Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iniciação áos Nano Reefs

Iniciação áos Nano Reefs

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 08/abr/2014, 15:36

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Pessoal,
este é um pequeno artigo que em tempos escrevi para uma revista e penso que embora um pouco desactualizado ainda é capaz de dar uma ajuda para os iniciantes dos salgados, mais especificamente ao pessoal que está a começar na aquariofilia marinha pelos Nano-Reefs. Acaba por complementar o artigo que o Ricardo Pinto tem postado que é mais generalista e menos aplicado aos nanos.

Deem uma olhada e se precisarem de ajuda é só postar...


Nano Reef

O conceito Nano-Reef surgiu em Portugal no fim dos anos 90 tendo enorme sucesso junto aos adeptos da aquariofilia marinha que encontraram neste tipo de aquário marinho uma alternativa essencialmente mais económica para poder “entrar” no mundo maravilhoso dos salgados. Neste artigo serão abordadas algumas vantagens e tambem algumas desvantagens da montagem de um pequeno aquario salgado Nano-Reef . Quando abordamos o tema Nano-Reef geralmente falamos de aquarios com volumes compreendidos entre os 60 e os 150 litros. Irei também abordar o equipamento necessario á montagem de um aquario destas dimensoes e em futuros artigos irei falar e dar a conhecer os vertebrados e invertebrados, ou seja, os habitantes mais adequados para este tipo de aquário bem como a sua correcta montagem e manutenção a médio e longo prazo.

Na minha opinião a montagem de um aquario deste tipo será o passo certo a dar por quem quer dar os primeiros passos na aquariofilia marinha, de modo a obter uma boa experiencia com este pequeno Reef e depois mais tarde já com os conhecimentos mais desenvolvidos e com a sensibilidade aprimorada para com este tipo de sistema dar um passo em frente e passar para aquarios de maiores dimensões.

Vantagens

As principais vantagens deste tipo de aquarios baseia-se essencialmente nos seguintes aspectos que paserei a descrever:

Experiencia! - Na maior parte dos casos o aquariofilista após alguns anos nos aquários comunitarios, de ciclideos ou mesmo plantados decide dar um passo para a aquariofilia marinha. Teremos obviamente como principal factor o total desconhecimento deste novo mundo. Contrariamente a algumas opiniões defendo que aliado a outras vantagens o factor experiencia é desenvolvido e maximizado ao entrar nos salgados através da montagem de um Nano Reef.
A experiencia empirica adquirida a curto, médio e longo prazo irá tornar os futuros aquarios de maior volume e dimensão uma tarefa mais facil. Obviamente que a falta de experiencia inicial também poderá ser uma desvantagem para o aquariofilista mas abordarei esse factor na parte final deste artigo.

Financeiros! – Obviamente que os custos necessários para a montagem de um nano-reef são imensamente menores já que o custo final de qualquer Reef está propercionalmente e directamente ligado ao volume de água do aquário que nos propomos montar. Mais água significará um maior aquário, mais substracto, mais rocha viva, um escumador de maiores dimensões, mais circulação de água, mais luz e muitos outros factores que provocarão sempre maiores investimentos quer em material, em produtos, manutenção, quer em futuras aquisições de organismos para povoar o Reef.
Assim sendo, o investimento inicial para a montagem de um Nano-Reef assim como o investimento nos organismos para o povoar é menor o que torna o primeiro passo para esta nova experiencia menos dispendiosa e desta maneira mais apetecivel pelo aquariofilista.

Espaço! – O factor espaço é também importante. O Nano-Reef torna-se também uma vantagem quando nos referimos ao espaço disponivel que uma casa ou uma divisão terá para ser ocupado por um aquário. Devido ás suas pequenas dimensões, este será um aquario óptimo para colocar quase em qualquer lado sem que se torne um empecilho ou concorra directamente com a sua TV da sala. Poderá ser colocado na sala de estar ou de jantar, na passagem de um corredor, até mesmo num quarto ou em qualquer canto da sua casa. Acaba sempre por ficar bem em qualquer sitio já que é compacto e 99% das vezes não tem equipamentos externos, acopulados ao aquario ou mesmo alguma sump ou refugio.


Desvantagens

As principais desvantagens deste tipo de aquario é o tempo de vida util que ele terá, os peixes e corais que podem ser colocados devido a espaço disponivel e por outro lado o cuidado, atenção e manutenção quase diária que ele necessita até equilibrar.

Durabilidade! - O tempo de vida util de um Nano-Reef poderá ser extremamente curto devido ao facto de este ficar lotado rapidamente. Na maioria dos casos os corais crescem muito e rápidamente temos o aquario literalmente “entupido” de corais e até de peixes o que faz com que o seu dono queira rápidamente mudar para um aquario de maiores dimensôes.

Organismos! – Outra das desvantagens deste tipo de aquarios é que a quantidade e tipo de peixes e corais torna-se muito limitada tendo em vista os enumeros corais, peixes e invertebrados que existem no mercado dos salgados. Muitas das vezes caimos num erro muito grave e comum que é o de acrescentar só mais um coral ou só mais um peixe o que geralmente acaba por provocar graves problemas e perdas ou dar-se o desequilibrio biologico do sistema/aquario num curto espaço de tempo.
Ao pensar na montagem de um aquario desta dimensao deve-se ter muita atenção no numero de organismos que se quer intruduzidr tendo sempre em atenção o seu crescimento num curto espaco de tempo. Assim os organismos mais penalizados para este tipo de aquario serão os peixes, devido ao tamanho que poderão atingir e devido ao numero máximo que se poderá colocar. Um peixe pequeno/médio requer cerca de 20 a 30 litros de agua.

Instabilidade! – Embora apontado na minha opinião pessoal, como um bom começo para a aquariofilia marinha devido as vantagens que este tipo de aquario tem, muitas pessoas acusam a instabilidade de um Nano-Reef como o principal e mais importante motivo para não montar um aquario deste tamanho. A estabilidade de um Reef está directamente ligada ao volume de agua deste e realmente a pouca quantidade de água de um Nano-Reef torna-o muito mais instavel do que por exemplo um aquario de 300 ou 500 litros.

Desta maneira, embora o Nano-Reef seja mais instável, a sua pequena dimensão bem como a pequena quantidade de água que o sistema tem, leva a que a manutenção dada a este sistema seja facil de fazer, assim como as trocas de água sejam bastante mais faceis de efectuar, o que leva a uma manutenção quase diária, mais acompanhada pelo aquariofilista, mas bastante mais facil do que a um sistema de maior volume.
Basicamete um Nano-Reef de 60 litros é mais instavel do que um Reef de 300 litros mas a sua facil manutenção torna a tarefa muito facil a apetecivel ao aquariofilista do que num sistema de maior volume. É muito mais facil trocar 12 litros de água de um sistema de 60 litros semanalmente do que trocar 50 ou 60 litros semanais a um aquário de 300 litros.
Até acabar a fase de desequilibrio, a instabilidade no Nano-Reef é maior mas o cuidado e dedicação também são maiores o que origina e proporciona uma grande experiencia empirica ao seu dono.

Equipamento

Irei então abordar alguns equipamentos básicos e necessarios para um Nano-Reef.

Aquario! – Este deve ter as dimensões exactas e necessarias tendo em atenção a sua localização na divisão mas tendo também em atenção a iluminação deste e as possiveis calhas de iluminção que poderão ser usadas no Nano. Por exemplo, se planeamos um Nano-Reef de 55cm de comprimento tenham em consideração tentar fazer um pouco mais comprido e chegar aos 60cm já que será mais facil a utilização de calhas de iluminacao com comprimento padrão de 60cm.

Iluminação! – Existem hoje em dia várias tecnologias, intensidades e formas de iluminação que podem ser aplicadas num Nano-Reef. Temos as Flurescentes PL, Flurescentes T5, HQI, e também disponivel á relativamente algum tempo a utilização de Leds. A escolha será feita tendo por base o tipo de organismos que se deseja manter mas se o aquario não for muito alto são possiveis bons resultados com quaisquer do tipo de lampadas apontadas. Embora tenha tido bons resultados com todas elas destaco o uso de HQI que embora mantenha qualquer tipo de organismo, influencia muito a temperatura no aquario principalmente nas épocas de maior calor. Montar um Nano-Reef com uma HQI é perfeitamente possivel mas tenha em conta um sistema de arrefecimento da temperatura do aquário como por exemplo o uso de ventoinhas.

Circulacão! – A circulação é muito importante quer num aquario de recife com maior volume de água quer num Nano-Reef. Utilize uma velha máxima da circulacão em Reefs e utilize algo em volta de 20 vezes o volume do aquario em circulação, ou seja, para um aquario de 60 litros podera utilizar 2 bombas de 600 litros/hora. Hoje em dia existem várias opções exclusivamente para nano reefs com optimos resultados já que os jactos não são direcionais mas sim dispersos proporcionando uma boa circulação por todo o aquário.

Escumador! – O uso de escumador neste tipo de sistemas embora não seja obrigatório é sempre uma mais valia para um aquariofilista sem experiencia em aquarios de água salgada. Este ajuda e muito em eventuais erros de aquariofilistas enexperientes principalmente no sempre comum erro de excesso de organismos versus volume de água.
Desta maneira, se este é o seu primeiro aquario de água salgada coloque um pequeno escumador no aquario de maneira a o ajudar na limpeza da água. Existem vários escumadores no mercado a preços bem simpáticos destinados para Nano-Reefs. Existem modelos de bombas de ar assim como modelos a bomba de agua bastante eficientes para este tipo de sitema. Na minha opinião o excesso ou insuficienca de escumação pode ser relevante então não coloque escumadores sobdimensionados. Mais tarde com mais experiencia e até com o equilibrio do sistema poderá abandonar o uso do escumador desde que tenha uma boa politica de trocas de água.


Rocha Viva e Substracto! – Tendo em vista o tamanho do aquario coloque algo em torno de 3 a 4 cm de substracto o mais fino possivel. Desta maneira irá ajudar no processo de nitrificação que a rocha viva irá efectuar assim como ajudar a albergar alguma microfauna no substracto que irá ajudar na limpeza deste. A rocha viva é extremamente importante num aquario de recife e desta maneira opte em usar cerca 10 a 30% do volume do aquario em rocha viva dependendo do tipo de sistema que pretende. Escolha bem a rocha que irá comprar. Deve ser rica em organismos e não pode ser inerte, sem vida. Desta maneira o seu aquario irá ser mais rico e estabelizara mais rápidamente. Os organismos presentes nesta são muito importantes e uma rocha rica trará sempre mais biodeversidade ao sistema. Se puder junte á rocha comprada, alguma rocha e substracto de aquarios já velhos de amigos. Básicamente irá engrandecer ainda mais a biodiversidade do Nano bem como ajudar no equilibrio biologico do sistema. O uso de rocha artificial trambém é possivel, mas use rocha porosa, leve e dê tempo a que esta efecue bem o ciclo pois vai ser mais demorado. Se poder misturar rocha viva com rocha morta, ainda que seja pouca, é sempre melhor e recomendável.

Outros Indespensaveis! – Irá necessitar numa primeira fase de um densimetro ou de um refractometro (mais caro mas muito mais fiavel). Estes aparelhos servem para medir a densidade da água. Compre tambem um teste de nitritos para acompanhar a evolução do sistema (ciclo) até á entrada do primeiro peixe e um saco de sal caso não use água natural. Outros testes serão precisos e recomendados (Amonia, KH, Calcio), mas de inicio e na minha modesta opinião, dê prioridade ao nitrito pois será o principal indicador de quando poderá começar a introduzir invertebrados e peixes ao sistema. Defendo que antes de colocar peixes num aquário vazio e cheio de rochas, componha um pouco o aquário com alguns corais, depois a equipa de limpeza e por fim após algum tempo os primeiros peixes, sempre acompanhando a evolução do sistema. Não tenha pressas e acima de tudo muita paciencia, certamente assim terá o tão desejado sucesso.



Conclusão

Tendo em conta o pequeno volume de água, todas as alterações neste tipo de sistema ao nível da quimica da água serão estremamente voláteis o que fará com que o aquariofilista dedique algum tempo ao seu nano até que ele entre na fase de equilibrio. Para chegar a essa fase de equilibrio o aquariofilista estará constantemente em aprendizagem e em evolução devido á atenção e manutenção que o aquário requere. Embora exiga uma manutenção adequada e trabalhosa de inicio qualquer Nano-Reef desde que bem montado e bem mantido, chegará a um razoavel nivel de equilibrio em poucos meses. Nessa altura, e depois de equilibrado o Nano-Reef só lhe dará alegrias e rápidamente se tornará um marco de beleza e um pedacinho de oceano e natureza em sua casa. O principal problema irá ser o de querer passar para um maior ao fim de alguns meses...
Aconteceu comigo e aconteceu com muitos dos meus amigos que optaram por este tipo de entrada na aquariofilia marinha. Acima de tudo utilize o bom senso, não se precepite em compras desnecessarias e aconcelhe-se com logistas e amigos.

Num proximo artigo falarei mais sobre os primeiros passos após a montagem do Nano-Reef bem como os organismos mais comuns neste tipo de aquario.

Boa aquariofilia!

Mensagem 08/abr/2014, 23:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 107
Idade:
Localização: Cacem
Muito bom artigo.

Enviado do meu SGP312 através de Tapatalk

Mensagem 03/jun/2015, 20:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: Lisboa
Muito bom !

Sendo um iniciado adorei !

Cumprimentos,
VA

Mensagem 04/jun/2015, 05:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Muito bem Marco.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 10/jun/2015, 23:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Portugal
Estando eu a iniciar-me, obviamente que vou ler este artigo com calma.

Obrigado pela partilha.

Mensagem 30/set/2015, 09:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Obrigada por mais este bom tópico
É sempre uma grande ajuda, para quem se esta a iniciar :-c

Mensagem 09/set/2016, 10:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Muito obrigado deu uma ajuda!

Mensagem 02/Oct/2016, 18:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 48
Localização: Lisboa
Excelente Resumo !!!


Voltar para Novo no hobby