Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby E recomeça...

E recomeça...

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 09/jun/2014, 20:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 2
Boas a todos,

Como o título indica, sou mais um daqueles que irá tentar recomeçar um aquário desmantelado à volta de uns 5 anos atrás. Por sorte consegui achar este site, que pelo que tenho lido nos tópicos de outros membros, aparenta não padecer do mesmo elitismo que outros fóruns, por onde andei, padeciam.
Estou a pensar fazer um sistema a rondar os 300l no aqua principal, mais 200 na sump, ora a primeira questão que coloco é: ainda é usada a dsb?
Qual a iluminação que me aconselham? Não desejo dar muito dinheiro pelo sistema completo... Tenho visto as ATI, mas gostaria de saber se consigo arranjar algo "em conta", Dimmable, creio que é o termo, led ou t5.
Na mesma ordem de ideias, que escumador me aconselham? Tinha o do aquário desmantelado, mas infelizmente, está partido.
E por último, para já :D :D, qual o diâmetro de furos que devo fazer no aquário? Conseguiriam facultar-me um link para um esquema onde possa ver isso?
Espero não estar a ser muito abusivo com tanta questão.
Agradeço a todos desde já.

Mensagem 10/jun/2014, 12:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Olá João,
Bem-vindo de volta ao vício!

A DSB ainda se usa mas está em desuso. Basicamente porque passados uns anos acumula demasiado lixo e torna-se uma bomba relógio de nitratos e fosfatos. Os aquários mais antigos com DSB tornam-se muito difíceis de baixar os nutrientes.

Iluminação: o mais seguro ainda e colocar uma calha t5. Há muitas nos classificados baratas.
Existem leds muito bons e caros: kessil, ecotech, vertex. E existem leds baratos que não estão totalmente comprovados.tipo as calhas que chamamos chinesas que se começam no ebay de 165w que ficam mais ou menos a 140€. Devias precisar de duas.
Que medidas tens de aquário?

Em relação a furos, o melhor são 3. Um de 25 para descarga e dois de 18/22 para retorno e ladrão. Fazes o sistema bean animal simplificado, explicado aqui no fórum
Abraco

Sent from my iPhone using Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 10/jun/2014, 13:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Boas,
Bem vindo novamente a este magnifico hobby.
Acho que a resposta do Andre diz tudo. Com calma fazes algo muito em conta. Em relacao ao escumador tens boas opcoes a baixo custo, mas nesse caso esperemos pela opiniao do pessoal que tem aquario da litragem do teu.
Abraco e forca nisso.

Enviado do meu ZP998 através de Tapatalk

Mensagem 11/jun/2014, 17:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 2
André Jorge Silva Escreveu:
Olá João,
Bem-vindo de volta ao vício!

A DSB ainda se usa mas está em desuso. Basicamente porque passados uns anos acumula demasiado lixo e torna-se uma bomba relógio de nitratos e fosfatos. Os aquários mais antigos com DSB tornam-se muito difíceis de baixar os nutrientes.

Iluminação: o mais seguro ainda e colocar uma calha t5. Há muitas nos classificados baratas.
Existem leds muito bons e caros: kessil, ecotech, vertex. E existem leds baratos que não estão totalmente comprovados.tipo as calhas que chamamos chinesas que se começam no ebay de 165w que ficam mais ou menos a 140€. Devias precisar de duas.
Que medidas tens de aquário?

Em relação a furos, o melhor são 3. Um de 25 para descarga e dois de 18/22 para retorno e ladrão. Fazes o sistema bean animal simplificado, explicado aqui no fórum
Abraco

Sent from my iPhone using Tapatalk

Desde já agradeço a resposta. Quanto às t5 é possível usa-las dimmable? ou demasiado dispendioso para o efeito? quanto ao sistema que falaste, ao que parece, quando bem montado é fabuloso, não posso dizer para já que tenha entendido inteiramente a estrutura que ele necessita, mas estou a pesquisar. Já agora sem abusar :D :D , relativo ao escumador que aconselham, sem ser royal ou nessa ordem de valores :), tinha um aqua medi multi 1000 sl que funcionava bastante bem, mas infelizmente está partido. Quanto ao aqua, ainda estou indeciso entre um 150*50*50 ou 120*50*50.

Nuno Moreira Escreveu:
Boas,
Bem vindo novamente a este magnifico hobby.
Acho que a resposta do Andre diz tudo. Com calma fazes algo muito em conta. Em relacao ao escumador tens boas opcoes a baixo custo, mas nesse caso esperemos pela opiniao do pessoal que tem aquario da litragem do teu.
Abraco e forca nisso.

Enviado do meu ZP998 através de Tapatalk

Obrigado pela ajuda Nuno. ab

Voltar para Novo no hobby