Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iniciação a Aquário de Água Salgada

Iniciação a Aquário de Água Salgada

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19

Quero iniciar-me na água salgada, actualmente tenho dois aquários de água doce, um de 280L e outro de 180L. Iniciei-me à relativamente não muito tempo, tive alguns percalços, mas até ver as coisas estão a correr bem.
Tenho um aquário RED SEA AQUARIO MAX 130D e respectivo kit de iniciação da Red Sea também.
Ando a ler Fóruns, sites e ando a visitar lojas de água salgada antes de me iniciar neste hobby, avaliar custos, etc, etc.
Uma questão que tenho é: o que acham deste aquário para me iniciar e o que acham do respectivo kit de iniciação? Tenho tudo o que preciso para pelo menos começar a montagem?
Outra questão importante é: em termos de água doce normalmente tento fazer TPA's de 2 em 2 semanas de mais ou menos 30% do volume do aquário total. Em água salgada a TPA é algo que me preocupa mais, pois tenho de preparar a água antes de a colocar no aquário. Para este aquário que tenho de quanto mais ou menos seria uma TPA?

Muito obrigada pelas dicas e conselhos,

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50

Eu comecei com um aquário desses à cerca de um ano atrás... Para mim serviu como uma boa aprendizagem. No entanto esses aquários apresentam algumas questões às quais deves ter atenção.

Os aquários de água salgada não devem ser tapados esses como veêm com tampa a solução que encontrei para o meu foi ter pemanentemente a tampa frontal e a do escumador sempre abertas.

Circulação apesar de origem trazerem já duas bombas, pela sua localização podem-se tornar insuficientes aparecendo zonas de acumulação de detritos. A solução arranjares mais umas 2 bombas de circulação. ;)

Tem atenção às espécies que seleccionas para colocares. No meu caso, escolhi corais moles, lps, invetebrados e poucos peixes (a povoação máxima que o meu teve foram 5 peixes - chromis viridis; zebrassoma, ocellaris).

Em relação às TPA's normalmente o aconselhado é de cerca de 10% semanalmente.

Espero ter ajudado.

Cumps

Outra questao que tenho prende-se com o facto de falar-se muito que convem usar agua de osmose. Isto sera mesmo aconselhado?

(Peco desculpa pela falta de acentuacao nesta mensagem)

Obrigada

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
É mesmo aconselhado ... existe quem não use mas muitas vezes o resultado sao algas e mais algas ...

Abraço , qualquer duvida dispõe

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80

Boas

Sim, tens de repor com água de osmose, ao repores a água que evaporou, com mais água salgada vais subir a salinidade..

:-bd
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450

Ok muito obrigada. Que equipamentos de osmose mais baratos existem pare este efeito... vejo sempre muitos deles, mas nunca sei se estou a escolher o correcto para este fim.

Obrigada

Depois de um bom tempo a fazer ciclagem... depois de uns contratempos (explodiu-me um termostáto dentro do aquário), que fizeram com alguns dos meus corais e o meu Turbo snail morresse... (ainda bem que não tinha nada mais dentro do aquário) as coisas parecem terem normalizado.
Ontem comprei os meus primeiros peixes e únicos. Não tenho ideias de colocar mais fauna no meu aquário... tenho 1 turbo snail e estes dois ditos peixe palhaço. Hoje foi a primeira vez que lhes dei de comer.. foram à comida, penso que comeram... mas andaram os dois estilo a brincar com a palheta de comida..

Ficam aqui umas fotos...

https://plus.google.com/photos/11093351 ... z9r7_d_cHA

Gostaria de opiniões.. como sabem os corais não fui eu que os escolhi... e tão pouco sei o nome deles todos.. espero não ter aqui nada que seja incompatível com os meus peixes..
Que cuidados especiais deverei ter agora relativamente a estes dois peixes? Aconselham a dar comida duas vezes por dia? Ou apenas uma vez?
A iluminação tenho desde as 8h até às 19h, o que acham? OUtra questão que tenho é, a luz (azul - a que realça a cor dos corais) usa-se apenas para efeitos de ser bonito ou aconselham a usar esta luz também agora?
Qualquer dica, ou website onde possa ler mais sobre os peixes que tenho agradecia... queria muito que tudo corresse bem com eles.

Obrigada,
Cumprimentos

Ninguém me dá umas opiniões?

Estou com dinoflagelafos... passei a tarde a ler sobre eles e tenho a certeza que é isso que tenho.. hoje foi dia de tpa e aspirei o que pude.. mas está a ficar complicado :(

Amanhã vou desligar as luzes.. não queria por já a agua oxigenada (3% Peróxido de hidrogénio) mas nao sei.. está mesmo a ficar com mau aspecto.

Boa noite a todos e obrigada

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Amarílis Maio Escreveu:
Ora boas..

Ninguém me dá umas opiniões?

Estou com dinoflagelafos... passei a tarde a ler sobre eles e tenho a certeza que é isso que tenho.. hoje foi dia de tpa e aspirei o que pude.. mas está a ficar complicado :(

Amanhã vou desligar as luzes.. não queria por já a agua oxigenada (3% Peróxido de hidrogénio) mas nao sei.. está mesmo a ficar com mau aspecto.

Boa noite a todos e obrigada

Boas,

Não desligues a luz.

Começa já com a água oxigenada. 1ml por cada 40l de água diáriamente.

Em 7 dias isso desaparece se realmente forem dinos.

Nada de TPA, nada de bactérias, nada de fontes de carbono ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Ok. Comecei hoje com a água oxigenada. Vamos lá ver. Obrigada

Amarílis Maio Escreveu:

O tratamento deve continuar até 3 dias após o desaparecimento dos dinos

depois disso podes fazer mais duas semanas a duas vezes por semana!

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Amarílis Maio Escreveu:

Abraços,
Rui

Ola Rui.

Esse tratamento nao apresenta quaisquer implicacoes ou efeitos secundarios?
obg

Abraco

NRibeirinho Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Amarílis Maio Escreveu:

Abraços,
Rui

Ola Rui.

Esse tratamento nao apresenta quaisquer implicacoes ou efeitos secundarios?
obg

Abraco

Se nao tiveres anemonas ... Não.

Há relatos de alguns sps mais complicados sofrerem um pouco mas são relatos muito esporádicos e se calhar sofrem mais pelos dinos do que pela água oxigenada.

Abraços
Rui

Sent from my HTC One using Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas ...

Ja fiz uma vez e nao tive problema nenhum , por isso acho que nao tens problema nenhum ...

Abraço

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Depois vou dizendo como estão as coisas.. muito obrigada!

Terceiro dia de tratamento com agua oxigenada e ainda nao vejo melhorias.

Tenho umas perguntas.. convem sugar alguns destes fios que vejo enrolados nos corais? Ou deixo andar assim? Sei que nao devo fazer TPA agora durante o tratamento... mas queria mesmo tirar o que pelo menos vejo a vista.. o que acham? Posso fazer uma pequena limpeza ou espero mais um tempo?

Outra pergunta que tenho e qual o nome do coral que esta na foto o qual parece ter umas flores? Vejo estas flores agarradas a um outro coral que esta longe deste...

Obrigada a todos.

Peco desculpa pela falta de acentuacao e pelas fotos estarem em link:

https://plus.google.com/photos/11607087 ... P_3s9je7QE

Amarílis Maio Escreveu:
Ora boas

Terceiro dia de tratamento com agua oxigenada e ainda nao vejo melhorias.

Tenho umas perguntas.. convem sugar alguns destes fios que vejo enrolados nos corais? Ou deixo andar assim? Sei que nao devo fazer TPA agora durante o tratamento... mas queria mesmo tirar o que pelo menos vejo a vista.. o que acham? Posso fazer uma pequena limpeza ou espero mais um tempo?

Outra pergunta que tenho e qual o nome do coral que esta na foto o qual parece ter umas flores? Vejo estas flores agarradas a um outro coral que esta longe deste...

Obrigada a todos.

Peco desculpa pela falta de acentuacao e pelas fotos estarem em link:

https://plus.google.com/photos/11607087 ... P_3s9je7QE

Boas,

Coloca um filterbag na sump e aspira com uma mangueira de ar para dentro do filterbag ... assim aspiras sem retirar ou colocar água no sistema.

Só deves notar melhorias ao 7 dia! e depois é um instante a desaparecer.

Esses corais que tens na foto são palithoas e tens atrás numa pedra uma Ricordea!

Abraços,
Rui

Muito obrigada Rui pelas dicas. Vou segui-las. Obrigada pelos nomes dos corais.

Estes meus dois peixes (ocellaris) tenho ha mais ou menos 1 semana. Um deles esta sempre a atacar o outro.. sei que eles ao inicio nao tem sexo definido.. sera que e por isso que andam agora sempre a bulha um com o outro? Sempre pensei que estes peixes ate fossem bem pacificos.

Obrigada

/// Desculpas pela falta de acentuacao ///
Editado pela última vez por Amarílis Maio em 21/abr/2014, 16:43, num total de 1 vez.

Amarílis Maio Escreveu:
Muito obrigada Rui pelas dicas. Vou segui-las. Obrigada pelos nomes dos corais.

Estes meus dois peixes (ocellaris) tenho ha mais ou menos 1 semana. Um deles esta sempre a atacar o outro.. sei que eles ao inicio nao tem sexo definido.. sera que e por isso que andao agora sempre a bulha um com o outro? Sempre pensei que estes peixes ate fossem bem pacificos.

Obrigada

/// Desculpas pela falta de acentuacao ///

Sim, isso é comportamento normal para decidir quem é que fica a fêmea e o macho. Não te chateies que eles entendem-se!

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Olá

Não percebi bem a questão da identificação do coral, mas o que dizes ser semelhante a flores é clavularia inflata.

Já estás a usar agua de osmose para a reposição? Que frequência/quantidade de mudanças de água estavas a fazer até agora?

Começa a adicionar Kalkwasser para mantêres um pH entre os 8,4 e 8,5 e começa a reduzir nutrientes no aquario. A água oxigenada não te vai resolver o problema em definitivo enquanto tiveres grandes quantidades de nutrientes em excesso, ou seja, por si só e sem medidas complementares, este tratamento não é eficaz a médio/ longo prazo.

Cps
Gil

Próximo

Voltar para Novo no hobby