Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mais um novo 1º reef

Mais um novo 1º reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 29/abr/2015, 09:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Olá a todos, após uma breve experiência com um salgado da nossa costa vou iniciar um recife, o bicho começou a cerca de 6, 7 meses após estar farto de acartar agua do mar para manter vivo o camarão da pesca e começar a pesquisar formas de o manter com mais qualidade e com menos trabalho. Foi então que tropecei em fóruns como este e de imediato fiquei rendido com algumas das maravilhas que vi, principalmente por já ser a muitos anos apaixonado pelo mar.

Após alguma pesquisa comecei a procura do local onde ficaria o aquário e fiz dentro do possível o melhor que pude para o espaço pois a casa não é muito grande e então decidi avançar com o projecto.

O Aquário foi feito a medida e todos os equipamentos foram comprados em separados e aos poucos e neste momento já possuo o material necessário para o arranque, embora ainda faltem algumas coisas, mas conhecendo-me como conheço acho que vai faltar sempre alguma coisa :D


Setup do Aqua:

Aquario: 106 x 48 x 50 vidro de 10mm sem travamentos com coluna externa ( 234 litros brutos, 210 litros úteis )
Sump: 75 x 30 x 35 ( nível 27 cm, 73 litros brutos, 58 litros úteis, 2 divisões )

Escumador: BUBBLE MAGUS CURVE 5
Bomba de circulação: JEBAO Rw8
Bomba de reposição: JEBAO DC 4000
Aquecimento: EHEIM 200 W
Arrefecimento: ainda por adquirir
Osmose: V2 PURE
Sistema de reposição: TMC V2 Auto Top Up
Iluminação: Zetlight Lancia ZP4000-1047 Marine ( falta controlador )
TMC V2 Refractometer

Falta o armário para a SUMP mas preciso de ter a certeza de como tudo vai ficar montado para não fazer asneiras, e de arranjar também um móvel mais pequeno para o PC.

Em relação a fauna e a flora ainda não sei bem o que vou ter, pois por mim tinha todos os que vejo, mas tenho que ser cuidadoso na escolha, e ainda vai demorar muito até ter o aqua composto. As condiço€s tambem não permitem outra coisa :/


Neste momento estou a fazer reparações ao meu aqua pois quando o mandei fazer não fiz atenção a alguns aspectos como o tamanho do pente que ficou com apenas 10 cm e por vezes um peixe ou uma estrela da costa encostava-se e baixava o nível de agua no compartimento da bomba e fazia o aqua parecer um grande escumador. Vai ficar agora com 22 cm depois de uns trabalhos de bricolage. A sump também não ficou nas melhores condições, foi desenhada a pensar num da costa e também vou fazer alteração nas divisões, vai passar de 5 divisões para 4 ou para 3, ainda tenho algumas duvidas de qual será a melhor maneira.


Vou deixar aqui umas fotos para se perceber do que falo.

Fotos do aqua e sump no dia em que comprei, 4 meses atrás:

Imagem

Aqui dá para perceber o tamanho do pente que ligava o aqua a caixa externa:

Imagem


Agora as fotos actuais do aquário:

Ainda por colar o pente, um pedaço de vidro e a coluna externa :

Imagem

E aqui o local onde preciso de uns conselhos, a sump com alguns vidros descolados

Imagem



Alguem me dá alguns concelhos sobre a melhor forma para o meu caso de construir a sump?

Eu deixei estes vidros porque acho que para entrada de agua na sump esta bom assim, tem 15 cm e o outro compartimento tem 5 cm servira para o siporax e o matrix pois pelo menos para já não pretendo arrancar com muita rocha. O aquário tem vista dupla da sala e cozinha e se atafulho com rocha vai perder um pouco, também para já ainda nem tenho noção do que vou conseguir fazer no lay out e quero deixar espaço para evolução.

A minha ideia é fazer no resto da sump mais 2 divisões, 1 para a bomba e outra para o escumador, fazendo um corta bolhas com 3 vidros, deixando a divisão maior para o escumador. O nível de agua da sump era 27 cm mas tive que meter 2 cm de altura por baixo do escumador para ele funcionar bem, pois a 27 ele mandava muita agua fora. Penso que os 25 será o nível ideal para a sump e vou mandar cortar os vidros para esse nível, acham correcto?

Gostava também de saber se acham se o setup esta bem ou se acrescentavam ou modificam algo, todas as criticas são bem vindas ;)


Malta experiente desculpem o texto tipo testamento mas achei a informação indispensável para ter da forma mais correcta a vossa ajuda.

Vou aproveitar o fim de semana prolongado para por tudo a bombar mas tenho estas duvidas que gostava esclarecer. Em breve postarei mais duvidas =))


Obrigado desde já a todos pela paciência por pelo menos lerem isto até ao fim.

Bem Hajam :ymhug:
Editado pela última vez por André Dias em 30/abr/2015, 10:45, num total de 2 vezes.

Mensagem 29/abr/2015, 10:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Bem vindo.
Dá para ver que estudaste bem a lição.
As dimensões do teu são semelhantes ao meu por isso cá vai as minhas opiniões.
Do teu equipamento se calhar tinha apostado mais no Curve 7 do que o 5 para te dar mais margem de manobra.
Da sump eu até se calhar nem mexia. Colocas o escumador e a siporax e até um filterbag tudo no primeiro compartimento e no último colocas a bomba de retorno. Tens é que ter sempre cuidado para que o nivel de água no compartimento da bomba não fiquei abaixo do funcionamento da bomba porque podes queimar a bomba.
Sobre o layout, é tudo uma questão de gosto. Para tirares umas ideias eu sempre gostei de consultar estes links que têm algumas explicações porreiras http://reefbuilders.com/2008/06/07/simp ... uascaping/ e http://www.nano-reef.com/topic/311811-t ... quascapes/. No entanto dá uma vista de olhos pelos aquários daqui dos membros porque há alguns muito bons e podes tirar também ideias daí.
Espero ter ajudado e outros de certeza que também darão mais opiniões.

Já agora, o que estás a pensar meter de peixes e corais?

Mensagem 29/abr/2015, 10:11

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Claudio,
pelo que percebi é um aqua da nossa costa, não vai ter corais.

André, parece tudo porreiro e vais precisar de Chiller como sabes. A sump, segundo o que li tem a queda á esquerda mas porque não fazes como o Cláudio disse e invertes issso? É que assim já tens o nivel de água feito para o escumador, corta bolhas e depois bomba no ultimo compartimento.

Escumador poderá ser curto se colocares muitos peixes.

Mensagem 29/abr/2015, 11:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Desde já muito obrigado pela prontidão :ympeace: , só tenho pena de não ter descoberto este forum há mais tempo :) Agradeço desde já ao sr carlos mota o convite e a sua simpatia :)

Ora bem o aqua da costa foi uma breve experiência de 4 meses que deram muito jeito, aprendi muito e com ele e vi erros que agora estou a corrigir. Se iniciasse o reef seriam uma grande carga de trabalhos para os resolver e desmontei mesmo por causa de não ter chiller. As temperaturas já rondavam os 20, 21 e decidi devolver toda a fauna a mãe natureza antes que tivesse alguma baixa. Tinha anenomas lindas que nem fazia ideia que existiam e também me fez ganhar ainda mais respeito pela nossa fauna.

Ainda não sei bem o que quero em termos de fauna e corais, para já vou começar com os mais fáceis, tenho um colega de pesca que tem um nano, e diz que me arranja anenomas que já nasceram no dele e alguns corais tipo xénias que crescem muito.

Para já ainda nem estou preocupado com isso, percebi no da costa que a pressa não leva mesmo a lado nenhum, eu ciclei o aqua da costa com peixes, camaroes e anenomas e o resultado foi desastroso, nitritos e nitratos a arrebentar a escala, e dei cabo de mais de 100 eurs em rocha que não vou usar no reef porque liberta toneladas de fosfatos, quando desmontei o aqua deixei a rocha toda num recipiente com agua natural do mar uma bomba e 24 horas depois fiz o teste dos fosfatos e estavam no máximo :-s

Neste momento já tenho cerca de 5 kilos de rocha morta nova livre de fosfatos e vou comprar outros 5kd de rocha viva, mas aqui na zona centro, Coimbra e Figueira já corri as lojas todas e a rocha viva que vendem é pouco melhor que a rocha que eu não vou utilizar no meu aqua, ou seja rocha morta ciclada... Eu gostava de encontar rocha viva com esponjas e seres de recife, aqueles bichinhos surpressa ect...

Quanto a agua no compartimento da bomba, já tenho o repositor automático portanto isso ja não deve falhar, no meu da costa perdia cerca de 7 a 8 litros por semana, neste com agua a 25º sei que vou perder mais, e mesmo que fique seco o compartimento da bomba esta desliga automaticamente passados 2 minutos, pelo menos é o que diz no manual.

Obrigado pela dica da sump, acho que vou mesmo optar pela sump com está, só vou acrescentar um vidro para fazer o corta bolhas. :-bd

Obrigado também pelos links vou pesquisar ;)



Vou deixar aqui umas fotos e um video do meu antigo aqua da costa

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


e um videozito:

youtu.be Video from : youtu.be




Espero que gostem ;;)


Cumprimentos
Editado pela última vez por André Dias em 30/abr/2015, 10:57, num total de 1 vez.

Mensagem 29/abr/2015, 12:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide

Mensagem 30/abr/2015, 10:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Obrigado :)

Ontem ainda colei o pente e o bocado de vidro que faltava no aqua e colei também a coluna externa. Não ficou um trabalho muito pró mas para a 1ª vez podia ter sido pior =)) ainda por cima depois de 12h de trabalho ^#(^

Agora só falta colar o vidro do tapa bolhas na sump, colar a caixa externa ao aqua e ligar os tubos... A saída da caixa externa tem 2 furos, um para a saída de agua e outro para a emergência que ira funcionar um pouco mais acima da saída de agua, pois a saída de agua vai ter uma torneira para estrangular para não fazer ruído, e por se por algum motivo entupir o nível na caixa sobe e o fluxo é retomado através da emergência nunca perdendo assim o nível de agua da sump. Sistema que funcionou na perfeição durante a breve experiência no da costa. Toda a tubagem é em pvc de pressão pois tive medo que a cola libertasse químicos para a agua.

Gostava de uns conselhos acerca da rocha viva, acham que 5 kilos mais os 5 kilos de rocha morta é suficiente para iniciar?? e quantos litros de siporax? Eu tenho 1 litro de siporax e outro de matrix, acham que vale a pena comprar mais 2 ou 3 litros de siporax?
E acham que posso meter logo no aqua ou é melhor deixa-la primeiro num recipiente com circulação e aquecedor e depois de algum tempo fazer testes a agua para ver se está tudo ok pelo menos a nível de fosfatos?

Em relação ao substrato, acham que vale a pena investir em areia viva ou areao de coral de grão médio é suficiente?

Acerca do escumador esqueci-me de referir anteriormente, pretendo a médio prazo investir num melhor e deixar este para o aqua dos camarões da pesca, acho muito apelativo o escumador bubble magus C- 5.5 tem a bomba do nac 7 mas é mais pequeno, penso que a performance de ambos deve ser idêntica, com a diferença do preço que ainda é alguma. De vossa experiência acham que vale a pena a diferença do preço?

Quando estiver concluído posto fotos de todo o processo da montagem do aqua ;)


Obrigado

Mensagem 30/abr/2015, 11:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Uma coisa que gostava antes de iniciar era conhecer ao vivo alguns aquários, mas infelizmente não conheço ninguém da minha zona com aquário de recife [-( Se houver alguém de Coimbra ou arredores por aqui pelo forum que se acuse :-bd

Mensagem 30/abr/2015, 14:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Condeixa a nova ;-) queres melhor?

Abraco

Mensagem 01/mai/2015, 13:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá André
Bem vindo ao Recife ;)
Eu fiquei com uma duvida, a sump vai ficar onde está? ao descoberto?
como pensas eliminar os barulhos sem ser em espaço fechado?
Abraço e continuação de um bom projeto
Editado pela última vez por Nuno Lima em 09/mai/2015, 22:56, num total de 1 vez.

Mensagem 02/mai/2015, 05:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Brutal Victor, gostava imenso de conhecer o teu aqua :) eu ainda tenho muitas duvidas, tenho lido bastante sobre isto e o aqua da costa deu para perceber algumas coisas, mas o tempo não é muito pois trabalho 12h em horário nocturno, o dia é para descansar e por vezes nem para isso dá pois dormir de dia é complicado e o descanso não é mesmo.

Mensagem 02/mai/2015, 05:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Nuno Lima Escreveu:
Olá André
Bem vindo ao Recife ;)
Eu fiquei com uma duvida, a sump vai ficar a onde está? ao descoberto?
como pensas eliminar os barulhos sem ser em espaço fechado?
Abraço e continuação de um bom projeto


Boas Nuno, sim a sump vai ficar ali, neste momento foi feita uma estrutura só para a sump estar apoiada, mas vou fazer um móvel a face do aquário até a parede mesmo ao lado do pc, vai ficar tudo escondido, na breve experiência no da costa deu para eliminar o ruído da agua a cair que era bastante incomodo, a única coisa que fiz foi meter um torneira para estrangular a agua de saída. A agua em vez de cair directamente para o tubo fica a trabalhar ferrada, como se fosse o tubo de um filtro externo, não faz barulho nenhum. o único senão é que pode entupir. Resolvi o problema fazendo outro furo que trabalha 1 cm mais acima, se por qualquer motivo o principal entupir a agua sobe 1 cm na caixa e começa logo a circular pelo de emergência o que não afecta quase em nada o nível de agua na bomba. Já li sobre outros sistemas de saídas de agua mas achei mais complicado, e este acho que funciona lindamente para o meu sistema, visto não ser preciso uma tubagem muito grande, o espaço é muito limitado portanto quanto mais simples for melhor.

Mas estou aberto a outras opiniões, neste momento ainda não é tarde para mudar nada, o aqua ainda esta vazio e ainda nem sequer colei a caixa externa de saída de agua ao aqua, portanto ainda dá para alterar. ;)

Mensagem 04/mai/2015, 16:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Hoje foi dia de acabar as colagens, agora é deixar secar tudo pelo menos 48 horas para poder por agua.

Vou deixar umas fotos para verem como ficou.

Colagem da caixa externa e do pente:

1ª fase colagem da caixa e do pente :

Imagem

Imagem


2ª fase colagem da caixa ao aqua e da divisão do corta bolhas na sump:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Sei que o trabalho não ficou muito profissional mas para a 1ª vez acho que podia ter ficado pior =))

Agora é ter paciência e deixar secar bem, hoje já cá vem o carpinteiro para desenhar o móvel para a Sump.

Mensagem 04/mai/2015, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Gostava de uma dica para escolher o melhor substrato. Gostei de ver no aqua do Victor a areia ATI Fuji sand sugar size, mas o problema é que eu já tive areia fina e ela não parava no aquário, talvez por ser muito leve, esta da ati diz que é mais densa que a aragonite normal, mas mesmo o grão médio era difícil de manter no aqua no quanto oposto a bomba de circulação, talvez o victor consiga manter porque tem 2 bombas opostas fazendo com que a corrente não faca turbilhao no canto mas sim no meio.

Talvez como eu vou trabalhar só com uma bomba rw8 precise de uma areia mais grossa para a conseguir manter no fundo. Alguma que aconselhem? Obrigado

Mensagem 04/mai/2015, 16:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
André Dias Escreveu:
Gostava de uma dica para escolher o melhor substrato. Gostei de ver no aqua do Victor a areia ATI Fuji sand sugar size, mas o problema é que eu já tive areia fina e ela não parava no aquário, talvez por ser muito leve, esta da ati diz que é mais densa que a aragonite normal, mas mesmo o grão médio era difícil de manter no aqua no quanto oposto a bomba de circulação, talvez o victor consiga manter porque tem 2 bombas opostas fazendo com que a corrente não faca turbilhao no canto mas sim no meio.

Talvez como eu vou trabalhar só com uma bomba rw8 precise de uma areia mais grossa para a conseguir manter no fundo. Alguma que aconselhem? Obrigado


Vê o TMC gravel fine.
É um pouco maio que a areia.

Abc

Mensagem 04/mai/2015, 19:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Nuno obrigado pelo seu contributo, vou mostrar uma foto do que acontecia com a areia, na altura areia de coral sugar size

Imagem


Acabei por optar por tirar metade dessa areia e colacar areao de coral médio e mesmo assim alguma era puxada pela bomba.

Eu tenho cá em casa bastante areia, cerca de 20 kg de areia fina e uns 8 kg da média mas estou com medo de usar, pode estar com alguma bactéria do aqua da costa, vou optar por meter areia nova e gostei bastante da areia da ati, http://shop.fragariodonorte.com/index.p ... uct_id=358 , talvez funcione bem porque diz que é mais densa que a areia normal, mas mesmo assim tenho duvidas que ela se mantenha no lugar... o mais certo é acontecer o mesmo que aconteceu com a outra. Talvez a melhor opção será usar a areia de grão médio.

Mensagem 04/mai/2015, 22:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá André

olha, o meu aquário é recente, e uso esta areia, comprada também no Fragario do Norte e estou super contente, não levanta, tenho 3 bombas (6045+6055+china 5000/h) + 9mil/hora da bomba de retorno... e comporta-se muito bem... ve no link

http://shop.fragariodonorte.com/index.p ... uct_id=360

abraço

Mensagem 06/mai/2015, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Obrigado pela dica Nuno, acho que é mesmo essa que vou optar usar, embora tenha ficado fascinado pela beleza da areia da ati, dá outro ar ao aqua, e o Victor tem lá um góbio, o Valenciennea sexguttata que gosta de estar sempre a sugar a areia, e com esta mais grossa ele não deve conseguir fazer esse serviço de limpeza : :-\

Só tenho e receio de gastar mais 30 eurs em areia para depois acabar por tirar e juntar aos quase 30 kg que já tenho aqui :-s

Novidades do projecto, os vidros já secaram e estou a espera do orçamento do carpinteiro, mas não esta fácil :/

Enquanto isso decidi colar as 2 rochas mortas que tenho cá para iniciar o lay out. Vou deixar uma foto para verem, como ficou ;)


Imagem

Imagem

Imagem


Ainda falta mais uns 4 ou 5 kg de rocha morta para continuar aquela gruta e mais uns 4 ou 5 de rocha viva.

Mensagem 06/mai/2015, 10:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Muito fixe.

Mas mais 10kg de rocha parece-me muito ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2015, 11:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Obrigado, quando olhei para essas 2 pedras na loja parece que as vi logo coladas dessa maneira :D , Agarrei juntei as 2 e não resisti, trouxe logo comigo embora nem sejam muito porosas e são muito pesadas, mas achei que ficariam mesmo bem no aqua.


Se vir que é Rocha a mais meto na sump, vou meter o máximo de rocha que la puder...

Cumprimentos

Mensagem 09/mai/2015, 23:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
André Dias Escreveu:
Obrigado pela dica Nuno, acho que é mesmo essa que vou optar usar, embora tenha ficado fascinado pela beleza da areia da ati, dá outro ar ao aqua, e o Victor tem lá um góbio, o Valenciennea sexguttata que gosta de estar sempre a sugar a areia, e com esta mais grossa ele não deve conseguir fazer esse serviço de limpeza : :-\


Olá André
Olha que não sei se é mais grossa, a que tenho é mais ou menos 2mm de diâmetro, perfeita para as valencianas... É uma questão de ires ao Fragário e veres, ou liga para o Mota que te informa melhor..
Abraço

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron