Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Projecto para 1º Reef

Projecto para 1º Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 16/Oct/2014, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Boa tarde
Como o próprio titulo do tópico indica, depois de passar pela aquariofilia de agua Doce, com "Discus", finalmente decidi agarrar naquele que foi sempre o meu gosto maior, AGUA SALGADA.
E aqui estou cheio de duvidas mesmo depois de muitas horas a ler outros artigos e a tentar cometer o mínimo de erros possível. pelo que conto com a vossa preciosa ajuda.

PROJECTO A COMEÇAR DO ZERO AINDA NA FASE DE AQUISIÇÃO DE MATERIAL.

AQUARIO (colocado na sala) : Para ter alguns corais moles e SPS, não muitos peixes.

Estou a pensar em ser eu a comprar o vidro e colar DIY, com 200 LItros = 80x50x50

com SUMP 65x35x40 (90 Litros)

Tenho em ideia construir uma coluna seca no aquário, a qual deve suportar três tubos, um de retorno da agua vinda da SUMP e dois de escoamento, um activo e um outro "ladrão" ( sendo que a agua deve cair por gravidade)

Primeiras duvidas para um aquário destas dimensões, e atendendo a que segundo o que li, a circulação de agua deve ser 20x a capacidade do aquário, ou seja 4000 Litros, quais as medidas de furação que recomendariam ??? Dois tubos de 1'' seriam suficientes ?? (1'' = 25,40MM)
E furação para o retorno ??

Conto com a ajuda de todos para conseguir terminar este projecto com sucesso !!!

MUITO OBRIGADA !!

Mensagem 16/Oct/2014, 22:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Já agora preciso que alguém me indique uma loja como referência dedicada a agua salgada, que seja situada entre Mafra e Lisboa.

??????

Mensagem 17/Oct/2014, 00:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ... Antes de mais Bem vindo ...

para já tens tudo bem encaminhado , as ideias todas no sitio ...

Quanto a fazeres o aquario , aconselho-te ao preço que os aquarios estão a deixares um profissional fazer isso, fica sempre mais bem acabado ...

em relação aos tubos , chegam bem tubos de 25 mas se meteres de 32 nao perdes nada ....

a coluna seca que pensas fazer é interna ou externa ao aquario ??

em relação a lojas tens ai em baixo tens a aquahobby em alfragide ...

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 17/Oct/2014, 10:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Obrigada Paulo Oliveira
Quanto ao aquario já pedi realmente orçamento para perceber se justifica correr o risco de ser eu a fazer.
A coluna seca tenho na ideia de fazer interna, ainda por perceber se na zona central ou chegada ao lado esquerdo do Aqua, de forma a que não me limite nas possibilidades do meu layout futuramente.

Vou passar na aquahobby também para falar pessoalmente com alguém que me possa ilucidar quanto a material necessário para o projecto.

A furacões de escoamento eu percebo que quanto maior o diâmetro melhor uma vez que será por gravidade e menor risco de entupimento, a dúvida preciste quanto a furacão para a agua de retorno uma vez que a bomba terá de forçar o regresso da agua desde a SUMP até ao aquari 90 cm móvel + 50 cm vidro ...
.... O diâmetro dessa furacão seria quantos mm. ?????

Quero começar a procurar material para ir comprando e assim não custar tanto no orçamento mensal !!!!!!!!

Passa muros
Tubagens e torneiras
Bomba retorno
Escumador
Calha de LEDs
Etc....

;) ;) ;)

Mensagem 17/Oct/2014, 11:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

SO perguntei da coluna seca porque se fores encostar o aquário a parede ficava melhor e mais bonito esteticamente com coluna seca exterior , podes ver o aqua do PEdro gomes aqui nesta foto
http://i1220.photobucket.com/albums/dd4 ... 9-2011.jpg ou o meu que no caso o meu tem 3 frentes ta encostado num todo e o do pedro está encostada a todo o comprimento da traseira do aquario deixando assim o aqua clean por dentro ...

a tubagem de retorno tem que ser em tubo de 24 , ou menor ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 17/Oct/2014, 11:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Luis Santos Escreveu:
Obrigada Paulo Oliveira
Quanto ao aquario já pedi realmente orçamento para perceber se justifica correr o risco de ser eu a fazer.
A coluna seca tenho na ideia de fazer interna, ainda por perceber se na zona central ou chegada ao lado esquerdo do Aqua, de forma a que não me limite nas possibilidades do meu layout futuramente.

Vou passar na aquahobby também para falar pessoalmente com alguém que me possa ilucidar quanto a material necessário para o projecto.

A furacões de escoamento eu percebo que quanto maior o diâmetro melhor uma vez que será por gravidade e menor risco de entupimento, a dúvida preciste quanto a furacão para a agua de retorno uma vez que a bomba terá de forçar o regresso da agua desde a SUMP até ao aquari 90 cm móvel + 50 cm vidro ...
.... O diâmetro dessa furacão seria quantos mm. ?????

Quero começar a procurar material para ir comprando e assim não custar tanto no orçamento mensal !!!!!!!!

Passa muros
Tubagens e torneiras
Bomba retorno
Escumador
Calha de LEDs
Etc....

;) ;) ;)



Boas,

Relativamente ao furos de retorno e escoamento vê o tópico "Bean Animal Simplificado By Rui Gaspar" :D

posso dizer-te que se a tubagem fôr directa e não tiver curvas de 90º um furo de 25mm chega para suportar o caudal de uma bomba de 12.000l/h

A tubagem podes ir comprar à ericeira que é baratíssima. Para um bean animal simplificado e retorno quando comprei em Lisboa gastei 70€ ... para o segundo aquário fui à ericeira (é uma loja à saida da Achada) gastei para o mesmo material cerca de 20€

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/Oct/2014, 20:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
A loja chama- se Carlos Batalha. Armazém tipo mini "aki". Boa sorte e vai pondo fotos.

Mensagem 17/Oct/2014, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Obrigada pelas dicas malta

Muito bom exemplo Paulo, esse aquário do Pedro Gomes esta exactamente encostado como ficará o meu e vou seguir a sugestão da coluna seca.

Quanto a loja Carlos Batalha conheço perfeitamente e costumo la fazer algumas compras.

Vou procurar umas imagens dessa coluna seca no seu interior para recriar o projecto.

Imagens logo que adquira o primeiro material.

OBRIGADA !!! ;) ;) ;)

Mensagem 21/Oct/2014, 23:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Boa noite
Como as ideias vão amadurecendo em relação a este novo projeto, e em parte graças a vossa ajuda gostaria de partilhar aqui o FRUTO

Aquário passará a ter 80c x 55f x 50 a (mais 5cm de fundo), para poder colocar coluna seca a semelhança do aqua do Paulo Gomes e conforme tópico "Aqua do Pippo" de Pedro Ferrer. (o qual li integralmente e aprendi imenso)

Ideia é ficar com 55 cm de fundo, uma vez que não tenho espaço para mais, últimos 10 cm para a coluna seca.

Sistema "Bean Animal Simplificado" (que mesmo apos muita leitura ainda restam duvidas)

Preciso de sugestão para fazer a separação zona útil e coluna seca de forma a que fique preta e possa criar um pente que fique a 5cm da superfície, no entanto esse pente não chegará as extremidades uma vez que ai serão colocadas as saídas de retorno com "Loc-Line".

Será que o posso fazer em acrílico ????

Alguém me pode recomendar um sitio para mandar fazer o aquário ???

Tenho procurado um escumador que se adeque para este aquário e para já tenho este como referencia Escumador "bubble-magus nac curve 5 doblecone" será indicado e SILENCIOSO ????

Obrigada por toda a ajuda prestada e paciência para este humilde aprendiz !!

Mensagem 23/Oct/2014, 23:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
:)

Alguém que me saiba indicar um sitio onde possa pedir orçamento para mandar fazer o aquário ????


Obrigada malta !!

Mensagem 23/Oct/2014, 23:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Eu fiz o meu na Vidromoldura.
Abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/Oct/2014, 02:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Eu fiz o meu na Vidromoldura.
Abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk


Eu fiz os meus 3 na Vidro Moldura ... Fora as SUMPs, aquários de apoio, etc.

:D

Quanto ao Bean Animal aquilo é muito simples. Quais são as dúvidas?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/Oct/2014, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Luis

Será que o posso fazer em acrílico ????
Quando mandares fazer o aquário, podes pedir para fazerem logo esse trabalho, ou seja, pedes uma peça de acrilico já com o pente feito, com as particularidades que entenderes. A vidromoldura faz-te isso tudo e compensa. É só dizeres como pretendes

Tenho procurado um escumador que se adeque para este aquário e para já tenho este como referencia Escumador "bubble-magus nac curve 5 doblecone" será indicado e SILENCIOSO ????

Ficas melhor servido com o 5.5. O 5 curve se a bomba avariar pode ser um problema. De qualquer forma e se pretendes algo muito silencioso, não será a melhor opção.

Mensagem 09/nov/2014, 01:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Boa noite
O projecto começa a ser passado para a prática e seguindo os concelhosa aqui deixados, passei na vidromoldura e realmente são tudo aquilo que já aqui foi dito e muito melhor.
De tal forma que o aquário já está encomendado 80x50 x50 com coluna seca exterior. Furacão para sistema Bean Animal e duas furacões para retorno da agua.
Logo que chegue virão as primeiras fotos.

Surge aqui um ponto no qual gostaria da vossa opinião:

Atendendo a que penso colocar como bomba de retorno uma Jebao DC 2000 , e querendo fazer duas entradas de agua no Aqua, uma a cada extremidade, QUAL seria o diamotro das foracoes que vos parece melhor.?????
Isto porque o caudal a saída da bomba vai ser dividido logo na zona de refúgio e entrarão dois tubos autônomos no Aqua.

Obrigada

Mensagem 02/dez/2014, 18:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Estou de volta e desta feita com boas novidades e .... mais duvidas :)

Aquário feito e já em casa, trabalho feito pela "Vidromoldura" que recomendo e que fizeram o meu "menino" (com especial obrigado ao Rui por todos os concelhos)

Medidas 80x50x50 com coluna seca exterior, na qual vou montar sistema "Bean Animal simplificado" e ja comecei a comprar tubagens para dar seguimento a primeira montagem.

Móvel para suportar o aquário vai ser DIY em madeira.

Vou deixar umas primeiras fotos logo que possa.

Mensagem 04/dez/2014, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Finalmente parece que consegui descobrir como partilhar fotos, desculpem a pouca qualidade mas foi o que o telemóvel permitiu.

Imagem

Aquario com 80x50x50 (vidro frente extra claro) com coluna seca exterior "MADE BY VIDROMOLDURA 5*"

Imagem

Vista por cima, coluna seca no fundo atras do acrilico, que tem duas furações para o retorno de água.

Imagem

Imagem

ESPERO QUE GOSTEM !!! :) :) :)

Mensagem 04/dez/2014, 12:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Mafra
Já comprei primeiros acessórios para começar a montagem do sistema "Bean Animal simplificado"
Móvel de suporte arranca Sábado.

E MAIS DUVIDAS ...

Como costumam aplicar os vossos passa muros, ficam só enroscados/apertado contra o vidro e as borrachas/anilhas vedam o suficiente ou aplicam algum tipo de silicone nas borrachas/anilhas para ficar melhor ????

O vosso "durso" fica colado ao passa muros ?? É que eu consegui a extensão em PVC Branco da foto seguinte com a qual faria o corpo do "durso" e ficaria a enroscar no passa muros para poder limpar quando necessário. O que acham ????

Tubagens no geral de descida para a SUMP e de Retorno, acham que deve ser em PVC rígido tipo canalização ou pode ser em mangueira flexível com as devidas junções e torneiras ??????

Imagem

Obrigada pela sempre pronta ajuda !

Mensagem 04/dez/2014, 16:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
nao se consegue ver as fotos....

Mensagem 04/dez/2014, 20:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Luis,
Vim deixar a minha força e talvez uma pequena ajuda.
Está com bom aspecto até agora!
Relativamente ao passa muros, se ficar bem apertado com a anilha de borracha do lado certo, veda o suficiente.
O durso convém ter alguma altura, mas nada melhor do que experimentares e colocares aí fotos para a malta analisar.
Por fim, as tubagem podem ser da maneira que quiseres, flexíveis tem muitas vantagens, uma delas é não "cortarem" o fluxo da água, mas acaba por ser uma questão de considerares o que se encaixa melhor no teu caso, talvez o flexível é o mais aconselhado.
Força!

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 26/dez/2014, 13:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 36
Localização: Santo andré
bom dia! ja está encaminhado!
onde arranjaste esses passa muros e os acessorios em pvc?
cumprimentos e boa sorte na montagem

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron