderem tecido de repente renascem quer dizer que está no bom sentido...
O artigo me deu umas ideias com carris... moveis... e agora é até fácil...
:D
Agora os painéis dão watts q.b quase sempre... poupo ainda por cima na luz


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Editado pela última vez por Rui Manuel Gaspar em 10/ago/2013, 12:56, num total de 1 vez.
Razão: Não é uma imagem. É mesmo um link para o instagram!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Eu reparei que não estava a dar mas adormeci... e depois tive a trabalhar... Obrigado Rui aqui vai mais outra...


http://instagram.com/p/cceB21llMC/


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
António Vitor Escreveu:
Eu reparei que não estava a dar mas adormeci... e depois tive a trabalhar... Obrigado Rui aqui vai mais outra...


http://instagram.com/p/cceB21llMC/


tá com aí uns 10 000k a 15000 k com as t5 azuis... serve... aqui na foto está sem as t5 e os leds muito a pouco gás... e ainda sem os azuis... tive a colocar mais 2 séries de 8 leds azuis depois desta foto... a maior diferença é mais leds apenas a 700 mA... muitos mais leds que qualquer luz comercial... bem concentrados, o que faz um efeito ainda mais semelhante aos hqi...

AnteriorPróximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron