Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 05/jun/2014, 01:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boa noite Caros senhores,

Sou mais um iniciado nos Marinhos, tive por muitos anos aquários de água doce, poecilídeos, ciclídeos e plantados, chegaram a ser 13.
terminei à 4 anos este meu hobby por me ter separado. Hoje quero iniciar novamente este hobby e decidi que vou me aventurar um Marinho. Vou montar um cubo de 50cm, já está em fase de colagem devo o ter pronto este fim de semana.
Abri este post um pouco cedo porque tenho algumas incertezas quanto aos acessórios a escolher, porque tenho que ter a máxima atenção ao ruido, exigência da minha mulher que se dá mal com os ruídos de fundo constantes.

passo a citar os acessórios que tenho em mente para comprar adequados ao meu sistema:

Aquário: 50x50x50 (vidro de 10mm, extra-claro com travas no fundo)
Sump : ( indeciso no tamanho porque ainda falta projetar o móvel, e saber o espaço útil que terei)
Depósito para reposição : ( indeciso no tamanho porque ainda falta projetar o móvel, e saber o espaço útil que terei)

Escomador : Bubble Magus CURVE 5
Bomba de retorno: Eheim Compact 1000
Circulação : 2 x SICCE VOYAGER NANO 1.000 l/h ( aqui a minha grande duvida... o preço é aliciante e o tamanho também... )
termostato: 2 x 150w
Filtro UV : 8w (caseiro) ( já o tenho dos meus outros aquários.)

Iluminação:
1 x Dimmable 165W LED Aquarium Light Plant Veg Light Full Spectrum Reef Coral Grow
ou
1 x OceanRevive S026 Marine LED Dimmable lighting unit

Aqui também tenho duvidas, qual das duas a melhor...

o objetivo desde cubo é ter um bocadinho de tudo mas muito simples, com espaço.
devo só usar rocha morta, ou talvez uns 2 ou 3 pedritas pequenas de rocha viva só para impulsionar.

Amigos, ainda estou muito cru nos salgados, ao ler, pensa-se que até é fácil, mas assim que se começa um projeto, tudo é duvida, vou tentar ao máximo ler muito antes de vos chatear com perguntas, peço desde já paciência.
Gostaria de ter o vosso feedback para dar inicio ás compras.
qualquer opinião é bem-vinda, seja o que for, é de certo construtivo.

colocarei fotos assim que o cubo estiver em casa

Nuno Lima

Mensagem 05/jun/2014, 08:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Bem vindo a este mundo ... Gosto de pessoal que entra nisto e ja vem com a ideia e com vontade de ler , é meio caminho andado para o sucesso ...

Bem agora vou dar o meu parecer ...

Aquário: 50x50x50 (vidro de 10mm, extra-claro com travas no fundo) OK , mas nao precisas das travas no fundo, vais fazer novo ou ja tens ??
Sump : ( indeciso no tamanho porque ainda falta projetar o móvel, e saber o espaço útil que terei) a Sump nao irá poder ser muito grande a nao ser que tenhas um movél grande , teria que ser alguma coisa tipo 50x30x40 , mas perece-me curta mas isso com as dimensões do movel vê se melhor ...
Depósito para reposição : ( indeciso no tamanho porque ainda falta projetar o móvel, e saber o espaço útil que terei) Deposito com 10/15 litros , deve ser o maximo que consegues meter dentro do movel ...

Escomador : Bubble Magus CURVE 5 OK
Bomba de retorno: Eheim Compact 1000 OK
Circulação : 2 x SICCE VOYAGER NANO 1.000 l/h ( aqui a minha grande duvida... o preço é aliciante e o tamanho também... ) OK
termostato: 2 x 150w OK
Filtro UV : 8w (caseiro) ( já o tenho dos meus outros aquários.) PEssoalmente nao uso mas ha quem goste e use por isso OK

Iluminação:
1 x Dimmable 165W LED Aquarium Light Plant Veg Light Full Spectrum Reef Coral Grow - Acredito que esta seja superior
ou
1 x OceanRevive S026 Marine LED Dimmable lighting unit


de Resto so falta mesmo as dimensões do móvel para o pessoal te ajudar melhor ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/jun/2014, 14:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Paulo Oliveira,

Obrigado pelo teu parecer.
O aquário mandei-o fazer aqui numa vidreira em Braga, quanto ás travas não pedi, mas sei que leva só no fundo, é um rigor da loja. Amanhã já o devo ter.
O Móvel tem sido um problema, definir o tamanho dele.. Tenho consciência que se fizer só pelo tamanho do aquário não me safo. Vou ter que o fazer maior, como o aquário vai ter queda de agua externa, talvez aproveite este lado e faça um compartimento ganhando espaço no lado e em baixo. Este fim de semana já projeto o Móvel no papel. Quanto ás bombas de circulação elas serão silenciosas? A SICCE também tem o modelo igual mas com 2000l/h cada, por 3 euros de diferença das de 1000l/h deverá justificar.

abraço e Obrigado

Mensagem 05/jun/2014, 14:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
nuno ,para te ajudar melhor nada como vires ca a casa beber um cafe e trocar umas ideias,aproveitas e vez os leds a funcionar.Mas para teres uma ideia um comecei com um cubo e ja vou num aquario de 2m :D axo que devias fazer um movel com 120cm,pois se depois quiseres aumentar o aquario ja tens movel e sump para acompanhar o projecto.É so uma ideia mas ja sabes o cafe esta prometido.
carlos calheiros

Mensagem 05/jun/2014, 15:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Carlos,
Muito Obrigado pela simpatia do café e pela disponibilidade de eu ver o LED a funcionar. Pelo que entendi na calha de 165W ela vem limitada a 120W, ou seja, os Leds de 3W funcionam a 2,2W, dando á calha mais tempo útil de vida.
Quanto ao móvel, sim, será o melhor que tenho a fazer, 120cm, terei espaço para novos upgrades.
Este fim de semana já organizo as ideias e projeto o móvel, segunda já o devo mandar fazer.
Carlos, terei o maior prazer em te visitar, temos que combinar uma horita que esteja bem para ambos.

abraço e obrigado

Mensagem 05/jun/2014, 17:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
Nuno Lima Escreveu:
Olá Carlos,
Muito Obrigado pela simpatia do café e pela disponibilidade de eu ver o LED a funcionar. Pelo que entendi na calha de 165W ela vem limitada a 120W, ou seja, os Leds de 3W funcionam a 2,2W, dando á calha mais tempo útil de vida.
Quanto ao móvel, sim, será o melhor que tenho a fazer, 120cm, terei espaço para novos upgrades.
Este fim de semana já organizo as ideias e projeto o móvel, segunda já o devo mandar fazer.
Carlos, terei o maior prazer em te visitar, temos que combinar uma horita que esteja bem para ambos.

abraço e obrigado

sempre as ordens ,quando vim ao forum pela 1 vez tambem fui muito bem recebido e ajudaram me muito vou te mandar o meu nº por mp manda me msg que eu ligo ,pk nao pago abraço
carlos calheiros

Mensagem 06/jun/2014, 17:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá pessoal
Finalmente o Aquário em casa!

Umas fotos para terem uma perspetiva do aquário.

como já tinha referido um cubo de 50cm, vidro de 10mm e extra claro, com travas em baixo
Na parte de trás, onde tem a queda de agua tem dois furos quase a meio na altura de Ø30

Imagem 3013
Imagem 3014
Imagem 3015

Carlos
Mandei também o meu nr para assim ser mais fácil, eu também não pago para nenhuma rede.
Recomendas alguma Carpintaria aqui em Braga? preciso do móvel... quero ver este cubo a bombar
Editado pela última vez por Nuno Lima em 04/jul/2014, 18:00, num total de 1 vez.

Mensagem 06/jun/2014, 18:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
nao estou a perceber nada da queda de agua,axo que falta ai qualquer coisa,nao?
carlos calheiros

Mensagem 09/jun/2014, 01:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Pessoal

Depois de ir ver o Aquário do Carlos Calheiros, eu e a minha mulher ficamos rendidos.... Queremos um aquário maior...
Portanto, ainda não estriei este cubo, e vou coloca-lo á venda, pelo mesmo valor que o comprei.
Alguém interessado é só me contactar.

Mensagem 12/jun/2014, 06:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
Nuno Lima Escreveu:
Olá Pessoal

Depois de ir ver o Aquário do Carlos Calheiros, eu e a minha mulher ficamos rendidos.... Queremos um aquário maior...
Portanto, ainda não estriei este cubo, e vou coloca-lo á venda, pelo mesmo valor que o comprei.
Alguém interessado é só me contactar.

:D :D :D :D Mais um
carlos calheiros

Mensagem 12/jun/2014, 08:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
É isto o vicio =)

Mensagem 13/jun/2014, 07:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
Armando Fernandes Escreveu:
É isto o vicio =)

nao tenhas duvidas.
carlos calheiros

Mensagem 04/jul/2014, 18:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá amigos
vim atualizar este meu post e dar a conhecer as novidades.
Como sabem eu inicialmente era para fazer um cubo, como anulei esse projeto, vou iniciar outro projeto um pouco maior.
Já tenho em casa a estrutura, e o aquário estará aqui em casa na próxima sexta feira.

Estrutura:

132x65x100 (CxLxA)

Aquário :

120x65x55 extra claro, 10mm com travamento baixo/cimo, lacado (lateral queda de agua e face de trás) + caixa da queda de agua 10x60x40

umas fotos ajuda.


Imagem 3133
Imagem 3134

fotos do Aquário, ainda na Vidraria Peões, falta fazer a caixa da queda de agua, encher e ver se precisa de mais algum travamento (ao meio), eu pedi, se era possível anular a travessa ao centro.

Imagem 3135
Imagem 3136

Abraço e espero ir no bom caminho
Nuno
Editado pela última vez por Nuno Lima em 08/jul/2014, 17:46, num total de 2 vezes.

Mensagem 04/jul/2014, 22:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 44
Idade:
Localização: Torres Vedras
Parabéns Nuno, continuação de bom projecto

Mensagem 05/jul/2014, 19:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Ivo Alexandre Escreveu:
Parabéns Nuno, continuação de bom projecto


Obrigado Ivo, estou um pouco ansioso na verdade... Queria ter já tudo aqui para dar inicio ao projeto, mas as coisas levam o seu tempo...

ainda me falta:

Sump, iluminação, bomba de retorno, osmose, tubagens, reposição, as ligações elétricas por baixo da estrutura...


abraço

Mensagem 08/jul/2014, 17:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boas amigos,
fui de manhã ver como as coisas estão com o meu aquário, e estavam a preparar para colar a caixa da queda de agua.
2 fotos com mais uns pormenores.

Imagem 3167
Imagem 3168

espero que gostem
abraço

Mensagem 09/jul/2014, 21:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Mais 3 fotos
a base de baixo, a base de cima e a colocação dos imanes.
e por hoje fica assim :)

Imagem 3198
Imagem 3199
Imagem 3200

abraço

Mensagem 10/jul/2014, 23:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Nuno,
Estive a ver este início da tua montagem, tenho uma dúvida . Conheço á muitos anos a vidraria dos peões mas não sabia que tinham jeito para aquários, tem bom aspecto, no entanto o vidro não me parece extra claro.
Pessoalmente pedi orçamento em extra claro á aquatlantis, isto porque sempre gostei muito da marca, deixa ver como corre. Mas terei de ir á vidraria pois vem sem furos.
Quanto á ultimação estás inclinado para que gênero?
Qualquer coisa apita :)
Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 10/jul/2014, 23:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Carlos Amorim Escreveu:
Viva Nuno,
Estive a ver este início da tua montagem, tenho uma dúvida . Conheço á muitos anos a vidraria dos peões mas não sabia que tinham jeito para aquários, tem bom aspecto, no entanto o vidro não me parece extra claro.
Pessoalmente pedi orçamento em extra claro á aquatlantis, isto porque sempre gostei muito da marca, deixa ver como corre. Mas terei de ir á vidraria pois vem sem furos.
Quanto á ultimação estás inclinado para que gênero?
Qualquer coisa apita :)
Abraço


Olá Carlos
Sim, é extra claro, pode não parecer pelas fotos por estar em ambiente meio para o escuro, mas de perto vê-se bem. Amanhã pelas 17h vou lá á vidraria, pagar e acompanhar o pessoal que o vem trazer, se morares ali perto, dá lá uma saltada, e trocamos umas opiniões.
O aquário levou uma alteração de ultima hora, na hora de encher e testar, ele fazia uma barriga de 2mm, depois de me aconselhar com o Carlos Calheiros, achou-se por bem, retirar todos os travamentos em cima e por duas travessas ao comprido no vidro da frente e no de trás, espero que assim resolva e continuarei a não ter a travessa ao meio que eu tanto detesto :D


Carlos Amorim Escreveu:
Quanto á ultimação estás inclinado para que gênero?


Boa pergunta Carlos, mas não sei o que te responder, como já deves ter lido, é a minha primeira vez de ter um marinho, ainda estou muito cru, e não sei que rumo levará o meu aquário, em termos de corais deverei ir pelos meus olhos, quanto a peixes, tudo peixe de pequeno porte.

Aparece amanhã se possível.
abraço e obrigado.
Nuno Lima
Editado pela última vez por Nuno Lima em 13/jul/2014, 12:05, num total de 1 vez.

Mensagem 11/jul/2014, 10:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 192
Idade: 61
Localização: Belas
Boas Nuno

Uma dúvida na parte de baixo o que tens é aglomerado ou mdf? Parece-me aglomerado ou então estou a ver mal.
Na parte de cima á aquele espaço do lado esquerdo da foto pq?

Abraço
João Alves

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron