Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby NanoReef - My own little caribbean sea...

NanoReef - My own little caribbean sea...

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Boa noite,

Resumindo, este aquário era do meu cunhado, que por motivos profissionais, teve que sair do país. Em conversa disse-me que ia desistir, pelo que eu decidi continuar com este projeto.
Penso que ele tinha este aquário à cerca de 1 ano e meio. Quando mo entregou vinha cheio (literalmente) de umas "anémonas" giras de nome Aiptásias, que me deram (e ainda dão) um trabalhão a eliminar.
Também como brinde, vinham muitas, muitas bolinhas verdes giras de nome Valónias. Essas penso que consegui eliminar por completo.
Entretanto comprei 2 palhaços, um camarão para comer as aiptásias (não comeu!!!) e um eremita de patas azuis.
Pretendo a curto/médio prazo, adicionar outros peixes e vários corais.

Então, aqui vai para apreciação.
Sei que está um aquário ainda muito "pobre", mas fico à espera das vossas criticas e conselhos...

- Aquário: destapado de 30 Lts (Comp.-30cm x Lar.- 30cm x Alt.- 35cm), com vidro de 4 mm;

- Iluminação: BLAU Nano Led Light (Marine Version 14 LED 15000ºK White + 7 Royal Blue);

- Filtragem: Filtro externo (mochila) EHEIM Liberty (??);

- Controlador de temperatura: EHEIM Thermo Control 150W (200-300Lts). Por agora, sem sistema de arrefecimento;

- Corais SP's: Frag de Zoanthus;

- Vivos: 2 AMPHIPRION OCELLARIS, 1 Lysmata wurdemanni; 1 caranguejo eremita de "patas azuis".

Imagem

Imagem

Imagem


Osmose:

Imagem

Ultravioleta:

Imagem

Como não tenho escumador, faço TPA's semanais de 10%, com água de osmose, pois adquiri este sistema já há algum tempo atrás. Quanto ao filtro de osmose, pelo que percebo, tem 3 estágios/filtros e ainda tratamento com lâmpada "ultravioleta". Depois de tudo isto, vai para um reservatório de uns 5 Lts (+/-).
A salinidade, está nos 1.24.
Acham que deveria ter escumador?
Esta semana vou trocar o filtro existente por um "Hailea Canister HF300".
Tensão: 220-240 V.
Freqüência: 50Hz.
Potência: 16 Watt.
Bomba de Fluxo: 1200 L / Hr.
Canister capacidade: 6,0 litros.
A pressão da água:< 2m
Segurança de Tensão.
Água limite de aviso.
Para aquários de água doce e salgada.
Multi-funções bio-esponja.
Muli-buracos anéis de cerâmica.
Do meio ambiente bio-bolas.
Alta eficiência de carbono ativo.
Alta qualidade de esponja do filtro.
Puxador, ímã de montagem do rotor, pré-câmara, Power disco cabeça do filtro, Long caixa principal dos meios de comunicação da câmara, pés de borracha, Nether meios cilindro.
Superior do cilindro meios de filtro, filtro de material, cestas Media, puxadores de cestas de meios de comunicação, montagem de conectores de tubo de admissão.
Direto do tubo de admissão de água, filtro de admissão, Sucker, água de entrada e saída do tubo.

Por favor opinem, façam as vossas críticas, para que possa melhorar, progredir e aperfeiçoar!!!
Já agora, o caranguejo de "patas azuis" quando o vi, fartava-se de passear no aquário da loja. Depois de o colocar no meu aquário, nunca mais o vi a mexer/andar, ... nada! Está sempre tipo "morto", até com a abertura do "búzio" virada para cima. Mas coloco-o num determinado local do aquário e passado umas horas, ele mudou de sítio.
Podem-me dizer se esta situação é normal? Ela não deveria andar por cima da rocha viva, sempre a "petiscar"?
Obrigado e até breve.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
O escumador é um must have. Não só serve para eliminar nhanha da água mas também ajuda a oxigenar a mesma. Isto porque na água salgada é mais dificil reter oxigénio.

O filtro que vais colocar é uma perda de €. Opta ante pelo escumador. Vê no fragário do norte. Penso haver por lá um usado.

A iluminação depende do que queiras mas penso ser muito fraca. Para veres os nemos está bom.

Cump


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Retira o canister e coloca escumador.

A não ser que faças uma limpeza regular do Canister tipo de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias ele só está aí a atrapalhar.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Sem querer desiludir, diria que 30L não dá para pores mais peixes...
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

No teu lugar:
1. Colocaria um escumador, é dificil arranjar escumadores eficazes para nanos, mas tens o ghost desktop da inovative marine que é bastante bom. O tunze para nanos tambem funciona.

2. Colocaria um fundo preto ou azul para realçar mais as cores do que colocares no aquario

3. O layout tenta colocar o menos possivel de rocha assente na areia, podes fazer uma ilha porreira com as rochas que tens

Quanto a peixes, existem alguns que podes colocar, mas sem exageros, podes colocar por exemplo um panda goby e um gobiosoma evelynae e um outro do genero. Praticamente não têm expressão na produção de matéria organica e ficam sempre muito pequenos em tamanho.

Quanto ao ermita depende, se forem os clibanarios tricolores, tambem são activos no periodo nocturno e são mais virados para o consumo de cianobacterias do que propriamente algas. Para o combate a algas, tens o paguristes cadenati.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Vitor Pedroso, ... iluminação fraca, como? Potência do equipamento ou a regulação atual? Pode explicar, sff...

Gonçalo Zamith, nas várias horas que já perdi na net, já vi vários aqua com tamanho semelhante ao meu com muitos mais peixes do que o meu. Então corais, nem se fala... Completamente atafulhados!!!
Pode-me explicar, sff?

Tal como disse o meu aquário tem 30Lts.
Atualmente só tenho um frag de zoanthus, mas pretendo adquirir mais corais e uma ou outra esponja.
Penso que terei que ter uma bomba de circulação.
Ora sendo um aquário de 30Lts, a potência da bomba deveria ser no máx. de 20 x's o volume (= +/- 600Lts).
Haverá algum problema em colocar uma bomba de maior potência?
Por exemplo...

http://www.fish-street.com/resun_wm015_ ... itres_tank

Agradeço criticas em breve.
Obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Tens o 'Hydor Slim Skim 135.35', o 'Tunze 9004'...

Mas... para 30L não faz falta um skimmer...
1x vez por semana faz 1x TPA de 9L. Com um copo retira a água+gordura da superfície.

Eu fiz isso com um aqua temporário de 90L, na transição entre a desmontagem/montagem de novo sistema.

Abraço
Pedro Ferrer
Editado pela última vez por Pedro Ferrer em 24/set/2014, 13:47, num total de 1 vez.
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
bucanero Escreveu:
Vitor Pedroso,

Gonçalo Zamith, nas várias horas que já perdi na net, já vi vários aqua com tamanho semelhante ao meu com muitos mais peixes do que o meu. Então corais, nem se fala... Completamente atafulhados!!!
Pode-me explicar, sff?



O que acho é que é possível, dentro do que o Gil disse. De resto iria-te obrigar a tanta manutenção (TPAs) que não seria proveitoso. Além disso não me parece que fosse trazer muita qualidade de vida aos Habitantes.
Mas, é apenas a minha opinião.

Bem sem que existem por aí muitos, muito carregados...

De qualquer maneira avança e se isso acontecer irás dar conta e poderás fazer adaptações.

Abraço!
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Gil Miguel, vou seguir o seu conselho e colocar um fundo azul escuro.
Em relação ao layout, também não está do meu agrado... Só estou à espera de acabar totalmente com a aiptásias, para construir uma "ilha"... Obrigado.

Gonçalo obrigado também pelo eu contributo.
Eu não quero atafulhar a coisa, apenas fazer uma coisa gira!!!

E já agora, mais umas dúvidas.
Comprei esta bomba
http://aquanatureonline.com/Aquaonline/ ... wm-015.cms
Mas após ouvir várias criticas, parece que é muito grande e muito potente para o meu aquário. O que acham?
O que aconselham? Marcas, modelos, ...? Na versão económica, sff ; )

Além do filtro externo Eheim Liberty 100 que tenho instalado, esta semana, adquiri o escumador!
Mas acontece que este, mesmo após regulação de fluxo do ar, deixa escapar algums (se calhar demais) "microbolhas" para o interior do aquário. Acham isto normal? Até parece que há "matéria" em suspensão na água.......
E agora com o escumador, devo continuar com o filtro? Ou o escumador basta?
Obrigado e até breve.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

que escumador adquiriste?

Quanto ao filtro, se o escumador for efectivo, podes usar apenas para colocar carvão activo ou podes desliga-lo.

Essa bomba não conheço, mas a jebao wp10 era porreira para esse aquario


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Amigos, partilho aqui a minha primeira (de muitas, espero) aquisição - Euphyllia glabrescens!!!
O que acham...?

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Gil Miguel Escreveu:
Boas

que escumador adquiriste?

"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
http://www.aquatics-online.co.uk/bigpics/visijet.htm

Acho que é uma "cagada", pois deixa escapar para o aquário, montes de micro bolhas... Mas é o que tenho atualmente!
Editado pela última vez por Helder Nogueira em 03/Oct/2014, 14:48, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Amigos

Após ligar para a assistência do filtro de osmose, confirmaram que o mesmo é de osmose invertida de 5 etapas, sendo que a última é a remineralização.
Expliquei a situação da utilização em aquários de água salgada e disseram-me que se instalar uma torneira logo a seguir à membrana de osmose, mas antes do filtro UV e do mineralizador, que a situação fica resolvida. O que acham?
Fico a aguardar a vossa resposta.
Obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
bucanero Escreveu:
Amigos

Após ligar para a assistência do filtro de osmose, confirmaram que o mesmo é de osmose invertida de 5 etapas, sendo que a última é a remineralização.
Expliquei a situação da utilização em aquários de água salgada e disseram-me que se instalar uma torneira logo a seguir à membrana de osmose, mas antes do filtro UV e do mineralizador, que a situação fica resolvida. O que acham?
Fico a aguardar a vossa resposta.
Obrigado.

Boas,
Estive a tentar procurar e não encontrei onde falas do problema da osmose.
Qual é esse problema?
Abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
bucanero Escreveu:
Amigos

Após ligar para a assistência do filtro de osmose, confirmaram que o mesmo é de osmose invertida de 5 etapas, sendo que a última é a remineralização.
Expliquei a situação da utilização em aquários de água salgada e disseram-me que se instalar uma torneira logo a seguir à membrana de osmose, mas antes do filtro UV e do mineralizador, que a situação fica resolvida. O que acham?
Fico a aguardar a vossa resposta.
Obrigado.


Boas,

Monta a derivação com torneira a seguir ao filtro de UV mas antes do mineralizador.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
André Jorge Silva Escreveu:
bucanero Escreveu:
Amigos

Após ligar para a assistência do filtro de osmose, confirmaram que o mesmo é de osmose invertida de 5 etapas, sendo que a última é a remineralização.
Expliquei a situação da utilização em aquários de água salgada e disseram-me que se instalar uma torneira logo a seguir à membrana de osmose, mas antes do filtro UV e do mineralizador, que a situação fica resolvida. O que acham?
Fico a aguardar a vossa resposta.
Obrigado.

Boas,
Estive a tentar procurar e não encontrei onde falas do problema da osmose.
Qual é esse problema?
Abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk


André Jorge Silva, desde já, agradeço a sua participação.

O "problema" que se coloca com o meu sistema de osmose, é que o mesmo é constituído por 5 etapas de filtragem, sendo que a última é a remineralização.
Após descrever o sistema que tenho cá em casa, fui alertado pelos participantes do fórum, que esta água não é a indicada para utilização nos nossos aquários, uma vez que após passar na membrana de osmose é remineralizada e posteriormente, ainda lhe adiciono o sal. Desconhecia....

Obrigado e fico a aguardar as vossas críticas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
bucanero Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
bucanero Escreveu:
Amigos

Após ligar para a assistência do filtro de osmose, confirmaram que o mesmo é de osmose invertida de 5 etapas, sendo que a última é a remineralização.
Expliquei a situação da utilização em aquários de água salgada e disseram-me que se instalar uma torneira logo a seguir à membrana de osmose, mas antes do filtro UV e do mineralizador, que a situação fica resolvida. O que acham?
Fico a aguardar a vossa resposta.
Obrigado.

Boas,
Estive a tentar procurar e não encontrei onde falas do problema da osmose.
Qual é esse problema?
Abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk


André Jorge Silva, desde já, agradeço a sua participação.

O "problema" que se coloca com o meu sistema de osmose, é que o mesmo é constituído por 5 etapas de filtragem, sendo que a última é a remineralização.
Após descrever o sistema que tenho cá em casa, fui alertado pelos participantes do fórum, que esta água não é a indicada para utilização nos nossos aquários, uma vez que após passar na membrana de osmose é remineralizada e posteriormente, ainda lhe adiciono o sal. Desconhecia....

Obrigado e fico a aguardar as vossas críticas.

Boas,
Pois, era isso que queria perceber, porque a minha osmose também é assim e já tinha pensado que o ultimo estágio podia não ser bom para o reef.
Sendo assim vou também desactivar esse estágio.

Alguns dos pequenos problemas do meu recife podem ter sido por causa disso. :)

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Desde já quero agradecer publicamente ao membro Paulo Bio, pela generosidade e apoio que me tem dado.
Muito obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
oh oh oh nada disso .

todos passamos pelo inicio do hobbie e se tivermos ajuda melhor :-bd (tendo em atenção que também sou pouco experiente )

qualquer coisa, apita eheh

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron