Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby NanoReef - My own little caribbean sea...

NanoReef - My own little caribbean sea...

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Thanks any way Paulo.

Info para todos os interessados....
Após fazer a análise da água do meu nano, eis os resultados pouco animadores:

Salinidade - 1.030 - Estava a 1.024. Talvez esta subida se deva à remineralização que tenho na osmose. Vamos ver o resultado após a alteração ao circuito da osmose.

PH - 8.1

Nitratos - 0.40 mg/l

Fosfatos - 0.30 mg/l

Apesar deste resultados, todos os corais e restantes vivos (excepto o caranguejo de patas azuis que continua preguiçoso), aparentam estar bem!!!

Sugestões, por favor ...?
Obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
tpa de agua natural e descer a salinidade para os 1025


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Já foi feito...
Vou esperar 5 horas e medir a salinidade de novo!
Obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Teste de salinidade efetuado - 1.025 - Check!

Como sabia que a minha salinidades estava à dias a 1.024 fiquei muito intrigado com tudo isto.
Após analisar todos os procedimentos dos dias anteriores, cheguei à conclusão que cometi um erro grave!
Quando fiz a última TPA (10% = 3lts), também utilizei esta água para fazer a reposição da água evaporada (+/- 2 lts) ... x_x
Resultado = Óbvio que a salinidade subiu drasticamente.
Penso que este erro não terá consequências nefastas para os habitantes do aquário... Vamos ver como é que a situação evolui. Parecem estar todos bem!!!!
Obrigado a todos.
Fico à espera das críticas...
Ah e já tenho mais uns Actinodiscus e Palythoas. Em breve posto umas fotos...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Tal como prometido, aqui seguem mais algumas fotos deste meu pequeno "pedaço das caraíbas" :)

Palythoas

Imagem

Actinodiscus

Imagem

Imagem

E a vista geral de frente

Imagem

e lateral

Imagem

Quanto ao layout, não estou minimamente satisfeito com ele. Em breve vou "construir" uma ilha tipo bonsai... para deixar mais areia exposta!!!
Também estou decidido a colocar na parte de trás do aquário, autocolante. Mas ainda não me decidi que cor usar, ... azul escuro ou preto...?
Sugestões? Como tem o vosso?

Mais uma vez, obrigado ao Paulo Bio.

Agradeço opiniões e criticas.
Obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Pessoalmente, prefiro o preto na minha opiniao faz sobresair mais as cores dos corais, peixes e rocha assim como com a areia.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Boa noite,
Atualmente só tenho o densímetro para medir a salinidade.
Sei que é importante fazer testes (ph, nitritos, nitratos, fosfatos, ...) com regularidade, mas após pesquisar, constatei que existem testes ás dezenas, de várias marcas e alguns a preços elevadíssimos... Sempre que preciso ou quero saber os vários valores da água tenho que pedir na loja para que me façam esse favor.
Podem-me dizer quais os testes que costumam fazer regularmente? Marcas, preço aprox., ...
Inclusive, vi uns testes "5 em 1"! Alguém usa? Usou?

Agradeço a ajuda.
Obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Próximos passos a tomar ....

OSMOSE: - Esta semana o técnico vem cá a casa instalar uma saída/torneira após a filtragem e UV, mas antes do remineralizador. Assim posso contunual a consumir a água e também a posso utilizar no aquário.

TDS: - Será mesmo necessário? Expliquem sff.

BOMBA DE CIRCULAÇÃO: - Ainda não tenho. Vou adquirir um RESUN 2000 600 l/h. Penso que será o suficiente para este aquário! O que acham?

ESCUMADOR: A grande dúvida. Atualmente tenho instalado um http://www.aquatics-online.co.uk/bigpics/visijet.htm
Faz o serviço para o qual foi designado, pois o "copo"coletor tem sempre aquela "espumeca" característica.
Contudo este escumador, deixa escapar algumas (muitas) micro bolhas para o interior do aquário. Disseram-me que os corais "não gostam muito disso"... Verdade?
E será que tenho mesmo a necessidade de ter escumador neste aquário?
Várias pessoas dizem-me que com este tipo de aquário (30lts), se fizer as TPA's semanais de 10%, não preciso.
Qual a vossa opinião, sff?
Obrigado e até breve.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Podes comprar uma caneta de tds barata na leroy.
Convém saberes como está a sair.
Também podes pedir uma emprestada e medir, se tiver perto de zero só precisas de medir de novo passado um ano ou assim.

A bomba de circulação não sei bem mas parece-me fraca. Tive uma num doce de 50 litros e era fraquíssima.
Compra uma jebao rw das mais fracas que podes regular a velocidade. Ou a sunsun 3000.

O escumador não sei. Nunca percebi muito de nanos. Se fizeres TPA religiosas deves-te safar sem ele.
Talvez 20% por semana ao invés dos 10.
Abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Meus amigos, mais uma actualização...

Após o técnico de manutenção do equipamento de osmose ter vindo cá a casa fazer a manutenção anual do meu equipamento, eis umas questões pertinentes a clarificar:

Este equipamento, a final de contas, não tem mineralizador no fim do processo, mas sim um pós filtro.
Sendo assim, é constituído por:

1 - Filtro de sedimentos;
2 - Filtro de carvão activo granulado;
3 - Filtro de carvão activo em bloco;
4 - Membrana de osmose;
5 - Pós filtro;
6 - Filtro UV

Medição de TDS à saída do filtro de osmose depois de trocar de todos os filtros - 009 mg/L.

Após analizar a membrana de osmose e verificar que um dos retentores estava danificado, o técnico optou também por a trocar.
Depois da trocada membrana, os valores de TDS subiram para 050 mg/l, descendo para 016, sendo que a última leitura (passados 5 min.), teve como resultado 012 mg/l.
O técnico disse que a membrana ainda não estaria a funcionar a 100%, uma vez que tinha que pressurizar. Disse que este valor (012 mg/L), iria descer.

A título de curiosidade, a água que é utilizada cá em casa (da rede), após medição dos TDS's, verificou ter 154 mg/L.

Junto algumas fotos, para mostrar material trocado.

Equipamento de osmose:

Imagem

1 - Filtro de sedimentos;
2 - Filtro de carvão activo granulado;
3 - Filtro de carvão activo em bloco;
4 - Membrana de osmose;
5 - Pós filtro;
6 - Filtro UV

Filtro de Carvão activo bloco:
Imagem

Filtro de sedimentos:
Imagem

Membrana de osmose:
Imagem

Abraço e opinem, sff.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Então...?
Ninguém comenta...?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
Eu não digo nada pq não percebo nada de osmose s :D


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

O que queres que a malta comente ????

Geralmente a osmose leva 8 a 12h a correr em continuo para atingir TDS 0.

Agora se esse sistema não tem mineralizador nem sequer devias usar essa água para beber ou cozinhar.

Não percebo como montam um sistema desses para consumo caseiro.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Boas Rui...
Realmente não tem qualquer nexo utilizar água desmineralizada (vulgo destilada), para consumo humano. Não percebo a explicação que me foi dada...
Será que para poupar um metro de mangueira, um T e uma torneira, o técnico induziu-me em erro? Que afinal de contas, o pós-filtro, também tem a função de mineralização da água...?
Pelo informação que li e tive acesso, todos os sistemas deste tipo têm remineralização...
Resta-te ligar de novo amanhã para a empresa e "tirar isto a limpo!"

Entretanto uma pergunta.

Quando viajei para o México, trouxe vários corais (de tamanho generoso) que encontrava na linha de água e agora quero utilizá-los no layout do meu aquário.
Para os utilizar no aquário, basta fervê-los? Algum cuidado adicional que deva ter?
Pela vossa experiência, irão facilmente ser colonizados pelos habitantes do aquário?

E por último, outra dúvida que tenho, é se as Euphyllia glabrescens, os zoanthus, as Palythoas e os Actinodiscus gostam de corrente forte?

Abraço, obrigado e até breve.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Por favor, alguém sabe o que é isto...?
Recentemente, apareceram estas duas "coisas" no meu aquário!!!

Esta mancha amarela, parece "pólen", um género de pó...
Imagem

E esta mancha verde, parece uma esponja.
Imagem

Fico a aguardar os vossos comentários.
Obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
penso que são duas esponjas diferentes e reef safe

mas espera por mais opiniões


Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Após alguns dias "afastado" do fórum, aqui vai um update das alterações efectuadas do meu aquário...

Mudei o layout do aquário e com a rocha viva que tinha, construí uma "ilha".
Coloquei duas bombas de circulação (uma RESUN wm 2000 e uma outra que tinha cá por casa).
Adquiri também um Lysmata debelius (?), mais uns Actinodiscus e uma Carpnella SPP (?).

O que acham deste layout?
Parece natural? O que alteravam?

Imagem

Imagem

Imagem

Contudo, no fim de tudo isto, penso (com quase toda a certeza) que fiz uma valente cagada. :(
Se repararem na imagem seguinte, a rocha que está assinalada tem zoanthus. Com a montagem, estes ficaram à sombra! Não tem luz a incidir.

Imagem

Para a montagem da ilha, só tirei a rocha dentro de água uns 30-40 minutos no máximo.
Mas desde esse dia, os zoanthus nunca mais abriram... Acham que isso se deve à falta de luz, ao stress de terem estado fora de água, ...?
Gostaria de saber a vossa opinião e recomendações.
Obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Se os zoas estão à sombra dificilmente vão abrir, porque o que eles vão fazer é tentar esticar à procura da luz.
Quanto ao layout, tira uma foto mais afastada para termos uma ideia do total do aquário, porque essas fotos parecem muito próximas, mas mesmo assim, desde que tu gostes isso é que interessa. Com o crescimento dos corais e com as necessidades de cada um também podes ir alterando o layout para melhor acomodares os corais.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
A ilha não me parece mal, mas não se percebe bem com os angulos das fotos.
Uma geral de frente dava para perceber melhor.
Os zoanthus não devem ter gostado nada foi de estar fora de água 30 minutos. Não sei se resistirão.
A sombra penso que não seja o problema para não abrirem.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
A sombra não deve ser problema pois tenho atualmente 5 cabeças a sombra e começou com 1 e estão sempre abertas.
Quando os meus andaram fechados foi por causa de uma praga.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron