Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bom.. Só para limpar as rochas se calhar de facto mais vale ir buscar agua ao mar só para esse efeito.. Gastar agua de osmose só para isso custa um bocado...

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bons dias a todos! Aquário molhado finalmente! O que acham sobre esta opção de layout?

Imagem

Obrigado!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boa tarde, Pedro

Em relação ao layout acho que os "troncos" estão deslocados do cenário, ou seja não fazem sentido como estão. Podes utilizá-los de uma forma mais natural colocando-os ao alto ou ligeiramente inclinados saindo p.ex. do centro da ilha de rocha.
No que respeita ao kalk a dosagem correcta é de 1,5gr por litro de água pura (O.I.) cumprindo isto mesmo um principiante consegue utilizar o kalk sem riscos, a grande questão é encontrar a quantidade certa por sistema, e para isso é necessário saber quanta água tens efectivamente no aquário para depois adicionares a solução. Começa por 2% da totalidade do teu sistema, pode não corresponder á quantidade evaporada mas deve ser o limite diário até que os consumos de CA e KH começem a pedir mais. O resto da evaporação deve ser com água pura.
Compra um kalkwasser de boa qualidade, tens várias marcas e deve rondar os 40,00€ kilo nas lojas de aquáriofilia. Quanto ao uso de reactor a unica vantagem é a de estar mais disponivel a quantidade necessária sem teres de preparar a solução todos os dias, a forma de adicionar deve ser sempre gota-a-gota e de preferencia durante o periodo nocturno p.ex. 1 hora depois das luzes se apagarem. Desta forma a possivel oscilação do PH é menos notada.
Em sistemas grandes a adição lenta de kalk pode ser feita durante 24H (é o meu caso)
Se puderes cumpre ainda os 41 dias de ciclo e depois ficas com um aquário pronto para a luta :)
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Joaquim! Muito obrigado pelo teu comentário! Foi a 1ª vez que eu ouvi falar de um ciclo de exactamente 41 dias e achei piada a isso (smp a aprender). Como não tenho pressa nenhuma vou cumprir :) Em relação ao layout acho q tens razão em relação aos troncos, vou tentar arranjar uma posição mais natural.

Em relação ao kalk, neste momento não estou a fazer (tenho ouvido e lido opiniões diversas em relação à sua introdução desde o dia 1) mas suponho que eventualmente vou começar a fazer - dicas muitos úteis em relação à quantidade a usar! Ainda não me decidi sob o método.. existem de facto várias hipóteses. O pinga-pinga sinceramente é algo que não me agrada muito (especialmente devido ao trabalho diário). Depois há o reactor que eu acho um pouco caro para o que é (mas que me parece um DIY relativamente simples se for por aí que vá) e ainda a mistura prévia da solução passando só o liquido já transparente para o reservatório de reposição sendo adicionado à sump aquando da evaporação diária.

É o 3º dia de ciclo (ainda faltam 38) :) e portantocom calma hei-de chegar a uma conclusão!

Obrigado!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Boas..

Andei meio afastado por isso não tinha ainda tido oportunidade de ver/comentar o teu projecto.

Gostei muito do Layout só acho que como já foi dito, esses branches mal aproveitados ao estarem deitados, pois poderás ter uma projecção muito melhor ao te-los ao alto ao com outro tipo de construção mas isso depois vai do gosto de cada um claro.
Ps: alguma construção menos estável é melhor colar que ter um dissabor mais tarde.

Quanto á ciclagem também sou um noob comparado com grandes carolas que aqui andam e que respeito e ao qual sigo todos os seus comentários e passos, como já me foi dito pelo Paulo Oliveira sou um papa letras , mas posso te falar da minha experiência a 13 de Outubro

Arranquei com rocha toda viva e com agua do mar, na sump coloquei siporax e acrescentei bactérias no meu caso foi as brightwell microbacter 7, em 2 semanas tinha 2 camarões 3 donselas 2 oceallaris e como coral xenias e actinodiscos.
e ao fim de 1 mes + um hepatus + casal de mandarins, uma histrix, uma montipora, varios zoanthus e mais...

Nunca fiz osmose a reposição sempre com agua da torneira.

Fui rigoroso com os tpas 15% semanais com agua do mar e correcçao com agua da torneira, de momento o aqua tem 3 meses e não tive nem algas castanhas nem algas vermelhas nem algas filamentosas nem nada, tens as fotos do meu aqua para comprovar e tudo corre bem...para já... lol pelo sim pelo nao vou comprar a OSMOSE TMV V50 pois todos dizes que tou a aumentar drastivamente os Silicatos e outros...

Isto para explicar que cada caso é um caso, e por vezes mais vale deixar tudo muito simples, outras vezes nem com as técnicas mais avançadas se consegue bons resultados.

LOL cada caso é um caso e espero que tenhas o maior sucesso neste hobbie, e que te estejas a divertir ao maximo como todos nós e pensando que os dissabores acontecem só os temos de levar com naturalidade.

Abraço

José Felício
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

Vou esperar pelas novidades e já agora peço-te que vás dando noticias do evoluir do sistema, sinceramente o que mais me desagrada nestes fórum´s é o desapareçer dos tópicos. Mesmos com erros e desilusões acho que devem continuar porque isso ajuda a esclarecer muitas duvidas e a tornar a aquarifilia cada vez melhor.
Não interessa quem são nem o que podem investir, mas sim a paixão e dedicação que podem dar a um aquário.
Coloca as duvidas que a malta viciada nisto responde e tenta ajudar :)
Eu tenho neste momento 12 sistemas e ainda comento erros ao fim destes anos todos :( quem me conheçe sabe disso. Mas não desisto sou teimoso como uma porta! =)) =)) =)) =)) =)) =)) =))
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
@José Felício: gracias por teres colocado a tua experiência até agora.. realmente cada aquário é um aquário.. é exactamente como tu dizes, espero ter tanta sorte qto tu! Já passei pelo teu tópico e deixa-me dizer-te que está altamente o teu aquário com tudo muito bem explicadinho! E tens mandarins que são peixes que eu adoro eu que concerteza tentarei ter mais tarde! São lindos!

@Joaquim Galinhas: Eu não vou parar de colocar updates ;) eu sou mais um viciado nisto dos aquários (mtos anos nos doces e agora salgados). 12 sistemas só de água salgada???

Basicamente eu fico estupido com o quão brutal é ter aquele aquário na minha sala - alto ambiente mesmo só com água e rocha (acho que as luzes devem ajudar - estou mesmo mto contente com a razor).

Agora vou mudar um pouco o layout da rocha hj se tiver tempo. O meu problema agora é tentar fazer com que a WP40 não me faça voar a areia toda do canto oposto ao que ela está. Mandei vir um daques transformadores variáveis... a ver..

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

Pois tive esse problema com a sugar size e tenho uma jebao wp 40 tentei de tudo age que tive de colocar um areao com mais gramagem.. Vou sinfonando a outra mas a areia com mais gramagem ajudou a pousar a outra...

Aqua --> Rainbow Reef
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

A que coloquei foi a da tmc a mais fina e foi o suficiente....

Aqua --> Rainbow Reef
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá a todos,

depois de várias mudanças de layout cheguei a este. Tenho ainda de fazer umas alterações por causa de algumas peças que tocam nos vidros mas no global estou satisfeito com o resultado final.

Vejam o video aqui:




Espero que gostem e comentem!

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Paulo Marinheiro Escreveu:
Olá Pedro,

Durante o processo de arranque do aquário não adiciones NADA.
Nem reactores, nem kalk, nem resinas, nem coisa nenhuma. Alguma boa rocha viva a restante não precisa ser. Areia ou não, caso te queiras poupar a futuros trabalhos e dores de cabeça. Apenas a questão estética vai mandar aqui.

Água salgada com água de osmose e um bom sal (Tropic Marin ou Instant Ocean). Controlar Ph, e ter uma noção dos níveis de cálcio e dureza carbónica (Kh). Boa circulação, escumação e iluminação, já com o ciclo diurno/nocturno.
Troca 1/3 da água passadas 2 semanas outro 1/3 passado um mês e vê a evolução. De resto PACIÊNCIA, que vais precisar, para não caires na tentação de começares a comprar animais prematuramente.

Vais ter o teu aquário bem feio durante uns tempos, vai começar a ficar meio castanho, depois acalma, dando lugar a algumas microalgas verde. De seguida alguma coralina começará a surgir. Inicialmente umas mais avermelhadas e se mantiveres o bom caminho as roxas e rosas aparecerão, são bons indicadores que a coisa começa a estabilizar. Falhei as filamentosas porque com alguma destreza consegues evitá-las.


Cump



Concordo a 100% com esta resposta.

O maior inimigo do aquário somos nós próprios com a porcaria da pressa.

O ideal é 3 semanas só com água e areia e com pouca luz (4 horitas por dia) e só azuis. Depois fazia uma TPA de 30% de água e colocava a Rocha Viva, e semanalmente TPA de 10% e ía aumentado gradualmente a luz. O maior problema de algas é colocar luz forte sem maturação do aquário.
Produtos para acelarar... não sou dessa opinião. Colocar carvão activado e mídia antifosfatos SIM.
Em SOS colocar um filtro UV.

Colocar peixes assim que os fosfatos estejam a baixo dos 0,50 ppm e corais a baixo dos 0,10 ppm (primeiro os moles e lps depois os sps)

Cumprimentos
Miguel


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Miguel Pinho Escreveu:
Colocar peixes assim que os fosfatos estejam a baixo dos 0,50 ppm e corais a baixo dos 0,10 ppm (primeiro os moles e lps depois os sps)
Cumprimentos
Miguel


Miguel, podes esclarecer um pouco melhor essa opinião... porque colocar os peixes quando os fosfatos estão abaixo de 0.50 ppm e os corais abaixo de 0.10 ppm??


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Marco Madeira Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Colocar peixes assim que os fosfatos estejam a baixo dos 0,50 ppm e corais a baixo dos 0,10 ppm (primeiro os moles e lps depois os sps)
Cumprimentos
Miguel


Miguel, podes esclarecer um pouco melhor essa opinião... porque colocar os peixes quando os fosfatos estão abaixo de 0.50 ppm e os corais abaixo de 0.10 ppm??


Boas Marco,

Quanto aos peixes é evidente que os fosfatos não são importantes, o melhor será mesmo testar a amónia (não falei nisso porque achei que era óbvio :) ).
A grande luta no início será baixar os fosfatos, foi o que me aconteceu e a melhor maneira de os controlar é trocas de água valentes e .... com peixes não dá bom resultado.

Quanto aos corais, como tive uma recente má experiência com fosfatos, não aconselho ninguém a colocar corais (principalmente sps) com fosfatos superiores a 0.10ppm

É certo que cheguei a ter fosfatos a 0,5 e mesmo assim os moles e os lps aguentaram-se mas não é ambiente saudável para eles.

O mal é que a malta vai cheia de vontade e coloca a luz toda e passado 15 dias coloca peixes e de repente tem o aquário cheio de algas. Água nova + substrato não maturado + luz + carga orgânica dos peixes = Crescimento de algas e grande dificuldade no controlo das mesmas.

É a minha opinião.

Abraço
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Pedro Gama Escreveu:
Olá a todos,

depois de várias mudanças de layout cheguei a este. Tenho ainda de fazer umas alterações por causa de algumas peças que tocam nos vidros mas no global estou satisfeito com o resultado final.

Vejam o video aqui:




Espero que gostem e comentem!

PG



Boas,

Está muito bom. Não há algas, areia limpinha só não gosto do prato encostado ao fundo, eu colava-o com epoxy na horizontal tipo prateleira para colocares frags em cima.

De resto parabéns com 18 dias e ainda não colocaste peixes é bom sinal e raro ;)

Vais no bom caminho :-bd

Cumprimentos
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Miguel!Até chegar a este layout eu experimentei vários (se quiserem posso colocar fotos de todos). Pelo menos 1 deles fo uma tentativa de colocação do prato mais na horizontal mas cheguei à conclusão que, por se ruma peça grande, ocupa espaço que na minha opinião acaba por não favorecer o aquário. Mas isso é só a minha opinião e que eu tenho neste momento.. posso vir a mudá-la daqui a uns tempos.

O aquário está vazio e assim vai continuar - não tenho pressa nenhuma. Talvez este fds vá comprar alguns membros da CUC visto que a minha amónia e nitrito estão a 0 desde à 1 semana para cá e os meus nitratos já estiveram a 25. Fiz ontem a 1ª TPA de 10% e testarei hj novamente os valores. O PO4 tb estava no seu valor mais alto que foi de 0,25.

De facto não tenho (pelo menos até agora) algas mas elas mais cedo ou mais tarde aparecerão concerteza.

Já agora perguntinha: como ainda não tenho algas, mesmo com valores que permitem adicionar alguma vida ao aquário, será que faz sentido começar a comprar elementos da equipa de limpeza? Se sim.. o quê e em que quantidades?


Muito obrigado pelo comentário!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Pedro Gama Escreveu:
Olá Miguel!Até chegar a este layout eu experimentei vários (se quiserem posso colocar fotos de todos). Pelo menos 1 deles fo uma tentativa de colocação do prato mais na horizontal mas cheguei à conclusão que, por se ruma peça grande, ocupa espaço que na minha opinião acaba por não favorecer o aquário. Mas isso é só a minha opinião e que eu tenho neste momento.. posso vir a mudá-la daqui a uns tempos.

O aquário está vazio e assim vai continuar - não tenho pressa nenhuma. Talvez este fds vá comprar alguns membros da CUC visto que a minha amónia e nitrito estão a 0 desde à 1 semana para cá e os meus nitratos já estiveram a 25. Fiz ontem a 1ª TPA de 10% e testarei hj novamente os valores. O PO4 tb estava no seu valor mais alto que foi de 0,25.

De facto não tenho (pelo menos até agora) algas mas elas mais cedo ou mais tarde aparecerão concerteza.

Já agora perguntinha: como ainda não tenho algas, mesmo com valores que permitem adicionar alguma vida ao aquário, será que faz sentido começar a comprar elementos da equipa de limpeza? Se sim.. o quê e em que quantidades?


Muito obrigado pelo comentário!
PG


Boas,

Antes demais eu não tenho nem um decimo da experiência do Marco. Em caso de dúvida ... Opta por quem tem mais experiência.

Mas quanto à equipa de limpeza compra só nassários da nossa costa e não eremitas da nossa costa. Primeiro porque os eremitas são matam os nassários para ficarem com a casca e mais importante se quiseres colocar um eremita de patas azuis é provável que morra na luta com outro eremita.

Tenta sempre comprar espécies tropicais e não da nossa costa (ouriços da nossa costa nem pensar).
A vantagem dos nassários da nossa costa é só uma Preço.

Abraço
Miguel


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Miguel Pinho Escreveu:
O mal é que a malta vai cheia de vontade e coloca a luz toda e passado 15 dias coloca peixes e de repente tem o aquário cheio de algas. Água nova + substrato não maturado + luz + carga orgânica dos peixes = Crescimento de algas e grande dificuldade no controlo das mesmas.
Miguel


Hummm... isto mesmo era onde queria chegar!
era preferivel teres explicado assim porque quem entra hoje no forum e lê aquilo atrás fica sem perceber onde queres chegar, dai pedi para esclareceres o que estavas a dizer! Não era em tom de desafio, era para elaborares a resposta e esse paragrafo resume e mostra muito bem o grande desafio de começar um reef.

Resta dizer que ao contrário do que é habitual, na minha opinião e depois do ciclo terminar, (neste caso, quantificaste o fim do ciclo com valores de fosfato) deve-se sempre começar com corais, deixar ganhar vida, biologia e bicheza e só depois inserir os peixes, (já o Bonerman defendia esta teroria no seu livro Corals). Assim nunca tem problemas (ou os problemas são 90% menores) de algas, doenças nos peixes e desequilibrios biologicos.
Já para não falar do proprio peixe quando entra no aquário, já entra para algo formado e natural e não apenas um monte de rochas sem vida, sem ecosistema. Logo, menos stress nos peixes, menos problemas, menos doenças.

Agora quantificar o ciclo inicial em valores de fosfatos, é que foi uma maneira muito simplista de resumir a coisa... mas depois explicaste muito bem o que querias dizer. ;)
A experiencia que tiveste com o teu ciclo foi boa e suiciente para chegares a uma conclusão que muitos nunca chegam a term, e acabam por desistir do hobby.

Quanto á equipa de limpeza... por enquanto não colocava nada enquanto não tiveres um minimo de comida para qualquer das especies.
- Ermitas e Nassarios só depois de teres peixes... e na minha opinião são mais mal que bem.
- Turbos, Cerrithes e Stombus só quando tiveres algas... estes sim valem a pena.
- Estrelas - é esquecer por agora. Precisam de aquarios maturados e com muita comida. Geralmente morrem á fome. Uma fromia que é das estrelas mais pequenas precisa de um aquario de 300 litros maturado. Ás vezes vejo fromias em aquarios com 15 dias... o que é uma pena.
- Camarões Lysmata, Stenopus e afins - Só depois de peixes, são excelentes para restos de comida, antes disso não vale a pena.
- Começaria já com corais moles ou lps...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá boa tarde Marco! Antes de mais muito obrigado pelo teu input neste meu tópico que tem sido muito esclarecedor.

A ideia que eu tinha de aquários de água salgada é que deveriamos smp começar por começar por introduzir corais pouco exigentes, deixar maturar uns tempos e só depois iniciar a introdução de equipas de limpeza, peixes, camarões e etc.

O estranho é que através da leitura de variados tópicos, bem como informação prestada por várias lojas, é consensual que a 1ª coisa a introduzir é membros da equipa de limpeza.. isto sempre me fez um pouco de confusão pois.. se um aquário é novo, ecossistema praticamente estéril.. a equipa de limpeza vai limpar o quê?

Mas pronto... eu como não percebo muito disto ia-me guiando pelo que me diziam. Daí a minha ideia de introduzir já este fds elementos da CUC.

Colocando esta ideia de lado.. farei os testes hj novamente. Devo ter valores de amonia e de nitrito a 0, valores visíveis mas baixos de fosfatos e nitratos. Verificarei isso logo. Tendo estes valores em consideração acho que este fds poderei introduzir algum coral mole né..? E agora a pergunta: os corais são (como em tudo na água salgada), extremamente caros. Podem aconselhar-me um coral ou 2 mito simples que possa adquirir já este fds?

Gosto muito dos Zoanthus, dos Sarcophyton, dos Protopalythoa, dos Palythoa (estes ultimos são muito semelhantes nao são?), das xénias, etc..

Aconselhas algum coral assim fácil para começar? E já agora, algum sítio onde os comprar assim em conta :D

Suponho que, mesmo com a introdução destes corais simples ainda não e necassário dosear Kalk... ou é preferível?

Agradeço a ajuda e peço desculpa pelas perguntas "simples"!

PG


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Pedro Gama Escreveu:
O estranho é que através da leitura de variados tópicos, bem como informação prestada por várias lojas, é consensual que a 1ª coisa a introduzir é membros da equipa de limpeza.. isto sempre me fez um pouco de confusão pois.. se um aquário é novo, ecossistema praticamente estéril.. a equipa de limpeza vai limpar o quê?


Nota que a minha opinião é tão boa ou tão má como as outras que lês e que as lojas dão etc...
Por isso disse e sempre digo, "na minha opinião"... deves ler várias maneiras e estilos e depois defenires um para o TEU aquário.

O pessoal coloca a equipa de limpeza com fartura geralmente é para resolver o que o Miguel apontou atrás... e a maior parte das vezes não resolve porque não á equipa de limpeza que resolva um mau ciclo ou resolva um sistema mal montado, ou que resolva as pressas da malta. A equipa de limpeza ajuda, e é usada muito mais na prevenção e apoio do que a resolver erros estruturais ou de sistema, se é que se possa chamar isso.

Podes colocar equipa de limpeza se quiseres mas eu esperava por alguns pequenos indicios de algas... a colocares, coloca pouca quantidade.
Quaisquer desses corais que apontaste podes já colocar sem problemas e geralmente tem preços acessiveis porque são corais mais comuns e mais simples de manteres.
Vai aumentando a luz se é que não o estás a fazer já... kalk para mim é sempre, mas como já disse antes, isso é bastante discutivel.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Em termos de iluminação estou está com uma intensidade razoável mas baseada em luzes azuis. Posso eventualmente começar a aumentar o canal dos brancos tb..

Vou então ver preços dessa coralada e considerar a adição de kalk e tb a forma de o fazer!

Muito obrigado pela ajuda!
PG

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby