Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) relé de atraso do escumador

relé de atraso do escumador

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 26/set/2016, 20:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Fartei-me do liga desliga escumador quando faço as TPA, mas pior que isso, quando a luz falhava...ao voltar a energia... o copo do escumador enchia... a bóia do nível de reposição de agua entra em acção e o resto ja sabemos, isto para alguns não é novidade nenhuma pois certamente não encontrei a pólvora por assim dizer... mas comecei por procurar on-line e descobri que por 50€ resolvia o problema... mas 50 paus... a sério ... na... tem de haver outra solução e foi quando vi este video que automaticamente pensei. bem se isto trabalha com uma bomba... trabalha com o escumador claro ...

o video ... https://www.youtube.com/watch?v=VdIT8peLndI

no eBay comprar :12V DC Coil Power Relay LY2NJ HH62P-L JQX-13F10A With Socket DI
Horizontal Liquid Water Level Sensor Vertical Float Switch for Aquarium Tank

usei um chicote daquele de alimentar um pc e coloquei uma tomada femea para não ter de danificar o chicote da bomba do escumador.

um carregador de telemóvel que andava na gaveta

Funciona que é um mimo e não foram 50 paus

espero que gostem
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade:
Localização: mafra
o mesmo sistema deve dar para o repositor d nivel :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)

Simplificando a questão, existe no mercado nacional um comutador com atraso à acção que é programavel em termos de tempo e resolve a questão, é similar a um disjuntor ou seja ocupa um módulo em calha DIN e podemos ligar lá o escumador, o controlador de nivel e a electrovávula de osmose (para quem usa) e significa que só dá ordem de marcha a estes componentes p. ex. depois de 2 minutos da chegada de corrente. Assim os niveis de trabalho dos componentes associados estão garantidos e não será afectado o normal funcionamento do aquário.
Isto é o que eu uso e funciona com total fiabilidade.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Joaquim Galinhas Escreveu:
:)

Simplificando a questão, existe no mercado nacional um comutador com atraso à acção que é programavel em termos de tempo e resolve a questão, é similar a um disjuntor ou seja ocupa um módulo em calha DIN e podemos ligar lá o escumador, o controlador de nivel e a electrovávula de osmose (para quem usa) e significa que só dá ordem de marcha a estes componentes p. ex. depois de 2 minutos da chegada de corrente. Assim os niveis de trabalho dos componentes associados estão garantidos e não será afectado o normal funcionamento do aquário.
Isto é o que eu uso e funciona com total fiabilidade.


Joaquim,
sei a que te referes, mas só vi disso à venda nos states e com muita dificuldade na Alemanha a cerca de 20€/25€.
Para o caso de falha de corrente é a meu ver o mais indicado, parece-me menos propenso a falhas e menos necessidade de bricolage, é só ligar e já está. Sabes onde posso arranjar disso por cá?

Contudo este projeto aqui também serve para casos extra, em que mesmo tendo a bomba de retorno ligada ocorra uma situação (não é suposto, mas dependerá das montagens de cada um) de aumento de agua na sump. Ou seja este funcionará de acordo com a subida de agua e não com o corte de energia.

Grande abraço


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron