Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Nova tentativa

Nova tentativa

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 30/abr/2014, 18:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Ola a todos :D

Eu tenho um aquário de agua salgada com cerca de 60 litros (100 litros sump) mas desde o começo todo o projecto foi meio atribulado isto por estar sempre a alterar o aquário e depois até tive uma contaminação por cobre, enfim foi uma grande aventura :))

Agora sinto que chegou a altura de fazer algo como deve de ser até porque tive autorização de montar o aquário na sala, sendo um projecto com muita importância vim aqui pedir vos ajuda para não voltar a fazer asneira.

Começando pelo aquário, sendo que a largura máxima 60cm quais as medidas que me aconselham? Alguém sabe de um programa ou algo do género onde possa desenhar o aquário com medidas etc para poder ir a um vidraceiro para me cortar o vidro?

Sump, quantas divisórias deve ter, qual o tamanho da mesma de modo a ser o mais pratica e funcional possível?

O móvel, sendo que se trata de agua salgada de que material deve ser feito o mesmo para evitar problemas no futuro?

Para esta primeira fase penso que isto é o essencial, depois então de ter este material definido começo a pensar na restante parte técnica.

Obrigado.

Mensagem 02/mai/2014, 07:37

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá André...

Quanto ás medidas, depende do volume de aquário que queres, não chegaste a mencionar. Se for por exemplo para 300 litros, um aquário de 100 * 60 * 60 é uma boa medida.

Podes usar o aquário em 3d com o SketchUp da Google. É gratis e funciona bem, facil de trabalhar com a aplicação.

sumps, na minha opinião devem ser o mais simples possivel apenas com uma divisão. Isto serve para manteres o nivel de água no compartimento onde leva o escumador sempre igual, assim asseguras o correcto funcionamento deste.

Tanto a estrutura como o material a revestir o móvel devem ser próprios para aquários de água salgada. Existem várias soluções mas tenta fazer isso junto a uma empresa que já tenha experiencia nesse sentido para não comprares gato por lebre. Entre as soluções de revestimento tens madeira com tratamento próprio, pvc, acrilico, vidro, soalho flutuante etc.

Vai verifica os vários aquários aqui do forum e vê qual gostas mais...

Boa sorte com o projecto!! ;)

Mensagem 02/mai/2014, 12:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

És de onde?

Vê o aquário do Pedro N Torres ... o móvel está super simples e muito bonito!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/mai/2014, 03:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80

Boas

Pelo que vi dos teus projectos anteriores já tens algum bom material, penso que a osmose e escumador (as quais tinha-te sugerido, no teu começo mas não concordaste...) portanto tens possibilidades de fazer um aquário como deve ser.
Se vais por na sala, é preferível com coluna seca, furado.
Desejo-te boa sorte no novo projecto.
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450

Mensagem 03/mai/2014, 17:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Ola a todos e obrigado pelas dicas, já vi o aquário do Pedro inclusive mandou me pm o preço e mesmo um espanto o único problema é que sou dos Açores e não posso arriscar mandar vir para cá.

Depois de ver vários aquários vou optar por 60x60x60 e a sump 50x30x40 o que faz um total de 276 litros brutos, vou começar por pedir orçamentos em varias lojas e em vridraceiras.

Em relação ao móvel pelo que andei a ver a melhor forma e uma estrutura de aço pintada com tinta própria e forrado com pvc.

Outra duvida que me surgiu é sobre a coluna seca, deve ter que medida, quantos furos e que medidas devem ter os furos?

Mensagem 03/mai/2014, 20:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80

André Melo Escreveu:
Ola a todos e obrigado pelas dicas, já vi o aquário do Pedro inclusive mandou me pm o preço e mesmo um espanto o único problema é que sou dos Açores e não posso arriscar mandar vir para cá.

Depois de ver vários aquários vou optar por 60x60x60 e a sump 50x30x40 o que faz um total de 276 litros brutos, vou começar por pedir orçamentos em varias lojas e em vidraceiras.

Em relação ao móvel pelo que andei a ver a melhor forma e uma estrutura de aço pintada com tinta própria e forrado com pvc.

Outra duvida que me surgiu é sobre a coluna seca, deve ter que medida, quantos furos e que medidas devem ter os furos?

Boas
Em relação á coluna seca podes optar por ter a saída e entrada na mesma, mas no caso terá de ser maior para poder levar dois tubos/furos, no meu caso a coluna fico mais pequena apenas 1 furo, e o outro do outro lado do aquário o que acho uma boa opção pois a água sai por um lado e entra pelo oposto.
Quanto aquário para vir para cá se é o que gostas, é fazer uma boa estrutura de madeira, e até pode vir com seguro.

:-bd
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450

Voltar para Novo no hobby