Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby quase a começar

quase a começar

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 14/mai/2015, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas pessoal..sou novo aki e tb na agua salgada,lol..
tou para transformar o meu aqua doce em salgado mas tenho umas questoes acerca do material principal,escumador e iluminação..
bem o meu aqua tem 1500cX500lX700a um total d 500 e poucos litros mais perto d 100 litros na sump ou seja 600 para ser mais facil..tou a pensar em usar um escumador deltec sc1455 em vez de um bbl magus nac9 o q acham?eu sei que em termos d litragem o nac9 da para o dobro do meu volume total e o deltec apenas para 800 lts mas mas ja recolhi algumas opinioes e grand parte aconselham o deltec pois a sua escumação é superior ao nac9 entre outras coisas..
A outra questao era a iluminação pois quero algo que mais tarde se colocar corais mais exigentes tenha uma calha que possa com eles..
tava a pensas na easy led da aquatlantis ou uma nova que eles têm refrigerada a agua do proprio aqua..
se alguem me poder dar uns conselhos ficava mt grato.
cump

Mensagem 15/mai/2015, 02:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Manuel,
Vou tentar deixar a minha pequena ajuda/opinião/concelho com base na minha experiência que não é muita:

Medidas do aquario: pessoalmente e por experiência própria, aquários com mais de 50 cm de altura são tramados na manutenção, falo isto porque todos os dias mexo no meu aquário que tem 60 cm de altura, e neste caso o teu tem 70cm altura, não vai ser fácil, acredita, esteticamente adoro, funcional não é;

Litragem: é excelente, vai te dar muita margem de manobra;

Sump: pensa bem na sua configuração, mas quanto maior, claro que não precisa de ser gigante, apenas espaçosa;

Escumador: Tanto para decidires qual o escumador mais indicado, assim como a iluminação, precisas de saber o que pretendes manter no aquário, só peixes, moles, duros ... Embora goste muito do escumador que referiste, poderá ser insuficiente pois entra em cena outra situação, a lotação que vai ter o aquário. Tinha um colega com um 1455 num aquário de 600litros, funcionava na perfeição, até que o aquário ficou mesmo muito cheio e o obrigou a um upgrade, tens muitas opções interessantes actualmente, neste artigo, assim como na iluminação, não poupes dinheiro;

Iluminação: em seguimento dos conselhos que dei antes, e conhecendo bem a calha da aquatlantis, digo que depende do que lá vais meter no aquário, para lps e sps está longe de ser suficiente, e tem outro problema, essas calhas dão muitos problemas, tive uma que foi 5 vezes para a garantia, até eu a encostar, agora pensa! De resto intensidade era boa, mas para um aquário só com peixes!! Procura algo de espectro total. Tens algumas chinocas interessantes, procura por aqui no fórum, ou investe em calhas profissionais!

Informação: aconselho a ler informação presente no fórum, para iniciantes, vai ajudar imenso. Vê também montagens dos membros aqui do fórum, são sempre muito úteis.
Muita calma, e ler muito é o ideal!

Boa sorte!
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 15/mai/2015, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Obrigado pelas dicas sr Amorim...
Em relação ha minha sumo é de 1000cX360lX360a com uma grande divisoria para a queda de agua ,cabe lá MT bem o escumador e sobra espaço,mais duas divisorias para alguma cerâmica,etc,mais para a frente Colocarei fotos mas fila para agua doce e por coincidencia esta funcional para salgada..
O que tenciono ter de inicio são apenas moles e peixes,depois com o tempo e quando me sentir mais a vontade ai avanço para uns sps,LPs e nessa altura sei que terei de investir numa iluminação em condições..outra hipótese que tou a pensar é numa calha de t5 de 3 ou 4 lampadas,mas já agora que espetro usaria?penso em duas de 6.500k,uma 20000k e uma blue marine..o que aconselhava para poder colocar alguns sps ou LPs..
O escumador será deltec sem duvida mas hoje encontrei uns da tropicais marine os vsSkim 1000,alguém sabe se são bons?

Mensagem 16/mai/2015, 17:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas pessoal..
e entao ninguem me da uma opiniaozita sobre o que escrevi?
toda a ajuda de pessoal mais experiente é bem vinda.
cump

Mensagem 16/mai/2015, 17:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Manuel pereira Escreveu:
Boas pessoal..
e entao ninguem me da uma opiniaozita sobre o que escrevi?
toda a ajuda de pessoal mais experiente é bem vinda.
cump


Boas, fica te pelo deltec 1455 ou pelo nac 9.
Abc

Mensagem 19/mai/2015, 00:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Manuel pereira Escreveu:
Boas pessoal..
e entao ninguem me da uma opiniaozita sobre o que escrevi?
toda a ajuda de pessoal mais experiente é bem vinda.
cump



Olá Novamente :-)

Se queres iniciar calmamente tudo bem, o escumador é porreiro, até porque se quiseres fazer um upgrade, esse vende-se bem.
Quanto á iluminação eu se não quisesse gastar muito dinheiro ia para as t5 talvez com 6 lâmpadas, embora usaria apenas 4, arranjas calhas a bom preço e é uma tecnologia que funciona muito bem, no entanto tens uma condicionante, a altura, com 70 cm vai ser mesmo complicado e não ser que uses mesmo as 6 ligadas ou umas Hqi. Quanto ao espectro já foge um pouco do meu conhecimento, mas nada como umas boas combinações com lampadas de qualidade :-)
Circulação já pensaste?

Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 19/mai/2015, 08:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas,obrigado pela tua ajuda:-)..em relação a iluminação vai ser mesmo as t5 para começar,penso que para moles a iniciar conseguirei resultados,para os mais exigentes terei que jogar com eles mais para cima,caso nao funcione terei d alterar a iluminação,mas para começar e até ganhar mais a vontade chegara d certesa..
em relação a circulaçao ainda nao me debruçei mt sobre o tema mas penso que 3 bombas d 15000 lts/h mais o caudal da de elevação chegara,secalhar até sera d mais..
o k achas?colocarias mais ou menos?

Mensagem 19/mai/2015, 13:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Peço desculpa,não são 3 bombas d 15000lts/h, são 3 a fazer um total d 15000 l/h penso q chegara

Mensagem 22/mai/2015, 22:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
o que acham,é muito,é pouco..

Mensagem 22/mai/2015, 22:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Carlos Amorim Escreveu:
Manuel pereira Escreveu:
Boas pessoal..
e entao ninguem me da uma opiniaozita sobre o que escrevi?
toda a ajuda de pessoal mais experiente é bem vinda.
cump



Olá Novamente :-)

Se queres iniciar calmamente tudo bem, o escumador é porreiro, até porque se quiseres fazer um upgrade, esse vende-se bem.
Quanto á iluminação eu se não quisesse gastar muito dinheiro ia para as t5 talvez com 6 lâmpadas, embora usaria apenas 4, arranjas calhas a bom preço e é uma tecnologia que funciona muito bem, no entanto tens uma condicionante, a altura, com 70 cm vai ser mesmo complicado e não ser que uses mesmo as 6 ligadas ou umas Hqi. Quanto ao espectro já foge um pouco do meu conhecimento, mas nada como umas boas combinações com lampadas de qualidade :-)
Circulação já pensaste?

Abraço



Com leds, chega bem ao fundo.
Abc

Mensagem 22/mai/2015, 23:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 48
Localização: Mem Martins
Acho que está bom assim. É 30x a litragem
Cumprimentos,

Luis Martins

Mensagem 22/mai/2015, 23:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Manuel pereira Escreveu:
o que acham,é muito,é pouco..


Manuel, que bombas sao?
Sabes a marca e modelo?
Serão as Sunsun 5000?

Mensagem 22/mai/2015, 23:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Manuel pereira Escreveu:
o que acham,é muito,é pouco..


Manuel, que bombas sao?
Sabes a marca e modelo?
Serão as Sunsun 5000?


boas..
a marca ainda nao escolhi..
mas ou sunsun ou as since tb ja me falaram muito bem delas e tb como tem controlador melhor..
andei a ver preços das vortex mas sao muito caras,lol..

Mensagem 22/mai/2015, 23:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Carlos Amorim Escreveu:
Manuel pereira Escreveu:
Boas pessoal..
e entao ninguem me da uma opiniaozita sobre o que escrevi?
toda a ajuda de pessoal mais experiente é bem vinda.
cump



Olá Novamente :-)

Se queres iniciar calmamente tudo bem, o escumador é porreiro, até porque se quiseres fazer um upgrade, esse vende-se bem.
Quanto á iluminação eu se não quisesse gastar muito dinheiro ia para as t5 talvez com 6 lâmpadas, embora usaria apenas 4, arranjas calhas a bom preço e é uma tecnologia que funciona muito bem, no entanto tens uma condicionante, a altura, com 70 cm vai ser mesmo complicado e não ser que uses mesmo as 6 ligadas ou umas Hqi. Quanto ao espectro já foge um pouco do meu conhecimento, mas nada como umas boas combinações com lampadas de qualidade :-)
Circulação já pensaste?

Abraço



Com leds, chega bem ao fundo.
Abc


pois eu sei que a leds no mercado muito bons mas tb para um calha de 1,5m é um dinheirao,mais para a frente devo investir mas para agora nao da..

Mensagem 22/mai/2015, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
almartin Escreveu:
Acho que está bom assim. É 30x a litragem


obrigada :)

pois eu tb acho que sim, pelo que li aconcelham 20x a litragem e como tambem tenho o retorno da sump de 2000 lh a 5000 lh
por norma tenho regulado a 3000 lh mais coisa menos coisa..acho que serve perfeitamente 3 bombas d circulaçao..

Mensagem 23/mai/2015, 00:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Manuel pereira Escreveu:
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Manuel pereira Escreveu:
o que acham,é muito,é pouco..


Manuel, que bombas sao?
Sabes a marca e modelo?
Serão as Sunsun 5000?


boas..
a marca ainda nao escolhi..
mas ou sunsun ou as since tb ja me falaram muito bem delas e tb como tem controlador melhor..
andei a ver preços das vortex mas sao muito caras,lol..



Nunca tive Sicce, pelo que nessas nao posso opinar.
Mas as sunsun concentram muito o fluxo da corrente, por um lado vai criar mais forca de corrente, por outro vai espalhar pouco essa mesma corrente.

Vortech?? É 8 ou 80!
Se pensate numas tunze ou numas jebao?
Abc

Mensagem 23/mai/2015, 18:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
mas sunsun secalhar nao...
sim as jebao ja as vi onde compro o meu material todo para aquariofili tem la,parecem porreiras e tb tem controlador..
sobre as tunze ainda nao pesquisei nada tb nao sei o preço..mas como ainda tenho tempo vou pesquisando sobre tudo..
em relaçao a iluminaçao que me falas por mp,essas calhas sao algo de jeito??eu ja vi pessoal a falar mal disso..e da para fazer tipo sun rise ou acendem tudo de uma vez??

Mensagem 23/mai/2015, 20:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Manuel pereira Escreveu:
mas sunsun secalhar nao...
sim as jebao ja as vi onde compro o meu material todo para aquariofili tem la,parecem porreiras e tb tem controlador..
sobre as tunze ainda nao pesquisei nada tb nao sei o preço..mas como ainda tenho tempo vou pesquisando sobre tudo..
em relaçao a iluminaçao que me falas por mp,essas calhas sao algo de jeito??eu ja vi pessoal a falar mal disso..e da para fazer tipo sun rise ou acendem tudo de uma vez??


Nao, nao tem sunrise e esse tipo de panel....., tem dois canais, os azuis e os branco, e podes programar para acender em separado e a que horas pretendes. Mas acendem logo na potencia programada, que vai dos 0-100.

O Sunrise apenas nao passa de uma brincadeira engraçada, mas que a meu ver nao tras qq vantagem. Just my opinion.
Abc

Mensagem 24/mai/2015, 00:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Manuel pereira Escreveu:
mas sunsun secalhar nao...
sim as jebao ja as vi onde compro o meu material todo para aquariofili tem la,parecem porreiras e tb tem controlador..
sobre as tunze ainda nao pesquisei nada tb nao sei o preço..mas como ainda tenho tempo vou pesquisando sobre tudo..
em relaçao a iluminaçao que me falas por mp,essas calhas sao algo de jeito??eu ja vi pessoal a falar mal disso..e da para fazer tipo sun rise ou acendem tudo de uma vez??


Nao, nao tem sunrise e esse tipo de panel....., tem dois canais, os azuis e os branco, e podes programar para acender em separado e a que horas pretendes. Mas acendem logo na potencia programada, que vai dos 0-100.

O Sunrise apenas nao passa de uma brincadeira engraçada, mas que a meu ver nao tras qq vantagem. Just my opinion.
Abc


Sim nisso tens razao,eu tb sei q nao faz nada o sunrise a nao ser um efeito porreiro,so perguntei pk tava a confundir as calhas,pensava que eram outras..
eu se nao optar por leds é mesmo por causa do preço delas,tb sei que ao longo d um ano recupero o investimento na conta da luz,lol... Mas nao tou d acordo cntg numa questao,as t5 se falarmos d lampadas em condiçoes sao uma boa iluminação e d certesa que daria para os meus 70 d altura pk s descontarmos uma camada d areao e uns centimetros sem agua no topo do aqua daria perfeitamente e ficaria tb cm boa iluminação para alguns corais mais exigentes..mas é claro a conta da luz aumentamt,lol..a iluminação ainda ando a pensar,ando a fazer td com calma pk ainda tenho o aqua ocupado com os meustdisquinhos:-)..e tb pk aprendi mt com erros devidoa pressas e precipitaçoes,e nao quero fazer o mesmo cm salgada..agora s optar por leds e nao vir nada melhor dentro do orçamento falo contigo..

Mensagem 24/mai/2015, 07:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva,
para 70 de altura t5 é mesmo muito insuficiente, precisa de Led ou mesmo Hqi.

Quanto ao Sunrise, sem dúvida que um iniciar suave do fotoperiodo é sempre muito interessante,
pelo menos os peixes sentem, certamente os corais também. Por vezes ao afinar as calhas a luzes desligam e ligam, os peixes ficam muito assustados !

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron