Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá a todos! Estou prestes a iniciar-me na aquariofilia marinha e estou com umas dúvidas e assim peço aos prós que me ajudem se possível:

1 - desde o primeiro dia de ciclo é preferível colocar carvão activado e/ou removedor de fosfatos tipo num daqueles reactores para o efeito por exemplo?

2 - a utilização de kalk no reservatório de ATO vai eventualmente dar cabo da bomba (tenho o osmoregulador da tunze)? Se sim, aconselham o uso de reactor (algum sítio onde aconselhem comprar um baratinho...?)?

3 - Acham aconselhável adicionar mais alguma coisa no início do ciclo ou é deixar o mesmo correr e pronto?

Agradeço a ajuda.
Pedro Gama
Editado pela última vez por Pedro Gama em 10/mar/2016, 12:34, num total de 2 vezes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Olá Pedro,

Durante o processo de arranque do aquário não adiciones NADA.
Nem reactores, nem kalk, nem resinas, nem coisa nenhuma. Alguma boa rocha viva a restante não precisa ser. Areia ou não, caso te queiras poupar a futuros trabalhos e dores de cabeça. Apenas a questão estética vai mandar aqui.

Água salgada com água de osmose e um bom sal (Tropic Marin ou Instant Ocean). Controlar Ph, e ter uma noção dos níveis de cálcio e dureza carbónica (Kh). Boa circulação, escumação e iluminação, já com o ciclo diurno/nocturno.
Troca 1/3 da água passadas 2 semanas outro 1/3 passado um mês e vê a evolução. De resto PACIÊNCIA, que vais precisar, para não caires na tentação de começares a comprar animais prematuramente.

Vais ter o teu aquário bem feio durante uns tempos, vai começar a ficar meio castanho, depois acalma, dando lugar a algumas microalgas verde. De seguida alguma coralina começará a surgir. Inicialmente umas mais avermelhadas e se mantiveres o bom caminho as roxas e rosas aparecerão, são bons indicadores que a coisa começa a estabilizar. Falhei as filamentosas porque com alguma destreza consegues evitá-las.


Cump
Paulo Marinheiro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Idade:
Localização: Alfornelos
Boas
O Paulo disse praticamente tudo, no entanto podes fazer com água do nosso mar se tiveres como a adquirir, sempre usei sem stress..
A unica coisa que poderás adicionar a meu ver é bactérias para acelarar o ciclo..
Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Mauro Nogueira Escreveu:
Boas
O Paulo disse praticamente tudo, no entanto podes fazer com água do nosso mar se tiveres como a adquirir, sempre usei sem stress..
A unica coisa que poderás adicionar a meu ver é bactérias para acelarar o ciclo..
Abc


É uma possibilidade e fica mais barato. O inconveniente a meu ver, é estares a adicionar uma água riquissima em phitoplankton e outras coisas mais num aquário onde o arranque biológico não aconteceu. Pode trazer ou precipitar o aparecimento de elementos menos desejáveis. Alguma carga de nitrogénio, amónia...etc.
Podes usar, embora eu não recomende encher com água natural no arranque do aquário ou, pelo menos, a totalidade do volume com água natural.

A introdução de bacterias acelera o ciclo, mas não é uma necessidade. O aquário chega lá mais facilmente do que se pensa. ;)


Cump
Paulo Marinheiro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá bons dias! Desde já agradeço as vossas prontas respostas.. isto da água salgada para mim é algo muito novo e ainda não tenho know how suficiente e até agora as conclusões às quais tenho chegado sobre o melhor caminho a seguir é lendo estes fóruns da especialidade, tanto em PT como lá fora.

E os métodos de ciclagem variam de pessoa para pessoa (e de país para país) e a conclusão à qual eu chego é que existem vários métodos distintos para se chegar a um aquário com sucesso.

Antes de mais o setup:

Aquário com 100x60x55 e sump com 70x30x35 feito pelo Rui Melo. Na altura foi igualmente mandado fazer 2 reservatórios de 30 litros cada para a água de reposição e água salinada.

O material até agora:

- Jebao WP40;
- Aquilli RO/DI 4 estágios;
- SAL Tmc bio-actif;
- Tunze Osmolator 3155;
- Maxspect Razor 160W 16K;
- Eheim 300W heater;
- Askoll 901 (Aquaclear 110) bomba de retorno;
- JBL UV-C 11W;
- Escumador Deltec sc-1455;
- Refractómetro D&D
- 15 Kg rocha morta;
- 18 Kg Areia Viva;


Qdo estiver montado compro um pouco de rocha viva.

Fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Como estou a pensar fazer:

A água não vou utilizar natural - vou fazer sempre com osmose e sal. Faço o aquascape cá fora (vou utilizar epo putty para ajudar). Dp da rocha estar lá dentro, encho o aquário com água de osmose (deve demorar muito tempo - mas não tenho pressa), adiciono o sal, misturo, termostato e qdo a temperatura tiver sido atingida (25º) adiciono então a areia viva. Não estou a pensar em lavá-la 1º. Estou a contar que a água fique uns dias mto turva por causa da adição da areia mas acho que uns daqueles filter bags no tubo de descarga de água para a sump trate disso. Depois então rocha viva.


Em relação ao ciclo a 1ª opinião que tive foi colocar desde o 1º dia a solução de Kalkwasser a bombar no reservatório de reposição para que ajudasse a formar tão desejada água coralina (misturando 1º cá fora, deixando assentar e migrar a água límpida já misturada então para o reservatório de reposição para que essa fosse essa a água a ser utilizada pelo osmoregulador). Parece-me boa idea mas tenho algumas dúvidas em relação à bomba da Tunze pois pelo que tenho lido a cal vai dando cabo das bombas - e não é que a bomba de substituição da Tunze seja muito cara mas se pudesse poupá-la, melhor. Assim sendo (e tendo em conta que iria avançar logo de início com adição de cal) pensei que bom bom seria arranjar um reactor de kalk - cenas a meu ver caras demais para o que são.

Li igualmente que era boa prática colocar logo de início um reator daqueles fluidizados com carvão e removedor de fosfatos mas assumi que isso poderia ficar para mais tarde.

E sem TPAs até que os nitrato fossem mensuráveis.

Mas @Paulo Marinheiro a tua opinião também faz todo o sentido e eu ainda é só teoria... portanto se aconselhas a que eu não utilize Kalk desde o início se calhar é por aí que irei e seguirei o teu conselho das TPAs. Em relação à iluminaçao vou desde o início fazer o ciclo normal de luz para que as algas apareçam o qto antes. Vou ter calma até pq vou usar maioritariamente rocha morta.. já ando à uns anos nisto dos aquários e sei que é um hobby no qual se tem de ter muita paciência.

Já agora qual é a razão pela qual nao se deve utilizar kalk desde o início do aquário? Pensava eu que seria uma mais valia.. E a partir de qdo se deve começar então a introduzir?

Obrigado pela ajuda!
PG


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Pedro Gama Escreveu:

Em relação ao ciclo a 1ª opinião que tive foi colocar desde o 1º dia a solução de Kalkwasser a bombar no reservatório de reposição para que ajudasse a formar tão desejada água coralina...

Já agora qual é a razão pela qual nao se deve utilizar kalk desde o início do aquário? Pensava eu que seria uma mais valia.. E a partir de qdo se deve começar então a introduzir?...

Obrigado pela ajuda!
PG


Boas Pedro...
Existem várias maneiras de montar um aquario de água salgada, mas ao contrário do Paulo sou da opinião que o kalk é daquelas coisas que devem entrar logo desde o primeiro dia... Existem várias vantagens e a meu ver, e poucas desvantagens , a maior parte apenas relacionada pelo excesso e/ou má dosagem de kalk pelo aquariofilista.

Lê artigos sobre isso e depois decide se o usas ou não, e qual a maneira que gostas mais ou que te faça mais sentido... sempre usei kalk em todos os meus aquários e sempre o irei usar, mas também não é nada que seja imprescindivel e podes muito bem fazer o ciclo sem kalk como o Paulo te recomendou. Hoje em dia são muito menos as pessoas que usam kalk do que há uns anos atrás mas ainda existem algumas pessoas que o usam e com sucesso, tem é de ser bem doseado.

Para te ajudar a formar uma opinião, lê estes artigos sobre o uso de kalk, pode ser que comeces a ter uma idéia das suas vantagens e desvantagens.

http://www.reefkeeping.com/issues/2005-01/rhf/

http://www.reefkeeping.com/issues/2003-05/rhf/feature/

http://reefkeeping.com/issues/2006-06/rhf/index.php

http://www.wetwebmedia.com/ca/volume_6/ ... wasser.htm


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Olá Marco ;)

A minha dica recaiu sobre o Não uso do Kalk porque o Pedro está a iniciar e tem pouca experiência. Também sou um grande adepto do kalk e sou um dos que usa sempre e em conjunto com o reactor de cálcio.
Apesar de tudo, em que aspectos vês assim tão grande vantagem em adicionar a solução logo de inicio, face às complicações que poderá trazer aos pouco experientes? :)

Abraço,
Paulo Marinheiro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Eu também tinha na ideia que a utilização de Kalk desde o início era algo que fazia sentido.. já agora este método de dosear kalk através de água de reposição é uma boa prática ou é smp preferível a utilização de um reactor? Eu tenho consciência que o kalk desta forma está sempre dependente da quantidade de água evaporada e temos de ter muito cuidado qdo se doseia kalk pois se for demais pode subir muito o PH né?


Estas complicações a que te referes terão sempre a ver com sobre-dosagens certo?

Acredito que mais cedo ou mais tarde irei comprar bombas doseadoras mas é um investimento que só queria fazer qdo tivesse consumos que o justificassem.

Eu basicamente queria fazer isto tendo em vista as melhores práticas que conseguisse.. dentro dos limites de alguém que só tem noções teóricas evidentemente.

Muito obrigado!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
@Marco: Muito obrigado pela literatura :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Pedro Gama Escreveu:
Eu tenho consciência que o kalk desta forma está sempre dependente da quantidade de água evaporada e temos de ter muito cuidado qdo se doseia kalk pois se for demais pode subir muito o PH né?


Sim, com implicações noutros parâmetros.


Pedro Gama Escreveu:
Estas complicações a que te referes terão sempre a ver com sobre-dosagens certo?


Claro, para mais quando irás dosear com pouco rigor, de forma irregular e num aquário relativamente pequeno.
Daí que a minha dica tenha sido de não usares para já. Claro que como diz o Marco, e bem, é possível. Trata-se apenas de saberes e teres controlo sobre o que fazes. Eu não costumo adicionar logo no arranque. Claro que se te sentires à vontade avança mas lê bem o que o Marco te deixou.

Cump
Paulo Marinheiro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Qual é então a melhor forma (+segura mm pra inexperientes) de dosear Kalk? Já tinha pensado manter o ATO desligado durante grande parte do período diurno por causa do PH. Isto ajuda?

Muito obrigado!
PG


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Paulo ;) .
Ok, tinha idéia que também usavas kalk mas como opinaste de maneira diferente pensei que já não o usasses... agora que explicaste o porquê, já percebi a tua resposta.

Na minha opinião, Kalk gera equilibrio... basicamente o kalk oferece equilibrio quimico muito cedo e isso é optimo para o ciclo . Equilibrio de parametros CA e KH, equilibrio de PH se bem doseado á noite e equilibrio no aparecimento de algas iniciais do ciclo seja por precipitar fosfatos (ainda não está provado oficialmente esta toria, embora existam alguns artigos de quimicos conhecidos que o comprovam empiricamente (associação de ióes de fosforo e fosfato a carbonato de calcio)), seja por manter o KH equilibrado e estável, algo que as algas não gostam. De uma maneira geral se o kalk for logo utilizado de inicio e bem doseado, o ciclo quimico (não confundir com o ciclo biológico) é muito mais rápido e a fase das três algas (marrons, verdes, coralinas) começa mais rápido, originando logo equilibrio no sistema e as tão amadas coralinas.
A longo curso, e dependendo claro da evaporação e do tamanho do aquário até é possivel manter um aquario apenas com kalk. Lembras do meu 2 aquário? Só com kalk... tive de aumentar a evaporação prepositadamente mas apenas doseava kalk em 220 litros.

As desvantagens é que o mau uso gera precicamene o contrário, ou seja, precipitações de CA ou KH e ainda PH altissimos que podem minar o ciclo ou eventualmente o aquário depois de estabelecido.

Sim, Pedro... excesso ou má dosagem, PHs altissimos, ou precipitação de CA e/ou KH. Mas lê os artigos. Aquilo que qualquer um opina nos foruns não é regra, é apenas opinião formada. Lê e decide o que é melhor para ti.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ok! Muito obrigado pela ajuda!

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Marco Madeira Escreveu:
Boas Paulo ;) .
Ok, tinha idéia que também usavas kalk mas como opinaste de maneira diferente pensei que já não o usasses... agora que explicaste o porquê, já percebi a tua resposta.

Na minha opinião, Kalk gera equilibrio... basicamente o kalk oferece equilibrio quimico muito cedo e isso é optimo para o ciclo . Equilibrio de parametros CA e KH, equilibrio de PH se bem doseado á noite e equilibrio no aparecimento de algas iniciais do ciclo seja por precipitar fosfatos (ainda não está provado oficialmente esta toria, embora existam alguns artigos de quimicos conhecidos que o comprovam empiricamente (associação de ióes de fosforo e fosfato a carbonato de calcio)), seja por manter o KH equilibrado e estável, algo que as algas não gostam. De uma maeira geral se o kalk for logo utilizado de inicio e bem doseado, o ciclo quimico é muito mais rápido e a fase das três algas (marrons, verdes, coralinas) começa mais rápido, originado logo equilibrio no sistema e as tão amadas coralinas.
A longo curso, e dependendo claro da evaporação e do tamanho do aquário até é possivel manter um aquario apenas com kalk. Lembras do meu 2 aquário? Só com kalk... tive de aumentar a evaporação prepositadamente mas apenas doseava kalk em 220 litros..


Claro que me lembro desse aquário..bonito que era ;) . E estou 100% de acordo. Ainda num outro tópico na semana passada escrevi exactamente sobre disto . ;)


Marco Madeira Escreveu:

As desvantagens é que o mau uso gera precicamene o contrário, ou seja, precipitações de CA ou KH e ainda PH altissimos que podem minar o ciclo ou eventualmente o aquário depois de estabelecido.


Este é o meu receio aqui no aquário do Pedro. São precisas algumas "mãozinhas e cabeça", perceber o que é o Kalk. Medir regularmente e rigorosamente esses parâmetros (Calcio, Kh e Ph). O que me parece é que se ele não seguir estes procedimentos, o facto de o introduzir à razão da evaporação, pode ser excessivo para um aquário em ciclo.


Abraço e Bom Natal
Paulo Marinheiro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Epa esta coisa da água salgada tem mto que se lhe diga heim! Um gaijo que se queira iniciar tem mto que aprender..

já agora aconselham algum sítio onde comprar o pó para fazer a kalkwasser? Já agora com que medidas?

Gracias!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Pedro Gama Escreveu:
Epa esta coisa da água salgada tem mto que se lhe diga heim! Um gaijo que se queira iniciar tem mto que aprender..


Ora aí está!...É o que falha a muita malta que inicia. O excesso de informação provoca isso.

É de facto necessário/recomendável aprender bastante antes de arrancar na água salgada. Para iniciar bem e evitar dissabores é importante perceber a razão de usar isto ou aquilo ou deste ou daquele procedimento. Quais os meios para chegar a um fim e o porquê desse fim. Depois de se perceber suficientemente bem isso, as coisas ficam mais fáceis e é aliciante conseguir o domínio sobre o ecossistema. :)

Tens, em qualquer loja especiallizada, hidróxido de cálcio de excelente qualidade para o kalk. Os preços são relativamente baixos.


Cump
Paulo Marinheiro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Muito bem! Acho q (após leitura cuidada e ah e tal) vou optar por utilizar kalk desde o início e da seguinte forma: o reservatório de água de reposição tem cerca de 30 litros (32 acho) e a reposição de água vai ser gerida pelo ATO da Tunze. Arranjo um recipiente onde misture os 30 litros de água de osmose com o hidróxido de cálcio, deixo repousar e qdo a água estiver límpida retiro só a esta parte para o reservatório de reposição. Depois esta vai para o aqua consoante a evaporação. Agora tenho a hipótese de só ligar a reposição mais para as horas noturnas por causa do PH ou manter isto 24/7... opiniões sobre isto?

Eu não faço ideia de qto de evaporação que terei (o aqua + sump terá uns 370 litros brutos) mas ainda por cima no inverno a evaporação será bastante menor que no verão o que nesta 1ª fase pode ser positivo (digo eu que pesco pouco disto).

Quem utiliza este sistema desta forma (kalk na reposição) será que mistura tudo no reservatório de reposição ou fará num recipiente à parte conforme descrevi acima?

:) obrigado!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá bons dias!

Como é que fazem para lavar/limpar rocha morta comprada em loja para um novo aquário? Lavar com água da torneira ou tem sempre de ser água de osmose?


Obrigado!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Pedro

Agua da torneira... Com muita pressão :)


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Na minha opinião nunca utilizes água da torneira em nada que seja para um reef... é melhor utilizares água de osmose ou água salgada. Costumo deixa-las de molho durante 2 ou 3 semanas com trocas de água semanal... vais vendo a diferença na coloração da água.

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron