Boa tarde estou a começar um projecto e precisava de ajuda em relação à iluminação.
Ando as ver as Marsaqua duvida 165w chega ou será preciso a de 300w?
Aquario tem 90cm x 65 x 60cm( altura)
Obrigado
Boas, as de 165W chega e sobra pois nem as vais ter no maximo de certeza! Pensa mais em cobertura do que potencia pois os LEDS em potencia não ira faltar!
Quando andei a ver de iluminação para o meu aqua ( 85 x 55 x 55 ) também andei a ver essas marsaqua no ebay e neste site ( http://www.ukmarinelighting.co.uk/everg ... g-14-c.asp ) que tem variações ( melhor escolha dos leds individualmente ) às que se vendem no ebay. Acabei por desistir pois ou comprava uma com 60 cm ( IT2060 ) ou tinha de comprar 2 de 40 cm. Vê estes videos:
Não comprei LEDs, optei por comprar um calha ATI Sunpower dimmable de 6x24 W a um membro do fórum. Para a dimensão do meu aquário não podiam ser de 39 W, mas para o seu já dá. Uma IT2060 já dá para um aquário com 90 de largura. O problema a meu ver destas calhas é que abusam de alguns LEDs para dar PAR que depois nem é muito usado pelos corais. O problema de alguns LEDs é que têm demasiada potência e tem de se reduzir a percentagem que debitam ou ainda se queimam corais. O problema das T5s é a substituição das lâmpadas de x em x meses, tanto maior quanto maior for a lâmpada, o nº delas e a falta do efeito shimmer típico das HQIs ( gosto ) e dos LEDs ( não gosto ).