Carlos Resende Escreveu:
Boas Helder
E tentar perceber o que faz isso? o escumador é suficiente? estado da agua de osmose como esta? enquanto nao encontrares o desequilíbrio nao vais passar da sepa torta.
Cumpr
Carlos Resende
Oi Carlos,
É verdade que se descobrir qual o factor que neste momento está a contribuir para a proliferacao deste surto, posso controlar essa variável e controlar os Dinos. Na realidade até pode não ser um só factor, mas vários. A água de osmose actualmente está a sair entre os 8-10ppm, está na altura de pensar em trocar a membrana e/ou substituir todos os estágios. Mesmo assim talvez não seja esse o problema, pois nunca consegui ter TDS a zero.
O escumador julgo ser suficiente, tenho uma boa opinião em relação ao mesmo. Suficiente para as dimensões, mas limitativo relativamente à população do aquário. É verdade que o Hepatus não é indicado para as dimensões do meu aquário e tenho noção que vou ter de procurar uma futura casa para ele. Só ainda não o fiz, porque já contava ter um aquário maior, mas por diversos factores não me é possível de momento.
Em meados de Dezembro fui "forçado" a mexer no aquário e a substituir uma rocha, retirei 1 rocha com palythoas, discos e Sarco's e introduzi a rocha central. Talvez não tenha sido a melhor opção, mas na altura as pressas e o stress levaram a fazer essa alteração. Estava à espera de re-ciclo, mas nao de um surto de Dinoflagelados passados 2 meses.
Já nem me lembro da última vez que fiz um teste de nitratos em que o valor fosse inferior a 25mg/l, nessa altura algas zero!!! Os corais pareciam estar todos saudáveis. Perdi alguns SPS', em princípio, devido ás oscilações de temperatura e circulação no período da noite devido a falha do sistema eléctrico.
Neste momento está difícil reencontrar o equilíbrio e ver novamente o aquário no bom caminho. Para já mantenho o tratamento como me foi aconselhado, se não consegui atingir os resultados pretendidos pondero fazer nova remontagem e tentar fazer um layout diferente, ou então uma pausa até reunir condições para expandir o vidro.
luis goncalves Escreveu:
Que luta amigo...e preciso coragem..força e não desanime...
Eu não percebo nada disto,mas eu também tenho aquário sem sump..no meu caso tenho um casal de frenatus que me levanta a areia toda...e eu vejo a porcaria que tenho na areia...a pouco e pouco vou aspirando e daqui a nada não tenho areia...no seu caso não terá a areia saturada?
Mais uma vez não percebo nada disto e se calhar é uma pergunta parva..
Cumprs luis goncalves
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
Boas Luis,
Não existem perguntas parvas
Apesar de ser uma hipótese, neste momento julgo não ser esse problema, até porque tenho uma camada fina de areia. Em algumas áreas a altura máxima só atinge 1cm de altura, mas na sua maioria a camada é inferior. Mas continua a ser uma hipótese válida, que tanto se pode aplicar à arei, como à rocha.
É só mais 1 luta a juntar a todas as que já ultrapassei.