Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Dúvida em filtragem de aquário 300 litros salgado

Dúvida em filtragem de aquário 300 litros salgado

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
Uma questão em relação ao pente qual a altura que deve de ter? Eu coloquei com 2 cm de altura mais 1 cm do topo do aquário ou seja tem 3 cm de altura até ao topo do aquário acham pouco? Ou está bem assim


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Daniel Patriarca Escreveu:
Mas eles têm cola, a tubagem foi o Alex da homefish que fez ele percebe mais do que eu e tanto como vocês, não fui eu que fiz não iria fazer sem antes de consultar alguém é como tinha as minhas dúvidas pedi a alguém que já montou muitos aquários


Ok...nao conheço os trabalhos dele, apenas passei uma vez na loja... nem me compete opinar.
Contudo quando quiseres fazer uma alteração, uma limpeza, desmanchar por qualquer motivo, como fazes? Vai à paulada?
Com tubagem de hidronil roscado com teflon, fica mais perfeito e salvaguardavas essa parte.
Ainda há uma semana alterei o tubo de retorno, e apenas tive de desenrroscar, rápido e pratico.

Outra coisa, pareçe me que os dursos estao à mesma altura, se assim for acho preferivel viirares um para cima e outro fica como esta.

Por fim, pede sempre varias opinioes, pois como eu te dei algumas sugestoes, ha-de haver outros com opinioes iguais e outras diferentes, e desta forma teras oportunidade de escolher o que mais te convem e eliminar as que nao interessam.

Daniel, tens um topico com 3 paginas e 40 respostas, ha que aproveitar mais. :-
Abc e boa sorte.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Daniel Patriarca Escreveu:
Mas eles têm cola, a tubagem foi o Alex da homefish que fez ele percebe mais do que eu e tanto como vocês, não fui eu que fiz não iria fazer sem antes de consultar alguém é como tinha as minhas dúvidas pedi a alguém que já montou muitos aquários


Pois isso do tanto como vocês é que não sei ... eu cá não percebo nada. Se ele perceber tanto como eu tás tramado ... =)) =)) =))

Foi a minha opinião. Não gastas mais que 20€ em tubagem para esse aquário em tubo PVC de colar e desmontas tudo em 10m para limpar se fôr preciso.

Daniel Patriarca Escreveu:
Uma questão em relação ao pente qual a altura que deve de ter? Eu coloquei com 2 cm de altura mais 1 cm do topo do aquário ou seja tem 3 cm de altura até ao topo do aquário acham pouco? Ou está bem assim


Parece-me bem assim. na realidade é como tenho o meu. Se bem que ainda não levou água para experimentar.

Nuno Ribeirinho Escreveu:
Com tubagem de hidronil roscado com teflon, fica mais perfeito e salvaguardavas essa parte.

Outra coisa, pareçe me que os dursos estao à mesma altura, se assim for acho preferivel viirares um para cima e outro fica como esta.


Epá ... também não recomendo tubo roscado com teflon. Exactamente pelas mesmas razões. Eu uso roscas apenas nos passa-muros e sempre com anilha de borracha agarrado ao vidro.

Quanto quero secções de tubagem desmontáveis uso uniões amovíveis e torneiras ...

Os dursos ... na realidade quando aqueles furinhos que tens em cima ficarem tapados com água eles passam a funcionar como sifão e descarregam água até à base da curva de 90º por isso não me chateava muito. Podes sempre, E DEVES, testar é claro.

Abraços,
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Epá ... também não recomendo tubo roscado com teflon. Exactamente pelas mesmas razões. Eu uso roscas apenas nos passa-muros e sempre com anilha de borracha agarrado ao vidro.

Quanto quero secções de tubagem desmontáveis uso uniões amovíveis e torneiras ...

Os dursos ... na realidade quando aqueles furinhos que tens em cima ficarem tapados com água eles passam a funcionar como sifão e descarregam água até à base da curva de 90º por isso não me chateava muito. Podes sempre, E DEVES, testar é claro.

Abraços,[/quote]

Rui é a isso que me refiro, nao falo de um puzzle de secções :D , mas se tens os tubos colados, nas extremidades, como fazes depois? Tas tramado. As minhas curvas sao todas de enrroscar, o passa muros de enroscar, na bomba de retorno tambem é de enroscAr. Ate hoje nem uma gota. Abc


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Não estou não. Consigo desmontar tudo sem problemas nenhuns. Depois posto no meu tópico fotos da montagem da tubagem para perceberem ...


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
Obrigado pelo apoio malta comecei hoje a tratar da água de osmose 80 litros já estão guardados já falta pouco agora é haver paciência....... coisa que não tive no outro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
Bom dia que altura acham que deveria de por de areão já me disseram que muito areão e prejudicial em termos de nitratos tenho agora 11kilos de areão mais ou menos espessura de 1 dedo
Abraços


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Daniel Patriarca Escreveu:
Bom dia que altura acham que deveria de por de areão já me disseram que muito areão e prejudicial em termos de nitratos tenho agora 11kilos de areão mais ou menos espessura de 1 dedo
Abraços



Tá bom. Não mexe mais.... :)
Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
:mrgreen: obrigado agora Rocha estou a espera do reembolso do irs pa comprar tudo de uma vez


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Daniel Patriarca Escreveu:
Bom dia que altura acham que deveria de por de areão já me disseram que muito areão e prejudicial em termos de nitratos tenho agora 11kilos de areão mais ou menos espessura de 1 dedo
Abraços


Olá Daniel...
Quem te disse isso ou não sabe ou não contou a história toda, ou está apenas a defender a maneira dele de montar reefs... Se queres saber mais sobre isso, procura aqui no forum ou na net sobre DSBs (Deep Sand Bed).

Já aqgora fica aqui o aqua do mês da Advance Auarist com DSB e macroalgas e usa escumador temporáriamente só á noite.
http://www.advancedaquarist.com/2015/6/ ... =clickthru

Há várias maneiras de montar e manter um reef... :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Olá Marco.

Tomei o post do Daniel como quantidade de areia e não DEEP SAND BED.

De certo concordarás comigo que DEEP SAND BED ou a quantidade de areia no fundo do aquário, são duas coisas completamente diferentes. Dependendo com está feita a sump, que é o caso desta do Jonas.

A areia de fundo está muito mais propensa a criar detritos que a DEEP SAND BED, e no caso de se ter muita areia estamos "obrigados" uma manutenção muito maior e mais regular.

Um aspeto bastante pertinente neste aquário fantástico do Jonas é ter muita circulação, tem 3 Vortech MP40 e não 2 como habitualmente muito de nós temos para a mesma dimensão/litragem e com uma pressão de retorno adequada.
Este pormenor vai dificultar e muito que os detritos se acumulem no fundo e sejam varridos de imediato para a sump.
Para alem de que me parece que ele não tem muita areia de fundo, tirando o monte da direita, a areia esta pelo silicone... cm e tal.

Marco Madeira Escreveu:
Há várias maneiras de montar e manter um reef... :D


Nesta sump do Jonas, a agua passa primeiro por um separador com matérias filtrantes, o que irá minimizar muito a quantidade de matéria orgânica que eventualmente se poderia acumular na DEEP SAND BED.

Outro pormenor, este aquario do Jonas tem um ano de idade, sabemos que os problemas originados por DEEP SAND BED, começam a aparecer com a longevidade do aquário, um ano acho curto.

Não sou de todo contra a DEEP BED SAND, também como o Jonas sempre fui apologista de quanto mais simples e biológico melhor.
Mas também verifico que ao longos dos últimos anos, as DEEP SAND BED têm sido preteridas por outros tipos de manutenção e filtragem. Aqui nada como experimentar e tirar as suas conclusões.

Quem tiver um aquario com 2 ou 3 dedos de areia que a remexa um pouco e comparem com quem tiver apenas um 1cm. :-?



Abraço e continua com os teus excelentes posts.


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Nuno... o facto de ter mencionado DSB e mostrado este aqua do Jonas é para desmistificar a frase dele, não para comparar os níveis de areia no aquário. Não me expliquei bem. Vou tentar explicar melhor então...

Nuno Ribeirinho Escreveu:
Tomei o post do Daniel como quantidade de areia e não DEEP SAND BED


Certo..., eu também!, A questão não é essa, a questão é a frase: ..."já me disseram que muito areão e prejudicial em termos de nitratos"... e é isso que está errado. Muito areão não é prejudicial em termos de nitrato, e para tentar dar a idéia disso é que mostrei o aqua em questão até porque as DSBs (ou qualquer quantidade de areão acima de 8cm) foram feitas para exportar nitrato e não acumular nitrato devido áo rareamento de oxigénio. O problema das DSB´s (e qualquer quantidade de areão alto) é estarem mal formadas ao nivel da "bicharada" porque o pessoal está á espera de ter uma DSB e ela trabalhar sózinha o que é errado e é um máu principio.

Nuno Ribeirinho Escreveu:
De certo concordarás comigo que DEEP SAND BED ou a quantidade de areia no fundo do aquário, são duas coisas completamente diferentes. Dependendo com está feita a sump, que é o caso desta do Jonas.


Certo...!, são duas coisas completamente diferentes mas tem a ver com as camadas de nitrificação e desnitrificação, nada mais. Ambos os casos podem gerar matéria organica (á superficie ou em baixo) ou não... depende de muitas váriaveis.

Nuno Ribeirinho Escreveu:
A areia de fundo está muito mais propensa a criar detritos que a DEEP SAND BED, e no caso de se ter muita areia estamos "obrigados" uma manutenção muito maior e mais regular.


Não concordo Nuno..., em termos de manutenção não toco no meu areão! E está branquinho como no primeiro dia que o lá coloquei, se calhar melhor! Já agora é de 2 a 4 cm de altura...
Nós é que colocamos lá os detritos dentro por uma maneira ou por outra ou por um factor ou por outro ela fica lá, ou não é exportada para fora do sistema. É habitual hoje em dia culpar a areia de tudo, o que na minha opinião é errado.

Nuno Ribeirinho Escreveu:
Outro pormenor, este aquario do Jonas tem um ano de idade, sabemos que os problemas originados por DEEP SAND BED, começam a aparecer com a longevidade do aquário, um ano acho curto.

Não sou de todo contra a DEEP BED SAND, também como o Jonas sempre fui apologista de quanto mais simples e biológico melhor.
Mas também verifico que ao longos dos últimos anos, as DEEP SAND BED têm sido preteridas por outros tipos de manutenção e filtragem. Aqui nada como experimentar e tirar as suas conclusões.
Quem tiver um aquario com 2 ou 3 dedos de areia que a remexa um pouco e comparem com quem tiver apenas um 1cm.
Abraço e continua com os teus excelentes posts.


Sim... correcto, um ano é curto. Este foi um exemplo que me lembrei de aqui colocar, mas mais uma vez digo, não para defender DSB, mas como resposta á frase em questão, e não se era 1cm ou 6cm ou DSB. Podia dar mais exemplos com mais anos com DSB ou não.
A questão dos crashes das DSBs tem muito que se lhe diga e nunca foi bem explicado. Alem do mais continua a haver crashs de tanks, ainda que não tenham DSBs. Conheço aquas com algum areão ou com DSB e tem anos de vida, um com 15 sem nunca ter trocado areão.
Quanto as DSBs serem preteridas é uma questão de modas e muitas vezes de desafios... eu próprio tive DSB por 5 anos e nunca consegui replicar nada igual depois disso, em temos de biodiversidade e bicheza no aquário. Porque não optei mais por DSB?... simplesmente porque optei por seguir outra moda e outro desafio. Para alem disso uma boa DSB requer muita bicheza e muito boa rocha viva, o que hoje em dia é dificil de arranjar.

Nuno Ribeirinho Escreveu:
Quem tiver um aquario com 2 ou 3 dedos de areia que a remexa um pouco e comparem com quem tiver apenas um 1cm.

Verdade... mas sabes porque? Porque não tem nada no aqua que cuide dela. Não tem bicheza suficiente ou adequada para irem comendo o que a areia gera quer á superficie quer por baixo dela. E também, porque aos primeiros sinais de algas começam a mexer na areia e a lava-la e a mexer onde não devem. Aspiram e depois voltam a po-la no aqua etc gerando mais problemas e instabilidade.
Para alem disso, não sei se já reparaste mas o nivel de rocha viva de boa qualidade nas lojas é quase nulo... chega a ser ridiculo o que querem vender nas lojas como rocha viva, o que no fundo gera aquarios mais estéreis e com menos "bicheza", tudo aquilo que rocha e areão gostam e precisam.

Não gosto, mas respeito muito quem não quer ter areia ou apenas 1cm de areia em vez de 5cm ou 8cm ou mesmo DSB. Mas a questão não é a areia... nem sequer mexer em areia de 3cm de altura ou de 1cm de altura. Se acham que o problema está ali, então nem sequer deviam equacionar a areia para o aqua.

A questão aqui é a frase que foi passada ao Daniel. Nem sequer sei se foste tu ou não e nem sequer respondi o que respondi com alguem em alvo, desculpa se o interpretaste assim. Se reparares no meu post foi muito cuidadoso. Ou a pessoa não sabe, ou não conta a história toda ou então apenas defende a maneira dele montar Reefs, o que é do seu direito.
Agora, culpar a areia, de originar ou manter nitrato/fosfato e outros que tal, na minha opinião, é errado!, mas como disse, está na moda... ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas Marco.
Sim, estamos de acordo. Apenas quis referir para que o Daniel nao misturasse as duas coisas.
Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
Obrigado pelas dicas malta a pessoa em questão não tem areão nos aquários dele talvez por ai ele dizer o que disse, vou optar por mais algum areão talvez uns 4ou 5 cm acho que pouco areão não fica esteticamente bem
Abraços e bom fim de semana


Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
Malta alguem sabe onde existe ou tem lookline de 1/2" de rosca para venda preciso de uma para terminar a tubagem de retorno
Obrigado

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Daniel Patriarca Escreveu:
Malta alguem sabe onde existe ou tem lookline de 1/2" de rosca para venda preciso de uma para terminar a tubagem de retorno
Obrigado

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Fish Street Store

ou então fala com o Paulo Oliveira!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
Malta que preços anda ai de rocha morta? Vou comprar 20 kilos a uma pessoa e quero saber os preços que se praticam ai
Abraços

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 48
Localização: Mem Martins
Á volta dos 10€, pelo menos da ultima vez que perguntei numa loja
Cumprimentos,

Luis Martins


Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
Boa noite visto o Paulo Oliveira nunca mais me dizer nada do lockline alguem tem um parado??
Abraços

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade: 40
Localização: Olho Marinho
Boa noite Malta aquário já com água salgada estou só a espera que a água atinja a temperatura de 25°c para colocar um pedaço de camarão para iniciar o ciclo mais uma questão sobre a iluminação a foto colocada e com os Leds 30w 12000kelvins acham que tem boa luz??
AbraçosImagemImagemImagem

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron