Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iniciação a aquário de agua salgada

Iniciação a aquário de agua salgada

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Boa noite,

Finalmente vou poder começar a montar um aquário de agua salgada.
Não sou novo na aquariofilia, durante muitos anos (e ainda hoje) tive aquários de agua "quente", mas o sonho de ter um aquário de agua salgada esteve sempre presente e essa altura chegou.

Depois de muito procurar e pedir orçamentos e pedir opiniões decidi mandar fazer um aquário + móvel e sump na Vidromuldura.

As medidas vão ser 1300c x 500l x 550a ( 357lt) e sump com 800c x 400l x 400a.

Agora surgiu-me a primeira duvida o skimer....
Como toda a gente, neste momento o orçamento é bastante limitado e necessitava da vossa opinião no qual escolher.

Como condição só tem de ser silencioso, uma vez que o aquário vai ficar na sala, o suficiente para a litragem do aquário para não ter que voltar a gastar dinheiro e por ultimo barato.

Agradeço a vossa ajuda

Obrigado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
deltec, bubble king, vertex tens muitos por onde escolheres, não consegues alargar a largura para 60cm? da bastante jeito ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Penso que a melhor compra para um escumador novo é Bubble Magus Curve 7...

Mas se conseguires arranjar em 2.ª mão a bom preço das marcas que o João aconselhou, melhor ainda.

Qualquer ajuda, o pessoal anda sempre por aqui...

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Bom dia João,

Antes de mais bem vindo ao Recife.Pt e ao mundo dos Salgados.

Sou da opinião do Pedro, não consegues esticar a largura para 60cm? É que é mais fácil fazer o layout devido ao aumento profundidade...

Em relação ao escumador... há escumadores e Escumadores... atenção que alguns Bubble Magus fazem barulho devido as bombas que trazem, eu tive um Nac 7 e a bomba não se calava... mas por exemplo o Rui Gaspar tem um Nac com 2 bombas e não faz qualquer barulho.

Tenta investir um pouco mais num bom escumador (nem que seja usado), para não estares a gastar dinheiro 2x.

Já pensaste em relação a iluminação? Retorno?

1 Abraço,
Armando

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá João, bem vindo à água salgada :)

Além das boas marcas de escumadores já aqui referidas deixo-te mais uma: ATI modelo PowerCone 200iS (para aquários de 500 a 1000l) - tenho um e como também sou esquisito com o barulho esta foi a minha opção, o preço ronda os 500€.

Quanto a comprar usado se tiveres sorte e apanhares um equipamento bem estimado pode correr bem, no entanto como estes equipamentos estão sempre a funcionar pela minha experiência posso dizer-te que mais tarde ou mais cedo as bombas têm avarias e sem bombas o escumador não funciona, independente das marcas. Pelo que o meu conselho vai no sentido de adquirir sempre um equipamento novo com garantia para no caso de te suceder alguma coisa teres o apoio da loja e da marca.

abraço
facebook.com/zoacorals

Pedro Sousa Escreveu:
deltec, bubble king, vertex tens muitos por onde escolheres, não consegues alargar a largura para 60cm? da bastante jeito ;)

Boa noite Pedro Sousa,

Quanto á largura estou a ver que vale mais os 60cm e não me deve sair muito mais caro, quanto ao escumador gostaria de saber um modelo em concreto.

Cumprimentos

Obrigado

Pedro Vigario Escreveu:
Penso que a melhor compra para um escumador novo é Bubble Magus Curve 7...

Mas se conseguires arranjar em 2.ª mão a bom preço das marcas que o João aconselhou, melhor ainda.

Qualquer ajuda, o pessoal anda sempre por aqui...

Boa noite Pedro,

Já tinha ouvido falar bem desse escumador mas para esta litragem é suficiente?

Cumprimentos

Obrigado

Armando Fernandes Escreveu:
Bom dia João,

Antes de mais bem vindo ao Recife.Pt e ao mundo dos Salgados.

Sou da opinião do Pedro, não consegues esticar a largura para 60cm? É que é mais fácil fazer o layout devido ao aumento profundidade...

Em relação ao escumador... há escumadores e Escumadores... atenção que alguns Bubble Magus fazem barulho devido as bombas que trazem, eu tive um Nac 7 e a bomba não se calava... mas por exemplo o Rui Gaspar tem um Nac com 2 bombas e não faz qualquer barulho.

Tenta investir um pouco mais num bom escumador (nem que seja usado), para não estares a gastar dinheiro 2x.

Já pensaste em relação a iluminação? Retorno?

1 Abraço,
Armando

Boa noite Armando,

Quanto ao escumador é bastante importante que seja silencioso por isso perguntei a vossa opinião, nada melhor do que quem pode ver um ao vivo em funcionamento.

Quanto á largura, está definido será 60cm.

Quanto á iluminação vou aproveitar uma calhar com uma HQI de 150w que tenho só não sei com quantos Kelvins terá de ser a lâmpada. Mais tarde faço um upgrade.

Bomba de retorno é que ainda não pensei...

Cumprimentos

Obrigado

Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá João, bem vindo à água salgada :)

Além das boas marcas de escumadores já aqui referidas deixo-te mais uma: ATI modelo PowerCone 200iS (para aquários de 500 a 1000l) - tenho um e como também sou esquisito com o barulho esta foi a minha opção, o preço ronda os 500€.

Quanto a comprar usado se tiveres sorte e apanhares um equipamento bem estimado pode correr bem, no entanto como estes equipamentos estão sempre a funcionar pela minha experiência posso dizer-te que mais tarde ou mais cedo as bombas têm avarias e sem bombas o escumador não funciona, independente das marcas. Pelo que o meu conselho vai no sentido de adquirir sempre um equipamento novo com garantia para no caso de te suceder alguma coisa teres o apoio da loja e da marca.

abraço

Boa noite Ricardo,

Acredito que seja um excelente escumador mas de momento não consigo chegar a esses valores.

Ainda não sei como vou resolver esta situação mas só posso gastar cerca de 200€ no escumador, logo só vou poder ir até um NAC7 ou um usado, com todos os contras que isso implica.

Obrigado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas João,

Curve 7 700L-900L 225€ NOVO ;)

Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

o curve 7 como o jose disse mas ateçao que para peças e bem mais complicado, eu aconselhava te no mínimo o deltec sc1350 ou 1455.

o Ricardo Santos da reefnatura tem grandes preços, fala com ele, ele anda aqui no fórum e pede lhe orçamento ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
Escumador silencioso?
Bubble King ou Vertex.
Nem se ouvem. Os outros já não é bem assim...

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Escumador silencioso?
Bubble King ou Vertex.

Abraço.

Concordo com o André,

Penso que se queres silencio o melhor será optar por essas marcas (nem que seja usado).

Vertex Alpha Cone 200
BK Double Cone 200

Penso que chegam e sobram para o teu sistema.

São caros... sim são... mas investe mais um pouco no escumador para não gastares dinheiro duas vezes.

1 Abraço.

Armando Fernandes Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Escumador silencioso?
Bubble King ou Vertex.

Abraço.

Concordo com o André,

Penso que se queres silencio o melhor será optar por essas marcas (nem que seja usado).

Vertex Alpha Cone 200
BK Double Cone 200

Penso que chegam e sobram para o teu sistema.

São caros... sim são... mas investe mais um pouco no escumador para não gastares dinheiro duas vezes.

1 Abraço.

Boa noite Armando e André,

Acredito que sejam bons escumadores e que valam o dinheiro, mas neste momento não posso dar tanto dinheiro por um componente quando me falta tudo.
Mesmo usados os escumadores Bubble King ou Vertex são bastante caros.

O que estou a pensar fazer é ir montando a "coisa" a pouco e pouco pois comparado com a agua doce o investimento é bastante superior.

Pelo preço do aquário, móvel e sump quase que montava um aquário de topo de agua doce.

Agradeço as vossas sugestões e avisos

Obrigado

aconselho deltec tambem e caro, mas nao e muito muito caro como os bk, sao silenciosos na minha opiniao quase nem se ouvem a nao ser que sejam escumadores com as bombas ja todas lixadas usados... claro que bk podem ser mais nunca tive nenhum nao posso opinar...

um conselho, nao poupes no escumador, 'e o coracao do aquario salgada na minha opiniao, agora.... cabe te a ti decidir...

Pedro Sousa Escreveu:
aconselho deltec tambem e caro, mas nao e muito muito caro como os bk, sao silenciosos na minha opiniao quase nem se ouvem a nao ser que sejam escumadores com as bombas ja todas lixadas usados... claro que bk podem ser mais nunca tive nenhum nao posso opinar...

um conselho, nao poupes no escumador, 'e o coracao do aquario salgada na minha opiniao, agora.... cabe te a ti decidir...

Boas Pedro Sousa,

Obrigado pela opinião, o Deltec SC 1455 é suficiente?

Alguém tem para dar a opinião?

Cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 31
Pedro Sousa Escreveu:
o curve 7 como o jose disse mas ateçao que para peças e bem mais complicado, eu aconselhava te no mínimo o deltec sc1350 ou 1455.

o Ricardo Santos da reefnatura tem grandes preços, fala com ele, ele anda aqui no fórum e pede lhe orçamento ;)

Pedro em relação a peças para Bubble Magus a Fishroom em Leiria arranja qualquer peça numa semana ;)

Pedro Sousa Escreveu:

Pedro em relação a peças para Bubble Magus a Fishroom em Leiria arranja qualquer peça numa semana ;)

pois não sabia, eu prefiro deltec pela assistência pos venda, mas já se sabe cada um gosta mais dumas coisas do que outras :P

Pedro Sousa Escreveu:

Boas Pedro Sousa,

qual a litragem do aquario ?
Cumprimentos

Pedro Sousa Escreveu:
João Sousa Escreveu:
Pedro Sousa Escreveu:

Boas Pedro Sousa,

qual a litragem do aquario ?
Cumprimentos

As medidas finais serão 120x60x55cm cerca de 396 + sump

Cumprimentos

Próximo

Voltar para Novo no hobby