Esquema de reposição Kalk.
Descrição do projecto: Objectivo reposição de nivel de água (osmose para compensar evaporação) no aquário a passar por um recipiente com "deposito" Kalk ( que para já será"mexido" /sacudido todos os dias durante a alimentação), com auxilio de boia de nivel e bomba de reposição 12v.
Problemas: Diferença de cotas pode levar ao efeito sifão e misturar kalk no deposito de água de osmose e ao fim de uns tempos danificar a bomba.
Objectivos: Futuramente adicionar um sistema de "agitamento" automático por forma a melhorar a qualidade de água de reposição no aquário.
Esquema
Agora a duvida que coloco aos engenheiro cá do forum será que funciona bem? Não vai fazer efeito sifão e retornar água para o depósito da bomba? A lamina de ar no depóstio de kalk vai se manter e ser estável?
Importa referir o seguinte:
- O deposito que alberga a bomba por vezes terá um nível de água inferior ao que retém o kalk.
- O deposito de água de osmose não será um sistema estanque (entrada e saída de ar)
- O depósito de Kalk será estanque mas não será cheio de água na sua totalidade para evitar o efeito sifão e retornar a água para o depósito de água de osmose.
- A mangueira que sai da bomba para o depósito de kalk não pode emergir dentro de água, terá de ficar na zona de "ar"
- A mangueira que sai do depósito de kalk para o aquário tem de estar emergida na solução de água e kalk no depósito e deve ficar fixa na saída para o aquário e não ficar emergida na água do aquário para evitar o sifonamento.
Quero evitar válvulas de retenção, mas se tiver de ser.... C'est la vie !!!!
Abraços.