Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Ainda muito no inicio....

Ainda muito no inicio....

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 21/mai/2015, 09:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 46
Localização: São Marcos
Ora boas,

Depois de algum tempo afastado dos aquários (plantados), eis que uma visita a uma loja da especialidade me reacendeu o “bichinho”, desta feita pelos salgados.
Por vários motivos afastei-me do hobby, tendo mesmo vendido tudo. Neste momento é um começo a partir do zero.
Nos últimos tempos tenho lido muito, mas ainda assim as duvidas ainda são várias, algumas acredito que básicas, já respondidas com certeza. Nos plantados era tudo um pouco mais linear.

Neste momento, com a exceção de Ocellaris Clownfish e de Pterapogon kauderni ainda não sei exatamente o que vou colocar no aquário. Gostava muito de ter Tangs mas julgo que as medidas do aquário que tenho em mente não mo permitem.
Quanto a corais, neste momento não estou a pensar seguramente em SPS.

Este é o setup que idealizei até agora, alguns items a ter no início, outros julgo que precisarei apenas com o avançar, comentem e critiquem à vontade. Ainda não comprei nada, pois antes de comprar gostava de saber se estou a comprar mal. Como há o problema do tempo e do “t€mpo”, vai ter de ser muuuuuuito devagar.

Aquário: 100C x 60L x 50A com coluna seca central com 3 furos para usar o método Bean Animal Simplificado

Já descontando 2 ou 3cm no topo sem água, 40 ou 45 cm de altura total serão suficientes, ou mantenho os 50cm (ou mesmo 60cm, como tenho visto)?

Sump: com 3 divisórias (Escumador – restante equipamento - retorno), mas ainda não sei as medidas. Existe alguma altura aconselhável ? Quanto ao comprimento estava a pensar não ser a totalidade do móvel. Deixar uma margem para colocar equipamento ou algo que seja preciso.

Escumador: Deltec SC1455. Também tenho visto as Tunze, podem aconselhar ? As Deltec continuam mais silenciosas ?

Bomba de retorno: JEBAO Eco-Tech DC 3000 ou Eheim compact+ 3000

Bomba de circulação: JEBAO RW-8
1 ou 2 inicialmente ? RW 8 ou rw 15 ?

Iluminação: ???
Aqui está a minha maior luta. Quando comecei a ver valores, e como me dou bastante bem com o Arduino, a minha ideia foi logo DIY. Depois encontrei as Ocean Revive. Sei que com um DIY poupamos bastante, mas também sei por experiência própria que entre tentativas e erros (e tempo), os valores finais serão próximos dos das Ocean Revive.
No caso de OceanRevive: Uma ou duas placas ?

Reposição de água: Tunze 3155 Osmolator
Como é que funciona ? Temos um recipiente com água apenas para o efeito ?

Sistema de osmose: Ainda não sei. O que me dizem da TMC ?
Eu moro perto de Oeiras. A água do mar por estas bandas tem qualidade mínima, ou é melhor não arriscar ?

Mais tarde pretendo usar o método Balling, pelo que estou a pensar também uma Jebao auto dosing pump.

Eu por norma gosto das coisas bem planeadas e arrumadinhas, pelo que isto é capaz de demorar bastante tempo :)

O que me dizem, mudavam alguma coisa ?

Muito Obg
Nuno Gameiro

Mensagem 21/mai/2015, 17:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Relativamente à divisória da sump vê nas especificações do escumador qual é a altura de trabalho dele e aponta para isso.

calhas ... as OR e as chinesas cobrem 60x60 mas se retirares as lentes e tiveres um layout central consegues safar-te com uma

relativamente à reposição vê a fish-street-store (procura no goolge) o triple sensor ATO ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/mai/2015, 11:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Ora Viva Nuno,
Aqui vai a minha opinião/contribuição :)

Aquario: gosto das medidas, coluna seca no centro excelente mas optava por uma coluna exterior, esteticamente ia ficar top;

Sump: pessoalmente gosto de ter uma sump espaçosa, no teu caso até tens espaço para uma boa sump, considera ter um móvel de apoio ao lado para arrumares os testes etc sem humidade da sump. Quanto á altura, idealmente 40cm, depois vai jogando com as divisórias, tens excelentes sumps aqui nos aquários dos membros, assim tens boas bases de referência;

Escumador: gosto muito desse escumador 1455, tenho um tunze e gosto mesmo muito pela facilidade pois nem precisa de grande afinação, é silencioso;

Bomba de retorno: eu optava pela 6000 ou mesmo 9000, são regulaveis é assim tens sempre margem de manobra para se quiseres ligar um reactor de Pellets, etc. Atenção ao diâmetro da tubagem, diametro pouco apropriado para a bomba pode causar barulhos;

Bomba de circulação: sem duvida duas rw-8 ;

Iluminação: podes começar com uma, mas vai estar mesmo muito limitado;

Reposição: São muito simples de instalar, precisas de um reservatório, pode ser um bidão ao lado da sump, ou mesmo uma divisória na sump para esse efeito, com água de osmose para repor a evaporação e desta forma a salinidade é sempre a mesma;

Osmose: vais precisar sempre dela por causa da Reposicao;
Usa água natutal se for mesmo boa, faz todos os teste necessários para confirmares isso:-)

Abc é boa sote
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 22/mai/2015, 18:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 46
Localização: São Marcos
Obrigado pelas respostas :)

Já vi uns vídeos e de facto a reposição de agua é simples. Quem não sabe é como quem não vê :)

A ideia da coluna seca externa não me tinha passado pela cabeça. Em vez de reservar uma parte dentro do aquário, acrescentar, por exemplo, uma coluna seca a ocupar toda a parte de traz do mesmo.

Já vi o manual do escumador. Precisa de uma altura de água entre os 14 e 24cm. Os 40cm são suficientes.

Vou actualizar a lista de compras no que à bomba de retorno diz respeito :-)

O próximo passo é sem duvida começar a ver Sumps. Um refugio torna-se essencial ?

Obrigado
Nuno Gameiro

Mensagem 22/mai/2015, 19:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Nuno Gameiro Escreveu:
Obrigado pelas respostas :)

Já vi uns vídeos e de facto a reposição de agua é simples. Quem não sabe é como quem não vê :)

A ideia da coluna seca externa não me tinha passado pela cabeça. Em vez de reservar uma parte dentro do aquário, acrescentar, por exemplo, uma coluna seca a ocupar toda a parte de traz do mesmo.

Já vi o manual do escumador. Precisa de uma altura de água entre os 14 e 24cm. Os 40cm são suficientes.

Vou actualizar a lista de compras no que à bomba de retorno diz respeito :-)

O próximo passo é sem duvida começar a ver Sumps. Um refugio torna-se essencial ?

Obrigado
Nuno Gameiro



Viva Nuno,
Certamente existirão muitas opiniões quanto ao refugio, poderão acumular muita porcaria, é um facto, mas permitem fazer muitas coisas interessantes, lê um pouco e tira as tuas opiniões :-)

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 25/mai/2015, 11:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boa nuno. tenho um deltec SC 1455 e se colocares a agua a 15 cm trabalha excelente...

Mensagem 26/mai/2015, 12:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 46
Localização: São Marcos
Boas,

Tenho lido e visto dezenas de Sumps, com várias configurações e tamanhos, e tenho a sensação que quanto mais vejo,mais confuso fico ~x(

Cheguei a este desenho (com o tamanho reduzido que tenho acho que não vou optar por refugio). O que acham ?

O que alteravam ?

Imagem

Obg
Nuno

Mensagem 26/mai/2015, 12:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Olá Nuno, ainda recentemente passei pelo mesmo, acabei por simplificar. Uma só divisória para manter o nível estável para o Escumador, mais simples de limpar, sem "vidrinhos" e funciona [WINKING FACE]


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem

Mensagem 26/mai/2015, 12:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 46
Localização: São Marcos
Nelson Alcobia Escreveu:
Olá Nuno, ainda recentemente passei pelo mesmo, acabei por simplificar. Uma só divisória para manter o nível estável para o Escumador, mais simples de limpar, sem "vidrinhos" e funciona [WINKING FACE]


Acredita que este já está muito mais simples relativamente aos que já idealizei :D :D :D
Como tal dou-te razão... a opção aqui é simplificar o mais possível, sem no entanto comprometer o (bom) funcionamento.

Eu gostava de fazer reposição automática de osmose, e um dia mais tarde um DIY para o mesmo para TPAs. Posso sempre meter apenas duas divisórias (escumador e bomba de retorno) com uma sump mais pequena, e reservar espaço no armário para reservatórios plásticos para o resto....

Obg
Nuno

Mensagem 26/mai/2015, 12:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

Eu concordo com o Nelson e na parte que ficas com mais área, podes colocar uma eggcrate com alguma altura (podes fazer os pés também em eggcrate ou com tubos de PVC) e colocares Chaetomorpha.

Assim a porcaria acumula por baixo da eggcrate e não em cima da macroalga e ficas com um filtro biológico muito eficiente.

Areia/DSB na sump acumula mesmo muito lixo e pela experiência acho que é um erro.

Mensagem 27/mai/2015, 14:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 46
Localização: São Marcos
Boas,

Será que consigo ter uma ideia aproximada da água que se perde diariamente por evaporação ?

@Bruno Escaleira:
Tens o Deltec numa divisória apenas para o escumador ? Se sim, consegues-me dizer o tamanho da mesma ?


Obg
Nuno

Mensagem 27/mai/2015, 16:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Nuno Gameiro Escreveu:
Boas,

Será que consigo ter uma ideia aproximada da água que se perde diariamente por evaporação ?

@Bruno Escaleira:
Tens o Deltec numa divisória apenas para o escumador ? Se sim, consegues-me dizer o tamanho da mesma ?


Obg
Nuno


boas nao tenho divisorias nenhumas , tenho a sump toda aberta.. mais facil de limpar... e faz o serviço na mesma

Mensagem 29/mai/2015, 02:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva,
Teres uma ideia da água que se evapora semanalmente é um pouco complicado porque depende de muitos factores, penso eu! Da área de superfície, diferenças de temperatura etc.
No meu aquário tenho semanas que evaporam mais 5 ou menos 5 litros
Mas deixa ver se alguém mais entendido aparece,

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 29/mai/2015, 20:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Olá,
O meu está neste momento com uma evaporação de 20 litros mais ou menos por semana.
Imagem

Mensagem 31/mai/2015, 10:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 46
Localização: São Marcos
Obrigado a todos pelas respostas :)

Tive um ou dois dias a meter ideias no sitio. Lemos tanta coisa e tão diferente, que acabamos por ficar com mais duvidas que certezas. Principalmente no que à Sump diz respeito.

A ideia inicial era ter uma Sump com 3 divisões (Escumador, Retorno e ATO / refúgio),daí a pergunta da evaporação. Depois decidir seguir os V conselhos. Manter a coisa simples.
Decidi (acho que em definitivo), um Sump com apenas 2 divisões. Ainda ponderei ser apenas uma divisão ampla, mas tenho lido que as "baffles" ajudam nas microbolhas. Não vou avançar de inicio com um refúgio, e ATO fica com um aquário/recipiente à parte. Pelas vossas contas qualquer um com cerca de 30l deverá ser suficiente para uma semana. A Sump parece-me que se me arrepender posso sempre alterar.

Ponderei tambem o conselho de ter a coluna seca na parte de traz do aquário. Era o ideal, mas com uma profundidade de 60cm, ter mais 15 ou 20cm para a coluna seca, ficava com uma profundidade total enorme, algo que devido ao espaço que tenho não posso. Como não tenho ainda a certeza de onde vai ficar o aquário (cá por casa andamos em negociações :D ), não sei se a coluna seca fica central ou num canto.
Vou 3 usar furos de 25mm, estava a pensar numa coluna seca de 25cm x 15cm. Curto ?

Agora é decidir onde fica o aquário e mandar fazer.

Obrigado
Nuno

Mensagem 31/mai/2015, 11:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas, Nuno

No que diz respeito à sump opta por ter só uma divisão para separa o retorno e manter o nivel de água correcto para o escumador. O resto das divisórias só atrapalha. Refugios na sump totalmente desaconselhavel, por experiencia própria acabei á já alguns anos com essa situação e mantenho-os independentes o que me permite actuar com eficácia e rapidez caso algo corra mal, sem comprometer o sistema. Os refugios tem coisas boas e coisas más e por vezes o nosso tempo (ou falta dele) lixa tudo.

A coluna seca exterior basta ter 10cm de fundo nada de especial no entanto eu no teu caso preferia um aquário com 70cm do que a coluna externa, maior profundidade fica melhor. Quanto aos furos da coluna um deles deve ser de maior diâmetro porque a descarga não tem pressão ao contrário do retorno que vem da bomba e por isso a pressão da mesma aumenta o caudal, logo é preciso ter atenção a isso. Havendo condições eu faria 1x50mm (descarga) o que dá uma passagem livre em tubo de 40mm, depois 1x25mm (retorno da bomba) permite usar o tubo de 20mm, e por fim um furo de 40mm para o ladrão, caso haja algum entupimento e não dês por ele. Se não tiveres espaço para o furo do tubo ladrão mantens os outros dois e usas um pressostato para o caso de a descarga entupir desligares a bomba de retorno antes de teres água no chão.

Boa sorte,
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Voltar para Novo no hobby



cron