Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

1Reef - Primeiro Aquário Salgado! - O Fim

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Pedro Gama acho seu Aqua um espetáculo parabéns e já agora gostava de saber sobre sua calha de led se puder me dizer algo agradeço e mais uma vez parabéns pelo sucesso


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Oliveira Escreveu:
E esta a andar no bom caminho, pelo menos é o que parece ... nunca é facil ter todos os corais bons , mas desde que vao tendo cor ja é bom , agora ter todos como queremos nunca é facil ..

Aquele abraço e vai actualizando ...


Obrigado Paulo, de facto há smp um coral ou outro que nunca parece satisfeito. Neste momento o que me parece menos feliz é uma alveopora que não se tem extendido muito. Ando a tentar arranjar melhor localização para ela, sei que não aprecia grande movimentação de água mas em relação à luz ainda não entendi.. Tenho uma goniopora tb que será teoricamente mais dificil de manter mas está óptima! Vou alimentando ambos de vez em qdo.


Alessandro Campos Escreveu:
Pedro Gama acho seu Aqua um espetáculo parabéns e já agora gostava de saber sobre sua calha de led se puder me dizer algo agradeço e mais uma vez parabéns pelo sucesso


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Muito obrigado Alessandro. A calha é uma Maxspect Razor de 160W e 16K. É a minha 1ª experiência com iluminação LED e como tal nao tenho termo de comparação. Mas adoro o efeito que a iluminação dá, principalmente o canal dos azuis :) super satisfeito com ela!

Obrigado a ambos pelos comentários! Não tenho tido muto tempo para actualizações mas ontem estive a fazer fotografias e um vídeo que está a "uploadar" para o youtube e já coloco.

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Então actualização do 1Reef!

Fiz mais uma pequena alteração de layout pq à medida que os corais vão crescendo vão dando cabo uns dos outros. Cenas de newbie nestas andanças de aquários de água salgada é o que é.. os mais agressivos de todos (para mim) são as euphylias (grandes sacaninhas), especialmente a glabrescens que já me deu cabo de 1 ou 2 corais.... mas qdo digo dar cabo é toca nas extremidades e o coral e 2 dias está branco. Portanto isolei-a em cima onde já não pode fazer mal a ninguém e até acho que ficou engraçada :)

Tenho mantido o filtro UV ligado à cerca de 1 mês e uma coisa que verifiquei passado uns dias de o meter fi que as poucas cyanos que tinha desapareceram todas.. isto não faz grande sentido mas foi o que aconteceu e foi a razão pela qual eu o mantive. Ainda não decidi se vou continuar com ele ligado ou não. Se calhar vou parar um pouco para ver se noto diferenças.

Já tenho alguns peixitos... fica a lista, por ordem de entrada:

- 1 x salarias ramosus
- 2 x amphiprion ocellaris
- 1 x amblyeleotris guttata (com o respectivo Alpheus bellulus)
- 1 x siganus unimaculatus
- 1 x halichoeres melanurus
- 1 x halichoeres chrysus
- 3 x pterapogon kauderni
- 1 x gobiosoma oceanops
- 1 x nemateleotris decora

Até hoje ainda não morreu nenhum peixe (o que é positivo) :) Se ao menos pudesse dizer a mesma coisa dos corais... suspiro! Próxima entrada é um pseudochromis fridmani. Depois não devo meter mais.. falta-me só um ou outro para fechar a loja....


Ficam as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E o vídeo:




Espero que gostem!

Pedro Gama


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Já há algum tempo que venho a acompanhar este tópico e tenho notado uma grande evolução.
A euphyllia que está cá em baixo é rainha aí no Aquario, não consegue passar indiferente.
Gosto da variedade de corais e da mistura de cores. Parabéns!!
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Helder Ferreira Escreveu:
Já há algum tempo que venho a acompanhar este tópico e tenho notado uma grande evolução.
A euphyllia que está cá em baixo é rainha aí no Aquario, não consegue passar indiferente.
Gosto da variedade de corais e da mistura de cores. Parabéns!!


Muito obrigado pelo comentário Helder. De facto para quem como eu vem de aquários de água doce, a água salgada é um mundo novo com bastantes mais variáveis que se tem de ter em conta. Algumas delas, como o crescimento e agressividade dos corais, é um exemplo de algo que só vamos tendo noção ao longo do tempo. E um aquário de água salgada leva alguns anos a ficar realmente maturado.. ao contrário da água doce. Em aquários plantados então, se forem oferecidas as condições óptimas, em 6/8 meses tens o aquário como queres, tiras a fotografia e desmontas para fazer outro :) Aqui não é bem assim.

Até agora, os meus corais favoritos são de facto os LPS :)

Obrigado e eu vou actualizando
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Essa decora é linda.......

Enviado do meu TC55


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Boas pessoal!

Este aquário fez 1 ano de existência. Um ano de aprendizagem, com altos e baixos mas.. acho que faz parte desta experiência. A lamentar mortes de corais, pela inexperiência típica dos novatos nestas andanças. Felizmente sem mortes de peixes. A conclusão a que chego ao fim deste ano é que um aquário de água salgada leva muito mais tempo a maturar do que um aquário de água doce. O processo é mais lento mas vale a pena.

Para recordar uma das primeias fotografias do 1Reef:

Imagem


E a foto actual:

Imagem



Segue algumas fotografias de ontem:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Não tive tempo mas hei-de colocar um vídeo.

Espero que gostem!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Grande evolução, essas euphilias estão espectaculares.
Parabéns


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Nuno Vinha Escreveu:
Grande evolução, essas euphilias estão espectaculares.
Parabéns



Muito obrigado Nuno! Sacaninhas não páram de crescer :)


Fica uma lista com a evolução deste aquário:

1Reef Evolution



Abraços!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Foto engraçada do meu Siganus unimaculatus AKA "Hipólito":

Imagem


:)


PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora aí está mais um vídeo para documentar a evolução do aquário de recife!




Espero que gostem e bom fim de semana!

:-bd

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Vidros Limpos e como tal.. foto! Tirada com telf..

Imagem


Bom fim de semana!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Eu adoro ...

gosto muito ...

esse ciganus já tem que andar ai a fazer manobras , não ??

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Oliveira Escreveu:
Eu adoro ...

gosto muito ...

esse ciganus já tem que andar ai a fazer manobras , não ??

Aquele Abraço


Olá Paulo!

Epa, pelo menos ele parece-me feliz mas os peixes de água salgada crescem que é uma coisa parva (e depressa) de facto e eu acredito que ele fosse muito mais feliz se tivesse o dobro ou o triplo do aquário. Talvez no futuro equacione mudar para um maior mas a curto/médio prazo essa idea está fora de questão (infelizmente). De qualquer das formas eu tenho sempre cuidado com os peixes que coloco para não ter problemas futuros (desde compatibilidades entre eles a tamanho em adulto) e um dos recursos que utilizo é o liveaquaria. Este é um Siganus unimaculatus e não um Siganus vulpinus que fica maior. O liveaquaria diz que ele precisa de um aquário com 70 gallons, o meu deve rondar os 95 mais coisa menos coisa.

Aliás o único peixe que saiu fora dos parametros pelos quais me tenho regido desde o inicio foi a ultima entrada de todas, um purple tang que o liveaquaria aconselha a ter uma aquário de 125 gallons.. maior que o meu. Eventualmente no futuro poderei ter problemas mas.. por agora ele parece-me adequado. Claro que é o único tang do aquário e não entrará mais nenhum.

De qualquer das formas eu olho para o meu aquário e parece que não tenho muitos peixes mas acho deve-se ao facto de todos terem o seu território mto bem organizadinho. Os peixes que tenho (por ordem de entrada):

- 1 x Salarias ramosus (desde que mandei vir um cluster de barnacles que ela fez casa ali - é muito engraçada e curiosa)
- 2 x Amphiprion ocellaris (estão smp a um canto do aquário desde a entrada deles - qq dia se calhar adicionava uma anémona..)
- 1 x Siganus unimaculatus (anda pelo aquário todo)
- 1 x Amblyeleotris guttata (tem o seu território mto bem definido smp junto à sua toca com o seu camarão)
- 1 x Halichoeres melanurus (anda pelo aquário todo)
- 1 x Halichoeres chrysus (anda pelo aquário todo)
- 3 x Pterapogon kauderni (vieram de casa do Sr. Afonso muito pequeninos e estão bem maiores. Andam smp os 3 juntos e quase smp meio parados no mm sítio)
- 1 x Nemateleotris decora (desde que entrou arranjou um buraco e basicamente só sai para comer.. é uma pena pq ele é lindo)
- 1 x Pseudochromis fridmani (anda pelo aquário todo)
- 1 x Synchiropus splendidus (anda pelo aquário todo sempre a bicar na rocha)
- 1 x Zebrasoma xanthurum (anda pelo aquário todo)

São 14 peixes. Sinceramente não sei se já tenho peixes a mais ou não.. talvez me possas aconselhar. Sei que eu olho para o aquário e não vejo muitos peixes como via por exemplo nos meus aquários anteriores de água doce.

Obrigado pelo comentário e um abraço
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
Boas gosto bastante do teu aquário, apresenta boa saúde e os corais estão muito fixes e com cores boas ..

Mas também sou suspeito, pois adoro corais moles e lps.

:-bd


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ..

A minha ideia nao era dizer que o peixes era grande para o aquario , até porque para mim nenhum peixe é grande para o aquario , os aquarios é que sao pequenos para os peixes e ai o que tem que crescer e o vidro ... ;) ;)

O que me referia nao e que ele fosse pequeno o teu aqua , mas que o peixe tinha crescido bem , mas nuna foi minha ideia questionar ou duvidar da saude de qualquer vivo que ai tens , até porque nota-se que estão impec ...

Vai postando mais actualizações e a nivel de peixes ta bem composto .. just my 2 cents ...

Aquele abraço amigo
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Bio Escreveu:
Boas gosto bastante do teu aquário, apresenta boa saúde e os corais estão muito fixes e com cores boas ..

Mas também sou suspeito, pois adoro corais moles e lps.

:-bd


Boas Paulo,

de facto são os corais que mais gosto. Pelo menos até agora :) Obrigado!


Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ..

A minha ideia nao era dizer que o peixes era grande para o aquario , até porque para mim nenhum peixe é grande para o aquario , os aquarios é que sao pequenos para os peixes e ai o que tem que crescer e o vidro ... ;) ;)

O que me referia nao e que ele fosse pequeno o teu aqua , mas que o peixe tinha crescido bem , mas nuna foi minha ideia questionar ou duvidar da saude de qualquer vivo que ai tens , até porque nota-se que estão impec ...

Vai postando mais actualizações e a nivel de peixes ta bem composto .. just my 2 cents ...

Aquele abraço amigo



Muito bom conceito esse que o que deve crescer é o vidro. O aquário é sempre o mesmo :) Obrigado e um abraço



E seguem umas fotos de ontem (telele):

Imagem

Imagem

Imagem


Bom dia e boa semana!
PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Amigo claro que tens que mudar de aquário , nunca podes é trocar de peixes porque são grandes para o aquario , mas sim trocar de aquário porque fica pequeno para os peixes :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:


como disse e se pode comprovar nas ultimas fotos , está muito bom , os vivos respiram saúde ...

Aquele abraço e boa semana , vai postando mais fotos ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá a todos! Mais um videozinho update do aquário de recife cá de casa:



Fica mais um registo.. espero que gostem :)

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
PARABÉNS ESTA FANTÁSTICO ISSO MESMO DE ENCHER OS OLHOS NÊ, ESPERO CONSEGUIR CHEGAR AI PERTO MAS NO PASSO QUE ANDO AINDA VAI DEMORAR MAS EI DE CHEGAR TENHO MUITA PACIÊNCIA, ENQUANTO NÃO CHEGO VOU ADMIRANDO OS VOSSOS AQUÁRIOS COMO O SEU QUE ESTA MARAVILHOSO MAIS UMA VEZ PARABÉNS :ymapplause:
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron