Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Aqua Breef a ciclar opiniões

Aqua Breef a ciclar opiniões

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 11/jan/2015, 15:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 37
Localização: Bombarral
Boa Tarde

Já tinha colocado um post, mas ainda não tinha o aqua em funcionamento, dessa forma, estou a criar este tópico com o intuito de, a partir daqui, dar inicio ao mundo dos salgados, vou atualizar o tópico com algumas fotos e vídeos, e espero opiniões para me ajudarem a alcançar o sucesso.

Data da Montagem 25/12/2014

Setup

Aquário - Aquatlantis Evasion Marine 125 ( 125Lt)

Escumador - Escumador Aquatlantis SW 150 ( upgrade com bomba Sicce Nova 800, aproveitei apenas o corpo do escumador)

Filtragem - Biobox SW que contém, lã filtrante, carvão, esponja para detritos grossos, por esta ordem, no fim desta sump interna (Biobox) tenho uma bomba de retorno Eheim 1000, fazendo a água passar pelo escumador, seguido da lã filtrante, carvão e esponja de detritos grossos

Bomba de Circulação - SunSun 5000l/h

Rocha Viva - 9 Kg

Iluminação - 2x T5, das quais 1x Actinic e 1x 12000K

Água da Montagem - Água Natural da zona de Peniche

Móvel - DIY, estrutura em ferro, forrado a madeira de pinho de 18mm

Neste momento tenho os seguintes valores:

Salinidade-1.025

Temperatura - 25 ºC

Amónia - 0

Nitrito - 0

Nitrato - Ainda tenho algum, não sei exatamente pois foi medido em loja

Antes de deixar algumas fotos, aproveito para tirar algumas dúvidas, com que periocidade se deve retirar ou trocar o carvão?

A lã tenho limpo com água corrente, cerca de 3 vezes por semana, estou a fazer corretamente??

Luz, tenho de momento um fotoperíodo de 5 horas diárias, comecei com 4 e passe para 5H à cerca de 1 semana, quando devo aumentar o fotoperíodo?? E para quantas horas??

Bem, posto isto, passo a dar lugar a algumas fotos...

O 1º dia quando enchi o aquário

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Layour penso eu ser o definitivo o que acham??

Imagem


[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=lkBKCT2tzUE[/youtube]


Aguardo os vossos comentários

Obrigado a todos :))


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

O Layout está porreiro!

Quanto ao carvão, eu normalmente mudo de 2 em 2 meses.


Quanto á esponja e lã de vidro, não vejo a necessidade, mas se a lavares 3 vezes por semana, não vem mal ao mundo por isso.
Mas se aumentares o espaço entre lavagens, deves retirar, vão-te provocar o aumento de nitratos.

O fotoperiodo, visto que ainda não tens vivos, para já não existem grande necessidade de o aumentares. No 2º mês podes aumentar uma hora.

Agora é aguardares o aparecimento e desaparecimento das algas que surgem sempre no ciclo e colocares o primeiro vivo. Podes começar pela equipa de limpeza ou um coral fácil, não por peixes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 37
Localização: Bombarral
Obrigado Gil pela resposta, pois algas ainda nada, está a aparecer uma espécie de pó branco, em cima da bomba de circulação e em alguns vidros, mas de resto ainda nada, a equipa de limpeza estava a pensar colocar 4 ermitas no final da semana...
Então pelo que percebi mesmo que o ciclo esteja completo, tenho sempre que esperar que apareça e desapareça as algas??


Obrigado :ymhug:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 37
Localização: Bombarral
Boa Noite, bem passei para atualizar o tópico, ontem foi um dia de nervos, o layout estava um pouco instável e tirei tudo e voltei a fazer um outro layout mantendo mesma dinâmica mas trocando um pouco o sentido da RV, espero não mexer mais no layout, de resto a salinidade está estável, a temperatura também só tenho que rever a questão da circulação...´

Deixo umas fotos para comentarem o novo layout...

Imagem

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Não sei se só as 2 T5 serão suficientes para esse aquario. Quais as dimensões!?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 37
Localização: Bombarral
Boa Noite

O aquário mede 60x45x62, sendo que a coluna de água deve atingir os 55cm, de qualquer forma eu só quero manter corais moles e uma Euphylia, eventualmente irei colocar uma fita de Led´s entre as T5 de cor azul para fazer de moonlight e deixarei acessa durante o fotoperíodo, tenho que ver é se não fica demasiado azulada a cor e no caso de ficar não sei se interfere nos corais/peixes, mas é uma questão de testar, de qualquer forma este aquário já teve em funcionamento assim e aguentou corais, eu fiz o layout a pensar nisso mesmo, reservando a RV do topo para os corais mais exigentes

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 37
Localização: Bombarral
Boa Noite a todos

Desculpem o meu próximo comentário e a sinceridade do mesmo...
Desde que entrei no mundo dos aquários, tenho percorrido vários fóruns, e todos, à sua maneira, têm correspondido às necessidades dos membros, porque são estes que mantém os fóruns ativos, criando mesmo laços de amizade, e chego a uma conclusão que para fazer um aquário, seja de água doce ou salgada, não é necessário possuir ordenados enormes, e gastar-se fortunas para os manter, sem deixar a qualidade e a beleza de parte... posto isto sinto, e é meramente a minha opinião, que este fórum deixa um pouco a desejar no que diz respeito à intervenção dos moderadores de água salgada que é o meu caso, é uma pena porque é um fórum de renome, mas a sensação que passa é que é só para aquários de elite com produtos topo de gama comprados em lojas caríssimas, e os restantes é só para fazer numero.
Posso estar completamente errado, mas é a minha opinião.

Muito Obrigado a todos de qualquer forma...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Realmente muitas vezes o pessoal nao comenta muito, alguns por nao conseguirem vir aqui sempre outros por outros motivos, mas o pessoal acaba sempre por responder independentemente do material que tens no aquario ...

Por acaso o topico passou me ao lado, mas acredita que quando tiveres mais vida ai dentro o pessoal comenta mais, agora comentar um aqua so com rocha a nao ser que seja alguma pergunta específica de alguma alga ou outro problema o pessoal acaba por ver e nao ter grande coisa para comentar ... falaste na iluminação , disseste que ja tinha estado a funcionar assim por isso dava, o pessoal nao duvidou nem argumentou mais ... acredito que ficaram a aguardar por mais novidades ...

Vai postando amigo e se tiveres alguma duvida especifica aqui estamos para ajudar ...

Aquele abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá fraz
Eu tb fico triste quando ng comenta ou me ajuda no tópico do meu aquário por isso percebo te bem e mts x fico com a ideia que tu tens, só os mesmos aquários e que são comentados e elogiados, mas verdade seja dita esses mesmo tópicos estão sempre a ser actualizados com fotos tiradas ao pormenor e isso faz a diferença ( acho eu).
Não desmorecas e continua a partilhar o teu reef, abraço


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

Boas

Sinceramente nem sei que te dizer

Primeiro
tu é que tens de ajudar, já te pediram para trocares o teu nome e continuas com Nick, neste fórum não queremos montes de usuários com qualquer nome que resolva adquirir sempre que se lembre de vir a este fórum, por isso usamos nomes próprios como numa comunidade onde queremos ser conhecidos

Segundo se fores por aí, os melhores aquários do fórum são os que são menos comentados, basta veres as quantidades de visitas que o tópico tem em relação às mensagens

Terceiro

O facto de ter um fórum onde podemos meter a nossa evolução num hobby acredita que futuramente e uma mais valia, tenho muita pena de um dia poder perder a minha evolução na aquariofilia durante os meus 8 anos de recife ( espero que nao)

Deica lá de choramingar e inunda aqui o teu tópico de questões que te afligem que há sempre alguma alma caridosa que tenta ajudar
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Ora cá vai a minha opinião:

Se alguém nem se dá ao trabalho de se apresentar devidamente não me sinto minimamente motivado a comentar seja lá o que for. Não podemos exigir aos outros que percam o seu tempo para nos responder que entretanto não estamos dispostos a despender!
Caso não tenhas ainda reparado ninguém é pago ou patrocinado por alguém ou alguma loja para estar sempre pronto a responder a todos os tópicos. Isto é um Hobby para nós e como tal é utilizado quando temos disponibilidade para o fazer e sem nenhuma obrigação. Como o Carlos referiu e muito bem compara lá o número de visualizações vs o número de comentários por exemplo do tópico do Paulo Oliveira...
Por muitas dúvidas que possas ter a verdade é que se te deres ao trabalho e fizeres o trabalho de casa bem feito podes esclarecer a grande maioria delas nos tópicos dos aquários que te pareçam melhor. É muito simples, se o aquário é bom é porque está bem montado e principalmente o seu dono está a fazer o que lhe compete! A partir daí é só decidir o que queres manter (moles, sps, peixes, etc) e seguir sendo certo que existem várias formas corretas de chegar ao sucesso e se alguém te disser o contrário esta a mentir - te.
Nem sabes a sorte que tens em poder conhecer alguns dos sistemas aqui apresentados pois podes aproveitar o conhecimento de muitos anos de experiência e de erros por todos cometidos e assim evitares fazeres os mesmos.
Concluindo, começa por fazer bem feita a tua parte e depois pede ajuda neste ou naquele ponto em que as duvidas subsistam que, de certeza, alguém te vai ajudar.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Va eu dou uma ajudinha ... reef Spot 1300 respostas e apenas 94.000 vizualizaçoes ... se eu tivesse a espera que isto ficasse nivelado estava desgraçado ...

Mas sabes o que mais gosto ?? Se reparares eu meto fotos por tudo e por nada ... sabes porque , porque vou la muitas vezes ao topico ver a na data tal estava assim , na data y entrou isto , a partir dai começou a acontecer isto ... o meu topico para mim serve como um diario para acompanhar os registos semanai de valores que faço a parte ... claro que gosto que o pessoal comente , mas se nao comentar hoje comentam pa proxima que eu postar ...

Mantem a calma amigo e mete la é mais umas fotos ...

Aquele abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 37
Localização: Bombarral
Pedro N Torres Escreveu:
Ora cá vai a minha opinião:

Se alguém nem se dá ao trabalho de se apresentar devidamente não me sinto minimamente motivado a comentar seja lá o que for. Não podemos exigir aos outros que percam o seu tempo para nos responder que entretanto não estamos dispostos a despender!
Caso não tenhas ainda reparado ninguém é pago ou patrocinado por alguém ou alguma loja para estar sempre pronto a responder a todos os tópicos. Isto é um Hobby para nós e como tal é utilizado quando temos disponibilidade para o fazer e sem nenhuma obrigação. Como o Carlos referiu e muito bem compara lá o número de visualizações vs o número de comentários por exemplo do tópico do Paulo Oliveira...
Por muitas dúvidas que possas ter a verdade é que se te deres ao trabalho e fizeres o trabalho de casa bem feito podes esclarecer a grande maioria delas nos tópicos dos aquários que te pareçam melhor. É muito simples, se o aquário é bom é porque está bem montado e principalmente o seu dono está a fazer o que lhe compete! A partir daí é só decidir o que queres manter (moles, sps, peixes, etc) e seguir sendo certo que existem várias formas corretas de chegar ao sucesso e se alguém te disser o contrário esta a mentir - te.
Nem sabes a sorte que tens em poder conhecer alguns dos sistemas aqui apresentados pois podes aproveitar o conhecimento de muitos anos de experiência e de erros por todos cometidos e assim evitares fazeres os mesmos.
Concluindo, começa por fazer bem feita a tua parte e depois pede ajuda neste ou naquele ponto em que as duvidas subsistam que, de certeza, alguém te vai ajudar.


Deve estar certamente equivocado, pois ninguém me disse para mudar de nick, e já que estão atentos a esses pormenores, também devem estar atentos ao facto de, eu ter criado um tópico em 2012 e ter desistido de ter um marinho devido à desmotivação criada por falta de respostas, é certo e dou-te razão que somos nós que temos que aprender, nem eu quero a papinha feita, pois assim não tinha o mesmo sabor, também não quero que ninguém perca tempo com os meus post´s, mas acho que é essa mentalidade que revela a minha opinião negativa, relativamente ao serem pagos ou patrocinados por alguma loja, não sei nem quero saber.... concordo que isto é um hobby, é certo, talvez até esteja a exagerar... mas é a minha opinião e vale o que vale...

De qualquer forma o aquário está a andar e isso sim é o importante...

Hoje foi dia de mudanças no aquário entrou o meu primeiro coral, logicamente que conscientemente, pois a água foi testada e todos os parâmetros estão normais, andei às voltas e decidi para primeiro coral uma Sinularia Dura, estava um pouco indeciso entre Zoanthus, Sacrophyton e Actinodiscos mas optei mesmo pela SInularia, acontece que encontrei um bicho minúsculo agarrado ao coral, alguém me consegue ajudar a perceber o que é e se é benéfico???

Acho que é percetível...
Imagem

Imagem

Imagem

Agora gostaria de saber a vossa opinião, relativamente à posição, manteriam onde está , ou colocavam neste local marcado a vermelho?? ou que local colocariam??
Imagem

O coral estava um bocado "murcho", mas após 3 horas já está mais direito e com bom aspeto....


Peço desculpa se ofendi alguém não era essa a minha intenção, apenas expressar a minha opinião

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 37
Localização: Bombarral
Bom Dia

Hoje foi dia de TPA, o coral penso que se apresenta bem, está mais aberto como podem ver, é sinal que se está a dar bem certo???

Imagem

Imagem

A qualidade não é a melhor, qualidade de telemóvel :ympray:
[youtube]http://youtu.be/FRNGHfA6mTA[/youtube]

Deixo um pequeno vídeo, comente o que possa estar mal lol

Obrigado


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas, em relacao ao coral este parece estar melhor.tem em atencap que os corais moles nao gostam de tanta intensidade luminosa como outros corais. Por isso ele ficaria bem no fundo do aquario.
Em relacao ao teu setup tas bem melhor do que eu quando comecei...
Ve se mudas o teu nick para o teu nome no teu painel de controlo do forum.
Abraco e continua a mostrar o que fazes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 37
Localização: Bombarral
Boa Tarde

Obrigado Nuno pelo comentário, efetivamente parece bem melhor o coral, está mais "vivo", em relação ao nome não o consigo alterar no painel de controlo, apenas consigo modificar a senha...
Outra dúvida que tenho, é que me está a aparecer algas castanhas onde existia coralina morta, isto será coralina ou outro tipo de alga??

Imagem

Obrigado


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Isso é normal.nao te preocupes mas se te causar confusao podes sempre raspar. Diz o teu nome que eu altero.
Abraco


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Qual é o nome que queres?

Quanto às algas são normais do ciclo ...

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 37
Localização: Bombarral
O meu nome é Jorge Frazoa, se me fizerem esse favor agradecia.

Outra questão a Sinulária parece que está a enrolar, isto é normal?? desculpem tanta pergunta mas é tudo novidade.

Podem comparar com a foto do ultimo post, tirada hoje de manhã

Imagem

Obrigado


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas Jorge,
Isso é normal, principalmente em corais moles que muito dificilmente mantêm a sua forma de um dia para o outro.
Deixa o coral estabilizar, dá-lhe tempo.
Ja actualizei o teu nome.
Abraço e continua a postar as tuas dúvidas.

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron