Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby O meu novo "Caribbean Reef" - Full Upgrade

O meu novo "Caribbean Reef" - Full Upgrade

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Boas pessoal dos peixinhos e corais!! :)

Chamo-me Hélder, resido na Figueira da Foz e ao longo dos tempos, já tive alguns aquários de água doce.
Há cerca de 8/9 meses e tal como alguns de vocês devem saber, iniciei-me nos "salgados" com um nano de 30 litros.
Decidi evoluir, fazer um upgrade e iniciar um novo projeto, mas agora com um aquário novo e de maiores dimensões.

Então, optei por um aquário com as seguintes medidas: 75cm (comprimento) x 50cm (largura) x 45cm (altura), o que perfaz um total de 169lts (brutos). Vidro de 8mm, colagens em silicone preto.

Para o sistema de “overflow” e após observar vários aquários de amigos, o que me pareceu mais silencioso foi o “Bean Animal Simplificado”, razão pela qual foi a minha opção.
O pente é em acrílico preto, com dentes espaçados de 7 em 7 mm.
Não recomendo este espaçamento. É exagerado e causa barulho na queda de água para a caixa do “overflow”. Depois de algumas experiências, vou mudar para um pente com espaçamento de 4 em 4 mm.

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=21 ... mplificado

A sump tem 50cm (comprimento) x 30cm (largura) x 35cm (altura), o que perfaz um total de 52.5lts (brutos). Foi dividida em 3 compartimentos, incluindo quebra bolhas.
Juntando a capacidade do aquário e da sump, tenho um total de 221,54lts (bruto).

O aquário foi montado no dia 14 de abril de 2015 e está a ciclar desde esse dia. Vou fazer um ciclo de 2 meses.
Vou usar unicamente água natural (captada diretamento no mar). Para a reposição da água evaporada, vou utilizar água de osmose.
Para as TPA’s semanais, unicamente água natural.

Móvel – DIY Em contraplacado marítimo de 22mm de espessura, com estrutura em perfil de pinho maciço de 50mm. O móvel foi pintado com tinta de esmalte preto mate (acabamento lacado sem brilho).

Escumador – Bubble Magus Curve 5

Bomba de retorno – Eheim Bomba Compact Plus 3000 L/H. Na saída do retorno no interior do aquário, tenho um Rotative Eductor da BLAU.

Bombas de circulação – Em utilização uma Hydor Koralia 5200 L/H. Tenho uma RESUN Wave Maker 015 que vou inserir dentro em breve.

Termostrato – Eheim 300W

Iluminação – Calha JEBO T5 - 4 x 24w

Vivos – Pretendo ter alguns Amphiprion Ocellaris, um Yellow Tang, um Hepatus, equipas de limpeza e alguns camarões Lysmata wurdemanni e Lysmata debelius . Mas aceitam-se sugestões.

Corais – Essencialmente quero ter moles. Depois do ciclo vou inserir os meus Zoanthus, Ricordeas, Actinodiscus e Palythoas. Tive uma Euphyllia Glabrescens que adorava, mas infelizmente morreu. Penso em comprar novamente um exemplar desta espécie.

Filtragem – Aproximadamente 8/10 kg de rocha viva e 8 kg de rocha morta, o fundo do aquário com aprox. 5mm de altura de areia de coral (fina) e 1 kg de Siporax na sump.

Gostaria que dessem a vossa opinião e sugestões para poder melhorar.
Gostaria igualmente de saber como fazer com o ciclo da iluminação diurna/noturna durante o ciclo inicial?

Nestes primeiros tempos, como devo fazer as TPA’s?

Abraços, obrigado e até breve.

Aproveito para agradecer publicamente aos membros Paulo Bio, Paulo Angêlo, Mário Rui, Jorge Proença, Paulo Oliveira, Heitor Simões e ainda ao André da Foztropic na Figueira da Foz (penso que não me esqueci de ninguém!!), pelo apoio que me deram no arranque deste novo projeto.

Bem hajam e muito obrigado por toda a ajuda. Espero continuar a poder contar com vocês para o sucesso do aquário!!
Amanhã seguem as fotos. ;)
Editado pela última vez por Helder Nogueira em 22/abr/2015, 14:31, num total de 4 vezes.

Mensagem 20/abr/2015, 23:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
Boas Hélder.

Tenho de ver isso ao vivo ehehe...

excelente projecto e com pernas para andar.

abraço e mete é fotos :-bd

Mensagem 21/abr/2015, 14:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Helder,

parece tudo ok excepto a idéia de colocares 2 cirurgiões nesse aquário. Coloca apenas um e já vai estar apertado... neste caso o YT. Os hepatus crescem rápido e ficam enormes para esse aqua.

Se estás perto da água nesta fase podes fazer 20 a 30% de TPAs até acabares o ciclo. Não te preocupes muito com testes até ao primeiro mês de vida do aqua.

Boa sorte! ;)

Mensagem 21/abr/2015, 14:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 112
Idade: 46
Localização: Figueira da Foz
Então como prometido, aqui seguem algumas fotos deste meu novo projeto.

Aquário, overflow e retorno.
Como poderão verificar, optei por pintar de preto as superfícies do aquário que ficam encostadas à parede.

Imagem


Móvel DIY.

Estrutura interna em pinho maciço, e exterior em placas de contraplacado marítimo de 22mm revestido com resina melamínica.
A estrutura de pinho foi pintada com primário e tinta de esmalte branca. O contraplacado exterior depois de levemente lixado, apliquei um primário e para finalizar, 4 "demãos" de esmalte acetinado preto mate (sem brilho), acabamento lacado (Dyrup - Ref. 1715).
Optei pela tinta de esmalte, por ser a melhor em questões de resistência à humidade.

Imagem


Sump compartimentada

Imagem


Iluminária

Duas lâmpadas actínias refere blue da Aqua medic e duas brancas
Imagem


Bombas de circulação e escumador

Imagem


Bomba de retorno e edutor

Imagem

Fico à espera dos vossos comentários, criticas, questões e sugestões para que este projeto avance!
Por favor, opinem!
Obrigado e até breve. :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Boas, parece estar tudo bem pensado e escolhido. Vou acompanhar ;) boa sorte para tudo.


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Agora é dar andamento a isso!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Boas,

Se precisares de ajuda avisa, sou de perto ;) e costumo ir aì apanhar uns litros de água. ;)

Cump


Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 54
Localização: Leiria
Olá!

Helder, vou acompanhar o teu reef.

Aparentemente parece-me tudo bem, no entanto chamo a atenção para o seguinte.

a) Quanto a vivos só colocaria o flavences como o Marco sugeriu.

b) Em termos de localização do aqua em casa, afastaria das janelas ou iluminação natural, senão não consegues controlar as algas.

c) Em termos de trocas de água, durante um mês não fazia nenhuma troca de água, ao fim de um mês trocava 80% da agua, depois durante 3 meses trocava 20 a 30% por semana, nessas trocas procurava que a água estivesse igual à temperatura da água no aquário para não haver um choque grande. (aliás em todas as trocas).

d) Água de reposição utilizava sempre água de osmose.

e) Ciclo de luz eu começava com duas horas e ia aumentando gradualmente senão vais ter praga de algas.

Fica bem.

Espero ter ajudado.
Fiquem bem!
Heitor

"o apendiz"


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas

Heitor Simões Escreveu:
b) Em termos de localização do aqua em casa, afastaria das janelas ou iluminação natural, senão não consegues controlar as algas.


Isto é mito ...

Desde que os nutrientes estejam controlados não há algas com luz natural.

Há varios exemplos aqui no forum. Um que me salta logo à mente é o aquário do Marco Madeira.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Heitor Simões Escreveu:
Olá!

Helder, vou acompanhar o teu reef.

Aparentemente parece-me tudo bem, no entanto chamo a atenção para o seguinte.

a) Quanto a vivos só colocaria o flavences como o Marco sugeriu.

b) Em termos de localização do aqua em casa, afastaria das janelas ou iluminação natural, senão não consegues controlar as algas.

c) Em termos de trocas de água, durante um mês não fazia nenhuma troca de água, ao fim de um mês trocava 80% da agua, depois durante 3 meses trocava 20 a 30% por semana, nessas trocas procurava que a água estivesse igual à temperatura da água no aquário para não haver um choque grande. (aliás em todas as trocas).

d) Água de reposição utilizava sempre água de osmose.

e) Ciclo de luz eu começava com duas horas e ia aumentando gradualmente senão vais ter praga de algas.

Fica bem.

Espero ter ajudado.


Foi assim que iniciei e correu bem. Grafias Sr. Heitor ;-)


Voltar para Novo no hobby