Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Primeira experência em Nano Reef

Primeira experência em Nano Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 40
Localização: Aveiro
Bom dia a todos,

aproveito para me apresentar, chamo-me Tiago Oliveira, tenho 32 anos e sou de Aveiro. Tenho sido, ao longo dos anos, aquariofilista de agua doce e penso que é desta vez que o bichinho da água salgada está a despertar em mim. Sempre vi os aquários reef algo inatingível, extremamente difícil e complexo, além de ser dispendioso. Mas de uma beleza incomparável.

Estou a idealizar um projecto e gostaria de alguma orientação para não cometer muitos erros básicos. Para já vou indicar algumas das características do Setup que estou a pensar adquirir:

Aquário cubo 50x50x50cm
Sump 60x30x30cm (1 divisão para escumador, 1 divisão para retorno, 1 divisão independente para a água de RO)
Escumador Bubble Magus Nac 3.5
Retorno com bomba de 1000 a 1500 l/h
Circulação com bomba Jebao rw4 max 3785 l/h
Iluminação com lâmpadas Led PAR38 (leds brancos e azuis) potência ainda por definir, mantêm se a regra de 1w/l?

A manutenção seria com TPAS de água do mar da praia da barra (Aveiro) e reposição com água de osmose comprada, numa primeira fase.

Qual é a quantidade mínima recomendada de rocha viva que devo introduzir? Outra duvida é saber se quando montar o aquário, se ,só colocar a areia e a rocha sem corais, é necessário fazer algum tratamento/cura da rocha viva. Ou se isso posso fazer na própria montagem até os parâmetros estabilizarem e depois disso começar a introduzir corais.

Bem para já são estas as primeiras questões. Fico a aguardar os vossos comentários. Obrigado.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 40
Localização: Aveiro
Pessoal, tendo em conta as dimensões do aquário, quais são as medidas dos furos no vidro que recomendam para o overflow e para o retorno?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Boa sorte com o projecto :)

A Sump vai estar por baixo do aquario no móvel? É mais comprida que o tanque principal?

Acho que deves definir as medidas dos furos com base na tubagem ou kit de overflow que decidas comprar.



Sent from my Nexus 6P using Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 40
Localização: Aveiro
Obrigado Gonçalo.

O aqua será de 50x50x50 e a sump 60x30x30 apesar que vou "roubar" uns litros para colocar uma divisão para a RO. Sim, a Sump é por baixo. Neste momento estou a tratar da estrutura metálica para o aqua, estou a começar pelos alicerces lol.

Eu estou a pensar arranjar passa muros em PVC para a entrada e saída de água no vidro. Tenho duvidas é nas medidas que devo utilizar.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 40
Localização: Aveiro
Boas,

neste momento estou a preparar a estrutura/móvel para alojar o cubo e a sump, brevemente ponho fotos.

Em paralelo ando a pesquisar a forma das divisórias para a sump. As dimensões do aquario da sump são 60x30x30. Encontrei este projecto, o que acham desta configuração? Eu pretendia algo simples e com refugio.

https://reefcentral.files.wordpress.com/2010/04/sump.png


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Um refugio onde passa toda a água é má ideia.
O refugio deve estar "separado" do resto da sump e com uma circulação muito lenta.

Procura no meu tópico a configuração da minha SUMP.
Talvez faça sentido.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
tiagodpoliveira83 Escreveu:
Obrigado Gonçalo.

O aqua será de 50x50x50 e a sump 60x30x30 apesar que vou "roubar" uns litros para colocar uma divisão para a RO. Sim, a Sump é por baixo. Neste momento estou a tratar da estrutura metálica para o aqua, estou a começar pelos alicerces lol.

Eu estou a pensar arranjar passa muros em PVC para a entrada e saída de água no vidro. Tenho duvidas é nas medidas que devo utilizar.


Se vais colocar a sump com 60 logo o movel tera de ter 60. porque nao fazes o aquario com 60 ? ganhas mais litragem fica mais estetico e tens mais facilidade de colocar a iluminaçao tanto t5 como leds.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 40
Localização: Aveiro
André, obrigado pela informação, então pelo que vi no teu tópico colocaste o refugio num dos lados da sump e controlas o fluxo de agua do retorno pela torneira, certo? Vou implementar essa topologia.

Bruno, estou a optar pelas medidas de 50x50x50 por uma questão de custo, visto que o investimento total aumenta proporcionalmente. Quanto a iluminação vou experimentar as lâmpadas PAR38 E27 do ebay, pareceu-me uma opção em conta...

Obrigado pelas vossas dicas! Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
É isso mesmo ;)
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 40
Localização: Aveiro
Tenho estado a pensar na circulação. Inicialmente tinha apontado para uma bomba jebao Rw4 (4000l/h), por ter a circulação que necessito e por ser regulável, mas tenho lido alguns comentários negativos acerca destas bombas chinesas e estou a ficar com duvidas...

E se substituir para a familia nanostream da Tunze? Mantendo a mesma relação de custo poderia colocar duas bombas 6015 (1800l/h) ou uma 6025 (2800l/h). Tenho vantagens em colocar duas bombas de menor caudal?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas,
sim, duas 6015 mais o retorno será suficiente.

Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 44
Localização: Aveiro
Boas companheiro...boa sorte para obprojeto...tambem tou a começar 1 e sou de Aveiro cacia....podemos trocar ideias....vaia apanhar agua ao mar????


Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 40
Localização: Aveiro
Olá,

sim na boa, eu ainda estou muito no inicio. Para já ainda só tenho a estrutura pronta, vou brevemente arranjar o cubo.

A água será apanhada na praia da barra num local onde me indicaram (Na antiga ponte velha... numa boa preia mar).


Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 44
Localização: Aveiro
Olá, como está a correr o projeto?
Pois onde era a ponte velha???tipo no lado da Ria?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boas. Nao sei se ainda vou a tempo, mas se as par38 do ebay forem as que estou a pensar, aquelas mais baratinhas, não aconselho. Eu mandei vir algumas à uns tempos para experimentar uma coisa e achei que espalham mal a luz. Tem um tom de luz engraçado mas só aconselho para um pico reef ou coisa do genero. E tambem ficas bastante limitado a nivel de corais.
Cumprimentos
Tiago Santos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 40
Localização: Aveiro
Viva,

tenho mais algumas novidades, depois de muito tempo em standby.
Neste momento já tenho as tubagens concluídas entre o cubo (display) e a sump que está num nível inferior, mas ao fazer alguns testes com água surgiu-me um problema critico com a saída da água do cubo para a sump no caso de falha energética. O que se passa é que quando a bomba de retorno deixa de funcionar a água baixa até ao nivel do furo de saída da água do cubo, até aqui tudo bem. O problema é ao retomar o funcionamento, o tubo de descarga ficou com ar e não ferra de imediato, fazendo com que a água que entra no cubo seja maior do que saí. Qual será a forma mais simples de fazer o tubo perder esse ar para a água voltar ao caudal normal?
A minha configuração de saída é feita por um furo no cubo com um acessório de pvc em cotovelo e mangueira directo há sump. Isto com uma torneira intercalada para poder regular o caudal de saída se necessário.

Isto torna se ainda mais perigoso porque pretendo colocar um sistema de reposição automático de água evaporada e se a zona da bomba de retorno ficar sem água, o sistema irá colocar ainda mais água lá e temos inundação.


Voltar para Novo no hobby



cron