Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Ajuda Em início de salgado

Ajuda Em início de salgado

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 10/jan/2014, 00:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Boas Malta,

Há algum tempo que mantenho um aquário de discus e decidi finalmente começar a pensar num salgado para ter na minha sala. A questão é que ainda sou muito novo nisto dos salgados e o espaço não é tão flexível como para o de água doce por isso gostava de pedir alguns concelhos a quem tem mais experiência.

Estava a pensar em algo à volta de 200-250 litros (90x50x50) por exemplo ou algo dentro dessas linhas mas como vai ficar na minha sala gostava que fosse algo razoável a nível estético. Gostei muito dos aquários da ELOS mas são caríssimos e pelo que já me disseram é possível igualar a qualidade a preços bem mais acessíveis.

Hoje a pesquisar na net encontrei este http://www.custom-re...Item=49&Lang=PT

Vi também este http://www.aquazoolu...quatlantis.html

Na vossa opinião algum deles é boa escolha? não sei se há algo diferente que também possa entrar em equação.. Pela experiência que tenho de água doce penso que seja preferível comprar já algo bom e esperar mais um pouco do que ter surpresas mais à frente.

Gostava também de perguntar se alguém conhece um site de confiança completo com perfis de peixes de água salgada para que eu possa dar uma vista de olhos e ver que espécies posso manter com a litragem que escolher.

Desde já o meu muito obrigado pela ajuda que nesta fase é sempre muito preciosa.

Um abraço,
Igor

Mensagem 10/jan/2014, 01:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Igor

Acho que deves mandar fazer um aquário e um movel ao invés desses de marca, poupas dinheiro, fica á tua maneira e muito mais funcional, de acordo com a decoração da tua sala e sobra-te dinheiro para poderes equipar o aquário com material bastante superior aos dos kit´s.

Se quiseres posso-te passar alguns contactos.

Procura aqui no forum setups de aquarios e vais encontrar muita informação técnica e confirmas que de facto consegues esteticamente ter algo igual ou superior a esses kit´s.

Quanto a sites de peixes, existe muita coisa. http://www.liveaquaria.com por exemplo.

Mensagem 10/jan/2014, 02:49

Olá Gil,

Obrigado pela tua resposta!

O meu receio em mandar fazer a minha falta de conhecimentos nos salgados.. Desenhar a SUMP.. A melhor maneira da agua lá chegar e voltar.. Etc. E tambem um sítio de confiança e em conta para me fasearemos Aqua pois seria o primeiro e como não conheço ninguém no hobby ando um pouco perdido.

O live aquaria e onde custumo ir mas pensei que eles exagerassem um pouco na litragem mínima necessária para manter alguns peixes mas ja me disseram que nao que e mesmo aquilo.

Agradecia-te imenso esses contactos visto que moras aqui bem perto (sou de Almada) :)

Um abraço e obrigado,
Igor

Mensagem 10/jan/2014, 09:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Bom dia Igor,

Antes de mais, bem vindo ao mundo dos Salgados.

Aquários ELOS, hum... bonitos? Sim... caros? Sim... mas podes fazer igual ou melhor a preços bem mais acessíveis. Desenhas o que pretendes e falas com a VidroMoldura (Rui Melo), que irá dar a opinião e desenhar o aquário a tua medida.

Em relação aos KIT's que colocaste aqui... concordo com o Gil, penso que deves optar por um móvel ou estrutura com o respectivo aquário... e fica a tua medida e ao teu gosto.

Em relação a Base de dados de Peixes, o Gil já deu o contributo.

Quanto a SUMP, a melhor maneira de a água lá chegar é como ela chega sempre... Queda Livre através de um ou dois furos na coluna seca do aquário... tens muitos exemplos aqui no forum, dá uma olhadela no projecto do Rui Manuel Gaspar (que tem um sistema simplificado de queda e retorno de água para o aquário), tens o aquário do Pedro Ferrer, do Paulo, entre outros... basta procures e vais ficar com uma ideia do que necessitas para o teu projecto.

Já pensaste a nível de escumador? bombas? circulação?

Dá uma olhadela aqui -> viewtopic.php?f=4&t=30

Cumprimentos,
Armando

Mensagem 10/jan/2014, 10:43

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Muito pouco a acrescentar depois detas 2 excelente contribuições, apenas reforçar que não é verdade que o Liveaquaria substime a litragem mínima, sobretudo para quem está a começar! É uma ótima referência até no teu caso!

Mensagem 10/jan/2014, 21:04

Olá Armando e Hugo,

Obrigado pela vossa ajuda.

Já falei um pouco mais com o Gil que tem sido espectacular e me está tem dado também umas dicas.

Vou seguir o concelho da malta mais experiente e começar a pedir uns orçamentos para mandar fazer o meu próprio aqua :)

Tenho de pesquisar um pouco mais para ver os aquários da malta e tentar compreender um pouco melhor a filosofia por trás das SUMP para poder projectar a minha o melhor possível.

A nível de escumados, bombas e circulação ainda não defini nada :S penso que isso também estará um pouco dependente da medida final do aquário estou certo? Após as dicas do Gil estou a ponderar mudar as medidas para 90x60x50 pois acho que consigo encaixar isso no espaço disponível e convencer a Maria o que também é importante :-

Segundo aquilo que li os escumadores devemos comprar quando pudermos algo "exagerado" para o aquário que temos. Mas a nível de marcas ou qualidade dos produtos, relação qualidade/preço e sítio onde comprar isso não sei nada :S mas vou continuar a pedir apoio para tentar fazer algo o melhor possível :)

Obrigado a todos.

Um Abraço,
Igor

Mensagem 11/jan/2014, 13:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 97

ahhahah

é isso Igor...

Primeiro ponto Convencer a Maria.
Segundo ponto faz com que ela acredite que tenha sido ela que teve a ideia por causa dos nemos e da doris..

Depois disso tudo é fácil....

hahahahahaah =)) =)) =)) =))
Imagem

Mensagem 12/jan/2014, 00:13

Olá José,

Pois é essa parte é importante para reduzir as dores de cabeça pelo caminho :)

Mas isto ainda está tudo numa fase tão inicial que ainda não há perigo.

Um Abraço,
Igor

Mensagem 23/jan/2014, 17:52

Boas Malta,

Após alguma pesquisa e ajuda de algumas pessoas (às quais agradeço por toda a disponibilidade e hospitalidade em especial ao Paulo Pinto, ao Ricardo Santos e ao Gil Miguel) começo a estar mais perto do projecto final que gostava de ter em minha casa.
Gostava no entanto de pedir algumas opiniões/concelhos especialmente em relação ao escumador pois é o equipamento que quero ter 100% definido quando fizer a encomenda do aquário.
De momento ainda tenho algumas dúvidas mas vou colocar aqui o que está "na mesa":

Aquário: 90 x 60 x 55
SUMP: 60 x 40 x 40 + 20 x 40 x 40 reservatório
Iluminação : Maxspect Razor 160W 16k (é a única coisa que já tenho pois surgiu uma oportunidade e na altura aproveitei)
Aquecimento: 2 x Jager 150W

É aqui que começam as dúvidas :-?

Escumador: Bubble Magnus curve 7, DELTEC SC 1455, Reefset SKR 150 DCI ou Bubble Magnus Curve 9

Já li que o melhor seria o mais potente possível mas também já li que demasiado também seria prejudicial ao ecossistema.

Bomba de Circulação: Vortech MP40 ou outra opção da tunze?

Bomba de Retorno: Eheim compact 3000 ou Eco-Tech DC 3000

Li que estas novas eco tech tem uma óptima performance e o consumo é muito bom.

Obrigado a todos e peço desculpa pelo testamento :)

Cumprimentos,
Igor

Mensagem 23/jan/2014, 18:25

Olá Igor

Em relação aos escumadores, o Deltec 1455 tem uma excelente relação qualidade/preço, será muito potente para o teu sistema, mas alem de consumir pouco e para amenizar a relação potência/litragem, podes desliga-lo com um temporizador X horas por dia, escusa de estar ligado 24h/24h.
O NAC 7 tambem não seria má escolha.. já o 9 acho mesmo demais :)

Quanto á circulação, as Vortech se vais meter o aquário num sitio onde passes muito tempo, tem fama de fazer algum ruido (testemunho de algumas pessoas que as têm), tens uma alternativa mais barata, as JEBAO :) 2 WP25 ou 1 WP40 provavelmente chegam em conjunto com o retorno.

Isto claro é só uma opinião

Mensagem 23/jan/2014, 18:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
E escolhia ou o reefset ou o deltec de escumadores, bombas de circulação se fosse para ficar para a vida escolhia tunze. retormo da jebao fica em conta e até já é controlada ;)

Mensagem 23/jan/2014, 19:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
O Bubble Magus é uma boa escolha para gajos pobres como eu. :)
Eu tenho um sistema de 450 litros reais e um Nac Curve 9.

Vantagens:

Baratinho, Eficiente, baixo consumo (20w) perfomance no meu aquário -> Nitratos 0 ppm.

Desvantagens:

Não é muito silencioso, a mim não me faz diferença.

Se não tivesse limites de orçamento trocava pelo Vertex Alpha 250 (3x mais caro)

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 23/jan/2014, 22:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
JA foi tudo dito , Miguel , mas o curve nao deixa de ser uma boa aposta , sempre ouvi falar bem desse escumador , apesar de os veios da bomba serem algo fracos , mas o escumador trabalha muitoooooo Bem ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 23/jan/2014, 22:51

Boas :)

Obrigado pela contribuição de todos.

Pois isto para mim tem sido uma escolha difícil. Eu sem perceber nada do assunto estava também inclinado para o Deltec pois o preço não é muito diferente e toda a gente me diz que Deltec posso ir à confiança. Como o Gil referiu o consumo é em conta mas também só tenho lido coisas boas dos magnus dai estar indeciso.

Em relação à bomba tinha pensado na vortech em vez das tunze porque que já vinha com o controlador e no final o preço saia um pouco melhor e é mais "discreta" embora a nível de qualidade dizem muito bem das duas.
As da jebao para circulação nunca vi Gil vou pesquisar sobre essas também.
Vou ter o aqua na minha sala onde está também a minha TV e passa 95% do tempo que lá estou ligada. As vossas vortech ainda "saltam ao ouvido" mesmo com a TV ligada?

Pois para o retorno as Jebao também me seduziram por serem controladas, baixo consumo, tem aquele controlador com modo "feed" e também li boas coisas até agora e estava a pensar nessa mesmo.. Alguém tem alguma experiência com elas?

Mais uma vez obrigado :)

Um Abraço,
Igor

Mensagem 23/jan/2014, 23:38

Igor quando vieres aqui a casa podes ver as jebao de Circ a funcionar, se calhar este Fds já ligam

Mensagem 23/jan/2014, 23:48

Obrigado Gil, estou mesmo curioso para ver o teu sistema :)
nao me tinham recomendado ainda essas mas que tem um preço muito mais acessível tem!

Mensagem 24/jan/2014, 01:46

Olá Igor

Não estejas muito curioso, é do mais simples que há :)

Mensagem 24/jan/2014, 01:46

e olha que trabalham muitooo Bem ...

Mensagem 24/jan/2014, 01:50

Era mesmo isso que eu tambem queria para mim Gil, o mais simples possível :)

As jebao Paulo? Ja tive aqui a ver por alto e dizem que faz ondas com fartura. Tambem aconselhas?

Mensagem 24/jan/2014, 02:00

Eu nao as tenho , mas das que ja vi a trabalhar e pelo preço que custam são TOP .. e têm muitaaa potencia ...

Abraço

Próximo

Voltar para Novo no hobby