Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby O meu primeiro aquário marinho - Zero de Experiencia

O meu primeiro aquário marinho - Zero de Experiencia

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 7
Idade:
Localização: Porto
Ola a todos. O meu nome é Joel Santos sou do Porto tenho 28 anos.

A minha história na aquariofilia começou por acaso, encontrei este site por mero acaso e decidi ler atentamente alguns posts nomeadamente na área salgada.Adorei ver os vossos projectos,gastei algumas horas neste fórum sem estar registado no mesmo, e sendo eu um amante de fotografia fiquei completamente rendido as vossas fotos, nomeadamente dos coraie e pronto, vou entrar e abraçar um projecto destes e gostaria de contar "se possível" com alguma ajuda da vossa parte para esclarecer uma ou outra duvida que tenho no momento.

Hoje mandei fazer um aquário de 120L 80cmx40cm.

Imagem

E agr coloco aqui as minhas duvidas iniciais:
- Até ao momento encomendei o seguinte equipamento: um escumador com capacidade ate 150L, um termostato de 200W de aço inoxidável com ajustámento automático, um Water Pump Sunsun JVP101 6w 3000L/H, um medidor de salinidade, as luzes led encomendei uma azul 450nm +1 branca7000k SMD de um metro cada e um termômetro digital. Sera que Falta alguma coisa a nível de setup (fora testes etc)? A capacidade das luzes chegará?
- Em relacao à agua para o aquário, na loja de peixes disseram que podia usar agua da torneira posteriormente com o sal etc mas segundo o q tenho lido nao confio muito nisso. Sendo que não consigo agua por osmose nem tenho meios para agua do mar, qual a melhor opção? Destilada? Mineralizada? Precisava MSM de ajuda nesta parte...
- Por ultimo: Ha cerca de 4 anos atrás visitei as caraíbas e de lá trouxe uma rocha\coral qd fiz mergulho não sei bem o que é aquilo é mt bonito e ate ao dia de hoje serve de peca de decoração aqui em casa, gostava muito de a por no aquário, devolve-la ao ambiente de onde veio,penso que ficava bem, acham que da?

Imagem

Obrigado a TDs!
Quando o material chegar vou colocando novidades!
Toda a ajuda é bem-vinda.

Um abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Olá e bem vindo.
Vais ter sump?
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 7
Idade:
Localização: Porto
Não, sem sump.

Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
O que queres manter? Tenho uma bomba dessas é enorme hoje não a compraria. Não poupes no escumador e nunca uses água da torneira nunca. Podes usar água natural mas aconselho um sistema de osmose, lê e rele.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 7
Idade:
Localização: Porto
E as luzes serão suficiente? Gostava d ter meia dúzia d corais moles e uns Peixitos, tipo palhacos.

Agua mineral ou destilada?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Osmose. Não conheço essas luzes. Mas ve o que usasm os outros membros por exemplo 4x24w ou 39w t5 dava para pores mais uns corais mas ve isso do escumador como nao usas sump vai ficar tudo a vista. Se não me engano o aquario do Daniel patriarca é dessas dimensões vê as luzes e le os conselhos que os membros mais conhecedores lhe deram.
Mais vale esperar e gastares mais um pouco a gastares 2 vezes.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Osmose. Não conheço essas luzes. Mas ve o que usasm os outros membros por exemplo 4x24w ou 39w t5 dava para pores mais uns corais mas ve isso do escumador como nao usas sump vai ficar tudo a vista. Se não me engano o aquario do Daniel patriarca é dessas dimensões vê as luzes e le os conselhos que os membros mais conhecedores lhe deram.
Mais vale esperar e gastares mais um pouco a gastares 2 vezes.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas Joel
Esqueçe esse tipo de iluminação. Isso só dá para peixes e de dia :) Vai para t5 ( 4x54w minimo) ou Hqi 2x150w + 2 54w ou leds.Com esse tamanho de aquário, vê se podes colocar sump pois não fica muito bem um escumador e o restante equipamento dentro do aquário. Se não der, opta por um escumador externo. A circulação minima para esse aquário será de 20 x a sua capacidade caso optes por sps.
Um abraço.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Agua mineral ou destilada?
Para mim, nem uma nem outra.Primeiro Osmose e segundo natural. E tu vives no Porto carago :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
54w não é muito grande para 80cm
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Ana Lúcia da Costa Escreveu:
54w não é muito grande para 80cm

Até a 39w é... Que tem 90cm..
Se estás a fazer novo mete já Leds..
E outra coisa, faz sump...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Tens razão Ana. Eu é que li no tamanho 120 cm de comprimento em vez de 120 lts.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Led vives no porto tens ai boas lojas vai lá.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 7
Idade:
Localização: Porto
Estas luzes que comprei são LEDs, de um metro cada, a capacidade das mesmas é que pode não ser a mlhor.

As especificações das luzes são estas:

Brand Name:
Opled
Feature:
Eco-Friendly
Model Number:
Opled-SMDA5050
Product Line:
SMD Aqua LED Generation
SMD leds chips:
5050 Epistar
Beam Angle:
180degree
LEDs Quantity:
60pcs each lamp
Length:
1meter long each lamp
Power:
14.4w each lamp
Total Power:
28.8w per lot (14.4x2w)
Spectrum:
1pc 1meter 450nmBlue SMD Aqua LED + 1pc 1meter 7000kWhite SMD Aqua LED

Product Features:
Energy Electricity Saving with Higher-level Efficiency. 1W LED can replace 3W HPS,HID,MH,Incandescent & Halogen Lamp
Deep Royal 450nmBlue + Intense 7000kWhite that are necessary & critical for coral reef fish growing. They are good at simulating moonlight & daylight
Coral Reef like the deep color – 450nmBlue, which is for zooxanthella’s photosynthesis giving the nutrients, food & coloration
Perfect for aquarium, fish tank, coral reef tank indoor ... etc
Plug-and-play with 2-round Pins Power Cord
Installation Accessories come with the lamps for your easy building of Aquarium System
Perfect for small Grow Box,Grow Tent,DIY Hydroponics,Bonsai,Garden... etc
Comfortable, Humanistic & High-performing



Relativamente à agua, não tenho meios para ir buscar 120 litros à praia infelizmente e osmose, apesar de ainda n ter lido muito sobre isso n tenho sitio aqui em casa para tal, tal como a sump, se puser isso no escritório a minha mulher mata-me :P

E relativamente ao coral q trouxe das caraíbas a uns anos, algum problema?

Obrigado pela vossa ajuda!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
O coral penso que seja como rocha morta limpeza apropriado e está bom. A osmose com um adaptador para a mangueira da casa de banho et voilà.
Água da torneira tem muitas impurezas e químicos.
Eu o enchimento e de inverno se não tiver hipótese uso água osmose com sal red sea quando o tempo permite agua natural. O investimento é muito grande para arriscar e o qud está dentro do aquário é um ser vivo merece o melhor que podermos dar.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 7
Idade:
Localização: Porto
Ola a todos.

Vou fazer uma pergunta que pode ser um pouco ridícula mas não levem a mal... :P

Enquanto aguardo a recepção do material posso encher o aquário colocar a rocha viva e a areia ou só devo de por isso qd tiver o material? Escumador, luz, pump...etc

Obrigado pela ajuda :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Parede
Caro Joel,

Para avançares neste hobby sugiro-te duas coisas: ler muito e/ou aconselhares-te numa loja.

O investimento é considerável e por vezes a nossa carolice leva-nos a muitos erros e a desmotivar. Nada melhor do que iniciar bem para o sucesso futuro e teres muita paciência.

A escolha do equipamento é muito importe porque deve ser adequada ao que pretendes alcançar no futuro. Ter sump é uma mais valia estética e funcional e filtro de osmose um requisito porque, além das trocas de água, não te podes esquecer da água de reposição.

Para arrancar necessitas de por o Aqua a ciclar, pelo que sugiro que leias sobre esta fase (pois necessitas de quase todo o equipamento). Um guia muito simples para teres noção das várias fases: http://www.drsfostersmith.com/pic/artic ... icleid=419


Grupo: Utilizadores Mensagens: 7
Idade:
Localização: Porto
Ola

Venho aqui deixar foto (desculpem a pouca qualidade da foto)

Imagem

Ja com os niveis todos conforme, pronto a povoar :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
nao me leves a mal ,tive esse escumador no meu 1 aquario e é o mesmo que nao ter nada,so esta a gastar energia e a fazer barulho
carlos calheiros


Voltar para Novo no hobby



cron