Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iniciante no hobby

Iniciante no hobby

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 09/mai/2014, 14:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Boas. sou iniciante no hobby, e tenho umas duvidas para colocar... :)
já tenho o aquario a mais d um mês e com o ciclo feito :) a minha duvida agora é o seguinte... eu usei agua do mar e uso tb para as mudas de agua. devo colocar iodo no aquario para um melhor desempenho?? ou não é necessário visto q a agua do mar já tem isso tudo???
aguardo respostas cumprimentos...

Mensagem 09/mai/2014, 14:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Hugo Teixeira Escreveu:
Boas. sou iniciante no hobby, e tenho umas duvidas para colocar... :)
já tenho o aquario a mais d um mês e com o ciclo feito :) a minha duvida agora é o seguinte... eu usei agua do mar e uso tb para as mudas de agua. devo colocar iodo no aquario para um melhor desempenho?? ou não é necessário visto q a agua do mar já tem isso tudo???
aguardo respostas cumprimentos...

iodo?

Onde é que leste, viste ou ouviste isso?

Só TPAs ... depois quando começares a ter corais (se é que os queres ter) logo te começas a preocupar com outros parâmetros mas o iodo definitivamente deverá ser o último ou dos últimos deles ...

Parâmetros importantes (para mim e pela minha ordem de importância) ... Salinidade, Temperatura, pH, KH, Mg, Ca, ORP, Potássio.

E como vês o iodo nem o ferro aparecem na lista!

Se calhar o melhor é partilhares o setup, equipamento, rotinas de manutenção, etc ...

E já agora porque é que dizes que ao fim de um mês o ciclo já acabou?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/mai/2014, 15:22

o ciclo feito é uma maneira d falar... :)
um senhor com experiencia deu-me esse conçelho por isso fiz a pergunta. mas sim a minha ideia é ter corais moles. quanto aos parametros coloquei ontem os 1os peixes por isso alterou mas tenho 0,2 nitritos alguns nitratos e fosfatos... aquario de 100 litros ph 8 temperatura 28 graus.

Mensagem 09/mai/2014, 15:33

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Hugo Teixeira Escreveu:
o ciclo feito é uma maneira d falar... :)
um senhor com experiencia deu-me esse conçelho por isso fiz a pergunta. mas sim a minha ideia é ter corais moles. quanto aos parametros coloquei ontem os 1os peixes por isso alterou mas tenho 0,2 nitritos alguns nitratos e fosfatos... aquario de 100 litros ph 8 temperatura 28 graus.

Hein???

Epá ... acho que devias começar a ler umas coisas primeiro. Não é por meteres peixes no aquário que os valores alteram de um dia para o outro. Se tens nitritos quer dizer que tens amónia, os nitritos ainda não estão a ser transformados em nitratos e o ciclo está tudo menos feito.

Além disso com amónia e nitritos meter peixes não é o mais recomendado.

28º é muito. tens que baixar isso para os 25.

Um senhor com experiência a falar-te de iodo??? eu questionava ...

Abraços e vai com calma ...
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/mai/2014, 16:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Normalmente nao acontece :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: mas desta vez tenho que concordar com o amigo Rui , um bocadinho de leitura nao faz mal nenhum a esse aquario ....

Alguma ajuda pergunta , que o pessoal ajuda , mas gostamos de ver que o pessoal se esforça para entender o que anda a fazer ...

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 09/mai/2014, 16:28

obrigado pelas respostas... mas amónia ta a zero já a mais de duas semanas...

Mensagem 09/mai/2014, 18:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
As informações estão todas muito por alto... provavelmente com o setup do aquário e as manutenções e introduções com que entretanto fizeste seriam uma mais valia para o pessoal ajudar...

De referir, que os aquários nos primeiros 6 meses, pelo menos, são muito instáveis e os valores poderão oscilar enquanto a maturação é feita.

Quando falamos de ciclo, nomeadamente, do azoto há que ter em conta que os valores a ter em conta são a amónia, nitritos e nitratos, por esta ordem sucessivamente. Cada um dos compostos anteriores ao zerar vai dar valor ao composto seguinte. E os responsáveis pela sua eliminação são as bactérias.

Ao fazer o ciclo com rocha viva e morta... as bactérias vão fazer o seu equilibrio para se manterem em equilibrio nas condições em que estão, ou seja no aquário deserto de peixes, alimentação escassa, etc. (em casos que não sejam usados fontes de bactérias e alimentação para as mesmas).

Neste momento, temos tudo em equilibrio... e vamos introduzir uns peixes... que acontece?

Irá haver mais agentes de poluição que o aquário não estava à espera... alia-se depois em casos muito frequentes, excesso de alimentação... as desgraçadas das bactérias vêem-se obrigadas a ter trabalho a triplicar e o mais certo é não darem conta do trabalho... resultado... aumenta a amónia (pode ser até uma questão de horas para zerar), mas depois vêm os nitritos e serão uma questão de dias para zerar... até que por fim, depois chegamos aos nitratos... o elemento mais dificil de retirar, entrando aqui as TPAs regulares.

E isto vai acontecendo sempre em novas introduções, nos primeiros tempos do aquário... claro, que não é chapa 5 e há factores que poderão ser alteráveis... mas como disse anteriormente, são para aquário que ciclam de forma natural e sem usos de aceleradores de sistema.

Ao nível de reparos, vejo a temperatura um bocado alta para esta altura do ano... para corais moles, não há problema em teres 28ºC... o problema é quando chegares ao pico do Verão e subir acima deste valor...

Ao nível de testes e tendo em conta que só queres corais moles... só deves preocupar com os nitratos e os fosfatos... nitratos devem andar entre 10 e 20 e os fosfatos entre 0-0.2 (Hanna Checker).

Mensagem 09/mai/2014, 18:38

obrigado pedro um bom comentário uma boa explicação...
obrigado.
já agora pedro, o q tens a dizer sobre a introdução de iodo??
necessário??

Mensagem 09/mai/2014, 18:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Pedro Vigario Escreveu:
E isto vai acontecendo sempre em novas introduções, nos primeiros tempos do aquário... claro, que não é chapa 5 e há factores que poderão ser alteráveis... mas como disse anteriormente, são para aquário que ciclam de forma natural e sem usos de aceleradores de sistema. (Hanna Checker).

Boa Pedro tambem tenho certo interesse nesta parte da matéria se forem usados aceleradores de sistema isto não aconteçe?

Mensagem 09/mai/2014, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas esquece o iodo é um parâmetro difícil de monotorizar e o excesso de iodo é pior que a falta dele.
Faz trocas de agua com agua da nossa costa que já tens iodo que chegue

Cumps

Mensagem 09/mai/2014, 19:56

obrigado pelo esclarecimento Miguel... um abraço

Mensagem 10/mai/2014, 02:50

Nuno Teixeira Mendes Escreveu:

Boa Pedro tambem tenho certo interesse nesta parte da matéria se forem usados aceleradores de sistema isto não aconteçe?

Os aceleradores do sistema, as vulgares cepas de bactérias que existem, vão fomentar o aumento em número e proliferação das mesmas... por isso é que irão acelerar o sistema, porque havendo mais bactérias--> mais rápido haverá consumo dos compostos nitrificados.

Mas não basta adicionarmos bactérias ao sistema... há que alimentá-las com compostos carbónicos! Pois o alimento delas irá esgotar, quando chegarmos ao equilibrio e leva à morte das mesmas até reencontrar um equilibrio entre necessidade do sistema e número de bactérias.

Deste modo, a necessidade de, ao introduzir bactérias... alimentá-las... isto no arranque do aquário... pois queremos mais bactérias que o sistema necessita... para que depois ao introduzirmos peixes não haja necessidade de o sistema não necessitar de encontrar equilibrio por falta de bactérias.

Outra coisa importante em relação às bactérias... o que nos interessa nas bactérias é que se instalem nas zonas porosas do nosso aquário... rocha, areão, siporax quem utilizar, etc... Raramente as bactérias encontram-se na coluna de água (água) e caso andem e se o aquário tiver boa filtração (escumador) acabam por ser escumadas. Deste modo, usar água de aquários maturados nem sempre é sinal de acelerar o ciclo.

Mensagem 10/mai/2014, 03:08

Hugo Teixeira Escreveu:
já agora pedro, o q tens a dizer sobre a introdução de iodo??
necessário??

Já foi respondido anteriormente e bem pelo Miguel...

É um elemento que não é consumido siginificativamente pelo sistema.

Por isso, mudas de água são mais que suficientes... (aplica-se ao estrôncio também, outro dos produtos que os lojistas gostam de enfiar)

Excesso de iodo mata os invertertebrados que é um instante. A maioria dos produtos para matar parasitas dos corais, são à base de iodo.

Mensagem 10/mai/2014, 21:54

obrigado pedro.
abraço

Voltar para Novo no hobby