Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Reator Biopellets controlável

Reator Biopellets controlável

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 20/jun/2012, 12:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Quem já utilizou ou utiliza biopellets, sente dificuldade em controlar que os fosfatos e os nitratos fiquem totalmente a zero, muito rápidamente!E ficarem a zero também não é bom!

Procurei pela net uma maneira de controlar a fluidização das biopellets e o resultado foi este:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

e mais um video do funcionamento do reator:

http://www.youtube.com/watch?v=cEKey...yer_detailpage

Básicamente o que o Carlos Dias fez, foi transformar um normal filtro fluidizado (este foi feito pelo Joaquim Galinhas).

Com essa válvula tenho mais controle sobre a movimentação das pallets e depois coloco outra vávula na saida para conrolar a saida de água!

A bomba utilizada é uma Eheim 3000+.

Como podem observar nas fotos a parte concava do fundo do reator é uma simples taça de sobremesa!loooool

Alguma duvida é só perguntar!

Cumps


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
="Pedro Chouriço"]Boas!

Quem já utilizou ou utiliza biopellets, sente dificuldade em controlar que os fosfatos e os nitratos fiquem totalmente a zero, muito rápidamente!E ficarem a zero também não é bom!

Com essa válvula tenho mais controle sobre a movimentação das pallets e depois coloco outra vávula na saida para conrolar a saida de água!


Eu penso que o ponto mais importante é o movimento interno das pellets no interior do reactor, esse exemplo de reactor ta mt bom.
Mas vem um outro ponto que considero mt importante tbm, que é o diametro da tubagem no in/out do reactor, eu uso um reactor desde sempre nesta minha ultima montagem e a afinação do out é muito importante pois fluxo a mais pode não ser mt bom por vezes, por isso se deve calcular bem este ponto...tbm direccionado o out do reactor para as bombas do skimmer para fazer com que as bacterias tenham uma boa reação e se diluam bem na agua do sistema!
Muita gente sente dificuldade a "entender" este ponto e acabam por ter maus rezultados :-@

Fica um video:



Este é o meu:

Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Foi nesse primeiro video que eu me basei para modificar o meu reactor fluidizado!

Sim tenho a saida do reator para o escumador!

Agora ao inicio tenho um fluxo de saida muito pequeno para o embate no sistema não ser muito drástico!

cumps


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Subscrevo a opinião de que o mais importante é o fluxo entrada/saída de água que deve ser baixo tipo 300-600L/h, consoante o tamanho do aquário.

Quanto a esse reactor, que eu tive oportunidade de ver ao vivo, está muito porreiro e tem a capacidade de controlar o fluxo de entrada saída, bem como tem um componente de recirculação também controlável, certo? Foi pelo menos a ideia com que eu fiquei.

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Sim Ricardo controlo a saida (logo a entrada tb) com uma vávula que neste momento está quase fechada e depois controlo o movimento das pellets com a vávula que se vê nas imagens!

Cumps


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Foi nesse primeiro video que eu me basei para modificar o meu reactor fluidizado!

Sim tenho a saida do reator para o escumador!

Agora ao inicio tenho um fluxo de saida muito pequeno para o embate no sistema não ser muito drástico!

cumps



Se poderes acompanhar com os testes de fosfato/nitrato dorante a afinação seria perfeito.
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
é uma questão que tenho andado a ler e a ver , e chego a conclusão de que o Ricardo Prata está certo , a movimentação dentro de reator é muitooo importante ...
Ainda não tenho reator, mas é uma questão que ando a estudar, porque um dia destes irei precisar certamente ...

Em relação ao teu Reator Pedro, tem muito bom aspecto e tem tudo para funcionar bem , agora como o Ricardo pediu , era bom acompanhar a evolução dos valores depois da utilização do Reator ..

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Obg a todos!

Concordo convosco, que a movimentação dentro do reator é muito importante, daí ter optado por esta modificação do meu filtro fluidizado!

Vou tentar fazer os testes....o tempo não é muito!

cumps


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
E que tal os resultados com os pellets, Pedro?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Estou muito satisfeito com o resultado.....apesar de os fosfatos não baixarem tanto como os nitratos!


Tb estou muito contente com o reator!


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro, se bem percebo a bomba faz não só circulação como também "puxa" a água da sump, certo?
É mesmo puxa, ou só entra por gravidade?


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Desculpa a insistência Pedro, mas também quero adaptar um reator e não consegui que funcionasse... :(
Não só não puxa água pelo tubo, como ainda envia água... :-\

Eu coloquei a entrada do tubo um pouco afastada do início da bomba e ainda antes de uns "L", será por isso?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
boas!

Peço desculpa mas só agora vi as tuas questões, Pedro Figueiredo.....como não venho muito ao fórum e o mesmo não tem nenhuma maneira de avisar que num tópico foi dada uma resposta....

Não sei se já tens o teu reator a funcionar....mas a agua entra no meu por gravidade, apesar de ser um pouco complicado ferrar o mesmo....

Cumps e desculpa a demora a responder!

PS-Tens de vir cá fazer uma nova visita!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde Pedro

Pedro Chouriço Escreveu:
não tem nenhuma maneira de avisar que num tópico foi dada uma resposta....


Isso não é bem assim...
O fórum não te volta a enviar mensagens a alertar que houve respostas num tópico, enquanto não o voltares a visualizar...
ou seja:

1. Recebes uma notificação via e-mail
2. Não visitas o post em causa
3. Não voltas a receber notificação

o ideal da tua parte será...
1. Receberes uma notificação via e-mail
2. Carregares no link que te é enviado (lê ou não lês o post é ao teu critério)
3. Receberás nova notificação

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Pedro

Pedro Chouriço Escreveu:
não tem nenhuma maneira de avisar que num tópico foi dada uma resposta....


Isso não é bem assim...
O fórum não te volta a enviar mensagens a alertar que houve respostas num tópico, enquanto não o voltares a visualizar...
ou seja:

1. Recebes uma notificação via e-mail
2. Não visitas o post em causa
3. Não voltas a receber notificação

o ideal da tua parte será...
1. Receberes uma notificação via e-mail
2. Carregares no link que te é enviado (lê ou não lês o post é ao teu critério)
3. Receberás nova notificação

Abraço
Pedro Ferrer

Isto!!!

E já agora é Hugo e não Pedro. :))
Entretantonão mexi mais no reator e nem o estou a usar...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Hugo...Hugo....

È que tenho uma amigo das bikes que se chama Pedro Figueiredo.....ando todo trocado!Peço imensa desculpa!

Mas o convite para vires cá a casa ainda se mantem!

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Pedro Ferrer...em relação a receber notificações, comigo não acontece neste fórum.....

Vi agora que tinha de ativar isso no fim do tópico.....nas opções! :-bd


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron