Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Pedro Gama Escreveu:
A minha sump tem apenas uma divisão (a da bomba de retorno). É a altura dessa divisão que define o nível da coluna de água para o escumador. Os sensores do sistema de reposição de água estão na divisão da bomba de retorno - é aí que o nível da água nunca pode descer para que a bomba não trabalhe a seco ;)


(eu puto novo nos salgados já a mandar bitaites e cenas) :)


Abraço
PG


Eu também tive assim muito tempo e aquilo que reparei (e isto vai depender de escumador para escumador) é que o nível por muito constante que pareça tem sempre variações na afinação do escumador.

Por isso optei por meter uma divisória só para garantir a altura constante de água no compartimento do escumador!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Eu acho que ainda não tenho sensibilidade para entender se o escumador está ou não corretamente calibrado. Apenas coloquei a altura da água mediante as recomendações da marca para este escumador, tenho o ar todo aberto e coloquei o nível das bolhas dentro do escumador abaixo do copo. Da forma como está, o que verifico é que o copo não fica cheio rapidamente de água mais clara mas demora algum tempo a encher pois só espuma é que vai para lá. O resultado é uma água muito preta.

Também não sei as diferenças entre escumar mais dry ou mais wet..


Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
usas filter bag pedro?
Cumprimentos
Tiago Rocha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Sim. Tenho 2 e vou trocando semanalmente.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
Pedro Gama Escreveu:
Sim. Tenho 2 e vou trocando semanalmente.

é reutilizável aquilo? limpas como?

ja tenho quase tudo apalavrado para comprar, so me falta a bomba de retorno e circulação :D
Cumprimentos
Tiago Rocha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Há quem os ponha na máquina de lavar, há quem os lave com lixívia etc. Eu apenas os viro ao contrário e dou-lhe com jacto forte do chuveiro e deixo secar ao ar.

Força com essa montagem!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Mais um vídeo de ontem!



76 dias e a contar!

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
muito fixe os gobis

quando tiver o meu aquario a bombar, vamos fazer uma visita a maternidade de coral :ymhug:
Cumprimentos
Tiago Rocha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Andas a dar adubo aos corais a ducan para bem maior. Olha a turbinaria devias descer mais um pouco. Segunda estas por casa?

Pintos Reefs


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Tiago Rocha Escreveu:
muito fixe os gobis

quando tiver o meu aquario a bombar, vamos fazer uma visita a maternidade de coral :ymhug:



É uma Salarias Ramosus (blenny) e não um Goby. Foi o 1º peixe que entrou. Tem uma personalidade brutal, super brincalhona.


Paulo Pinto Escreveu:
Andas a dar adubo aos corais a ducan para bem maior. Olha a turbinaria devias descer mais um pouco. Segunda estas por casa?

Pintos Reefs


Sim eu já tenho sítio para ela! Tenho de mudar sim! 2ª feira estou por casa a partir das 17:00 :) passa lá ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Vídeo engraçado com os habitantes do aqua!




Cómicos estes bichos :))

PG
Editado pela última vez por Pedro Gama em 24/mar/2014, 17:36, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
tens ermitas e turbos? arranjas-te onde?

a nivel de comportamento os palhaços parecem-te muito territoriais?
Uma boa adicação aí, era um casalinho de cardinais de bangai :) sempre adorei esse peixe
Cumprimentos
Tiago Rocha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Oi Tiago! Epá a nível de peixes tenho apenas 2 palhaços e uma salarias. Não vejo qualquer comportamento agressivo por parte de nenhum animal - mas também tenho poucos.
Tenho turbos, nassarios e um strombus. Não tenho eremitas apesar de gostar mm muito deles.. tenho um pouco de receio que eles deem cabo dos turbos por causa das conchas. O que eu gosto mais são os Calcinus elegans mas.. tenho receio e como tal vou adiando a adição destes. Também leio que eles passam a vida a mandar os corais abaixo o que é algo que tb me chatearia.

Esses cardinais estão na calha mas vou aguardar uns meses para os colocar para que o aquário fique mais maturado. Agora acho que vou investir nums wrasses (provavelmente o Labroides dimidiatus e o Pseudocheilinus hexataenia). Mas há mais que tb gosto bastante dentro da família dos Wrasses e que poderão ser opção.

Basicamente em termos de introdução de peixes estou a pensar em ir metendo muito calmamente, 1º os mais pequenos e menos agressivos e sempre por famílias.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Pedro,

Só um comentário relativo aos wrasses que pretendes introduzir a breve prazo:

1- O Labroides dimidiatus, é um peixe que normalmente não dura muito em aquários; há exceções, mas apesar de comerem comida seca, são peixes que no mar se alimentam de parasitas e na maioria das vezes embora comendo outras coisas, acabam por não ter grande futuro nos aquários;

2 - O Pseudocheilinus hexataenia, é um peixe muito bonito e útil num aquário pois come muita bicharada, ajuda com algumas pragas, mas em contrapartida é um peixe muito agressivo e territorial sobretudo em pequenos aquários, o que dificulta muito posteriores introduções mesmo de peixes mais corpulentos; a ser introduzido, deve ser dos últimos.

Em alternativa a este, sugiro o Hallichoeres crysus , ou o Hallichoeres melanuros, ou ambos, entrando ao mesmo tempo, ou o crysus primeiro; ambos são também de grande utilidade e bem mais pacíficos.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá César! Muito obrigado pelo teu input - é mto útil! De facto o que eu procuro nos Wrasses é a capacidade de manter a população de seres indesejáveis a níveis reduzidos, embora eu não sei se tenha seres deste tipo pois nunca os vi mas suponho que existam sempre em aquários.

Nesse aspecto tinha lido sobre o six-line e pensava eu que não seria um peixe agressivo. Pelo menos no live-aquaria está listado como sendo reef-safe.. apesar de semi-agressivo. Assim sendo as alternativas sugeridas parece-me muito bem, muito embora eu tenha ficado na dúvida em relação tanto ao Halichoeres chrysus como ao Halichoeres melanurus: muito bonitos mas listados como fish only tanks - suponho que seja por irem dando cabo de corais de vez em qdo... isso pode ser preocupante ou pela tua experiência não há qq problema?

Em relação ao Labroides dimidiatus: smp achei piada a este peixito e já me foi recomendado por alguns amigos do hobby como sendo um peixe essencial a ter um aquário deste género. Mas suponho que possam ter problemas nomeadamente com a alimentação.

Há bastantes hipóteses de Wrasses. Tenho de pesquisar :)

Obrigado!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

As Haliocheres são reef-safe e extremamente uteis, alem de serem muito pacificas, só tens que têr atenção aos saltos para fora do aquário. A Haliocheres Iridis é um peixe bastante bonito.

Existem Wrasses não reef-safe, mas não é o caso desta "familia"

Os labroides dimiatus são dos tais peixes que nunca deviam sair do seu habitat natural, salvo raras excepções, acabam por morrer, mesmo estando a comer comida seca e outras. Não duram muito. Acho que este deves descartar.. Pode haver um ou outro caso de sucesso, mas para isso morrem outros 50.

O Pseudocheilinus hexataenia podem dar alguns problemas quando atingem a fase adulta, nomeadamente o facto de passarem a gostar de camarões ornamentais ao lanche. :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Oi Gil! Olha nunca tinha reparado neste "Halichoeres iridis" e é de facto lindo! - deve ser carote não...?? Eu gostaria de adicionar 2 exemplares da família Wrasses. Para entrar com este que outras opções é que aconselharias?

Em relação ao labroides de facto já ouvi tantos relatos que é mto dificil de manter no aquário que vou então colocar de parte e arranjar alternativas! :)


PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Pedro,

Quanto aos halichoeres em geral não serem considerados reef safe, penso que é pelo facto de terem alguma apetência por dar umas bicadas, quando são adultos em pequenos camarões ornamentais e em caracóis pequenos.

Aliás se fossem reef safe era sinal que não comiam planárias, nudibrânquios, caracóis piramidais e outras pragas; quanto aos corais nem lhes ligam.

Os que tenho penso que nunca me causaram qualquer prejuízo assinalável.

Quanto ao sixline, devias deixar isso, no mínimo, mais para a frente.

Abraço


Uma chamada de atenção aos moderadores: quando há dois membros a responder simultaneamente ao mesmo tópico, uma das mensagens acaba por perder-se, como foi agora o caso da minha resposta quase em simultâneo com o Gil.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Pedro.
As reviews do Live Aquaria são um pouco superficiais...
Há tempos juntei uma serie de artigos uteis sobre as várias familias de peixes, talvez ajude:

Dá uma olhada aqui: viewtopic.php?f=6&t=2795


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Muito obrigado pelas vossas contribuições!

@César: o Sixline fica para qq dia
@Marco: vou ler atentamente

Já agora digam-me lá a vossa opinião sobre as TPAs. Eu tenho feito feito TPAs religiosamente de 10% semanalmente - uso o TMC bioactif com a água de osmose. O que eu tenho achado é que sempre após cada TPA os corais ressentem-se, ficam fechados, murchos e só voltam a todo o seu esplendor uns bons 2 dias depois. O que é algo que me aborrece um pouco... parece que está tudo bem e eu vou destabilizar a coisa a parar bombas e afins. As TPAs eu faço-as semanalmente pq será "boa prática" apesar de eu olhar para os corais todos com bom aspecto. Ultimamente dou por mim a olhar para o aquário, exactamente antes de ir trocar água e a pensar pq raio é q eu vou fazer isto outra vez se eles ficam com tão mau aspecto a seguir...

Portanto.. eu devo estar a fazer qq coisa de errado pq isto não faz absolutamente sentido nenhum.

O método que utilizo é:

- Coloco a água de osmose num reservatório para o efeito, adiciono o sal e deixo estar a misturar com a ajuda de uma bomba. O sal dilui-se em cerca de 15 minutos, mas deixo sempre ficar a misturar cerca de 2 horas - nunca mais que isso. Já li que uma boa prática é deixar de um dia para o outro...

- Páro escumador, reposição, bomba de retorno. A circulação deixo ficar. A água é smp retirada e reposta na Sump. Por vezes aspiro o fundo do aquário - tubo para o filter bag. Por vezes aspiro a Sump. Não me preocupo com a temperatura desta água de reposição, apenas com a densidade (no meu caso ronda os 1.025/26).

- Troco o filter bag e limpo o copo do escumador.

- De seguida uso uma bomba para colocar a água nova dentro da Sump. Ligo bomba de retorno, escumador e pronto.

Um dia depois ainda vejo bolhas com fartura dentro do aquário, os corais meio abertos meio fechados e parece que têm de ser ambientar outra vez a uma qq alteração que tenha feito.

Já li que há pessoal que não liga o escumador uns bons 2 dias após TPAs por causa do sal novo..

Gostaria de ter algum feedback vosso sobre isto pois é algo que me aborrece um pouco. Esta semana (e mesmo por eu achar que as TPAs destabilizam-me o aquário todo), esperei 2 semanas até fazer a TPA.

Os valores do aquário medidos ontem são:
PH: 8.2
KH:9
NO2:0
NH4:0
PO4:0 (não confio mto)
NO3: 10
Ca: 440
Mg: 1320
Temp: 26º
Dens: 1.026

Adiciono sempre Kalk na água de reposição - nunca mais tive problemas de flutuações de KH.

Ao fim das 2 semanas sem TPAs a unica alteração que notei foram os nitratos que subiram aos 20. Normalmente rondam os 10 / 15. O aquário ainda tem 3 meses portanto ainda é muito recente.

Portanto.. será que posso fazer algo de diferente para não perturbar tt o ecossistema?? :) Isto não vos acontece? Fazem as TPAs de forma diferente do que eu?


Obrigado!
PG

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby