Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mais um novo 1º reef

Mais um novo 1º reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 10/mai/2015, 01:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Coloca a ATI...

André, posso dizer-te que tive com um aquário onde tem uma régua de iluminação igual à tua futura e posso dizer-te que um candeeiro a oleo, dá mais luz :s

Pensa bem na iluminação.

Abraço

Mensagem 10/mai/2015, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
e eu a pensar que tinha sido uma grande compra, o senhor que ma vendeu disse que essa calha já dava para ter duros, podia era no máximo ter que comprar outra mas mesmo assim compensava pelo preço e pelo consumo, mesmo com 2 calhas seriam só 84 w.

Eu pensei que fossem boas por serem de 12000 kelvins pois a maioria das calhas led que encontrei a preço razoável são de 10000k, mas achas que 2 dessas não fazem o serviço?? Eu para já vou fazer o arranque com essa e depois logo vejo.

Só falta mesmo é o móvel mas o carpinteiro ainda não disse nada :(( Acho que vou optar por fazer eu o armário para a sump, assim sempre pouco uns trocos.


Já agora não querendo duvidar da palavra do Victor mas alguém aqui conhece a calha Zetlight Lancia zp 4000-1047 marine ? Se conhecem o que acham dela??


Quanto a areia sim gostava mesmo de colocar a da ATI mas la esta, tenho medo que seja um grande erro devido a experiência que tive no outro aqua ~x(

Mensagem 10/mai/2015, 12:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
A teu pedido, ;) Tive o trabalho de colocar as bombas lado a lado, como vais colocar no teu. Acontece que a full power a areia não levanta. Claro que tudo depende de como colocas as bombas, a sua orientação! Se as orientares para o chão claro que irão levantar.

Quanto a esse senhor, que disse que dava para duros!!! =)) :-ss :-q Acho que quem recomenda isso, é para vender! x_x

Só te estou a alertar porque cometi o mesmo erro que tu! Resultado final. Farto de desilusões, morte de alguns corais, comprei algo bom.
Não precisas de gastar muito. Compras uma chinoca. Uma talvez seja pouco mas coloca-la sobre uma ilha principal e mais tarde compras outra para a outra ilha. Até porque não vais logo preencher o áqua com 1001 corais.

Quando dizes que receias até que essa zetlight dê mais luz que as Radion XR30w. Posso dizer-te que com a que estive na mão, com ela a 100% conseguia directamente olhar para os LEDS e conta-los.
São LED's 5730. Fiz uma calha dessas para o meu cunhado ter uns guppys a criar.

Mensagem 10/mai/2015, 12:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
A bomba estava orientada de um canto do aqua para o outro canto, visto de cima o fluxo fazia diagonal a todo o comprimento do aqua e ainda virada um pouco para a superfície, foi assim que me disseram para fazer e penso que é assim que tiras maior partido da bomba, pelo menos de todas as maneiras que experimentei foi a que mais me fazia mexer a agua, eu penso que a razão de conseguires manter a areia é teres a tua coluna seca, pois a coluna faz com que a agua circule mais devagar no outro canto e talvez seja por isso que consegues manter lá a areia, outra é teres mais litragem, o teu aqua é um pouco maior. Mas vou arriscar e vou comprar a da ATI, se não conseguir que a areia fique lá tento cobrir o canto todo com zoanthus =))

Quanto a calha pelo menos deve servir para fazer o ciclo de luz e depois logo vejo, se tiver que voltar a gastar dinheiro é para ser numa coisa logo em condições...

Mensagem 10/mai/2015, 13:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
André Dias Escreveu:
A bomba estava orientada de um canto do aqua para o outro canto, visto de cima o fluxo fazia diagonal a todo o comprimento do aqua e ainda virada um pouco para a superfície, foi assim que me disseram para fazer e penso que é assim que tiras maior partido da bomba, pelo menos de todas as maneiras que experimentei foi a que mais me fazia mexer a agua, eu penso que a razão de conseguires manter a areia é teres a tua coluna seca, pois a coluna faz com que a agua circule mais devagar no outro canto e talvez seja por isso que consegues manter lá a areia, outra é teres mais litragem, o teu aqua é um pouco maior. Mas vou arriscar e vou comprar a da ATI, se não conseguir que a areia fique lá tento cobrir o canto todo com zoanthus =))

Quanto a calha pelo menos deve servir para fazer o ciclo de luz e depois logo vejo, se tiver que voltar a gastar dinheiro é para ser numa coisa logo em condições...



Só não arrisques em comprar o controlador e muito menos uma segunda calha ;)

Mensagem 16/mai/2015, 11:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Boas pessoal, para não ficarem a pensar que desisti do aquário venho aqui dar umas novidades :))

Já esta em progresso a construção do móvel para a minha sump e já arranjei a tubagem para a entrada de agua para o aqua. Como a minha sump é muito pequena tenho que ter em atenção a entrada de agua pela câmara da bomba em caso de falha eléctrica, por esse motivo o furo de entrada de agua no aqua foi feito muito acima o que fazia muitos respingos de agua na superfície. A solução foi 2 curvas em pvc de 3/4 e um adaptador para ligação de mangueira, assim posso ajustar o ângulo da saída de agua e deixar de modo a que a entrada de agua pela câmara da bomba seja mínima, posso ajustar também o ângulo de saída para o fundo ou para a superfície do aqua mantendo sempre a segurança.

Vou deixar umas fotos:

Estrutura do armário para a sump :

Imagem

Imagem


Entrada de agua no aqua, não ficou muito bonito mas acho que vai ficar funcional:

Imagem



O tempo não é muito pois trabalho 12 horas por dia mas devagar vou lá chegar :)

O móvel vai ter 180 cm, 79 largura e 34 profundidade, a sump vai ficar a 80 cm do chão e o armário é mesmo a justa para a sump, apenas vai ter 1 cm de folga de lateral e 1 cm em profundidade para a madeira poder inchar, por baixo vai ficar o deposito para a agua de reposição e mais tarde uma UPS, por cima vai ficar a instalação eléctrica e uma pequena prateleira para guardar a tralha, testes, comidas ect.. sou vou ter cerca de 45 a 50 cm acima da sump para futuros equipamentos, vai ser mesmo tudo a justa #:-s .

Já agora preciso de um concelho para a madeira que vai forrar o móvel, aqui a minha ideia seria utilizar contraplacado marítimo mas uma placa custa 60 eurs :-o , há alguma opção mais em conta que seja boa para o efeito?


Cumprimentos

Mensagem 17/mai/2015, 14:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

MDF normalíssimo.
Desde que dês um bom primário e depois pintes .... tás à vontade!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/mai/2015, 11:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Obrigado pela dica, se tudo correr bem esta semana já fica pronto o móvel :)


Em relação a rocha, estava a pensar em usar apenas rocha morta, cerca de 10 kg no aqua e meter uns 3 ou 4 kg de rocha viva e cerca de 6 litros de siporax na sump, isto porque seria muito mais fácil fazer o lay out a seco do que com a rocha viva, acham que será um bom procedimento ou convém meter rocha viva também no aqua?


Hoje encontrei um caranguejo que deve ter vindo na primeira rocha viva que comprei para o aqua da costa e que agora está no aqua dos camarões para a pesca, deve ser de recife pois nunca vi caranguejo igual na nossa costa. O sacana é bem resistente pois já esteve em agua a 10º e sobreviveu. Vou deixar uma foto para ver se me ajudam a identificar.


Imagem

Mensagem 19/mai/2015, 01:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
André Dias Escreveu:
Obrigado pela dica, se tudo correr bem esta semana já fica pronto o móvel :)


Em relação a rocha, estava a pensar em usar apenas rocha morta, cerca de 10 kg no aqua e meter uns 3 ou 4 kg de rocha viva e cerca de 6 litros de siporax na sump, isto porque seria muito mais fácil fazer o lay out a seco do que com a rocha viva, acham que será um bom procedimento ou convém meter rocha viva também no aqua?


Hoje encontrei um caranguejo que deve ter vindo na primeira rocha viva que comprei para o aqua da costa e que agora está no aqua dos camarões para a pesca, deve ser de recife pois nunca vi caranguejo igual na nossa costa. O sacana é bem resistente pois já esteve em agua a 10º e sobreviveu. Vou deixar uma foto para ver se me ajudam a identificar.


Imagem



Viva,
Já apanhei uns 3 ou 4 assim, na dúvida Tirei do aquário. Não parecem ser assim muito inofensivos !

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 21/mai/2015, 10:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Obrigado pela resposta sr Amorim ;)

Pois bem me parecia que era um caranguejo de recife, ainda cheguei a pensar que pudesse ser da costa, pus alguns no meu aqua mas nada parecido com esse, fiquei mesmo supreendido de ter resistido a temperaturas inferiores a 10º, o sacana é mesmo muito resistente portanto não deve ser boa rés =))

Vai ficar no aqua dos camarões da pesca, sempre vai ajudando na limpeza do aquário.

Sei que ainda falta muito para ter os primeiros peixes mas já pesquisado sobre a minha futura fauna e gostava de ter 2 cirurgiões, o hepatus e o Naso Elegans, mas talvez o meu aqua seja um pouco apertado para eles, gostava de proporcionar as melhores condições possíveis a minha fauna, acham que eles teriam uma vida digna no meu aqua? as medidas são 106 c x 48 p x 50 a l.

Mensagem 21/mai/2015, 11:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
André Dias Escreveu:
Obrigado pela resposta sr Amorim ;)

Pois bem me parecia que era um caranguejo de recife, ainda cheguei a pensar que pudesse ser da costa, pus alguns no meu aqua mas nada parecido com esse, fiquei mesmo supreendido de ter resistido a temperaturas inferiores a 10º, o sacana é mesmo muito resistente portanto não deve ser boa rés =))

Vai ficar no aqua dos camarões da pesca, sempre vai ajudando na limpeza do aquário.

Sei que ainda falta muito para ter os primeiros peixes mas já pesquisado sobre a minha futura fauna e gostava de ter 2 cirurgiões, o hepatus e o Naso Elegans, mas talvez o meu aqua seja um pouco apertado para eles, gostava de proporcionar as melhores condições possíveis a minha fauna, acham que eles teriam uma vida digna no meu aqua? as medidas são 106 c x 48 p x 50 a l.



Olá André.

Um Naso, num aqua com essas medias, é um crime, crescem muito, para teres uma ideia já mergulhei com peixes desses, com o tamanho de metade do teu aquario.... :)
Compreendo-te porque também gosto muito do Naso Literatus e do Elegans, e tenho 170*60*60.
E atenção, que mesmo o Hepatus fica um bacalhau bem grande.

Tens cirurgiões mais pequenos, tais como o Strigosus que bem giro e um verdadeiro corta relvas.
Abc

Mensagem 26/mai/2015, 09:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Obrigado pela resposta :)

Pois imaginei, no site do Fragario diz que 180 litros é suficiente para o Naso, o mesmo que para um Hepatus, o meu é de 239 litros, 210 úteis mas lá está, não seria o ideal para o animal viver, vou optar talvez pelo strigosos ou pelo Flavescens ou até mesmo pelos 2 :D , mas ainda falta muito até ao dia chegar #-o


Para fazer o update do estado do aqua já consegui após muita muda de agua, 3 dias de banho de lixívia pura, mais muita muda de agua, mais 1h a cozer na panela de pressão :)) , mais algumas mudas de agua baixar o nível de fosfatos da rocha que tinha cá em casa para - de 0,03 ppm, teste da salifert :ymparty: Penso que com este valor deve estar pronta para entrar para o aqua para poder finalmente iniciar o ciclo.

Já estive a ensaiar e dá para fazer um lay out magnico só com rocha morta, mas se assim for fico sem espaço para a rocha viva, acham viavel deixar a rocha viva na sump e fazer o lay out apenas de rocha morta??

Falta apenas acabar o armário para a sump o que ainda não aconteceu por falta de tempo mas para a semana férias :ymparty: :ymparty: :ymparty: :ymparty: :ymparty: :ymparty: :ymparty:

Mensagem 26/mai/2015, 10:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
André Dias Escreveu:
Obrigado pela resposta :)

Pois imaginei, no site do Fragario diz que 180 litros é suficiente para o Naso, o mesmo que para um Hepatus, o meu é de 239 litros, 210 úteis mas lá está, não seria o ideal para o animal viver, vou optar talvez pelo strigosos ou pelo Flavescens ou até mesmo pelos 2 :D , mas ainda falta muito até ao dia chegar #-o


180 LITROS ? Supostamente deveria ser 180 gallons (qualquer coisa como 680 litros), talvez possa ter ocorrido um erro na tradução, não sei.
Se pensarmos que um cubo de 60*60*60 tem cerca de 200 litros....

Mensagem 26/mai/2015, 11:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Pois eu até fui verificar e é mesmo 180 litros :-? , já estive a ver num forum onde 1 user tem um elegans num aquário de 280 x 100 x 80 e diz que para ser honesto acha que o peixe é muito grande para o aqua dele :-o

Penso que deve ser mesmo um erro de tradução, pelo menos quero acreditar que sim, depois de uma melhor pesquisa vi que eles crescem até aos 45 cm, ora quase metade do comprimento do meu aquário. Pena pois adorei o peixe, mas acho que o bom senso deve vir em 1º lugar.

Mensagem 26/mai/2015, 12:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas André

Cirurgiões no teu caso só mesmo um strigosus/truncatus (como o Nuno disse) e já é puxado, num espaço pequeno podem ficar agressivos. No entanto há centenas de peixes diferentes, de certeza que vais gostar de muitas outras opções.


Parabéns pelo bom senso!

Mensagem 26/mai/2015, 22:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Gil Miguel Escreveu:
Boas André

Cirurgiões no teu caso só mesmo um strigosus/truncatus (como o Nuno disse) e já é puxado, num espaço pequeno podem ficar agressivos. No entanto há centenas de peixes diferentes, de certeza que vais gostar de muitas outras opções.


Parabéns pelo bom senso!


Viva!
Também me entusiasmei mas estou a começar a corrigir os meus erros e a ter bom senso.
É uma pena mas para peixes de grande porte temos de ter espaço!

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 05/jun/2015, 18:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Boas tardes pessoal, o aquario esta quase quase a levar agua :)

Só falta conseguir um lay out com a rocha morta mas não esta nada fácil, os 48 largura do aqua, 46 descontando os vidros não dá mesmo para nada, 2 pedritas e fica logo tudo encostado aos vidros, ainda por cima no meu aqua que tem vista dupla, está mesmo difícil chegar a 1 lay out, já fiz algumas construções engraçadas mas quando vou meter no aqua fica tudo muito grande :-\

A sump já tem 4 litros de siporax e 1 litro de seachem matrix e já tenho 6 kilos de rocha viva num aqua de 100 litros a espera de estar tudo montado.

Amanha já devo ter agua no aquário e assim que possível meto umas fotos para a malta ver.


Cumprimentos

Mensagem 07/jun/2015, 23:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá André
Realmente não é fácil fazer layouts com profundidades pequenas... mas hás de conseguir.
Esperamos pelas fotos, pois sempre te podemos dar umas ideias.

abraço e boa continuação do projeto.

Mensagem 09/jun/2015, 11:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Bem depois de 1 semana de ferias, só a 5 minutos de ter que sair de casa para ir trabalhar é que o aqua ficou a ciclar =))

Foi uma grande trabalheira, com alguns imprevistos e ainda não esta tudo 100% concluído, digamos que esta 70%

Falta algum material e ainda falta parte do móvel da sump, neste momento só esta metade, só tem o armário por baixo da sump onde vai estar o recipiente de reposição e o tampo de trás onde futuramente vai estar a instalação eléctrica, falta ainda a parte de cima que vai ser amovível, vai encaixar por cima e completar o móvel, vai ter que ser bem pensado mas já tenho a ideia de como vai ficar.

Ontem depois de tudo a circular adicionei 50 mm de denitrol, o dobro da 1 dose tripla que recomendam e hoje já meti 10 mm e vou continuar a fazer durante os 9 dias e depois sempre que fizer TPA´s . Na embalagem diz que depois de 3 4 dias já posso por peixes mas será??

A agua só de ontem para hoje já ficou cristalina :)


Bem como a malta quer é fotos vou deixar aqui algumas, espero que gostem ;;)

ilha da direita ( rocha morta )

Imagem

ilha da esquerda ( rocha viva )

Imagem

vista geral:

vista sala:

Imagem

vista cozinha:

Imagem

vista em comprimento:

Imagem



Parte técnica ( ainda não muito técnica =)) )

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Por agora é tudo que está na hora de ir descansar, espero que gostem

Cumprimentos :))

Mensagem 09/jun/2015, 17:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi André,


Gostei do layout. Simples e bonito.
So acho a ilha da esquerda um pouco pequena.
Parece um aquário promissor e vou seguir atentamente.

Cumprimentos
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby