Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Ajuda novo projecto

Ajuda novo projecto

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 13/mar/2017, 18:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Boa tarde pessoal.

Finalmente já estou a encher o aquario e muito em breve (amanhã possivelmente porque hoje joga o grande :D ) vou abrir um tópico com o meu reef (nem acredito) mas entretanto tenho a seguinte duvida....

Estou a fazer a agua de osmose para um bidon com a boca larga onde faço a mistura e depois com uma bomba e uma mangueira envio a agua para o aqua, entretanto vou enchendo outro bidon mas este com a boca pequena onde não cabe a bomba... alguma ideia para retirar a agua sem estar a esforçar as minhas costas?? :-?

Abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda!!
Ricardo Reis

Mensagem 13/mar/2017, 18:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
rreis Escreveu:
Boa tarde pessoal.

Finalmente já estou a encher o aquario e muito em breve (amanhã possivelmente porque hoje joga o grande :D ) vou abrir um tópico com o meu reef (nem acredito) mas entretanto tenho a seguinte duvida....

Estou a fazer a agua de osmose para um bidon com a boca larga onde faço a mistura e depois com uma bomba e uma mangueira envio a agua para o aqua, entretanto vou enchendo outro bidon mas este com a boca pequena onde não cabe a bomba... alguma ideia para retirar a agua sem estar a esforçar as minhas costas?? :-?

Abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda!!

Coloca o bidon de boca estreita em cima do frigorífico antes de o começares a encher :)
Estou a brincar, mas podes coloca-lo em cima de alguma coisa para depois o conseguires esvaziar por gravidade...
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 13/mar/2017, 18:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Coloca em cima de um banco , e depois por gravidade tiras para o de boca larga ....

Abraço e fico a espera dessas fotos ... :D :D :D
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 13/mar/2017, 22:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
André Jorge Silva Escreveu:
Coloca o bidon de boca estreita em cima do frigorífico antes de o começares a encher :)
Estou a brincar, mas podes coloca-lo em cima de alguma coisa para depois o conseguires esvaziar por gravidade...


epah em cima do frigorifico é para a minis :D

Obrigado Andre e Paulo, pensei que desse para fazer algum "truque" com a bomba....

lá vou eu continuar a encher o aquario aos bochechos :-o isto lá pró ano já deve de ficar cheio!!!



abraço e obrigado
Ricardo Reis

Mensagem 14/mar/2017, 21:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal

uma pergunta meio parva de quem nunca usou sump/overflow/etc.... :D

para arrancar com o sistema como faço??

1. encho o aquario
2. encho a sump
3. arranco com a bomba de retorno
4. controlo o nivel de agua do overflow através das torneiras?? começo com elas abertas na totalidade e vou fechando ate ao nivel desejado?
5. vou acrescentando agua até ficar o nivel da agua do aquario a meio do pente?? (para compensar a agua do overflow?)

qual é a maneira mais segura??

abraço a todos
Ricardo Reis

Mensagem 19/mar/2017, 21:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa tarde pessoal

hoje ao iniciar o aquario estou com problema na bomba de retorno... jecob ds-3000 - trabalha a baixa velocidade (1-2) e quando começo a aumentar acendem-se a luzes todas menos a 2 do meio... no manual diz "check the input supplying voltage" isto quer dizer que o carregador foi-se??? se sim é preciso ter galo, tirei-a agora da caixa :-o :((
Ricardo Reis

Mensagem 20/mar/2017, 15:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa tarde pessoal,

o problema era mesmo do carregador e já está substituído.

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 21/mar/2017, 00:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Este projecto corre as mil maravilhas... hoje estava eu a tentar perceber como arrancar com o sistema todo, quando vejo que existia uma fuga milimetrica da sump para área da água de reposição :( não está fácil

Toca a vazar tudo e amanha vou tentar eliminar a fuga.

Ando a dar cabeçadas na parede para perceber ao a melhor maneira para afinar e arrancar com o sistema. :(

Vamos ver....

Abraco a todos

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
Ricardo Reis

Mensagem 21/mar/2017, 00:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Amigo.. Arrancar e fácil...

Encher o aquário até começar a cair água para a sump depois deixar a sua encher até tapar a bomba de retorno ai uns 5/10 cm... Depois ligar tudo e siga...

Pensa positivo melhor acontecer tudo agora do que depois quando tiveres vivos dentro do aquario...

Abraço


Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/mar/2017, 01:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Obg Paulo pela ajuda e motivação . Tens razao antes agora.
Depois de encher SUMP e aquario vou afinando o nível de água fechando a torneira da queda livre até encher a coluna seca? ou encho
Tb a coluna seca antes de iniciar?


Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
Ricardo Reis

Mensagem 21/mar/2017, 10:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Não isso enche depois em funcionamento....

Abração amigo...e siga para​ a frente sem medo...

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/mar/2017, 14:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Paulo Oliveira Escreveu:
Não isso enche depois em funcionamento....

Abração amigo...e siga para​ a frente sem medo...

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk


No meu caso acho que não é bem assim... mas eu sou muito verdinho nisto.

Eu tenho 2 quedas de aguá (1 com um dorso e outra livre com um crivo). Quando liguei tudo a agua não subia porque a queda-livre estava a dar vazão à agua. Nota. não tinha a bomba de retorno no máquimo. Só quando começei a estrangular a queda -livre é que começei a notar a agua a subir um pouco.

Por isso é que eu digo que devo ter de estrangular a queda-livre e aumentar a velocidade da bomba de retono até que a agua chegue a meio do dorso.

Acho eu...

Hoje já vou tentar arranjar o furo da sump e amanhã já devo tentar arrancar novamente.,
Ricardo Reis

Mensagem 21/mar/2017, 14:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
rreis Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Não isso enche depois em funcionamento....

Abração amigo...e siga para​ a frente sem medo...

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk


No meu caso acho que não é bem assim... mas eu sou muito verdinho nisto.

Eu tenho 2 quedas de aguá (1 com um dorso e outra livre com um crivo). Quando liguei tudo a agua não subia porque a queda-livre estava a dar vazão à agua. Nota. não tinha a bomba de retorno no máquimo. Só quando começei a estrangular a queda -livre é que começei a notar a agua a subir um pouco.

Por isso é que eu digo que devo ter de estrangular a queda-livre e aumentar a velocidade da bomba de retono até que a agua chegue a meio do dorso.

Acho eu...

Hoje já vou tentar arranjar o furo da sump e amanhã já devo tentar arrancar novamente.,

O aquário não tem pente?
Tem coluna seca com dois tubos de descarga?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 21/mar/2017, 14:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
André Jorge Silva Escreveu:
rreis Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Não isso enche depois em funcionamento....

Abração amigo...e siga para​ a frente sem medo...

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk


No meu caso acho que não é bem assim... mas eu sou muito verdinho nisto.

Eu tenho 2 quedas de aguá (1 com um dorso e outra livre com um crivo). Quando liguei tudo a agua não subia porque a queda-livre estava a dar vazão à agua. Nota. não tinha a bomba de retorno no máquimo. Só quando começei a estrangular a queda -livre é que começei a notar a agua a subir um pouco.

Por isso é que eu digo que devo ter de estrangular a queda-livre e aumentar a velocidade da bomba de retono até que a agua chegue a meio do dorso.

Acho eu...

Hoje já vou tentar arranjar o furo da sump e amanhã já devo tentar arrancar novamente.,

O aquário não tem pente?
Tem coluna seca com dois tubos de descarga?

Sim tem pente e uma coluna seca na parte de traz do aquario com 2 saídas de agua


Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
Ricardo Reis

Mensagem 21/mar/2017, 15:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
A livre tem que ser mais alta que o durso ...

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/mar/2017, 15:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Paulo Oliveira Escreveu:
A livre tem que ser mais alta que o durso ...

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk


sim com a livre mais alta vou ter de retirar o crivo e fica com o tubo todo aberto, não é perigoso??? como protegem essa entrada??

no método apresentado pelo Rui (penso que é dele o post) do bean animal simplificado o da queda livre (3) está submersa.


Imagem
Ricardo Reis

Mensagem 21/mar/2017, 16:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
No meu tenho o tubo Numero 3 todo aberto sem crivo... Depois tenho a torneira fechada até correr um fio de água fino no 1 e não fazer barulho no 3...

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/mar/2017, 16:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Paulo Oliveira Escreveu:
No meu tenho o tubo Numero 3 todo aberto sem crivo... Depois tenho a torneira fechada até correr um fio de água fino no 1 e não fazer barulho no 3...

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk


então fechas a torneira do dorso(1) e corre só um fio de agua e o #3 está acima do dorso?
Ricardo Reis

Mensagem 21/mar/2017, 16:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Nao eu fecho o 3... O 1 e o 2 estão completamente abertos... Ou melhor fecho o que ta assinalado ai na imagem com o número 4...


Abraço

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/mar/2017, 17:00

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Oliveira Escreveu:
Nao eu fecho o 3... O 1 e o 2 estão completamente abertos... Ou melhor fecho o que ta assinalado ai na imagem com o número 4...


Abraço

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk



Exacto ... pões o sistema a correr e vais fechando a torneira (4-no desenho) até veres a água a subir muito devagar dentro da coluna seca ...
Quanto mais demorar a subir a água mais silencioso vai ser o sistema.

A coluna seca nunca transborda pois a água vai subindo até chegar ao durso (1-no desenho) e pronto ... sistema silencioso e sem bolhas!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby