Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Alagoa reef

Alagoa reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 22/fev/2014, 00:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas Noites

Já mantive vários aquário de água doce durante anos, principalmente com ciclideos do Lago Tanganika, actualmente tenho só um com cerca de 500litros.
Depois de muita psequisa a juntar a muita curiosidade resolvi montar este aquario, queria uma coisa pequena e pratica para poder aprender, e que não ficasse muito dispendioso, o que tambem é dificil... muito obrigado o Rui Melo pela ajuda a fazer o aquario e pelas dicas que me deu para chegar a este aquario.
Estou a pensar em manter corais moles inicialmente, e alguns peixes. Mais tarde vamos ver onde vou chegar.
Mas primeiro pelo que li tenho que deixar fazer o ciclo que vai levar algum tempo, e agradeço algumas dicas e opiniões para que a coisas corram bem de inicio, visto que ainda sou um maçarico.


Setup :

Aquário - 60x50x55A +-140l
Sump - 50x40x40 +-30l com um deposito para reposição incluido na sump para +- 20l, que ainda esta fazia, falta comprar a bomba.

Escumador - Bubble-Magus CURVE 5, ainda esta desligado
Bomba retorno - jebao ECO-POWER DC-3000
Iluminação - lampadas par de led 36w
Circulação - Tunze Nanostream 6015
Reposição - falta comprar
Termostato - Ainda não tem tambem
Rocha Morta só, e tenho alguma viva na sump
Areao: Areia coral
Água feita com água de osmose com sal Tropic Marin

Foi montado no dia 18 de fevereiro.
Umas fotos de como ficou o setup

Sem areia
Imagem

Imagem

2 dias depois, já com areia
Imagem

Mais uma vez agradeço opinões do que estou a fazer bem e mal.
Obrigado
Abraço
Editado pela última vez por Pedro Almeida em 07/Oct/2015, 22:50, num total de 3 vezes.

Mensagem 23/fev/2014, 20:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas noites

Ontem já liguei o escumador, faz espuma, mas ainda não tirou sujidade quase nenhuma, talvez por a montagem ser recente.
Acham que nesta altura vale a pena ter o escumador a fucionar?
Tambem fiz alguns testes dos que tenho para a agua doce e os resultados foram estes:
PH-8
KH-5
NO2-0,05
NO3-5
Sanalidade 1024
Acham que já dá para tirar algumas conclusões?
Quais os teste que devo de adquirir, mais importantes para um futuro.
Tambem juntei uma bomba hydor koliana nano900.
A agua já começa a ficar limpa.

Abraço

Mensagem 23/fev/2014, 23:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Não me leves a mal, mas esse aquário tem pouca luz. As Par38 funcionam bem em aquários com no máximo 40cm de profundidade. Para esse aquario vais precisar de mais duas lâmpadas o que fica caro ilumina-lo com esse tipo de iluminação.

De qualquer forma, eu colocava as Par38 mais para cima para espalhar melhor a luz.


Cumprimento,
Miguel

Mensagem 24/fev/2014, 10:02

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Não é bem assim Miguel... depende da lente que tiveres na Par38. Com lentes de 40 é possivel manter qualquer coral em aquarios com mais de 60cm de altura. Eu utilizei em aquário de 70cm de altura e as lampadas estavam a 90cm do areão.
Pedro, com essa altura que tens, nem precisas de lentes de 40, basta lentes de 60 e já te "safas".

Quanto á quantidade, chega o que tens se não quiseres sps... se mais tarde quiseres, adiciona mais uma ou duas Par38 como o Miguel bem indicou.

Mensagem 24/fev/2014, 11:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Marco Madeira Escreveu:
Não é bem assim Miguel... depende da lente que tiveres na Par38. Com lentes de 40 é possivel manter qualquer coral em aquarios com mais de 60cm de altura. Eu utilizei em aquário de 70cm de altura e as lampadas estavam a 90cm do areão.
Pedro, com essa altura que tens, nem precisas de lentes de 40, basta lentes de 60 e já te "safas".

Quanto á quantidade, chega o que tens se não quiseres sps... se mais tarde quiseres, adiciona mais uma ou duas Par38 como o Miguel bem indicou.



Claro que tens TODA a razão. Eu apenas me limitei a dar a minha opinião tendo em conta as imagens e na ausência da informação sobre o ângulo das lentes. Mas isto vai tudo de experimentar e observar localmente.

Quanto à profundidade dos 40cm foi com base nas PAR 38 que utilizei e testei e essas tinham lentes de 90º

Abraço
Miguel

Mensagem 24/fev/2014, 23:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas

Na ultima foto tenho só uma lampada ligada e estava um pouco baixa, mas já a levantei e espalhou mais a luz sobre o aquario, e ficou bem melhor.
Acham devo ligar mais uma? Quanto tempo devo ter ligadas nesta altura?
Eu tenho 3 lampadas destas, cada uma tem caracteristicas diferentes de cores.
As lampadas penso que tem lentes de 60.
Quais os parametros que devo de controlar melhor nesta altura? Apenas estou a medir aqueles que mencionei no meu post anterior,e a amonia.
Alem disto tudo que mencionei, há mais alguma coisa que devo fazer nesta altura do ciclo?
Hoje tambem já liguei o termostato e tenho nos 22º.
Obrigado pela ajuda a ambos

Abraço

Mensagem 25/fev/2014, 00:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Almeida Escreveu:
Boas

Na ultima foto tenho só uma lampada ligada e estava um pouco baixa, mas já a levantei e espalhou mais a luz sobre o aquario, e ficou bem melhor.
Acham devo ligar mais uma? Quanto tempo devo ter ligadas nesta altura?
Eu tenho 3 lampadas destas, cada uma tem caracteristicas diferentes de cores.
As lampadas penso que tem lentes de 60.
Quais os parametros que devo de controlar melhor nesta altura? Apenas estou a medir aqueles que mencionei no meu post anterior,e a amonia.
Alem disto tudo que mencionei, há mais alguma coisa que devo fazer nesta altura do ciclo?
Hoje tambem já liguei o termostato e tenho nos 22º.
Obrigado pela ajuda a ambos

Abraço


Boas,

Neste momento é gastar dinheiro estar a fazer testes.
Ainda nem sequer tens algas.

Faz só a TPA de 10% semanal e controla a temperatura e salinidade.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/fev/2014, 23:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Ok

Então vou esperar, até aparecerem as algas e passe por todas a faces.
Esperar...

Abraço

Mensagem 15/mar/2014, 14:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas

A minha montagem já vai com cerca de 25 dias. :D E penso que esta a correr tudo dentro do normal.
E a trabalhar na sua força máxima, penso eu...
Meti mais algumas rochas vivas, para tentar contaminar a restante rocha.
Ainda não tenho habitantes nem corais, nada. Mas ando tentado a meter qq coisa, nem sou eu mas a famelga começa a ficar farta de ver o aquario vazio. :) Já vai quase num mês...
A amonia, o nitrito estão a zero e a sanalidade a 1024, esta tive algum tempo a 1020 mas já levantei para o outro valor, a temperatura nos 24º.
As unicas algas que me apareceram foram umas acastanhadas, mas poucas, não sei se é bom ou mau, espero que seja bom. E agora recentemente também apareceram umas filamentosas, tambem muito poucas.
Já liguei outra lampadas par36, actualmente já tenho duas ligadas cerca de 8horas, tambem montei um repositor de agua de duas boias (dá mesmo um grande jeito) :)
No global penso que o sistema está funcionar todo bem, até o escumador tira muito pouca porcaria.
Quando puder meto uma fotos.
Acham que nesta face já podia meter qualquer coisa?
O que acham mais indicado?

Abraço

Mensagem 16/mar/2014, 16:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Bem visto que ninguem diz nada, ficam aqui umas fotos.
Não são nada de especial, mas dá para entender as coisas.

Com uma lampada ligada
Imagem

Imagem

Com as duas lampadas ligadas
Imagem

Imagem

Aceito sugestões, que me pudessem ajudar e esclarecer as duvidas que tinha
Será que me podiam dizer onde posso arranjar boas equipas de limpeza? Em conta.
Abraço

Mensagem 16/mar/2014, 18:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Eu gosto! Força com isso!

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk

Mensagem 16/mar/2014, 23:20

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Almeida Escreveu:
Boas

A minha montagem já vai com cerca de 25 dias. :D E penso que esta a correr tudo dentro do normal.
E a trabalhar na sua força máxima, penso eu...
Meti mais algumas rochas vivas, para tentar contaminar a restante rocha.
Ainda não tenho habitantes nem corais, nada. Mas ando tentado a meter qq coisa, nem sou eu mas a famelga começa a ficar farta de ver o aquario vazio. :) Já vai quase num mês...
A amonia, o nitrito estão a zero e a sanalidade a 1024, esta tive algum tempo a 1020 mas já levantei para o outro valor, a temperatura nos 24º.
As unicas algas que me apareceram foram umas acastanhadas, mas poucas, não sei se é bom ou mau, espero que seja bom. E agora recentemente também apareceram umas filamentosas, tambem muito poucas.
Já liguei outra lampadas par36, actualmente já tenho duas ligadas cerca de 8horas, tambem montei um repositor de agua de duas boias (dá mesmo um grande jeito) :)
No global penso que o sistema está funcionar todo bem, até o escumador tira muito pouca porcaria.
Quando puder meto uma fotos.
Acham que nesta face já podia meter qualquer coisa?
O que acham mais indicado?

Abraço


Boas,

Se a amónia e nitrito está a zero e se começas a ter algas no sistemas eu começaria pela equipa de limpeza.
Pouca coisa ...

Uns turbos, ermitas se quiseres, nassários para limparem a areia mas pouco para não os matares à fome.

Podes começar também a introdução de corais moles e LPS mas sempre devagar e sem abusar!

Daqui por um mesito podes começar a meter peixes. Sempre devagar e dando tempo ao sistema de se ajustar à nova carga orgânica antes de meteres mais qualquer coisa.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/mar/2014, 10:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
pedro como vais amigo tudo bem? ja trocas-te os tangas por salgados? :D

tens ai um escumador muito fixe, e bom material
já pensas-te em trocar as duas bombas de circulação por uma jebao wp-10?

como pretendes fazer a reposição de agua evaporada? já pensas-te em automatizar isso?
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 17/mar/2014, 23:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas Rui

Os nitritos não estão a zero mas quase, e as algas castanhas começaram-se a desenvolver mais, talvez por ter ligado a segunda lampada, mantenho as duas ligadas, ou nesta face uma lampada é suficiente?
Hoje já entraram 2 turbos e 1 strombus, espero que sejam suficientes para dar conta das algas.
Este fim de semana estou a pensar meter os primeiro corais moles.
Tiago os tangas continuam ali, e por enquanto bem.
Para movimento penso que as duas bombas de circulação mais a de retorno penso que fazem o movimento suficiente para esta altura, mais tarde vou adquirir outra, mas tenho que estudar a melhor situação.
A bomba de reposição se vires na 2 fotos já esta montada, tem uma segunda boia de emergencia.
Pedro espero que o meu se vai desenrolando como o teu que esta muito bom.

Abrço

Mensagem 26/abr/2014, 22:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas Noites

Está quase a fazer 10 semana o meu novo aquario, e nova aventura nos salgados.
Por enquanto está tudo a correr bem a amónia e os nitritos não apareceram, e as algas foram dando alguns aparecimentos mas nada de muito grave, penso que o erimita, o strombus e os 3 turbos deram conta das algas.
Já entraram uns quantos corais variados, formam entrado aos poucos.
Tambem já entraram uns 2 camarões 1 Lysmata amboinensis e 1 camarão das aptasias.
E claro os peixes 2 Amphiprion ocellaris, e 2 Gobiodon okinawae.
As fotos tenho mas não consigo mete-las.
Abraço

Mensagem 26/abr/2014, 22:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
bota as fotos amigo
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 27/abr/2014, 11:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas

As fotos do Alagoa reef, penso que está razoavel para o inicio, e primeiro salgado.
Nada melhor que a fotos para mostrar melhor a coisa, não são nada de especial mas vou tentar melhorar, tenho que partecipar num workshop para aprender umas coisas.

Imagem

Imagem

Imagem
Acham o layout esta adequado, talvez tenha muita rocha?

Ontem tambem aproveitei para fazer alguns testes a agua e dei este resultado
Sanalidade1025
Temperatura 24º
Ph 8
Kh 6
Mg 1180
Ca 410
No2 0,02
No3 0,5
Em relação aos parametros da agua que acham?
O kh esta um pouco baixo, comecei a introduzir entre 5 e 10ml bicarbonato de sódio diario mas não notei aumento do mesmo
Faço mudas de agua feita com sal Tropic Marin Pro Reef Sea salt de 10% semanais, mas gostava de experimentar agua do mar, tenho que me colar um dia ao pessoal que tenha uma bomba numa recolha :)
Se virem que esta alguma coisa mal, digam para poder alterar.
Muito obrigado pela ajuda e dicas que algum pessoal me tem dado :ympeace:

Abraço

Mensagem 27/abr/2014, 11:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Bom dia,

Tens o kh e o mg baixo. Kh não deve descer dos 6.5 e o Mg no mínimo 1200.
Não testaste o fosfato que é muito importante. O ideal do PO4 é zero mas não há garnde problema se tiveres 0.10
Tens uma vantagem, que é não teres sps, pois são menos tolerantes aos fosfatos e à baixa reserva alcalina.

Os outros valores estão aceitaveis.

Os valores ideais dos macro elementos são:

kH = 7 a 9
Ca = 400 a 450
Mg = 1250 a 1380
k+ = 380 a 410

Cumprimentos

Mensagem 21/jun/2014, 01:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas

Umas fotos de como a minha primeira experiencia nos salgados.
Actualmente com 4 meses.
Nota-se um certo desenvolvimento e crescimento, em relação aos SPS ja meti alguns.

Imagem


Imagem


Imagem

Obrigado ao Paulo, ao Hernani e ao Mauro pelas conversas que tivemos.

Abraço

Mensagem 22/dez/2014, 16:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas

Passados 10 meses depois do inicio desta montagem, fica a evolução da minha primeira experiencia em aquarios de agua salgada.
Penso que esta a correr bem, além de alguns incovenientes que por vezes surgem, mas faz parte...
A fauna actualmente
Casal adulto de Sphaeramia nematoptera com posturas frequentes
Casal Amphiprion ocellaris
Casal Elacatinus oceanops
1 Ecsenius stigmatura
Simbiose entre um Amblyeleotris randalli e um Alpheus randalli yellow
e
1 Sabellastarte sp que saiu do casulo recentemente.
1 Entacmaea quadricolor
1 Lysmata wurdemanni
1 Lysmata amboinensis
1 Astropecten polycanthus
1 Mespilia cf globulus
1 Strombus



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Nos ultimos 2 meses entraram alguns sps dos mais faceis de manter e na semana passada as primeiras acroporas.
Vamos ver como se vai aguentar sistema
Faço Tpas 20% semanais
Os ultimos valores que tirei na semana passada
Dens - 1026
Ph - 8
kH = 7,5 estou a meter gota a gota de 2 em 2 dias
Ca = 440
Mg = 1380
Po4 - 0,09

Boas festa
Abraço

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron