Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby De volta de novo...

De volta de novo...

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 22/nov/2013, 16:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Boas pessoal após muito tempo sem contacto com o meu "velho" aquário de água salgada(pois a primeira experiência foi catastrófica) decidi voltar á carga mas desta vez com um simpático aquário de 80cm com 120lt água...
Para começar preciso da vossa ajuda e principalmente experiência para não cometer os mesmos erros...

Como disse o aquário tem 80cm com 120l água
Escumador mochila prizm
filtro exterior eheim
aquecedor 100w
areão de 0,5 mm (que acham?)
Luz por enquanto tenho a tampa original do aquário com 1 luz branca e uma marinha ambas de 20w mas vejo opções para futuramente mudar.
Peço desculpa não dar as especificações do material mas como me mudei estou á espera que o material chegue.

Já agora ajudem ai com uma bomba agitadora para este protejo,(modelo marca capacidade onde comprar etc)

Se me esqueci de qualquer coisa aceito opiniões e dicas...

Mensagem 22/nov/2013, 17:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas

as minhas desculpas mas Preve-se outra catástrofe se nao fores bem encaminhado ...

Como disse o aquário tem 80cm com 120l água
Escumador mochila prizm - OK falta saber o modelo ...
filtro exterior eheim - Esquece , Guarda ou vende, so te vai ajudar a acomular nitratos e fosfatos ...
aquecedor 100w - OKl
areão de 0,5 mm (que acham?) - OK

Luz por enquanto tenho a tampa original do aquário com 1 luz branca e uma marinha ambas de 20w mas vejo opções para futuramente mudar. - Tirar a tampa para o aquario arejar , e uma calha de 4 T5 em cima fica muito BOM ...

Peço desculpa não dar as especificações do material mas como me mudei estou á espera que o material chegue.

Já agora ajudem ai com uma bomba agitadora para este protejo,(modelo marca capacidade onde comprar etc)

Em Relação á bomba , tens bombas da sun sun , tens da jebao , é uma questão de veres o que queres ou o que precisas , dependente de que tipo de corais queres manter ...

Mais alguma duvida expõe , mas era mesmo aconselhado saber o modelo do escumador , e que tipo de corais pensas manter ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 22/nov/2013, 19:05

Pois a tampa é para sair, por enquanto ainda vai estar a uns 10cm acima do aquário pois futuramente vou buscar umas calhas mas para começar vai ter de ser assim :( ...
O escumador não sei o modelo mas foi comprado para trabalhar num aquário de 100x60x60 por isso não deve ser muito mau mas brevemente meto aqui o modelo...
Quero fazer um aquário com alguns peixes (poucos claro tipo 1Paracanthurus hepatus 1 palhaço 1valenciennea strigata 1 Zebrasoma flavescens ) umas rochas vivas e uns corais moles para ver como fica...

Quanto ao filtro exterior gostava de poder ter uma sump mas é-me quase impossível por motivos de espaço onde o aquário vai ficar...
Acha que com umas TPAs de 10% semanais não aguenta? Quando estava no outro aquário(100x60x60) o filtro mantinha os nitratos a niveis baixos o meu problema foi de 2x que os peixes tiveram pontos brancos e foram todos á vida e com tantos € investidos desisti...

Mensagem 22/nov/2013, 19:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas ....

MAs nesse caso se tens o escumador não vais precisar do filtro ... Apesar de que vejo ai dois problemas ... 2 Cirurgiões ...

Cada cirurgião precisa de 200 Litros e tu queres meter 2 em 120 , vai ser meio caminho andado para isso não correr bem de novo , ou seja stress , porrada , pontos brancos e consequentemente morte ....
Na minha opinião podes fazer um aqua muito bonito , com peixes mais pequenos e mesmo que queiras meter cirurgiões no máximo mete 1 e já é arriscar porque num aqua com tão poucos litros de água é complicado ..

Em relação ao filtro , simplesmente como disse se tens o escumador o filtro não te vai ajudar em nada , a não ser que o uses so para meter siporax, para te ajudar com a parte biologica , mas podes fazer bem o aqua sem sump e só com o escumador e as tais trocas de água ....
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 22/nov/2013, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Concordo com o Paulo!

Repensa bem no projecto...!

Mensagem 22/nov/2013, 20:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
atencao que se o escumador for o prizm e muito fraquinho.... 'e de mochilha ? hang on atras do aquario ?

Mensagem 22/nov/2013, 20:34

Sim é desses atrás do aquário mas foi escolhido para um aquário com 100x60x60 e como vai trabalhar num 80 ainda melhor...
Claro que vou repensar e vou aceitar a tua proposta pois têm muito mais experiência que eu...
Vamos a testes então :)

Que peixes então ou combinação de peixes aconselham?
Qual o valor ideal do PH e Temperatura aconselhem é que há 1001 opiniões que se lê na internet...

Mensagem 22/nov/2013, 21:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Rui,

As dimensões do aquário são definitivas ou haverá hipótese de optares por um aquário de maior litragem?

Se avançares com esse aquário de 80cm e 120 litros, com o Hepatus e Flavescens, pretendes mante-los por vários anos? Ou temporariamente por meio ano ou um ano, e depois fazer um upgrade para aquário de maior litragem? Esta segunda hipótese é viável. ;) Eu mantive um Hepatus Tiny e um Flavescens Small num nano de 54 litros, por cerca de 8 a 10 meses (uma espécie de quarentena) e depois fiz o upgrade para o reef de 320 litros. Ambos chegaram óptimos ao novo reef. :) Ironicamente perdi o Flavescens no novo reef num tratamento de eritromicina que correu mal...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 22/nov/2013, 21:42

De momento são as medidas que tenho mas futuramente(consoante correr desta vez )pretendo mudar para um bem maior pois sempre foi a minha intenção pois depois tenho planos para fazer um em casa casa numa parede mas por enquanto então é melhor optar por 1 apenas...
Isto é apenas uma espécie de teste mas quero fazer como deve ser mas sem me meter já em grandes aventuras e assim ganhar também experiência para no futuro ser tudo mais fácil...
que equipa de limpeza aconselham?

Mensagem 23/nov/2013, 00:32

Boas já agora que aqui foi falado antes o siporax é bom usar? e tem que se usar mais algum aditivo ou simplesmente isto?

Desculpem as perguntas mas para iniciar mais vale ir pela certa :)

Mensagem 23/nov/2013, 02:57

não aconselho o prizm nesse aquario mas...

Mensagem 30/nov/2013, 21:12

Boas... finalmente chegou o material, o escumador é um prizm Red Sea para aquários de 400lt logo deve trabalhar bem no meu de 120lt não?
Tenho tambem uma lâmpada UV que me venderam para tratar os pontos brancos que apareceram num peixe isto é realmente eficaz? Vale a pena usar? E quando?
obrigado por qq ajuda ou dica...

Mensagem 30/nov/2013, 21:46

Outra questão...
Uma bomba Tunze 6015 é boa e suficiente para meter aqui?

Mensagem 30/nov/2013, 22:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Rui Neves Escreveu:
Outra questão...
Uma bomba Tunze 6015 é boa e suficiente para meter aqui?

Boas Rui,

120 litros de água do aquário * 30 = 3600 l/h

Então poderás instalar bombas de circulação no total de aproximadamente esses 3600l/h. Uma 6015 não me parece suficiente. Uma 6025 já está mais próximo mas ainda ficará um pouco aquém. Mas dividir o fluxo por duas bombas colocadas em lados opostos com fluxo direccionado uma para a outra ainda será o melhor, então duas 6015 acho que estaria perfeito. Uma 6045 que dá para regular também faria o trabalho. Uma Sunsun 3000l/h também. Há muitas hipóteses a considerar. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 30/nov/2013, 23:28

Obrigadinho por a dica Artur

cumps

Mensagem 30/nov/2013, 23:32

Boas... finalmente chegou o material, o escumador é um prizm Red Sea para aquários de 400lt logo deve trabalhar bem no meu de 120lt não?
Tenho tambem uma lâmpada UV que me venderam para tratar os pontos brancos que apareceram num peixe isto é realmente eficaz? Vale a pena usar? E quando?
obrigado por qq ajuda ou dica...

uv ajuda muito no crypocarian na minha opiniao, fui a unica coisa que me ajudou 24 sobre 24, o escumador chega.... mas esses escumador e muito fraquinho, opta por um deltec mce300 ou mce600 se nao tiveres sump, ficas muito melhor servido ;)

Mensagem 04/jan/2014, 20:35

Boas... Finalmente após algum tempo lá meti hoje o aquário a trabalhar mas agora preciso de alguma ajuda dos experts...

Meti alguma rocha morta cerca de 10kg e coloquei 3kg de viva com bom aspecto mas agora disseram-me para colocar bactérias para acelerar um pouco o ciclo e começar a ver algum movimento no aquário, agradecia se me podessem me aconselhar qualquer coisa (marca etc) e se vale bem a pena...

obrigado a todos e um optimo 2014

Mensagem 04/jan/2014, 21:53

Boas... Finalmente após algum tempo lá meti hoje o aquário a trabalhar mas agora preciso de alguma ajuda dos experts...

Meti alguma rocha morta cerca de 10kg e coloquei 3kg de viva com bom aspecto mas agora disseram-me para colocar bactérias para acelerar um pouco o ciclo e começar a ver algum movimento no aquário, agradecia se me podessem me aconselhar qualquer coisa (marca etc) e se vale bem a pena...

obrigado a todos e um optimo 2014

nao vale a pena, deixa o ciclo correr naturalmente e poupas dinheiro...

Mensagem 05/jan/2014, 10:27

Ok... mas então acho que preciso de ir comprar umas doses de paciência ;)

Tirem-me mais umas duvidas,
Quanto tempo tenho de ter as luzes acesas agora no ciclo?
Qual a regularidade que devo fazer os testes e quais ao certo pois umas pessoas dizem uns e outras outros ...
Falaram-me para meter uns caracois a partir da 2 semana para ajudar na limpeza essa informação está correta?Não há perigo por não estar o ciclo completo?

Mensagem 05/jan/2014, 11:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia Rui

Durante o ciclo não precisas das luzes acessas.
Testes só depois do ciclo concluído, mas talvez possas fazer ao Kh caso faças Balling.
Não te preocupes com a limpeza, deixa isso para os peixes alguíveros que irás adquirir.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Próximo

Voltar para Novo no hobby