Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mais um novo 1º reef

Mais um novo 1º reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 05/jul/2015, 14:42

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Sim dá. Tranquilo


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jul/2015, 20:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Obrigado Rui, amanha vou ver se monto a calha, preciso fazer uns furos na parede para fixar os suportes.

Outra duvida é, a calha vai ter que ficar a 27 cm da superficie da agua, não consigo subir mais que isso por causa da parede por cima do aqua, tendo eu mais ou menos 45 cm de coluna de agua qual acham que será o máximo de intensidade que devo por na calha?

Mensagem 05/jul/2015, 21:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Não sei. Medes o PAR e decides.


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jul/2015, 21:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Pois dava jeito um medidor PAR, se alguem tiver algum aqui na zona centro que se acuse :) Tenho sempre mines no frio :))

Mensagem 05/jul/2015, 21:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
És de onde?
Posso emprestar-te o seneye se quiseres.

Abraço,
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jul/2015, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
André Dias Escreveu:
Pois dava jeito um medidor PAR, se alguem tiver algum aqui na zona centro que se acuse :) Tenho sempre mines no frio :))


Também sou da zona centro e também tive sempre curiosidade com a questão de medir os PAR, coisa que nunca cheguei a fazer.

Mensagem 06/jul/2015, 06:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Pois sou de Coimbra, ainda fica um pouco longe de lisboa.

Mas já estive a ver o seneye no site do frágrario, mas o problema é que eu não sei se sei trabalhar com aquilo :-?

Podes tirar-me uma duvida, o seneye só já faz todas aquelas leituras ou depois precisas de comprar as sondas para ligar ao seyene?

Na descrição do seneye diz que monitoriza:

· Amónia (NH3)* (0 ppm - 0.500 ppm)
· pH* (6,5 - 9)
· Iluminação
· Temperatura (0ºC - 40ºC)
· Nível da água
· LUX (lx) (0 - 150.000)
· Radiação Fotossintética Activa (PAR) (0 - 2.000)
· Kelvin (K) (2.000K - 20.000K)
*requer um “slide” consumível, dura aproximadamente um mês e é usado para cerca de 3000 leituras por mês.


Mas aqui a duvida é se é preciso comprar as sondas da amonia, do ph, da iluminaçao ect... e quanto custa mais ou menos o slide consumível?

Se não for preciso comprar as sondas o preço até é bastante atractivo :)

Mensagem 06/jul/2015, 22:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Idade:
Localização: Matosinhos
Não precisas de comprar mais nada. O Seneye apenas precisa dos slides para monitorizar a amónia e o pH. O resto dos parâmetros são monitorizados pelo próprio aparelho sem necessidade de sondas.

Mensagem 06/jul/2015, 23:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Já compras-te um bom escumador?

Mensagem 08/jul/2015, 11:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Vítor Vilas Boas Escreveu:
Não precisas de comprar mais nada. O Seneye apenas precisa dos slides para monitorizar a amónia e o pH. O resto dos parâmetros são monitorizados pelo próprio aparelho sem necessidade de sondas.



Obrigado pela resposta acho que é um bom investimento para se fazer no futuro para o aqua, vou pensar bem nisso :)


Vitor Pedroso Escreveu:
Já compras-te um bom escumador?



Ainda não mas muito em breve, ainda não decidi o que vou comprar, tou indeciso entre o curve 7 ou o c-5.5, ambos tem a mesma bomba só diferem no tamanho e no preço, um diz até 500 litros outro 700 mas se soubesse que a performance era a mesma comprava o c-5.5, principalmente pelo espaço que ganhava na sump. Mas para já o curve 5 é suficiente, ainda não ha grande carga orgânica para o escumador tirar.

Cumprimentos

Mensagem 12/jul/2015, 11:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Boa terde a todos, depois de uns dias sem tempo para vir aqui vou deixar algumas novidades e os resultados dos testes de hoje ao aqua.


As novidades são a calha ocean revive que está ligada desde 2f, neste momento esta a ligar os azuis as 16 h e a desligar as 01:00 a 35% de intensidade e os brancos a ligar as 17 e a desligar a 00h com 30 % de intensidade, vou subir gradualmente a intensidade até chegar aos 60 ou 70 % que deve ser o suficiente para o meu aqua, a calha esta a 27 cm da coluna de agua e a coluna de agua tem cerca de 45 cm.

Mais novidades são a equipe de limpeza que chegou na 5 feira.

1 Turbo Fluctuosos ( mexican snail )
1 Strombus Mutabilis
1 Ophioderma Longicauda
1 Lysmata Debelius

e de oferta vieram 2 frags 1 de zoanthus vermelhos e o outro ainda não identifiquei muito bem mas penso que também devem ser zoanthus verdes.

Também oferta de um colega de pesca tenho 2 frags de actinodiscus 1 verde fluorescente e outro verde escuro com riscas verde claro.

Tenho também um pouco de alga chaetomhorpa na sump, ainda hoje vou comprar iluminação para instalar na sump para a alga.



Resultados dos testes de hoje:

NH4: < 0,25 mg / l
NO3: 0 mg / l
NO2: 0,25 mg / l
PO4: 0,25 / 0,5 mg / l
PH: 9 ?
KH: 10
TEMP: 25º
SAL: 1025



Hoje prometo meter umas fotos quando as luzes estiverem ligadas. Ainda não há muito para ver mas pronto, ainda continua a faltar as portas do armário da sump mas vai ficar concluído em breve.



Cumprimentos
Editado pela última vez por André Dias em 26/jul/2015, 20:30, num total de 1 vez.

Mensagem 14/jul/2015, 10:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Cá estou eu com as fotos, 5 minutos antes do tempo :))

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Espero que gostem :ymhug:

Mensagem 26/jul/2015, 20:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Olá a todos, tenho andado sem tempo e sem cabeça para vir aqui, o trabalho tem sido muito e o pouco tempo que resta é para descansar, mas tenho arranjado sempre tempo para TPA´s e testes e hoje venho partilhar o resultado dos testes, amanha mais uma TPA de 30 litros.

Resultados dos testes:

NH4: < 0,25 mg / l
NO3: 0 mg / l
NO2: 0,25 mg / l
PO4: 0
PH: 8 ?
KH: 8
TEMP: 25º
SAL: 1026

Na semana passada intruduzi 100 ml de seachem phosguard e 3 dias depois medi fosfatos e o teste deu 0 :ymparty:

Fiz também um update ao escumador, vendi o curve 5 e comprei o deltec sc 1455 ao user Carlos Resende ao qual agradeço pelo negocio, mas passado uma semana acho que sinceramente o curve 5 fazia bem o trabalho, noto pouca diferença na escumaçao, tira um pouco mais agua mas com a cor mais clara que o curve 5, talvez ainda não tenha carga orgânica para o escumador tirar, e tenho pouca litragem para ele funcionar bem, na maior parte do tempo o escumador não tira nada.

Tenho também uma novidade em termos de fauna, está só de passagem depois devolvo a natureza, é um sargo que apanhei na figueira no passado domingo quando fui buscar agua, estava na poça onde fazia a coleta e apanhei a mão, veio no garrafao com a agua, ambientou-se bem e começou logo a comer flocos, granulado e artémia, só nesta 1ª semana já cresceu bastante, deve ter uns 4 cm, assim que a boca ficar grande demais devolvo a natureza, para já é bom estar no aqua pois come toda a comida que os palhaços não querem, e mesmo os palhaços nadam mais no aquário por causa do sargo e parece-me que comem melhor também.


Quanto ao estado do aqua parece já estar a ganhar alguma coralina verde e tem muita alga verde nas rochas e também nos vidros, estou a precisar de reforçar a equipe de limpeza, também tenho algumas algas castanhas que parecem ser cianos na rocha e no areao, vou deixar estar já que os fosfatos estão a 0 devem desaparecer e dar lugar a coralina que espero ter em breve.

Cumprimentos :ympeace:

Mensagem 02/ago/2015, 21:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Olá a todos, preciso da vossa ajuda, neste momento tenho o aqua cheio de algas verdes filamentosas, resultado de 1 semana com os leds brancos a 100 %, tudo isto porque estive a mostrar a calha a um colega e mexi na intensidade, e não sei como os brancos ficaram a 100% :/

já reduzi para 35% com os azuis a 40% o horário mantêm-se os azuis das 16h até a 01h e os brancos das 17 até a 00h. os fosfatos estão indetectaveis no teste salifert.

Introduzi na sexta feira carvão activo da seachem e já tinha a cerca de 3 semanas purigen

Acham que é normal? devo esperar ou fazer alguma coisa? amanha mais testes e TPA de 30 litros, depois posto aqui os resultados.

PS- Será possível mudar o tópico para os aquários dos membros? Obrigado

Mensagem 02/ago/2015, 21:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
vou deixar aqui umas fotos das rochas cheias de algas

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 02/ago/2015, 23:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Um predador natural e isso resolve-se sem grande stress ;)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 03/ago/2015, 14:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Pois eu já meti mais 4 eremitas na 6ªf e 2 caracois, mas parece que não dão conta das algas todas. Qual predador achas que daria conta do recado? Uma salaria?

Mensagem 03/ago/2015, 15:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Não foi por causa da luz que as algas apareceram ... Foi mesmo por causa de nutrientes.

Tens um predador natural para isso chamado TPA!!!

Para colocação de peixes ... ver se o aquário tem capacidade para os aguentar e se vale mesmo a pena.
De resto sim, a salária ajuda com as algas.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/ago/2015, 15:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Obrigado Rui, estou neste momento a preparar para trocar 60 litros de agua natural.

Mas achas que tenho a agua com má qualidade? Tenho feitos os testes e já tenho tudo a 0, ou pelo menos não consigo detectar nada, se bem que o teste o no3 ( prodac ) não deve estar a funcionar bem, o teste nunca acusou nada desde o inicio, e mesmo a cor com que fica nunca é igual a nenhuma das que aparece na tabela. Mas fosfatos e nitratos estão indetectáveis de momento.

Vou tentar arranjar uma salaria mas aqui em Coimbra é difícil, já pensei mandar vir por transportadora mas não tenho a certeza que o animal chegue bem, acho que vou ter que fazer uma visita ao sr carlos :D

Mensagem 03/ago/2015, 18:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
TPA de 60 litros feita, limpeza do siporax, tentei aspirar as algas com a mangueira na TPA mas não saiu quase nada.

Resultado dos testes:

NH4: < 0,25 mg / l
NO3: 0 mg / l
NO2: 0 mg / l
PO4: 0
PH: 8
KH: 8
TEMP: 25º
SAL: 1025

Acham possível o teste de NO3 dar sempre 0 desde o inicio do aquário? Eu acho que o teste deve estar avariado. De resto acho que esta tudo normal. Tenho que comprar também o teste do MG e CA. Acham que deva comprar mais algum teste?

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby