Fórum Comunidade Sala de Convívio Morando em Portugal

Morando em Portugal

Local onde devem ser colocadas todas as mensagens de lazer, relacionadas ou não com aquariofilia.
Mensagem 30/mar/2015, 20:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17
Idade:
Localização: São Paulo
Boa tarde pessoal,

Alguns devem me conhecer de outros fóruns e fico feliz de poder agora participar aqui no recife.pt

Mas hoje o meu post não é sobre aquários e sim sobre portugal. Moro no Brasil na cidade de São Paulo e as coisas aqui no Brasil não vão nada bem. Cada vez a violência vai chegando mais perto e estou pensando seriamente em mudar de país.

Como eu tenho a cidadania italiana, morar legalmente em portugal seria uma ótima opção. Sei que atualmente com o google é possível fazer inúmeras pesquisas, mas nada melhor do que saber a opinião de quem mora em portugal.

Comecei minhas pesquisas recentemente e gostaria de ouvir da malta o que acham da idéia. Quais as melhores regiões para se morar em portugal em relação a clima, escolas públicas para as crianças, segurança, moradia , saúde e etc.

Uma primeira dúvida, escolas públicas são boas mesmo ou as melhores são as particulares ? E o sistema de saúde público ?

Já conheço Portugal, fui para Lisboa, Coimbra e uma passagem pelo Porto, mas fiquei poucos dias portanto pouco conheço do país

Qualquer informação será bem vinda

Abraços

Mensagem 30/mar/2015, 21:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas .. bem vindo roberto ...

Melhor zona e marinha grande / leiria , casas baratas , cidade calma e sem confusões ... mas como tudo e uma questao de gosto e escolha ...

No que eu puder ajudar estou por aqui amigo ...

Aquele abraço...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 30/mar/2015, 21:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ja eu nao troco a Cidade de Évora :P Mas é uma cidade cara!!

Mas em termos de calma/criminalidade é boa!!

abraço

Mensagem 30/mar/2015, 21:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Ps. Estamos a 10 minutos do mar para recolher água natural ;) :) :)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 30/mar/2015, 21:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

Qual a idade das crianças? E que tipo de educação queres dar? Se for ao bom estilo Inglês, então a opção mais viavél e vires para a margem Sul, tens a melhor escola Inglesa em portugal (privada) e aliado a isso tens as melhores praias perto ;)
Se estiverem na altura da faculdade aí deves escolher as públicas pois são bastante boas, reconhecidas e confiáveis.

De qualquer modo se o mais importante for os aquários isso tens bons em todo o país :) é só escolheres se gostas mais de frio ou de calor, para determinar a região para viveres e depois estamos a falar de um país com pouco menos de 500km de comprimento, logo tudo fica perto.

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 30/mar/2015, 22:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17
Idade:
Localização: São Paulo
Olá,

Obrigado pelas respostas. As crianças tem 3 e 8 anos de idade, ainda longe da faculdade.

O clima eu não gosto muito de frio não :)

Qual o preço médio de uma boa casa ou apartamento com 3 quartos em um bairro de classe média ?

E a saúde pública ? Aqui no Brasil a saúde pública é muito ruim, e temos que pagar planos de saúde particulares para ter acesso a bons hospitais.

Abraços

Mensagem 31/mar/2015, 09:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá Roberto,

Como qualquer um aqui também acho que a minha zona é a melhor para viver (Cascais). É uma zona com muita cultura e turismo. Boas praias e um ambiente descontraido. As casas variam o preço consoante a proximidade do mar. Tens casas junto ao mar a 400.000€ como tens casas a 5km 200.000€ isto falando de moradias T3 por exemplo. Se falarmos de apartamentos perto do mar tens por 200.000€ e mais afastado por 125.000€ isto T3 também. Os hospitais públicos não são maus e pelo que sei são muito melhores do que os vossos, contudo tens sempre a hipótese de optar pelos privados que são um luxo mesmo. O ensino público é razoável/bom e o privado é quase sempre top ;)

Mensagem 31/mar/2015, 09:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
Como falou o amigo Paulo Oliveira zona de Leiria é muito boa Caldas da Rainha, Peniche, Bombarral, Lourinhã tudo na orla costeira e barata
Abraços

Mensagem 31/mar/2015, 12:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Bem vindo Roberto!

Bem como reparaste todos dizem bem de onde moram eheh eu digo o mesmo Mafra vive-se muito bem...estou a 5min do mar e a 20min da capital, onde trabalho actualmente.

Mas podemos falar de um modo geral pois trata-se de um país pequeno e as diferenças sao muito poucas entre os varios locais.
Podes optar por zonas mais pacatas onde nao se passa nada e o contacto com a natureza é permanente ou optar pela vida citadina onde existem varias cidades que proporcionam o bem estar para qualuquer familia . Para mim o ideal é optar um pouco pelas 2 vertentes e viver na periferia de uma cidade onde temos acesso a ambas as coisas, por um lado a vida calma e por outro tudo o que a cidade nos pode oferecer.

Falar de criminalidade comparando com Brasil aqui é brincadeira!! Tanto é que se te disser que em Mafra muitas vezes deixo a chaves na porta de entrada por esquecimento deves começar logo a rir!!!

Depois tens o clima..quanto mais para norte mais frio (isto nota-se mais no inverno pois nos meses mais quentes aas temperaturas sao muito identicas )...sendo o Algarve (nao contando obviamente com as ilhas Açores e Madeira) o paraiso dos europeus que enchem a regiao nas estações mais quentes.

Educação, Serviço de saude, etc...penso que aqui de um modo geral quanto mais perto de cidades e na zona litoral, melhores são as condições seja de norte a sul.

Concluindo...penso que alguns pormenores podem influenciar a tua escolha mas de um modo geral o país difere apenas entre a zona litoral como sendo a mais evoluida e a zona interior sendo esta mais esquecida e onde existe menos evolução, excepto algumas cidades... mas a escolha será em promenores pois sendo um país pequeno nao existem grandes diferenças entre regiões como no Brasil por exemplo.

Mensagem 31/mar/2015, 15:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17
Idade:
Localização: São Paulo
Muito obrigado pelas informações.

Realmente gostaria de morar perto do mar. Morar perto de uma cidade grande é uma boa também. Estou acostumado com São Paulo, 12 milhões de habitantes, portanto morar em uma cidade muito pacata ia achar bem estranho. A cidade tem que oferecer lazer para a família e acho que uma cidade maior é perfeito.

Vou avaliar com calma as possibilidades, e claro o ideal era que a cidade tivesse uma boa loja de aquários :)

Abraços

Mensagem 31/mar/2015, 16:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
roberto o melhor é LOURES. estas a 5 minutos da capital a 15 do mar e tens tudo basicamente estas ha entrada da cidade. casas a bom preço e transportes para todo o lado assim como estradas...

Mensagem 01/abr/2015, 08:56

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
O importante é escolheres bem pois comparando com o Brasil aqui tudo é bem perto!
Já agora também ficas bem perto do Porto com o mar aqui perto e com o Fragário do Norte a 20 minutos de carro!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 01/abr/2015, 13:57

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Bem ...

Para não variar eu diria Torres Vedras.

Boas escolas, Bom hospital publico e privado, Super tranquilo na parte de segurança, Casas baratas (a minha moradia com 300m2 custou-me 150.000€).

Agora a melhor parte .... a 10 / 30m de umas 15 praias diferentes. Produtos locais de agricultor da terra que nada tem a ver com supermercados.

Supermercados, shopping, cinema, e vida noturna quanto baste.

E claro ... o meu futuro aquário para a malta sentar e conversar enquanto bebe uma jola ou uma caipirinha!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/abr/2015, 01:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
FIGUEIRA DA FOZ RAINHA DAS PRAIAS DE PORTUGAL .... EHEHEH ...

UMA AVENIDA QUE FAZ LEMBRAR A DO RIO DE JANEIRO... com um pouco mais de vento... eheh

ESCOLAS BOAS, HOSPITAL BOM, COMIDA E MARISCO BOM... NOITE ... e a 40 MIN DAS UNIVERSIDADES DE COIMBRA...


PS: SÓ TEM UMA COISA MENOS BOA .... O GORVERNO DE PORTUGAL....

Mensagem 02/abr/2015, 01:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Seja bem vindo!
Ora bem,
Já agora, também vou defender a sardinha!!
Acrescenta na tua lista, a excelente cidade de Braga! Um pouco fria, confesso, embora os últimos tempos(anos) tem sido muito diferentes (menos chuva e menos frio). Acrescento também que para os jovens trabalhadores têm muito pouca oferta de emprego , Tirando isso, viver em braga é mesmo muito agradável, é uma cidade muito jovem, muito pacata, perto de tudo, a dois passos da praia, do Porto, mais escolas que supermercados, um ensino muito bom, muito segura e quanto a comprar casa? Comprei recentemente um apartamento no centro de braga (t3+1) a 100 metros da avenida central, 40 mil€ em muito bom estado.
As Caipirinhas de Braga são muito boas !!

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 02/abr/2015, 02:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17
Idade:
Localização: São Paulo
Assim complica escolher :)

Mas é um bom sinal, todos gostam de onde moram, mesmo em regiões diferentes.

abs

Mensagem 02/abr/2015, 08:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Olá Roberto,
Não vou acrescentar nada ao que já foi aqui dito, se disser que o Algarve seria a melhor opção, mas morando cá ... Isto aqui é TOP :)
Mas pelos vistos todos esqueceram um Promenor importante, e o trabalho ? Penso que deverá ser um ponto essencial a tua escolha, pois trabalhar a 100km ou mais de casa não fará muito sentido, digo eu ! ;)
Imagem

Mensagem 02/abr/2015, 10:06

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Viva Roberto.
A primeira decisão é essa mesmo: "campo" ou "cidade"!

Sendo que para mim cidade é uma que tenha universidade e campo é tudo o resto. As cidades que têm universidade têm uma vida própria dos estudantes e a própria cidade disponibiliza lazer próprio para o efeito. Cidades sem universidade, fora pequenas excepções, ficam um pouco paradas no tempo. Mas isto cada cabeça tem uma opinião. :)

A questão das distâncias é importante. Conheço amigos no Brasil que fazem 500km para ir a praia. Nós aqui para fazer 500km, temos de plaenar com antecedência, marcar férias, etc... O conceito de perto/longe é beeeeeem diferente do Brasil. Eu moro na margem sul de Lisboa a 35km da capital e para teres uma ideia há pessoas que moram a 10km que dizem que quem mora a 30km é muito longe e nunca iriam morar para a margem sul. Lá está, cada cabeça a sua opinião, por isso se queres mesmo pensar em Portugal, acho que deverias começar a definir as grandes decisões como se queres morar perto de uma cidade grande ou não, se a escolha for uma cidade grande, se preferes periferia (sendo que aqui periferia estamos a falar de até uns 50km do centro da cidade) ou queres mesmo no centro, por aí... para as escolhas irem diminuindo e podermos depois ajudar mais concretamente :)

Sinceramente eu não me preocuparia com a saúde ou a educação. Portugal tem dos melhores sistemas públicos de saúde do mundo (uma das razões porque entrámos em crise, mas isso é outro assunto) e a educação, seja privada ou pública encontras +/- em qualquer cidade do país. Acho que por estes 2 temas, que são importantes sobretudo para quem tem filhos, poderias escolher qualquer local do país que ficarias bem servido.

Mensagem 02/abr/2015, 13:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17
Idade:
Localização: São Paulo
Hugo,

Lisboa para mim é uma cidade pequena, pra quem mora em São Paulo com 11 milhões de habitantes :)

Sobre trabalho, a principio eu tenho duas opções , uma é continuar com a minha empresa no Brasil e trabalhar de portugal. Tenho uma empresa de gestão de recursos e um fundo de investimento no qual eu sou o gestor e atualmente posso fazer a gestão de qualquer lugar do mundo , basta ter telefone e uma internet rápida e confiável.

E outra opção seria trabalhar no mercado financeiro de portugal ou em alguma asset management por ai, alguma que tenha aplicações no Brasil, mercado que eu conheço bem.

O centro financeiro de portugal e a bolsa de portugal ficam em lisboa ?

30 km para mim é muito perto :)

abs

Mensagem 02/abr/2015, 14:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Roberto

A esmagadora maioria das empresas do sector financeiro e de investimento ou está sediada em Lisboa ou no Porto.

A bolsa de valores existe no Porto e em Lisboa, embora actualmente sejam um só organismo e que está centralizado em Lisboa ( Euronext Lisboa). a CMVM(Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) também está em Lisboa.

Existem várias empresas que gerem fundos de Investimento e fazem asset management , alem da Banca, tambem elas e na sua esmagadora maioria, centralizadas em Lisboa e no Porto.

Podes contactar por exemplo a APFIPP (http://www.apfipp.pt) se quiseres obter mais informações. Sei que algumas têm gestão de fundos de Investimento no Brasil (mercado da América do Sul), mas normalmente não o fazem em exclusivo. é uma questão de investigares ;)

Se quiseres trabalhar nesta área, o mais fácil será vires viver para os arredores de Lisboa, ficas perto de tudo!

Próximo

Voltar para Sala de Convívio



cron