Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

1. O sal deves mesmo deixar de um dia para o outro para uma dissolução de 100% e acima de tudo, para não meteres água com indices de orp muito baixos.
Pode ser mariquice, mas eu deixo de um dia para o outro e com oxigenação.

2. A temperatura tambem compenso, neste caso mais por causa dos peixes, para evitar variações de temperatura bruscas, mesmo que seja só 1 grau ou 2.

Os corais podem-se ressentir um pouco pela variação de parametros que terás entre a agua da TPA e a agua do aquario, não vejo muitos mais motivos que isso, mas se o aquário tambem ainda é recente, não terás os parametros totalmente estabilizados, pelo que ao longo do tempo essa diferença irá diminuir e notarás cada vez menos essa situação.

Podes passar a fazer de 2 em 2 semanas, 20% do volume e tambem vêres como o sistema reage. De resto não me parece que possas alterar nada do que já fazes para melhor, tirando os 2 pontos que referi anteriormente.

Quanto á Haliocheres Iridis, posso-te tentar arranjar uma. A companhia para entrar com ela podes ir pelas que o César referiu ou outras, em termos de agressividade e hábitos são semelhantes, tem só atenção ao tamanho, há certas especies que ja atingem um tamanho simpático e não coloques 2 muito semelhantes em cor (ex. leucoxanthus e chrysus).

Uma alternativa muito viável à hexataenia, é a Wetmorella spp, eu tenho 1 ( a nigropinnata) e adoro o peixe, mais pacifico não há :)

Cps
Gil
Editado pela última vez por Gil Miguel em 25/mar/2014, 18:46, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Muito obrigado pela pronta resposta Gil. Vou então aplicar essas 2 alterações para as próximas TPAs para ver se noto melhorias na coisa!

Em relação à Halichoeres iridis é algum peixinho do qual te queres desfazer ou como arranjas? Já agora se puderes dar-me valores aproximados do bicho agradecia-te!

Se eu colocar esse exemplar já e daqui a um tempo o outro não haverá problemas ou recomendas que entrem os 2 ao mm tempo? Até agora apenas tenho 2 palhaços e uma salaria (e camaroes e tal)


PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

Depende dos tamanhos de cada um dos peixes, mas sendo do mesmo tamanho, eu colocaria ambos em simultaneo.

Se houver diferenças de tamanho, primeiro colocas o mais pequeno e depois o maior.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Sim, também me parece mais lógico de facto. Então se tu me arranjares esse peixe tens de me arranjar um outro qq dessa família que tb queira :P


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Boa noite,

precisava de aconselhamentos técnicos (HELP!!!)

uma das minhas Xénias tem andando a definhar de dia para dia. Parece q tem uns seres brancos à volta dela. Estive a pesquisar e cheguei (infelizmente) a uns seres chamados Hydroids (Digitate). Parece q dão cabo das Xénias...

Foto possível da Xénia + Rocha afectada:
Imagem

Foto da outra que está saudável mas que me parece já ter destas cenas...
Imagem

Acham que pode ser desses bichos...? Como é q eu me livro disto agora.... :(


Grato!
Pedro Gama


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Nas fotos nao consigo ver os ditos bichos. Mas podes usar o coral rx para limpar os corais

Pintos Reefs


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Pinto Escreveu:
Nas fotos nao consigo ver os ditos bichos. Mas podes usar o coral rx para limpar os corais

Pintos Reefs



Já falámos por msg e parece que o q eu estava a ver afinal não é nada de mal.. enfim... devia andar com uma etiqueta na testa a dizer NOVATO! :)

Obrigado!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Alessandro Escreveu:
Boas Pedro gama acabei agora de ler seu tópico desde a pagina um e aprendi muita coisa mas gostaria mesmo de saber com detalhes como uma "receita de culinária " :D como foi que iniciaste seu ciclo em meio tanatas opiniões que lhe deram. Podes como eu disse anteriormente dar me sua "receita " claro se nao lhe for uma massada e se tiveres um tempinho

Enviado do meu E77 através de Tapatalk



Boas!
Eu compreendo que no meio de tantas opiniões possa ser complicado, ainda por cima para quem está a começar e não pesca nada disto como era (e ainda é) o meu caso. Se procurares saber, vais encontrar uma data de opiniões acerca da melhor forma de iniciar e concluir o ciclo da melhor forma . Vais chegar à conclusão que muita gente faz as coisas de maneira diferente - existem vários meios para atingir o fim e o que eu aprendi através da consulta deste e outros fóruns é que o sumo que deves retirar das várias opiniões que lês é o que é comum. Em linhas gerais (cenas comuns):
- Água de osmose + sal de qualidade (há quem vá apanhar ao mar - são várias as opiniões acerca deste assunto, eu optei por fazer eu a minha água). Conselho comum: Quando usares água da torneira, seja para reposição, TPAs ou encher o aquário, usar sempre água de osmose;
- Rocha: não te posso posso aconselhar a colocares toda viva ou morta + viva uma vez que isso é outro assunto que depende de cada um. Normalmente as linhas gerais são se colocares maioritariamente rocha morta tens sempre de colocar alguma viva para "semear" a morta. Posso dizer-te que no meu caso coloquei uns bons 80% de rocha morta e 20% de rocha viva - não te posso dizer se vai correr mal ou bem pois este meu aquário tem apenas 3 meses de montagem.
- Iluminação: Há quem diga que é ideal fazer o ciclo sem luz nenhuma para que não apareçam algas. A minha ideia é que as algas têm (e devem) de aparecer - faz parte do ciclo e é parte essencial do ecossistema que estás a construir. eu adoro algas :) (pelo menos ainda). Eu comecei com um fotoperíodo de umas boas 8 horas, com pouca intensidade e baseada unicamente em luzes azuis - tenho leds.
- O melhor material que o teu dinheiro puder comprar para não teres de gastar dinheiro duas vezes.
- Paciência!

Espero que corra tudo bem e acredita que o pessoal deste fórum ajuda-te. Pergunta!

abraço
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Uma foto gira de ontem!

Imagem

:)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
muito fixe
alimentas os lps?
Cumprimentos
Tiago Rocha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Pelo menos uma vez por semana com artémia. O Duncan adora e fica gordo que nem um texugo (como podes ver na foto abaixo):

Imagem

:)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Em principio as próximas entradas no aquários são estes 2 exemplares:

Radiant Wrasse (Halichoeres iridis)
Hoeven's Wrasse (Halichoeres melanurus)

A dúvida que tenho é: pelo que tenho lido eles necessitam de uma camada substancial de areia para que se possam enterrar, seja para dormir ou para se esconder. Eu tenho cerca de 2 cm na parte mais baixa e 4 cm na parte mais alta. Sinceramente não tinha muita vontade de adicionar areia... alguém tem experiência com estas espécies que me possa aconselhar? Eles vivem bem assim ou é melhor desistir da ideia?


Gracias!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
Cumprimentos
Tiago Rocha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Então basicamente eles desde que tenham areia e em certos pontos do aquário alguma profundidade... viverão bem... será??


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Pedro,

Penso que os 4 centímetros serão suficientes, embora se fosse mais, melhor seria.

Se conseguires, introduz os dois ao mesmo tempo.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Obrigado Cesar! O objectivo é a introducao deles ao mm tempo. Ab

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá! Perguntinha: alguém alimenta bloodworms congelados aos peixes e eventualmente corais? Tenho ainda uma caixa de sobra de projectos antigos de água doce.. mas tenho lido opiniões diferentes sobre a sua utilização na água salgada ou não..

O que dizem?


Huggies
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Pedro Gama Escreveu:
Olá! Perguntinha: alguém alimenta bloodworms congelados aos peixes e eventualmente corais? Tenho ainda uma caixa de sobra de projectos antigos de água doce.. mas tenho lido opiniões diferentes sobre a sua utilização na água salgada ou não..

O que dizem?


Huggies
PG

Boas,
Eu alimento.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora muito obrigado pelo feedback André! (já te disse que o teu aquário é brutal???)


:)


PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Nos discus a blood sao grande fonte de parasitas internos , nunca tiveste problemas nos salgados André ??

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby