Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo no hobby aquário 1250 litros

Novo no hobby aquário 1250 litros

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
Bom dia sou novo nestas andanças já tive um nano há muito tempo mas nunca consegui perceber bem como tudo isto funciona,então desta vez arrisquei e vai ser para andar para a frente pois estou em obras em casa e vai ser definitivo pois vou levantada uma bancada com vigas para o aquário.
Com mais tempo meto o Set up com mais calma mas só para terem uma ideia de como vai ficar
Aquário
Comprimento 225
Largura 80
Altura 70
Deixo aqui também umas fotos da obra e de tudo isto falta pouco tempo para irem lá deixar o aquário . Agradeço a vossa ajuda para começar com este meu projecto pois sozinho não irei conseguir
Um abraço a todos
Martim Oliveira




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
Foto do início aquário vai ser visto a entrada de casa e tem 2 visões da sala e do telheiroImagemImagemImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
ImagemImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Vê o meu projecto que é de dimensões muito semelhantes ao teu ...

Se ainda fores a tempo baixa a altura do aquário para os 60cm ... com 60 já me vejo aflito para lá chegar ao fundo ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
Rui o aquário já está feito e a pare de cima também é a parede do lado do telheiro já não consigo baixar para os 60 tenho é receio das luzes não sei se elas chegam ao fundo não sei que iluminação usar para um aquário com este tamanho. Vou dar um pulo ao teu topico
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Bem vindo :)

Ao vício dos salgados e com medidas razoáveis. Mais sistema acima dos 1000 aqui na margem Sul.
Dá também muita atenção ao que não se vê, a chamada "casa das máquinas" por vezes é mais importante que o aquário principal.
Qualquer coisa dispõe.
Boa sorte para o projecto
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
Sim os vidros serão feitos na scalare e lá ele faz as medidas todas para aqui sump.. E depois é ir a procura do material não sei quantas wp40 chegam será que 2?
Alguém me pode falar mais sobre as doseadora de cálcio magnésio e isso.. Qual é mesmo a finalidade delas? É necessário inicialmente?
Se é importante as bactérias para o ciclo e para a vida no aquário para que serve o filtro uv? Para já são estas as minhas primeiras dúvidas obrigado pela atenção
Abraço martim


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Martim oliveira Escreveu:
Sim os vidros serão feitos na scalare e lá ele faz as medidas todas para aqui sump.. E depois é ir a procura do material não sei quantas wp40 chegam será que 2?
Alguém me pode falar mais sobre as doseadora de cálcio magnésio e isso.. Qual é mesmo a finalidade delas? É necessário inicialmente?
Se é importante as bactérias para o ciclo e para a vida no aquário para que serve o filtro uv? Para já são estas as minhas primeiras dúvidas obrigado pela atenção
Abraço martim


Ola MArtim,

2 wp40 são curtas para o teu aquario, bombas desse calibre uso no meu aqua de 500L.
Apostava em bombas mais pontentes ou mais unidades, eu preferia mais unidades consegues criar diferentes fluxos.

A doseadora serve para te poupar o trabalho de doseares o CA,KH e MG.. e tudo o mais que queiras dosear, automaticamente.
Em vez de doseares uma vez por dia por ex CA tipo 60ml... com a doseadora doseas 6x por dia 10ml que é melhor o choque no aqua nao e tao grande.

Filtro UV é controverso, ha quem goste ha quem nao goste, a finalidade é matar tudo o que é Bacterias más...

Bacterias, são o que vao manter o sistema estavel, aqui tambem ha quem adicione no inicio, outros nao...

abraço

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
Mas o filtro tanto mata boas como mas correcto? Mas existe bombas com a mesma função da wp40? Com ondas e esses efeitos todos na água?
E em relação à bomba doseadora é obrigatório dosear esses produtos no início? Mas qual é a finalidade de ter esses produtos no aquário? São necessidades dos peixes e corais?
Abraço
Martim oliveira


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Martim oliveira Escreveu:
Mas o filtro tanto mata boas como mas correcto? Mas existe bombas com a mesma função da wp40? Com ondas e esses efeitos todos na água?
E em relação à bomba doseadora é obrigatório dosear esses produtos no início? Mas qual é a finalidade de ter esses produtos no aquário? São necessidades dos peixes e corais?
Abraço
Martim oliveira


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Boas Martim ...

Epá pelas perguntas que fazer parece-me que precisas de ler bem mais antes de conseguires manter um aquário de água salgada.

O filtro UV mata todo o tipo de bactérias. Boas e Más ... há que defenda que como as bactérias nitrificantes se alojam na rocha, areão e vidro matar o que existe na coluna de água não é problemático. Eu pessoalmente tenho uma UV mas só a uso em caso de boom de bactérias ou no sistema de quarentena de peixe. No Display não uso.

Quanto aos parâmetros que falas ...
Ca = Cálcio
KH = Carbonatos
Mg = Magnésio.

Na água natural os valores andam à volta dos:
KH = 7
Ca = 400/420
Mg = 1200/1300

Os corais e todos os organismos presentes no aquário irão consumir esses elementos Macro bem como elementos traço para poder crescer. Como não tens o oceano em casa tens que ir suplementando esses componentes à medida que os vivos os vão consumindo.

Arrancar com balling em bomba doseadora no inicio não faz muito sentido pois com as TPA consegues manter e repôr os valores.
Vê a utilização de Kalk = Kalkwasser. É o que estou a usar no meu aquário.

Entretanto vai depender muito do que queres manter. Se fores para SPS definitivamente vais precisar no futuro. Se fores só para LPS e moles o mais provável é que só com Kalk e TPA mantenhas calma e tranquilamente o aquário.

Mais uma vez te digo ... vê o meu tópico. Está lá tudo explicado e é um aquário de dimensões semelhantes ao teu.

Agora o melhor conselho que te posso dar é .... LÊ ... Mas LÊ muito e aprende.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Quanto às bombas ... duas WP40 parece-me curto para esse aquário.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
pois 2 é curto...

E sim existem varios modelos de bombas circulação, essas são da jebao, tens as vortech da ecotech, maxspect gyre, tunze, sunsun.........

todas tem diferentes potencias adequadas ao tamanho do aquario!


E começa a ler o maximo que puderes, para evitares comteres erros, que te possam custar caro e teres nocao dos custos de manuntenção que vais ter num aquario desses!


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Alves Escreveu:
pois 2 é curto...

E sim existem varios modelos de bombas circulação, essas são da jebao, tens as vortech da ecotech, maxspect gyre, tunze, sunsun.........

todas tem diferentes potencias adequadas ao tamanho do aquario!


E começa a ler o maximo que puderes, para evitares comteres erros, que te possam custar caro e teres nocao dos custos de manuntenção que vais ter num aquario desses!


Que posso já dizer que são elevados .... :D

Ups ... que a minha mulher não pode ver isto ....

Não são nada querida ... é tudo de borla. SIM???? :x :x :x :x :x

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
Está certo já entendi ler mais um bom bocado então a minha ideia é ter todo o tipo de corais tais como SPS e LPS e moles .. Mas primeiro começar pelos mais fáceis está claro.. Obrigado pela ajuda vamos vendo como corre mas tem que ser aos poucos pois o material não é nada barato [FACE SCREAMING IN FEAR]


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
Malta com as calhas ocean revive consigo fazer o efeito do por do sol? Caso de quantas iria precisar para meter no aquário? Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
A ideia seria mete las perpendicular ao aquário


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Martim oliveira Escreveu:
Malta com as calhas ocean revive consigo fazer o efeito do por do sol? Caso de quantas iria precisar para meter no aquário? Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Boas,

Não ... Não consegues. Aquilo só tem timers para ligar desligar e mais nada. Mas outras iluminações mais que provadas tipo T5 também só ligas azuis e brancos (a não ser que tenhas balastos dimmable). É mais uma mariquice que outra coisa ...

Eu no meu aquário com as mesmas dimensões (ou parecidas) tenho 3 Radion.
Mas tu com 70 de altura terás que ter lentes mais fechadas e por isso deves precisar de mais.

Também vai depender muito do layout.

6 calhas como mínimo perpendiculares ao vidro da frente ou idealmente 8. quatro à frente e quatro atrás paralelas ao vidro frontal.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
E como poderei ter as lentes mais fechadas? Para que valores andas as calha da rádion rui?
Abraco



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas se não me engano as OR vem com lentes de 90 o que é porreiro para a altura da coluna de água ... Mas isso implica teres mais calhas para distribuir a luz.

As radion PVP devem rondar os 750€ cada calha ...


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 313
Idade:
Localização: Moita
E tu disses te que precisava de 6 a 8? É a esse preço?! Haja arame !


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron