Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 11/jul/2014, 22:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
João A Alves Escreveu:
Boas Nuno

Uma dúvida na parte de baixo o que tens é aglomerado ou mdf? Parece-me aglomerado ou então estou a ver mal.
Na parte de cima á aquele espaço do lado esquerdo da foto pq?

Abraço
João Alves


Olá João Alves
sim, é aglomerado de 12 ou de 15mm, perguntas pelo facto de não ser apropriado para algumas pingas de agua que possa cair ou pela humidade gerada no interior do móvel quando fechado?
Estava a pensar em forrar com um tipo de plástico/oleado grosso que comprei no Ikea e que tenho aqui que sobra, não deve haver problema, espero :-\

A parte que se vê no lado esquerdo é por onde vai passar os tubos da queda de agua. vai ficar fechado depois de concluído de maneira a tapar o mini aquário da queda de agua..
João, estou aberto a sugestões

Bem, aproveitando o post, informo que já tenho em casa o Aquário.
Gosto mais dele assim com as alterações no travamento, penso que ficou mesmo bem, thanks Carlos Calheiros pela dica :-bd

fotos:

Imagem 3208
Imagem 3207
Imagem 3206

espero que gostem
abraço
Nuno L.

Mensagem 12/jul/2014, 07:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 192
Idade: 61
Localização: Belas
Boas Nuno

O problema em ser aglomerado é esse mesmo e não é tão resistente que o mdf, pq o aglomorado é feito de resto de aparas e comprenssado e ao fim de um tempo aquilo começa por se desfazer então se apanhar água ainda pior, penso eu que seja assim.
No meu tanto em cima como em baixo coloquei mdf e esferofite.
Quanto ao lado esquerdo do aquário quando vi a foto nem me lembrei desse pormenor mas mais tarde é que comecei a pensar com os meus neurónios o tico e o teco e cheguei a essa conclusão =)) =)) =))

Abraço
João Alves

Mensagem 13/jul/2014, 00:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá João
Pois, possivelmente posso vir a ter problemas a médio prazo, mas como só está na parte de baixo, será fácil (penso eu) a sua substituição. Vamos ver, por agora fico com ele, vou tentar forra-lo bem pode ser que dure, mas obrigado pelo alerta amigo.

Aproveito e deixo mais umas fotos com as novas.
Hoje com a ajuda do amigo Carlos Calheiros, colou-se o reservatório da queda de agua, a quem eu desde já agradeço.
O que ficou pensado, foi por ali um apoio definitivo ao meio, é que esse reservatório é muito pesado e tenh medo que com o peso dele juntamente com o peso da agua, o silicone possa ceder.
as fotos:

Imagem 3209
Imagem 3210
Imagem 3211
Imagem 3212

criticas, duvidas, sugestões... tudo bem vindo.
Abraço
Nuno Lima

Mensagem 13/jul/2014, 01:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas Nuno,

Tenho estado a acompanhar a tua montagem, mas fiquei com 1 duvida. Porquê que optas-te por separar o reservatório da queda de água (coluna seca) do aquário para colar posteriormente? Não seria melhor fazer só 1 estrutura e colocar 1 divisória a fazer a coluna seca? Ainda falta ai um "pente" para evitar a passagem de peixes para a coluna seca?

Boa sorte para o projecto, vou procurar acompanhar.


Cumps
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 13/jul/2014, 01:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 38
Localização: Queluz
Nuno Lima Escreveu:
Olá João
Pois, possivelmente posso vir a ter problemas a médio prazo, mas como só está na parte de baixo, será fácil (penso eu) a sua substituição. Vamos ver, por agora fico com ele, vou tentar forra-lo bem pode ser que dure, mas obrigado pelo alerta amigo.

Aproveito e deixo mais umas fotos com as novas.
Hoje com a ajuda do amigo Carlos Calheiros, colou-se o reservatório da queda de agua, a quem eu desde já agradeço.
O que ficou pensado, foi por ali um apoio definitivo ao meio, é que esse reservatório é muito pesado e tenh medo que com o peso dele juntamente com o peso da agua, o silicone possa ceder.
as fotos:

Imagem 3209
Imagem 3210
Imagem 3211
Imagem 3212

criticas, duvidas, sugestões... tudo bem vindo.
Abraço
Nuno Lima

boas nuno a queda de agua vai ficar assim?? ou vais ainda meter ai um pente??
pergunto isto porque se ficar assim vais ter problemas com os peixes que vao passar para o aquario pequeno.

Mensagem 13/jul/2014, 12:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Helder Ferreira Escreveu:
Boas Nuno,

Tenho estado a acompanhar a tua montagem, mas fiquei com 1 duvida. Porquê que optas-te por separar o reservatório da queda de água (coluna seca) do aquário para colar posteriormente? Não seria melhor fazer só 1 estrutura e colocar 1 divisória a fazer a coluna seca? Ainda falta ai um "pente" para evitar a passagem de peixes para a coluna seca?

Boa sorte para o projecto, vou procurar acompanhar.


Cumps


OLá Hélder Ferreira,
Obrigado pela tua participação, optei por separar o reservatório só mesmo por uma opção de gosto e também para reduzir ao máximo a perda de espaço no interior de aquário.
Concordo se me disseres que não precisava de um reservatório tão grande e pesado... mas na altura que o mandei fazer não tinha noção do peso que iria ficar... mas vou colocar um pequeno suporte ao centro do reservatório só mesmo para garantir.
Ainda falta colar o pente.


Helder Silva Escreveu:
boas nuno a queda de agua vai ficar assim?? ou vais ainda meter ai um pente??
pergunto isto porque se ficar assim vais ter problemas com os peixes que vão passar para o aquário pequeno.


Olá Hélder Silva,
Obrigado pela tua participação, sim vou colocar um pente depois que o silicone do reservatório seque.

aproveito e faço uma pergunta, que altura tem que ter o pente para ter a coluna de agua a 2cm do topo?
talvez 2,5cm ou 3cm?

obrigado a todos
abraço

Mensagem 13/jul/2014, 23:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boas,
Esqueci-me de mencionar que já mandei fazer a sump, devo a ter em casa lá para o dia 24 ou 25 deste mês
as dimensões:
80x55x45 (CxLxA)

vai ficar assim:

Imagem 3225
Imagem 3224

espero que seja funcional, pois esqueci-me de pedir a vossa opinião antes de a mandar fazer...

Mensagem 13/jul/2014, 23:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Nuno Lima Escreveu:
Helder Ferreira Escreveu:
Boas Nuno,

Tenho estado a acompanhar a tua montagem, mas fiquei com 1 duvida. Porquê que optas-te por separar o reservatório da queda de água (coluna seca) do aquário para colar posteriormente? Não seria melhor fazer só 1 estrutura e colocar 1 divisória a fazer a coluna seca? Ainda falta ai um "pente" para evitar a passagem de peixes para a coluna seca?

Boa sorte para o projecto, vou procurar acompanhar.


Cumps


OLá Hélder Ferreira,
Obrigado pela tua participação, optei por separar o reservatório só mesmo por uma opção de gosto e também para reduzir ao máximo a perda de espaço no interior de aquário.
Concordo se me disseres que não precisava de um reservatório tão grande e pesado... mas na altura que o mandei fazer não tinha noção do peso que iria ficar... mas vou colocar um pequeno suporte ao centro do reservatório só mesmo para garantir.
Ainda falta colar o pente.


Helder Silva Escreveu:
boas nuno a queda de agua vai ficar assim?? ou vais ainda meter ai um pente??
pergunto isto porque se ficar assim vais ter problemas com os peixes que vão passar para o aquário pequeno.


Olá Hélder Silva,
Obrigado pela tua participação, sim vou colocar um pente depois que o silicone do reservatório seque.

aproveito e faço uma pergunta, que altura tem que ter o pente para ter a coluna de agua a 2cm do topo?
talvez 2,5cm ou 3cm?

obrigado a todos
abraço


Tens uns pés no Leroy Merlin impecs para o caso :D

Mensagem 13/jul/2014, 23:31

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas Nuno,
Na tua sump colocava mas um quebra bolhas a seguir ao escumador. Acredita que saem sempre algumas micro bolhas e assim jogas pelo seguro.
Abraço

Mensagem 13/jul/2014, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Nuno Moreira Escreveu:
Boas Nuno,
Na tua sump colocava mas um quebra bolhas a seguir ao escumador. Acredita que saem sempre algumas micro bolhas e assim jogas pelo seguro.
Abraço


Olá Nuno,
Obrigado pela tua participação, o que poderei por para cortar essas ditas microbolhas? não sei o que se costuma por, por acaso foi coisa que nunca reparei, já vi as bolhas a sair do tubo do escumador, mas sempre pensei que elas se desfaziam logo de seguida, não chegando á bomba de retorno, estarei eu enganado?
agora preocupaste-me :)
braço

Mensagem 14/jul/2014, 00:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Basta que tenhas una divisoria entre o escumador e a bomba de retorno em que a agua passe por cima.
Penso que resolve

Abraço
Andrė Salgado
Abraço
André Salgado

Mensagem 14/jul/2014, 00:56

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Basta fazeres igual ao que tens do refugio para o escumador.
Abraco

Mensagem 14/jul/2014, 02:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Nuno Moreira Escreveu:
Basta fazeres igual ao que tens do refugio para o escumador.
Abraco


André Salgado Escreveu:
Basta que tenhas una divisoria entre o escumador e a bomba de retorno em que a agua passe por cima.
Penso que resolve

Abraço
Andrė Salgado


Obrigado a ambos, mas e agora... ~x(
se repararem no desenho, o vidro que separa o escumador da bomba, tem 28cm de altura, já para poder regular o escumador, colocando esferovite por baixo indo ao encontro da coluna de agua ideal para o seu funcionamento, estava a pensar, colocar um tubo de saída do escumador, para o lado da bomba de retorno, assim escumava a agua toda e garantia essa agua pelo o retorno...
Agora, o que poderei por á saída desse tubo para cortar essas microbolhas?
Se o tubo estiver a mandar agua no sentido oposto da bomba, contra o vidro, poderá ser uma solução?

abraço

Mensagem 14/jul/2014, 03:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Se tens a divisoria entre o escumador e o retorno é o suficiente.
Não vi bem o desenho.
Mas tubo de saida do escumador?
Põe la ai uma foto do escumador a ver se percebo

Abraço
Andrė Salgado
Abraço
André Salgado

Mensagem 14/jul/2014, 03:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Ja vi melhor o desenho.
O vidro que divide o escumador do retorno devia ir de um lado ao outro da sump.
Assim a agua passa por cima e cai para o retorno deve ser o suficiente para dissipar as bolhas.
Ao mesmo tempo esse vidro regula-te a altura da agua do eacumador

Abraço
Andrė Salgado
Abraço
André Salgado

Mensagem 14/jul/2014, 23:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Vitor Pedroso Escreveu:
Tens uns pés no Leroy Merlin impecs para o caso :D


Vitor, desculpa só agora responder... mas ia-me passando o teu comentário.
Aqui em Braga não tem o Leroy, só na Maia, mas se compensar, vou lá sem problema.
vou tentar ver no site deles se vejo uma foto, porque já tinha algumas soluções para resolver o problema, como vai ficar tapado não precisa de ser nada de especial.

abraço

Mensagem 15/jul/2014, 15:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 92
Idade:
Localização: Trofa
Estou a gostar de ver, vou acompanhar, assim sempre posso ficar com umas ideias para projectos futuros eheh.


Abraço e vai metendo fotos :D

Mensagem 15/jul/2014, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Nuno

A opção da coluna externa exterior ao aquário foi a opção que tambem achei melhor nas ultimas montagens que fiz.

No entanto há uma coisa que não consigo vêr com exactidão, é um aquario normal colado ao principal ? Ou seja com todos os vidros ?

Se assim fôr, não é necessário ter o vidro onde a coluna seca "encosta" ao aquário e tira logo uma grande percentagem do peso total. Essa 5º face, sendo a maior, faz uma grande diferença no peso final e no facto de no futuro não teres problemas com a pressão que o silicone vai sofrer.

De qualquer forma posso estar a ver mal a coisa :)

Mensagem 15/jul/2014, 19:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
João Azevedo Escreveu:
Estou a gostar de ver, vou acompanhar, assim sempre posso ficar com umas ideias para projectos futuros eheh.


Abraço e vai metendo fotos :D



OLá João, :-bd
Obrigado, vou tentar partilhar ao máximo cada evolução, como já tinha dito anteriormente, criticas, duvidas e sugestões, serão sempre bem vindas seja de quem for.

Gil Miguel Escreveu:
Boas Nuno

A opção da coluna externa exterior ao aquário foi a opção que tambem achei melhor nas ultimas montagens que fiz.

No entanto há uma coisa que não consigo vêr com exactidão, é um aquario normal colado ao principal ? Ou seja com todos os vidros ?

Se assim fôr, não é necessário ter o vidro onde a coluna seca "encosta" ao aquário e tira logo uma grande percentagem do peso total. Essa 5º face, sendo a maior, faz uma grande diferença no peso final e no facto de no futuro não teres problemas com a pressão que o silicone vai sofrer.

De qualquer forma posso estar a ver mal a coisa :)


Olá Gil,
Obrigado pelo teu post, sim, é um aquário completo, colado ao aquário principal.
passo a explicar o porquê desta opção:
Eu mandei lacar essa face lateral, tal como a face de trás, para não ver os tubos no interior da queda de agua pelo aquário principal, e dar um aspeto mais limpo, portanto, não tinha grandes opções, penso eu, como não posso por a agua a passar pelo lacado, tive que fazer um reservatório fechado. O problema é mesmo só o peso, mas hoje, fui a uma casa de pichelaria e vi lá uns pés, que se costumam usar para suportar as bancadas de cozinha, como era barato, comprei e vou tentar aplicar e ver como fica, penso que terei esse problema resolvido.
Caso vejas que poderia ter feito de outra maneira, partilha comigo.

:-bd

Mensagem 15/jul/2014, 21:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Nuno Lima Escreveu:
... optei por separar o reservatório só mesmo por uma opção de gosto e também para reduzir ao máximo a perda de espaço no interior de aquário.
Concordo se me disseres que não precisava de um reservatório tão grande e pesado... mas na altura que o mandei fazer não tinha noção do peso que iria ficar... mas vou colocar um pequeno suporte ao centro do reservatório só mesmo para garantir.
Ainda falta colar o pente.


Boas Nuno,

No que diz respeito ao espaço ia ocupar exactamente o mesmo espaço e evitavas colagens adicionais, 1 vidro e suportes. Na minha opinião seria mais seguro e funcional da seguinte forma:


Imagem

Talvez eu não esteja a conseguir visualizar bem a tua ideia e o resultado final. Na minha opinião a coluna seca na lateral do aquário fica bem num aquário com 3 frentes, ou 2 frentes se a coluna seca ficar encostada a 1 parede ou a outra estrutura que a oculte. Mas o importante é que tu gostes.

Abc
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron