Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Identificação de Espécies Alguém sabe o que é

Alguém sabe o que é

Mensagem 25/mar/2015, 02:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade:
Localização: Porto
Imagem

Tem aparecido no meu aquário algumas destas lesmas, alguém me ajuda a identificar de forma a saber se é Reef safe?
Obrigado

Abc


Sent from my iPad using Tapatalk
//Nuno Ferreira

Mensagem 25/mar/2015, 02:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Nuno Ferreira Escreveu:
Imagem

Tem aparecido no meu aquário algumas destas lesmas, alguém me ajuda a identificar de forma a saber se é Reef safe?
Obrigado

Abc


Sent from my iPad using Tapatalk

Olá Nuno,

Parecem ser Nudibranquios, e para andarem aí no meio dos Zoanthus diria que são dos que dão cabo deles. Aconselho-te de dares um banho aos Zoanthus que tiveres com Pro-Coral Cure da Tropic Marin ou outro à base de iodo.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 25/mar/2015, 02:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Ricardo.
Acontece que estas lesmas estão a aparecer em vários pontos do aquário. Existe alguém predador para estas lesmas?


Sent from my iPad using Tapatalk
//Nuno Ferreira

Mensagem 25/mar/2015, 05:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
Boas, sao seguramente nudibranquios dos zoanthus.

Tira os q conseguires e banho nos zoanthus.

Tens alguns peixes q predam nudibranquios com o crisus.

Mensagem 25/mar/2015, 14:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Nuno

Mais importante que tudo, não toques neles directamente com as mãos nem os esmagues contra o vidro! São altamente tóxicos ,já que possuem uma concentração de Palytoxinas muito superior aos próprios zoanthus e que já resultaram em visitas ao hospital e com gravidade.


Para os eliminares dá um banho com água do osmose aos zoanthus, eles toleram relativamente bem, já os nudibranquios não. Coloca um bomba num pequeno recipiente para os obrigar a largar a colónia.

Os que tiverem fora da colónia, vai aspirando com uma pipeta ou uma mangueira fina.

Os corais, venham de onde vierem, devem sempre ser desinfectados antes de entrar nos aquários. Ás vezes pode não impedir a entrada de uma qualquer praga, mas diminui em muito o risco e muitas vezes vêmos logo se há contaminação ou não e só por isso vale a pena gastar 10-15€ e que dá para muitos corais..

Cps
Gil
Editado pela última vez por Gil Miguel em 25/mar/2015, 15:25, num total de 1 vez.

Mensagem 25/mar/2015, 14:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
E já agora Gil, o que recomendas para desinfetar os corais?
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 25/mar/2015, 15:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Eu uso dois ...

Para LPS à base de iodo estou com o Pro-Coral cure da TMC
e para SPS o Coral RX.

E tens sempre a água oxigenada que é bem mais barato e também dá para SPS :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/mar/2015, 15:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

Eu uso a maior variedade possível, neste momento Coral RX e Coral Protect da DVH e o equivalente da Fauna Marin. São os 3 semelhantes, mas poderão ter um ou outro componente mais concentrado. Em termos de eficácia e se retirares os ovos da equação, funcionam os 3 bastante bem.

Dai o sistema de dar 3 banhos iniciais de 4 em 4 dias (pode ser de 5 em 5) e de vez em quando um banho de controlo ( 1 vez de 2 em 2 meses por exemplo).
Para aumentar as probabilidades de eliminação de alguma possível praga, passo todos os corais por uma 2º lavagem só com agua do aquario, mas com uma bomba bastante potente.

Já me reverteram nalguns casos processos de STN, mas é dificil confirmar se existe relação directa.

A água oxigenada no SPS tem efeitos adversos (já observei perdas de tecido mesmo com concentrações baixas e em pouco tempo) e não recomendo. A água oxigenada é muito boa mas para desinfectar as bases e nesse caso pura :) sem diluições.
Editado pela última vez por Gil Miguel em 25/mar/2015, 15:37, num total de 1 vez.

Mensagem 25/mar/2015, 15:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Gil Miguel Escreveu:
A água oxigenada no SPS tem efeitos adversos (já observei perdas de tecido mesmo com concentrações baixas e em pouco tempo) e não recomendo. A água oxigenada é muito boa mas para desinfectar as bases e nesse caso pura :) sem diluições.


Boas Gil.

Permite-me discordar.
Tirando um ou outro SPS mais sensível, é prática recorrente o seu uso para banhos de SPS com excelentes resultados.

Mas os SPS que não se deve usar até estão documentados.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/mar/2015, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade:
Localização: Porto
Obrigado pela ajuda
Vou ao fragario do norte buscar um de cada:
http://www.liveaquaria.com/product/prod ... catid=2113

http://www.liveaquaria.com/product/prod ... pcatid=386

Devem dar conta do recado, certo? :)
Depois dou feedback


Sent from my iPad using Tapatalk
//Nuno Ferreira

Mensagem 25/mar/2015, 15:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Rui

Claro que permito! :))
Eu conheço a lista dos que reagem mal aos produtos do tipo que ambos referimos (ex. de uma boa parte das acroporas ditas de profundidade), à agua oxigenada desconheço, mas lembro-me por exemplo de entre os que reagiram mal, uma acropora abrolhensis e uma acropora Youngei.


Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Gil Miguel Escreveu:
A água oxigenada no SPS tem efeitos adversos (já observei perdas de tecido mesmo com concentrações baixas e em pouco tempo) e não recomendo. A água oxigenada é muito boa mas para desinfectar as bases e nesse caso pura :) sem diluições.


Boas Gil.

Permite-me discordar.
Tirando um ou outro SPS mais sensível, é prática recorrente o seu uso para banhos de SPS com excelentes resultados.

Mas os SPS que não se deve usar até estão documentados.

Abraços,
Rui

Mensagem 25/mar/2015, 15:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Nuno

Os banhos seja com os produtos seja com a água de osmose dão conta do recado.

Os peixes podem dar ou não dar, vale sempre a pena tentar até como auxilio preventivo, mas eu não colocaria unicamente os peixes, fazia os banhos obrigatoriamente.

Se queres colocar 2 Haliocheres, não coloques 2 tão parecidas, coloca a Chrysus e uma outra diferente (ex. melanurus, iridis, leucuros, claudia, etc.)

Mensagem 25/mar/2015, 18:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá,

Nuno Ferreira, qual a origem dos Zoanthus?

Abraço :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 29/mar/2015, 18:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade:
Localização: Porto
Imagem

Praga superada :)
Obrigado pela ajuda!


Sent from my iPad using Tapatalk
//Nuno Ferreira


Voltar para Identificação de Espécies



cron