Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/jul/2014, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Helder Ferreira Escreveu:
Boas Nuno,

No que diz respeito ao espaço ia ocupar exactamente o mesmo espaço e evitavas colagens adicionais, 1 vidro e suportes. Na minha opinião seria mais seguro e funcional da seguinte forma:


Imagem

Talvez eu não esteja a conseguir visualizar bem a tua ideia e o resultado final. Na minha opinião a coluna seca na lateral do aquário fica bem num aquário com 3 frentes, ou 2 frentes se a coluna seca ficar encostada a 1 parede ou a outra estrutura que a oculte. Mas o importante é que tu gostes.

Abc





OLá Hélder,
poderia sim ficar como tu aí tens, mas repara, eu com esta montagem só ganhei, vou tentar explicar
o projeto foi pensado para ter um aquário 120x65x55 (cxLxa) se fizesse a queda de agua, pela parte de trás isso no mínimo ia tirar ao aqua 10cm (mínimo) de profundidade, se acrescentasse esses tais 10cm, ficaria com uma profundidade muito grande, 75cm, mais algum espaço de distancia da parede, iria para uns 80cm (mínimo) o que me estorva na movimentação da minha sala, logo, ficou sem efeito, ficou escolhido o lado esquerdo, porque fica virado para a minha varanda, logo, subir e descer estores, luz solar a bater, assim fica fora de hipóteses, entre escolher, menos ou mais 10cm, preferi acrescentar. Assim, paguei menos de vidro extra claro, acredita que é caro, já é o segundo que mando fazer, e a diferença do normal para o extra claro, é mais que o dobro. Como já referi num outro post, não gosto de ver os bastidores quando estou a olhar para um aquário, tive que tapar esse lado, logo gerou a um reservatório completo com 5 vidros... e foi isto Hélder, o que me levou a fazer o que está feito. Se fosse hoje faria na mesma, estou satisfeito.
Nota, ficaria bem como tens também, é uma solução que já vi em vários aquários, e já vi de outras, mas gosto como tenho assim :)
Obrigado pela tua participação
abraço
:-bd

Mensagem 16/jul/2014, 00:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
mais umas fotos
colocação dos apoios do reservatório e os 2 tubos para a queda de agua.
Desde já deixo a pergunta se a altura dos tubos estão bem ou deveriam ficar mais baixos?
os dois tubos estão sensivelmente á mesma altura, deverá um ficar mais alto que o outro? se sim, qual? o que tem a torneira de regulação ou o direto?

Imagem 3227
os calces de madeira vão ser pintados de preto quando revestir a estrutura com madeira.
Imagem 3228
Imagem 3229
Imagem 3230

abraço

Mensagem 16/jul/2014, 09:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas nuno,
Deves ter um mais alto do que o outro para servir de tubo ladrao e nesse nak precisas de durso.
Abraco

Mensagem 16/jul/2014, 17:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Nuno Moreira Escreveu:
Boas nuno,
Deves ter um mais alto do que o outro para servir de tubo ladrao e nesse nak precisas de durso.
Abraco


Obrigado Nuno pela ajuda, portanto se entendi bem, o tubo ladrão fica mais alto, sensivelmente quantos centímetros ?
eu quero a coluna de agua a 2cm da superfície do aquário, o tupo ladrão precisa estar a quantos "cm" da coluna de agua?

abraço

Mensagem 17/jul/2014, 23:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
O tubo ladrão deve estar 2 a 3 cm acima do tubo do esgoto para a sump. Em relação a altura do tubo de esgoto para a sump, pode ficar a altura que quiseres, pq quem vai mandar a altura de agua no aquario principal vai ser a altura do pente da coluna seca.
Abraço

Mensagem 18/jul/2014, 01:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas


Pelo que percebi a ideia da caixa de queda dessa maneira é para que possas tapar com madeira, uma vez que está mais pequena que o aquário, mas de qualquer forma no teu caso teria feito, pelo menos até baixo e apoiava na estrutura.

Mas se gostas e achas que está seguro e pratico força com isso.


Em relação aos tubos parecem-me altos, sei que ainda leva o pente mas mesmo assim parecem-me estar muito perto do nível do pente.
Como já disseram o ladrão deve ficar mais alto, pois esse só entra em serviço se o outro entupir. Mas ambos devem ficar mais baixos que o pente senão quem regula a altura de água no aquário é o tubo de queda, isto penso que saibas já.

Não convém exagerar muito pois se ficar muito abaixo do pente acabas por ouvir a água a cair.

Mensagem 18/jul/2014, 08:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Nuno, mete o pente e agua. Depois logo afinas, se for preciso logo cortas um pouco.
E sim o que ficara como ladrao, ficaria 2/3 cm acima do outro.

Abc

Mensagem 18/jul/2014, 15:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Nuno Moreira Escreveu:
O tubo ladrão deve estar 2 a 3 cm acima do tubo do esgoto para a sump. Em relação a altura do tubo de esgoto para a sump, pode ficar a altura que quiseres, pq quem vai mandar a altura de agua no aquario principal vai ser a altura do pente da coluna seca.
Abraço


Olá Nuno Obrigado mais uma vez, neste fim de semana vou tentar acertar isso e coloco umas fotos para verem.
abraço



Ricardo Ferreira Escreveu:
Boas


Pelo que percebi a ideia da caixa de queda dessa maneira é para que possas tapar com madeira, uma vez que está mais pequena que o aquário, mas de qualquer forma no teu caso teria feito, pelo menos até baixo e apoiava na estrutura.

Mas se gostas e achas que está seguro e pratico força com isso.


Em relação aos tubos parecem-me altos, sei que ainda leva o pente mas mesmo assim parecem-me estar muito perto do nível do pente.
Como já disseram o ladrão deve ficar mais alto, pois esse só entra em serviço se o outro entupir. Mas ambos devem ficar mais baixos que o pente senão quem regula a altura de água no aquário é o tubo de queda, isto penso que saibas já.

Não convém exagerar muito pois se ficar muito abaixo do pente acabas por ouvir a água a cair.



Olá Ricardo Ferreira, obrigado pela tua opinião e ajuda, como já tinha referido em cima, eu mandei fazer o reservatório sem alguma noção do peso que tinha, o preço do Reservatório independentemente do tamanho, já estava orçamentado, depois de cortado e feito é que reparei que aquilo tinha um peso um pouco excessivo, os apoios que coloquei por baixo, foi mera descarga de consciência, porque já tive algumas opiniões, que a quantidade de silicone que tem o reservatório não cede.
Quanto aos tubos, vou ver isso este fim de semana, o problema é que não tenho ainda a sump, devo-a receber durante esta semana que entra.
abraço


Nuno Ribeirinho Escreveu:
Nuno, mete o pente e agua. Depois logo afinas, se for preciso logo cortas um pouco.
E sim o que ficara como ladrao, ficaria 2/3 cm acima do outro.

Abc


Olá Nuno
Obrigado pela ajuda, com o que foi explicado por ti, pelo Nuno Moreira e pelo Ricardo Ferreira deu para entender, depois coloco novas fotos..

abraço

Mensagem 18/jul/2014, 20:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boas
Já coloquei o oleado no aglomerado, ficou bem, na foto parece que as bolças de ar são enormes, mas não, quase não se nota, terá no máximo 2 a 3mm de relevo, devido ao isolamento nas uniões. Acabam por desaparecer com o tempo.
Amanhã já tenciono fazer uma prateleira...

Imagem 3267

Mensagem 21/jul/2014, 00:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Nuno,
Está tudo com bom aspeto!!
No outro dia foi mesmo um acaso nos cruzarmos! Braga é mesmo uma cidade pequena :))

Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 26/jul/2014, 01:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Carlos Amorim Escreveu:
Viva Nuno,
Está tudo com bom aspeto!!
No outro dia foi mesmo um acaso nos cruzarmos! Braga é mesmo uma cidade pequena :))


Olá Carlos,
É verdade :)
Foi por me teres falado da Bicharada, porque não conhecia, e gostei! Tem umas coisas bem interessantes na parte dos Salgados.

abraço

Mensagem 26/jul/2014, 02:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boas amigos,

Já trousse hoje a sump 80x55x45 (CxLxA), e já está no sitio :)

umas fotos

Imagem 3284
Imagem 3285
Imagem 3286
Imagem 3289
Imagem 3287
Imagem 3290
Imagem 3288

peço se virem alguma coisa que não está bem ou que deveria ficar de outra maneira, digam para eu corrigir ou modificar

abraço

Mensagem 26/jul/2014, 05:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Nuno:-)
Deixa ver se percebi:
A ideia é teres um reservatório para reposição de água, depois tens as duas meias que filtram a água que vem para a sump, certo?
Agora imagina que estás fora, e uma meia fica entupida com sujidade, entra a segunda em funcionamento, que por azar também entope com a sujidade. Pelas fotos, a água começa a encher essa divisão e salta quase de imediato para o reservatório que entretanto fica cheio. Após estar cheio só existe uma maneira que continuar a fluir, que é para fora da sump. Mesmo que a bóia de reposição active a bomba de reposição, penso que não terá o mesmo fluxo da água que vem para a sump. Podes ter o azar de as bombas também poderem queimar por ficarem a trabalhar em seco. Sugestão, tens de dar á água uma escapatória para continuar o percurso dentro da sump.
Deixa vir a malta mais entendida para se ver o que acham.
Ainda estou a pensar na minha sump, mas já tenho várias ideias formadas, principalmente porque gosto dos pormenores. Por isso nada melhor que ver as sumps das grandes marcas para tirar ideias. Claro que por vezes quanto mais simples melhor :D
Quanto ao outro dia, acho que fizeste bem fazer uma visita á loja. Eu pessoalmente frequento a loja com bastante regularidade, tenho todo o interesse que ela evolua nos salgados o máximo possível. Como residente de braga, a loja fica muito acessível, excelente ponto de encontro com alguma malta dos salgados:-) por isso quanto mais pessoal andar por lá, melhor :-)

Grande abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 26/jul/2014, 09:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
a sump quanto mais simples melhor,ora vejamos :limpeza,tirar material para limpar e etc
Nuno temos falado por telefone todos os dias e esqueci me de te falar que a tua sump vais ter problemas na queda da agua ,devido a espuma que vai fazer,tens que estudar algo pois a espuma vai saltar para fora da sump.depois falamos
carlos calheiros

Mensagem 26/jul/2014, 17:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Carlos Amorim Escreveu:
Viva Nuno:-)
Deixa ver se percebi:
A ideia é teres um reservatório para reposição de água, depois tens as duas meias que filtram a água que vem para a sump, certo?
Agora imagina que estás fora, e uma meia fica entupida com sujidade, entra a segunda em funcionamento, que por azar também entope com a sujidade. Pelas fotos, a água começa a encher essa divisão e salta quase de imediato para o reservatório que entretanto fica cheio. Após estar cheio só existe uma maneira que continuar a fluir, que é para fora da sump. Mesmo que a bóia de reposição active a bomba de reposição, penso que não terá o mesmo fluxo da água que vem para a sump. Podes ter o azar de as bombas também poderem queimar por ficarem a trabalhar em seco. Sugestão, tens de dar á água uma escapatória para continuar o percurso dentro da sump.
Deixa vir a malta mais entendida para se ver o que acham.
Ainda estou a pensar na minha sump, mas já tenho várias ideias formadas, principalmente porque gosto dos pormenores. Por isso nada melhor que ver as sumps das grandes marcas para tirar ideias. Claro que por vezes quanto mais simples melhor :D
Quanto ao outro dia, acho que fizeste bem fazer uma visita á loja. Eu pessoalmente frequento a loja com bastante regularidade, tenho todo o interesse que ela evolua nos salgados o máximo possível. Como residente de braga, a loja fica muito acessível, excelente ponto de encontro com alguma malta dos salgados:-) por isso quanto mais pessoal andar por lá, melhor :-)

Grande abraço


Olá Carlos Amorim,
Desde já agradeço-te o alerta, vou analisar melhor o que disseste e ver alguma alternativa.
O primeiro reservatório, o primeiro do lado esquerdo das imagens, foi pensado para ser uma queda livre, por onde qualquer ser vivo (copépodes, anfípodes, etc...) possa cair sem ficar retido nas meias, porque imagino eu que as meias não são vistas frequentemente, onde muitos vivos ali morrem, contaminando a agua.
Portanto, o reservatório da reposição de agua, será nesse bidon azul de 30L, no lado direito da foto que coloquei em baixo.

A solução ao teu alerta poderá passar por descolar o vidro que está a fechar a base das meias para a o resto da sump, colando-o um pouco mais baixo para servir de barreira e direcionar a agua para as meias, caso haja algum tipo de entupimento, a agua passa por essa barreira indo direta para a sump, espero ter me feito entender.

Imagem 3292
Imagem 3293

abraço e obrigado

Mensagem 26/jul/2014, 17:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Carlos Calheiros Escreveu:
a sump quanto mais simples melhor, ora vejamos :limpeza, tirar material para limpar e etc
Nuno temos falado por telefone todos os dias e esqueci me de te falar que a tua sump vais ter problemas na queda da agua ,devido a espuma que vai fazer, tens que estudar algo pois a espuma vai saltar para fora da sump. depois falamos



Carlos, grande Carlos :)
Já falamos ao telemóvel antes desta mensagem, mas agradeço-te mais uma vez pelo teu alerta.
Como também já te expliquei, faltam-me os tubos de Ø32 que vão até 10cm do fundo da sump, penso que assim não terei esse impacto da agua que origina a espuma, mas mesmo assim vou estar atento quando encher tudo para teste.
Espero que estejas aqui comigo nessa hora :-ss

abraço

Mensagem 28/jul/2014, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá pessoal
Depois da dica do Carlos Amorim,
já descolei o vidro que impedia a agua de passar no caso de entupimento, colei-o mais baixo, deixando 3cm da superfície.
anulei também o " T " que tinha ligado à saída do escumador e instalei a iluminação para a sump.
amanhã já retiro o excesso de silicone e posto umas fotos,
abraço
fiquem bem

Mensagem 28/jul/2014, 09:57

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Uma ajudita .... Devias ler o tópico de "bean animal simplificado by Rui Gaspar" ;)

Imagem

Primeiro: não devias ter usado esse PVC. Devias ter usado PVC de colar. Essas borrachas com o tempo e a água salgada vão começar a ficar extremamente rijas e a deixar verter água.

Segundo ... o nível de água dentro da caixa será sempre dado pelo meio do "T" (linha laranja na imagem)

Terceiro: para que isso fique mesmo porreiro sem bolhas na sump e sem ruido retira o durso da tubagem que não tiver torneira deixando só o tubo preto que ficará sempre debaixo de água impedindo as bolhas e o ruido.

quarto: depois no durso que ficar colocas um tubo de ar preso de modo a que a saída do tubo de ar fique a 1 ou 2 milimetros da superfície da água dentro da coluna. O que vai acontecer é que se o nível de água subir por entupimento essa entrada de ar é tapada e o durso começa a funcionar como sifão fazendo-te a segurança chamada "ladrão"

quinto: para pores o sistema a funcionar vais fechando a torneira do tubo aberto (sem durso) até que a água dentro da coluna seca começe a subir muito devagar (quanto mais devagar melhor). Há de chegar a um ponto em que a água chega à linha laranja e começa a sair pelo durso mas só umas pinguinhas.

Sexto e último ... LIVRA-TE DOS Filterbag e deixas de ter problemas .... semanalmente mete uma bomba a circular dentro da sump e tens sempre a sump limpinha.

Abraços e diverte-te ;)
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jul/2014, 11:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Sexto e último ... LIVRA-TE DOS Filterbag e deixas de ter problemas .... semanalmente mete uma bomba a circular dentro da sump e tens sempre a sump limpinha.

Abraços e diverte-te ;)
Rui[/quote]


Boas Rui

Qual o beneficio de ter a bomba na sump? Sempre tive a ideia que a sump era para que o lixo acumula-se lá para depois ser aspirado. Ao meter a bomba não se corre o risco de esse lixo andar sempre entre a sump e o aquário e que possivelmente ele acumule tanto na rocha como na areia?
Já ando a muito para perguntar isto pois cada vez vejo mais pessoas a fazer isso de meter bomba na sump.

Mensagem 28/jul/2014, 11:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Uma ajudita .... Devias ler o tópico de "bean animal simplificado by Rui Gaspar" ;)

Primeiro: não devias ter usado esse PVC. Devias ter usado PVC de colar. Essas borrachas com o tempo e a água salgada vão começar a ficar extremamente rijas e a deixar verter água.

Segundo ... o nível de água dentro da caixa será sempre dado pelo meio do "T" (linha laranja na imagem)

Terceiro: para que isso fique mesmo porreiro sem bolhas na sump e sem ruido retira o durso da tubagem que não tiver torneira deixando só o tubo preto que ficará sempre debaixo de água impedindo as bolhas e o ruido.

quarto: depois no durso que ficar colocas um tubo de ar preso de modo a que a saída do tubo de ar fique a 1 ou 2 milimetros da superfície da água dentro da coluna. O que vai acontecer é que se o nível de água subir por entupimento essa entrada de ar é tapada e o durso começa a funcionar como sifão fazendo-te a segurança chamada "ladrão"

quinto: para pores o sistema a funcionar vais fechando a torneira do tubo aberto (sem durso) até que a água dentro da coluna seca começe a subir muito devagar (quanto mais devagar melhor). Há de chegar a um ponto em que a água chega à linha laranja e começa a sair pelo durso mas só umas pinguinhas.

Sexto e último ... LIVRA-TE DOS Filterbag e deixas de ter problemas .... semanalmente mete uma bomba a circular dentro da sump e tens sempre a sump limpinha.

Abraços e diverte-te ;)
Rui



Olá Rui Gaspar,
desde já agradeço-te a ajuda,
o Nuno Ribeirinho, o Nuno Moreira e o Ricardo Ferreira já me tinham alertado para esse problema e eu já modifiquei isso, mas agora surgiu uma confusão, o tubo que não tem dorso (o que está direto), na imagem é o tubo do lado esquerdo, eu tenho-o mais alto em relação ao tubo com dorso, e pelo teu post do Bean Animal esse mesmo tubo, fica muito mais baixo, e com a torneira de segurança.... O tubo com dorso, lado direito, é que fica direto e sem torneira de segurança, percebi?
vou deixar aqui umas fotos de como tenho a coisa neste momento,

Rui, mais uma vez obrigado

Imagem 3306
Imagem 3305
Imagem 3304

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron