Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/jul/2014, 11:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia Ricardo

Como a sump à cota 0 é difícil de aspirar... eu tenho a sump elevada penso que a 25cm do chão...
Assim facilmente aspiro para um balde graças à gravidade.

Imagem

Imagem


Como normalmente a sump fica à cota 0, daí o Rui estar a referir a bomba de forma a promover o levantar do lixo.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 28/jul/2014, 12:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia Ricardo

Como a sump à cota 0 é difícil de aspirar... eu tenho a sump elevada penso que a 25cm do chão...
Assim facilmente aspiro para um balde graças à gravidade.

Imagem

Imagem


Como normalmente a sump fica à cota 0, daí o Rui estar a referir a bomba de forma a promover o levantar do lixo.

Abraço
Pedro Ferrer


Boas

Sim isso eu sei, daí também ter feito o mesmo.
MAs então a bomba só liga na hora da tpa ou está sempre ligada?

Mensagem 28/jul/2014, 12:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Isto não é muito complicado.

Desligas o retorno metes a bomba a trabalhar na sump e varres a sump toda e deixas o escumador fazer o seu trabalho.
O problema não são os detritos em suspensão que mais cedo ou mais tarde vão para o escumador. O problema é a acumulação!

Quanto ao sistema de descarga sinceramente não percebo a confusão da malta ...

Isto é do mais simples que há!

Imagem

Retiras o que está no quadrado vermelho

Poes torneira onde está desenhada a torneira verde o mais abaixo que conseguires

Pões o tubo de ar (linha verde) preso de modo a que fique a 1/2mm da linha de água (linha laranja)

Qual é a dúvida?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jul/2014, 13:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
[quote="Rui Manuel Gaspar"]Boas,

Isto não é muito complicado.

Desligas o retorno metes a bomba a trabalhar na sump e varres a sump toda e deixas o escumador fazer o seu trabalho.
O problema não são os detritos em suspensão que mais cedo ou mais tarde vão para o escumador. O problema é a acumulação!

Ah ok, pensei que o pessoal mantinha a bomba ligada, assim tem a sua lógica.

Quanto aos tubos, não sei se era para mim, mas não tenho dúvida nenhuma.

Mensagem 28/jul/2014, 14:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Quanto ao sistema de descarga sinceramente não percebo a confusão da malta ...

Isto é do mais simples que há!

Imagem

Retiras o que está no quadrado vermelho

Poes torneira onde está desenhada a torneira verde o mais abaixo que conseguires

Pões o tubo de ar (linha verde) preso de modo a que fique a 1/2mm da linha de água (linha laranja)

Qual é a dúvida?

Abraços,
Rui


Boas Rui,
penso ter percebido,
a minha confusão é que eu sempre pensei que o chamado "ladrão" fosse o que não tem dorso, mas não, o que tem dorso é que é o ladrão...
vou fazer as alterações.
:-bd

obrigado

Mensagem 28/jul/2014, 18:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

O Ladrão seria um terceiro tubo mais alto que o durso e sem torneiras nenhumas ...

Mas o durso com esse tubo de ar como te indiquei faz a função de ladrão tb ao deixar de ser durso e passar a ser sifão em caso de entupimento.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jul/2014, 19:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Rui,

já fiz as alterações, caso seja necessário tenho uma torneira de segurança para colocar no tubo do dorso.

Imagem 3320

mais uma vez obrigado

Mensagem 28/jul/2014, 22:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boas,

Agora pela fresquinha já comecei a dar o primário em algumas partes que vão revestir a estrutura

Imagem 3321

Depois de muito procurar, já consegui arranjar conta-gotas para soro
amanhã já vou buscar 6

Imagem 3322
(foto retirada da net, serve como exemplo)

abraço

Mensagem 29/jul/2014, 06:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
ai nuno nuno muito gostas tu de andar com presa,primario tinha aqui,mas nao foste comprar ~x( ,em relaçao aos tubos da coluna ja te disse que quando for para encher e testar te meto isso sem barulho nenhum esta tranquilo,aquilo que o rui te tem dito para fazer e o mesmo que eu =)) tem calma ja te disse mais que uma fez para ires com calma ,sei que as vezes e dificil e agora tenho feito turnos de 14h mas dentro de dias ja tratamos disso rapaz. :-bd
carlos calheiros

Mensagem 29/jul/2014, 09:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Lima Escreveu:
Rui,

já fiz as alterações, caso seja necessário tenho uma torneira de segurança para colocar no tubo do dorso.

Imagem 3320

mais uma vez obrigado


Tá quase ... :D

Falta o tubo de ar a sair do topo do durso como meti no desenho.
Isto é muito importante pois esta é a segurança do sistema!

No durso não leva torneira. Não queres mesmo torneira aí pois é a tua salvaguarda que não haja impedimento nenhum!

Para reforçar a segurança podes sempre colocar um "Crivo" no tubo da esquerda!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/jul/2014, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Carlos Calheiros Escreveu:
ai nuno nuno muito gostas tu de andar com presa,primario tinha aqui,mas nao foste comprar ~x( ,em relaçao aos tubos da coluna ja te disse que quando for para encher e testar te meto isso sem barulho nenhum esta tranquilo,aquilo que o rui te tem dito para fazer e o mesmo que eu =)) tem calma ja te disse mais que uma fez para ires com calma ,sei que as vezes e dificil e agora tenho feito turnos de 14h mas dentro de dias ja tratamos disso rapaz. :-bd



:D tranquilo Campeão
Se tivesses de ferias era uma coisa, mas a trabalhar, ainda por cima 14h é obra... deixa-te estar e descansa que isto faz-se.
pelas fotos vez, que de pressa isto não tem nada, e também não à muito para fazer, ainda estou dependente de algumas coisas que encomendei e ainda não chegaram..
Já vou depois de amanhã para Lisboa, quando regressar acabamos isto na boa.
Quanto ao primário, comprei porque estava barato no Leroy, mas acho que não me chega :-bd

abraço

Mensagem 29/jul/2014, 12:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Tá quase ... :D

Falta o tubo de ar a sair do topo do durso como meti no desenho.
Isto é muito importante pois esta é a segurança do sistema!

No durso não leva torneira. Não queres mesmo torneira aí pois é a tua salvaguarda que não haja impedimento nenhum!

Para reforçar a segurança podes sempre colocar um "Crivo" no tubo da esquerda!

Abraços,
Rui



Olá Rui,
mais uma vez agradeço-te a ajuda,
o tubo do ar ponho depois, quando o nível estiver definido, a tampa do dorso já tem o furo, é só depois colar o tubo do ar.

abraço

Mensagem 29/jul/2014, 12:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Lima Escreveu:
Olá Rui,
mais uma vez agradeço-te a ajuda,
o tubo do ar ponho depois, quando o nível estiver definido, a tampa do dorso já tem o furo, é só depois colar o tubo do ar.

abraço


Pois é por estas frases que eu não percebo o que é que a malta acha difícil. E era isso que gostava que perceber para poder explicar melhor.

O nível já está definido. Com o sistema a trabalhar o nível vai ser sempre naquela linha laranja que desenhei.

Nível de água noutro sítio qq é porque o sistema não está a funcionar como deve de ser!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/jul/2014, 12:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Lima Escreveu:
Olá Rui,
mais uma vez agradeço-te a ajuda,
o tubo do ar ponho depois, quando o nível estiver definido, a tampa do dorso já tem o furo, é só depois colar o tubo do ar.

abraço


Pois é por estas frases que eu não percebo o que é que a malta acha difícil. E era isso que gostava que perceber para poder explicar melhor.

O nível já está definido. Com o sistema a trabalhar o nível vai ser sempre naquela linha laranja que desenhei.

Nível de água noutro sítio qq é porque o sistema não está a funcionar como deve de ser!

Abraços,
Rui



Boas Rui

Se o tubo tem que ficar 2 a 3mm da superfície, a olho e sem o nível da agua não acerto....
mas... ok, vamos por as coisas de outra maneira :D
Não tenho tubo de momento, o tubo que aqui tenho é de 12mm e não é muito maleável, tenho que comprar ou "cravar" uns 15cm ao calheiros :))

abraço

Mensagem 07/ago/2014, 14:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boas

atualizando o post

- Já colei o pente;
- Já estou a dar a 1ª de mão no revestimento.
- Já arranjei sitio para o UV e já fiz a circulação para o mesmo, nota, o UV não é para estar ligado, está na montagem porque o tenho, e sempre pode fazer falta.

umas fotos

Imagem 3370
Imagem 3376
Imagem 3371

alguma critica ou sugestão é sempre bem vindo

abraço

Mensagem 07/ago/2014, 14:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Epá ... vou voltar a referir a tubagem ...

As borrachas com o tempo vão ceder com água salgada e terás fugas de água para além desse tubo articulado que vai ganhar imensa porcaria por dentro e pode vir a causar-te problemas.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/ago/2014, 14:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá ... vou voltar a referir a tubagem ...

As borrachas com o tempo vão ceder com água salgada e terás fugas de água para além desse tubo articulado que vai ganhar imensa porcaria por dentro e pode vir a causar-te problemas.

Abraços,
Rui


Obrigado Rui
vou já arranjar alternativa.

abraço

Mensagem 08/ago/2014, 11:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Lima Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá ... vou voltar a referir a tubagem ...

As borrachas com o tempo vão ceder com água salgada e terás fugas de água para além desse tubo articulado que vai ganhar imensa porcaria por dentro e pode vir a causar-te problemas.

Abraços,
Rui


Obrigado Rui
vou já arranjar alternativa.

abraço


A alternativa fiável é PVC de colar!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/ago/2014, 12:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

A alternativa fiável é PVC de colar!


Obrigado Rui
vou ver se arranjo, não está fácil. No AKI não tem, só tem desse tubo cinzento que vês nas fotos, e o Ø mais pequeno é de 32
conheço uma casa de pichelaria mas também não tem tubo de colar.
vou continuar à procura... a alternativa que tinha em mente, dado á dificuldade em encontrar o tubo de colar, é com mangueira de Ø19mm e os cantos com aqueles acessórios de jardinagem.... vamos ver.

abraço

Mensagem 08/ago/2014, 16:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boas

Procurei por varias casas por tubo pvc de colar, mas só consegui arranjar, só por encomenda, de Ø25mm que vou aproveitar para colocar no retorno, para o circuito do UV, depois do alerta do Rui, fiz com mangueira de Ø19mm e com joelhos de jardinagem, penso que ficou bem e que seja uma alternativa fiável, porque o caudal vai ser pouco e lento.

uma foto

Imagem 3389

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron