Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Esquema de reposição Kalk

Esquema de reposição Kalk

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 16/mai/2016, 10:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Esquema de reposição Kalk.

Descrição do projecto: Objectivo reposição de nivel de água (osmose para compensar evaporação) no aquário a passar por um recipiente com "deposito" Kalk ( que para já será"mexido" /sacudido todos os dias durante a alimentação), com auxilio de boia de nivel e bomba de reposição 12v.

Problemas: Diferença de cotas pode levar ao efeito sifão e misturar kalk no deposito de água de osmose e ao fim de uns tempos danificar a bomba.

Objectivos: Futuramente adicionar um sistema de "agitamento" automático por forma a melhorar a qualidade de água de reposição no aquário.


Esquema

Imagem

Agora a duvida que coloco aos engenheiro cá do forum será que funciona bem? Não vai fazer efeito sifão e retornar água para o depósito da bomba? A lamina de ar no depóstio de kalk vai se manter e ser estável?

Importa referir o seguinte:
- O deposito que alberga a bomba por vezes terá um nível de água inferior ao que retém o kalk.
- O deposito de água de osmose não será um sistema estanque (entrada e saída de ar)
- O depósito de Kalk será estanque mas não será cheio de água na sua totalidade para evitar o efeito sifão e retornar a água para o depósito de água de osmose.
- A mangueira que sai da bomba para o depósito de kalk não pode emergir dentro de água, terá de ficar na zona de "ar"
- A mangueira que sai do depósito de kalk para o aquário tem de estar emergida na solução de água e kalk no depósito e deve ficar fixa na saída para o aquário e não ficar emergida na água do aquário para evitar o sifonamento.

Quero evitar válvulas de retenção, mas se tiver de ser.... C'est la vie !!!!

Abraços.

Mensagem 16/mai/2016, 14:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Ola Tiago,

Assim à primeira vista, estou a ver uma dificuldade:

- Como é que vais ter pressão suficiente dentro do deposito estanque de kalk, por forma a fazer subir para o aquário, se tens ar lá dentro e não tens válvulas anti-retorno na mangueira deposito kalk/deposito água?


Pelo esquema parece-me que o que vai acontecer é que a água vai começar a entrar no deposito de kalk, e quando chegar a uma determinada pressão lá dentro, vai voltar para o deposito da água. Para isso não acontecer acho que terias de ter uma carga hidraulica muito elevada no deposito de agua (altura de agua) por forma a vencer a pressão dentro do deposito de kalk e assim a água sair em direcção ao aquário.

Porque não queres colocar valvulas?.....porque é que fizeste o esquema com ar dentro do deposito de kalk.

Peço desculpa se não entendi alguma coisa do teu esquema, também não sou nenhum expert ;)

PS: o ar em compressível, mas a água é incompressível.

Mensagem 16/mai/2016, 16:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rúben Miguel Escreveu:
Ola Tiago,

Assim à primeira vista, estou a ver uma dificuldade:

- Como é que vais ter pressão suficiente dentro do deposito estanque de kalk, por forma a fazer subir para o aquário, se tens ar lá dentro e não tens válvulas anti-retorno na mangueira deposito kalk/deposito água?


Pelo esquema parece-me que o que vai acontecer é que a água vai começar a entrar no deposito de kalk, e quando chegar a uma determinada pressão lá dentro, vai voltar para o deposito da água. Para isso não acontecer acho que terias de ter uma carga hidraulica muito elevada no deposito de agua (altura de agua) por forma a vencer a pressão dentro do deposito de kalk e assim a água sair em direcção ao aquário.

Porque não queres colocar valvulas?.....porque é que fizeste o esquema com ar dentro do deposito de kalk.

Peço desculpa se não entendi alguma coisa do teu esquema, também não sou nenhum expert ;)

PS: o ar em compressível, mas a água é incompressível.



Boas e obrigado pelo comentário.

Vamos por partes, pela forma mais facil de me fazer explicar.

-No deposito de kalk tem ar e água, o ar serve para empedir que exista sifonamento no retorno ao deposito de água o nivel deve variar com a descida de água pela mangueira, mas nunca tingir o topo da tampa em teoria.
- Como vou fazer chegar a água ao aqua a sair do de kalk! O depósito de kalk é estanque, ou seja quando a bomba empurrar água para o depósito de kalk vai obrigar a sair alguma coisa do depósito, como a outra saida esta submersa irá obrigar a água a subir. ESPERO EU.....

A minha duvida reside no retorno, se realmente o espaço de ar se vai manter e garantir que não existe retorno de água para o depósito de água.

Se tiver de meter uma válvula de retenção também não vai ser problema, queria ver se resolvia o problema se grandes questões de manutenção / limpeza.

Abraços.

Mensagem 16/mai/2016, 16:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

E porque não uma peristáltica a fazer a reposição e não tens nem 1/10 das chatices?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/mai/2016, 17:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

E porque não uma peristáltica a fazer a reposição e não tens nem 1/10 das chatices?

Abraços,
Rui


Porque em termos estéticos, tenho de colocar a peristaltica por cima do aquário e isso não pode acontecer (neste caso não tenho sump), prefiro queimar bombas do chinês de 2 em 2 meses. :)) .

Abraços.

Mensagem 16/mai/2016, 17:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
se tens ar no deposito a bomba vai ter de trabalhar ate esse ar deixar de existir para que a agua começe a subir no tubo . depois mesmo que chegue la cima assim que a bombar parar , vai fazer exatamente o contrario efeito sifao logo tudo o que estiver no deposito de kalk passar para o deposito de agua... a unica hipotesse será colocares uma valvula antiretorno entre o deposito de kalk e o do agua. e nao pode haver ar em lado nenhum..

Mensagem 16/mai/2016, 17:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Bruno Escaleira Escreveu:
se tens ar no deposito a bomba vai ter de trabalhar ate esse ar deixar de existir para que a agua começe a subir no tubo . depois mesmo que chegue la cima assim que a bombar parar , vai fazer exatamente o contrario efeito sifao logo tudo o que estiver no deposito de kalk passar para o deposito de agua... a unica hipotesse será colocares uma valvula antiretorno entre o deposito de kalk e o do agua. e nao pode haver ar em lado nenhum..



Tenho duvidas em relação ao ar no depósito de kalk, porque se a saida está submersa, ao existir pressão dentro do tubo (entrada de água osmose), para mim o que vai sair é água (kalk) e não ar. Para isto se verificar tenho de garantir estanquecidade.

A minha dúvida reside na altura em que parar de repor água, a agua+kalk que está na mangueira vai descer e subir o nivel dentro do deposito de kalk, mas supostamente o nivel já terá descido na altura de "transporte" da água+kalk para o aquario. A questão é será que se mantem estável esta "camada de ar" para garantir que não existirá retorno por sifão.

Abraços.

Mensagem 16/mai/2016, 20:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Tiago Grego Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

E porque não uma peristáltica a fazer a reposição e não tens nem 1/10 das chatices?

Abraços,
Rui


Porque em termos estéticos, tenho de colocar a peristaltica por cima do aquário e isso não pode acontecer (neste caso não tenho sump), prefiro queimar bombas do chinês de 2 em 2 meses. :)) .

Abraços.


Hein???
Por cima?
Porque não em baixo? Sabes como funciona uma peristaltica?

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/mai/2016, 22:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

E porque não uma peristáltica a fazer a reposição e não tens nem 1/10 das chatices?

Abraços,
Rui


Porque em termos estéticos, tenho de colocar a peristaltica por cima do aquário e isso não pode acontecer (neste caso não tenho sump), prefiro queimar bombas do chinês de 2 em 2 meses. :)) .

Abraços.


Hein???
Por cima?
Porque não em baixo? Sabes como funciona uma peristaltica?

Abraço,
Rui



Eu sei tenho é duvidas que funcione, achas que tem "força" para puxar água a 1,20m de altura, se achares arranjo já uma de 12v e ligo ao sistema de reposição e assim era luxo.

Abraços.

Mensagem 17/mai/2016, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
eu ja projectei agua a 1,30 metros de altura com uma bomba de reposição da tunze... tinha o balde no chao misturado com kalk e a boia dentro do aquario e subia mas demorava sempre um pouco por causa de ter de subir sempre que ligava.

Mensagem 17/mai/2016, 11:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Bruno Escaleira Escreveu:
eu ja projectei agua a 1,30 metros de altura com uma bomba de reposição da tunze... tinha o balde no chao misturado com kalk e a boia dentro do aquario e subia mas demorava sempre um pouco por causa de ter de subir sempre que ligava.


Tenho a uma altura superior e a funcionar 5*
Tiago Grego Escreveu:


Eu sei tenho é duvidas que funcione, achas que tem "força" para puxar água a 1,20m de altura, se achares arranjo já uma de 12v e ligo ao sistema de reposição e assim era luxo.

Abraços.


Funciona que tenho uma a puxar água numa altura superior e funciona sem problema.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 17/mai/2016, 11:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Helder Ferreira Escreveu:
Bruno Escaleira Escreveu:
eu ja projectei agua a 1,30 metros de altura com uma bomba de reposição da tunze... tinha o balde no chao misturado com kalk e a boia dentro do aquario e subia mas demorava sempre um pouco por causa de ter de subir sempre que ligava.


Tenho a uma altura superior e a funcionar 5*
Tiago Grego Escreveu:


Eu sei tenho é duvidas que funcione, achas que tem "força" para puxar água a 1,20m de altura, se achares arranjo já uma de 12v e ligo ao sistema de reposição e assim era luxo.

Abraços.


Funciona que tenho uma a puxar água numa altura superior e funciona sem problema.
Bruno Escaleira Escreveu:
eu ja projectei agua a 1,30 metros de altura com uma bomba de reposição da tunze... tinha o balde no chao misturado com kalk e a boia dentro do aquario e subia mas demorava sempre um pouco por causa de ter de subir sempre que ligava.


Obrigado pelos comentários , mas estamos a falar de bombas peristálticas! Correcto?


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron